Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Nosso roteiro de 11 dias no Chile – Santiago, Atacama, Viña/Valpo e Cajon del Maipo.

Recentemente estivemos viajando para o Chile e aproveitamos muito os dias em que estivemos por lá. Conhecemos lugares incríveis, com paisagens mais incríveis ainda! Visitamos Santiago, o Deserto do Atacama, Viña del Mar, Valparaíso e o Embase el Yeso, no Cajon del Maipo. Foi uma viagem perfeita e muito bem aproveitada. Neste post você vai ver como foi nosso roteiro de 11 dias no Chile e os principais atrativos que conhecemos. Confira:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Chile nós usamos a hastag #dmecnochile


Nosso roteiro de 11 dias no Chile.

Fala galera, o DMEC esteve meio parado nos últimos dias, pois estávamos curtindo uma viagem super produtiva de 11 dias no Chile. Corremos muito e mal tivemos tempo pra dar um “olá” aqui no blog!

Roteiro de 11 dias no Chile- Atacama

Roteiro de 11 dias no Chile.

Como foi uma viagem curta, tentamos otimizar nosso tempo e aproveitar todos os momentos para conhecer um pouco mais das belezas dos lugares por onde passamos. Corremos bastante, cansamos bastante e acabamos não postando nada por aqui durante o tempo em que estivemos por lá… De qualquer forma, estamos aqui pra recuperar o tempo perdido e hoje colocamos no ar o primeiro post sobre nosso roteiro de 11 dias no Chile.

Confira como foi nosso roteiro:

Dividimos nossa viagem em 3 partes, a primeira em Santiago, a segunda no Atacama e a terceira nas proximidades de Santiago.

  • 1ª parte: Santiago.

Saímos de Curitiba no Sábado (14/04) à tarde e Domingo (15/04) pela madrugada já estávamos no Aeroporto Internacional de Santiago (Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez).  Lá esperamos o dia clarear pra poder deixar o aeroporto utilizando o transporte público de Santiago, economizando assim a grana do táxi.

Para sair do aeroporto trocamos um pouco de dinheiro (com uma cotação horrível) e pegamos o ônibus que leva até o Metrô e algumas regiões de Santiago. Existem 2 empresas que fazem este transfer, ambas cobram o mesmo preço e fazem o mesmo percurso (1800 pesos ida, ou 3200 ida e volta – antecipado).

Do aeroporto descemos na estação Pajaritos do metrô e de lá seguimos até a estação que nos deixou a algumas quadras de nosso Hostel (em breve um post mais detalhado falando sobre como deixar o aeroporto de Santiago).

Ficamos 3 dias em Santiago, onde conhecemos alguns dos principais atrativos da cidade. Como você sabe, gostamos muito de caminhar e explorar a cidade caminhando, muitas vezes caminhamos sem destino pra tentar vivenciar a cultura local. Fizemos isso também em Santiago!

Roteiro de 11 dias no Chile-Calles

Por las calles de Santiago.

Chegando no Hostel deixamos nossas coisas e já partimos para o primeiro dia de exploração por Santiago! Primeira coisa que fizemos foi buscar um local para trocar dinheiro. Seguimos para a famosa Rua Agustinas, onde existem várias casas de câmbio. Como era domingo, praticamente tudo estava fechado, sobrando apenas uma única casa de câmbio, que claro, tinha uma conversão horrível (1,60), assim como no aeroporto. Trocamos um pouco de dinheiro para conseguirmos comer e deixamos pra trocar mais no dia seguinte.

No 1º dia caminhamos muito por toda a região central e conhecemos muitos lugares interessantes. Uma das melhores formas de explorar a região central de Santiago é justamente caminhando, como fizemos. Neste 1º dia podemos destacar o Palácio de la Moneda, onde assistimos a troca da guarda presidencial; a Plaza de Armas, onde está a Catedral de Santiago e o Museo Histórico Nacional; a Igresia de San Francisco e o Cerro de Santa Lucia, que por sinal ficava a cerca de 10 minutos de nosso hostel.

Roteiro de 11 dias no Chile-Palacio de la Moneda.

Palácio de la Moneda – Troca da Guarda.

Roteiro de 11 dias no Chile-Cerro de Santa Lucia

Cerro de Santa Lucia.

No 2º dia continuamos a percorrer as ruas da região, passamos passeamos pelos calçadões da cidade, como o famoso Paseo Ahumada; trocamos dinheiro na Rua Agustinas (melhor cotação que conseguimos foi 1,71) e destacamos nossa visita ao Mercado Central e região. Neste dia utilizamos pela primeira vez o metrô para ir a outra região de Santiago, quando fomos conhecer o Sky Costanera, o edifício mais alto da América Latina, um passeio imperdível em Santiago! Além de ver Santiago do alto, também visitamos o Shopping Costanera Center, anexo ao prédio.

Roteiro de 11 dias no Chile-Mercado Central de Santiago.

Mercado Central de Santiago.

Roteiro de 11 dias no Chile-5

Sky Costanera – Pôr do Sol.

Nosso 3º dia em Santiago foi bastante cultural! Dedicamos este dia pra conhecer alguns museus da cidade! Começamos o dia visitando o Centro Cultural Palacio La Moneda, seguimos com o Museo y Casa de Memória Londres 38,  o primeiro centro de tortura do Chile, após a ditadura militar! Logo visitamos o também chocante Museo de la Memória y Derechos Humanos, que de fato é imperdível!!!Fechamos o dia cultural visitando o Museo Histórico NacionalSantiago está repleta de museus, tem museu pra todos os gostos!

Roteiro de 11 dias no Chile-6

Centro Cultural Palacio La Moneda.

Roteiro de 11 dias no Chile-Londres38

Londres 38.

Pela noite deixamos Santiago e seguimos para o aeroporto para dar início ao momento mais esperado da viagem! Fomos para o norte chileno, com destino ao Deserto do Atacama!

Pegamos o voo da Low Cost chilena JetSmart pela madrugada e às 7h da matina estávamos chegando na gelada cidade de Calama. De lá pegamos um transfer até a pequena San Pedro de Atacama e fomos deixado na porta da pousada.

  • 2ª parte: Deserto do Atacama

Nosso 1º dia em San Pedro do Atacama começou com uma voltinha pela cidade em busca dos passeios. Escolhemos a agência Flamingo Travel, pois além de já termos visto ela em outros blogs, também nos passou mais segurança. A escolha foi acertada e a realização dos passeios foi ótima! Os passeios foram executados sem nenhum problema e com muito profissionalismo. Destaque para o super guia Nicolas, vulgo “Marco Luque”, que fez toda a diferença em 2 passeios que fizemos com ele…

Já no 1º dia fizemos o tour até o Valle de la Luna, um dos passeios mais clássicos do Atacama! Muita beleza e um pôr do sol fantástico! Este é o passeio pra ser feito no primeiro dia e aí entra a organização da agência que nos fez um cronograma perfeito com passeios que nos deixaram mais deslumbrados a cada dia! Se tivéssemos feito o Vale de la Luna depois dos demais passeios talvez não tivéssemos gostado tanto! Este é o passeio ideal pra ser feito no primeiro dia no Atacama!

Roteiro de 11 dias no Chile-Atacama_Valle delaluna2

Atacama – Valle de La Luna.

Roteiro de 11 dias no Chile-Atacama_valledelaluna

Atacama – Valle de La Luna.

No 2º dia fizemos o tour até as Lagunas Altiplânicas, um dos passeios mais belos do Atacama. O passeio começa com uma parada para o café da manhã na Laguna Chaxa (localizada em plena Reserva Nacional los Flamencos), depois segue para os mirantes de onde é possível avistar a Laguna e Salar de Talar e também a Laguna Tuyacto.

Roteiro de 11 dias no Chile-Reserva Nacional los Flamencos

Laguna Chaxa.

Roteiro de 11 dias no Chile-Salar de talar

Salar de Talar (onde estão as Piedras Rojas, atualmente fechado pra visitação). 

Roteiro de 11 dias no Chile-Laguna Tuyacto

Laguna Tuyacto.

Após a visita aos mirantes, seguimos até as deslumbrantes Lagunas Miscanti e Miñiques. Sensacional! Na volta ainda almoçamos no pequeno vilarejo de Socaire e pra encerrar o tour ainda passamos pela cidade de Toconao. Tour de um dia todo, repleto de belezas!

Roteiro de 11 dias no Chile-Miñiques

Laguna Miñiques.

Roteiro de 11 dias no Chile-LagunaMiscanti

Laguna Miscanti.

Em nosso 3º dia no Atacama fizemos o tour até as Lagunas Escondidas. São 7 lagoas, onde é possível banhar-se em duas delas. O detalhe importante é que nestas 2 lagoas você não afunda devido a enorme quantidade de sal.

Roteiro de 11 dias no Chile-Boiar_LagunasEscondidas

Lagunas Escondidas.

Já as lagoas proibidas para banho são lindas, suas águas azuladas de deixar qualquer praia do Caribe com ciúmes! Pra fechar o passeio ainda paramos na região do Valle de la Luna para contemplar o pôr do sol.

Roteiro de 11 dias no Chile-Lagunas Escondidas

Lagunas Escondidas.

Roteiro de 11 dias no Chile-Atacama_LagunasEscondidas

Lagunas Escondidas.

Durante a noite fizemos o Tour Astronômico e aprendemos um bocado sobre estrelas, constelações, galaxias e tudo mais… O céu do Atacama é mesmo incrível e esse passeio realmente foi maravilhoso!

TourAstronomico.Atacama

Tour Astronômico. Foto: Stargazing San Pedro De Atacama

Nosso 4º dia no Atacama nos reservou o passeio mais belo entre os que fizemos. O tour ao Salar de Tara nos deixou de boca aberta e nos fez entender porque é um dos passeios mais famosos do Atacama. Pelo caminho passamos por lugares incríveis como o Vulcão Licancabur e também chegamos a uma altitude de 4,800 metros (até por isso é um dos passeios a fazer nos últimos dias no Atacama).

Roteiro de 11 dias no Chile-Vulcão Licancabur

Vulcão Licancabur.

Tomamos o café da manhã em frente a Laguna Kepiaco, seguimos viagem até a região de La Pacana, onde vimos de perto os Monjes de la Pacana e nem de tão perto o Salar de Aguas Calientes. O destino final é o próprio Salar de Tara, onde almoçamos e ficamos deslumbrados com tamanha beleza! O retorno é demorado, mas ninguém se cansa, pois ao longo do trajeto dificilmente você não irá ver alguma beleza quando olhar pela janela.

Roteiro de 11 dias no Chile-Laguna Kepiaco

Laguna Kepiaco

Roteiro de 11 dias no Chile-26

O gigantesco Índio.

Roteiro de 11 dias no Chile-Laguna de Tara.

Laguna de Tara.

Até aí tudo estava indo bem, o “problema” é que neste meio tempo fizemos um monte de amigos e amigas e marcamos pra tomar uma cervejinha à noite, já que no outro dia seria meu aniversário e metade da galera tava vazando pra Bolívia… Tomamos uma cervejinha metade da galera foi dormir mas nós fomos parar em outro bar (com amigos chilenos) e ficamos lá até fechar, não sabemos exatamente a que horas saímos, mas já era no outro dia. Disso temos certeza, pois depois da meia noite a banda do bar cantou cumpleaños feliz para o aniversariante!

Roteiro de 11 dias no Chile-Festa

Itamar Japa, Andrés, Nicolas (guia), Carol, Pâmela e Paty! Ainda no primeiro bar…

Sabemos que tomamos todas e no outro dia, dia em que tínhamos programado pra conhecer as ruínas de Pukará de Quitor, dormimos até meio dia e saímos da pousada pra rua às 2h da tarde. Claro, aproveitamos pra descansar também, já que o ritmo até aquele dia tinha sido super intenso… Acabamos desistindo de ir a Pukará de Quitor e nosso último dia no Atacama foi na cidade de San Pedro de Atacama mesmo…

Roteiro de 11 dias no Chile-San Pedro do Atacama-iglesia

Igreja de San Pedro de Atacama.

Roteiro de 11 dias no Chile-an Pedro do Atacama

Final de Tarde em San Pedro de Atacama.

Na primeira vez em que estive no Chile, quando fui a Ilha de Páscoa, aconteceu o mesmo. Dos 2 dias em que estive em Santiago, só festamos e não conheci nada além de bares! Posso concluir que ter amigos chilenos pode ser prejudicial para seu roteiro turístico, em compensação rende muitas cervejas, muita festa, amizades e muita alegria!

Na madrugada do dia posterior a van do transfer que contratamos no aeroporto de Calama nos pegou em nossa pousada e as 7h da matina estávamos retornando a Santiago.

  • 3ª parte: Arredores de Santiago

Chegando em Santiago pegamos o carro que tínhamos alugado antecipadamente através da RentCars e de imediato partimos pro litoral e fomos até a cidade de Viña del Mar. Dicavai alugar um carro no Chile? Reserve através de nosso parceiro, pague menos, parcele, não pague IOF e ainda ajude o DMECFoi a primeira vez que alugamos um carro fora do Brasil e deu tudo certo,não tivemos nenhum problema.

Em Viña del Mar deixamos o carro no Hostel onde nos hospedamos e partimos pra conhecer a cidade. Ficamos o dia todo caminhando pela cidade e passamos por vários pontos importantes de Viña del Mar. No final do dia tivemos a oportunidade de ver um dos pores de sol mais lindos que já vimos na vida!!! Fizemos tudo a pé e acreditamos que foi possível conhecer os principais pontos de interesse da cidade tranquilamente em um dia.

Roteiro de 11 dias no Chile-Vina del Mar

Reloj de las Flores.

Roteiro de 11 dias no Chile-vina del mar

Pôr do sol em Viña del Mar!

No dia seguinte pegamos o carro e fomos até Valparaíso… Como todo mundo fala que dá pra conhecer a cidade em meio dia, em um bate e volta etc, achamos que seria tipo Viña del Mar. Deixamos o carro em um estacionamento (porque já nos avisaram pra não deixar na rua em Valparaíso) pensando que iríamos sair em pouco tempo e nos enganamos profundamente. Saímos de Valparaíso no final da tarde porque queríamos ver o pôr do sol nas Dunas de Concón, se não ficaríamos por lá até anoitecer… Pagamos uma fortuna de estacionamento mas valeu a pena!

Roteiro de 11 dias no Chile-Valparaíso.

Valparaíso.

Roteiro de 11 dias no Chile-Grafites de Valparaíso.

Grafites de Valparaíso.

Caminhamos pelo centro histórico por toda a manhã, logo subimos e descemos daqueles morros várias vezes e não vimos nem metade dos morros! No final da tarde pegamos o horário de pico e atravessamos Valparaíso e Vinã del Mar, mas ainda chegamos a tempo de ver o espetáculo do pôr do sol nas Dunas de Concón.

Roteiro de 11 dias no Chile-Dunas de Concon.

Dunas de Concón.

Roteiro de 11 dias no Chile-sunset dunas de concon

Pôr do sol nas Dunas de Concón..

Em nossa opinião Valparaíso é muito mais legal que Viña del Mar e quem disse que dá pra conhecer tudo em meio dia está completamente engando! A cidade, que dizem ser uma das mais perigosas do Chile, foi a que mais nos atraiu e a que mais gostamos!

Roteiro de 11 dias no Chile-Valparaiso

Valparaíso.

Após o pôr do sol nas dunas, pegamos a estrada e voltamos pra Santiago. Chegamos tarde da noite no Hostel, só dormimos e no outro dia pela manha fechamos nossa trip pelo Chile com chave de ouro indo conhecer a região do Cajon del Maipo, mais especificamente o deslumbrante lugar chamado Embalse el Yeso.

Roteiro de 11 dias no Chile-Embalse el Yeso

Embalse el Yeso.

Roteiro de 11 dias no Chile-36

Embalse el Yeso.

Nossa experiência de ir até o Embalse el Yeso por conta própria foi fantástica! Passamos o dia todo por lá e desfrutamos do lugar praticamente sozinhos!

Ainda antes de voltar pro Brasil, reencontramos um amigo chileno (o mesmo que me levou pros bares quando fui pra Ilha de Páscoa) e adivinha, fomos para o bar novamente tomar uma pra comemorar a trip perfeita e dar até logo ao Chile, um país fantástico que pretendemos voltar, em breve!

Logo sairão os posts completos contando detalhadamente tudo que fizemos nestes 11 dias no Chile! Fique ligado!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em no Chile, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro no Chile!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

18 Respostas para Nosso roteiro de 11 dias no Chile – Santiago, Atacama, Viña/Valpo e Cajon del Maipo.

  1. Até agora tô curtindo o roteiro de vocês, parece que deu para aproveitar bastante, e tem essas imagens maravilhosas <3

  2. Ual, esse post vai ser muito útil para nossas viagens do futuro pela América do Sul! Obrigada pelas dicas e compartilhar as suas experiências 🙂

  3. Que roteiro fantástico! Amamos o Chile. Já fomos de carro, de avião, falta só a bike, heheheh. Se bem que o marido quer subir as Cordilheiras assim. Bem, destes lugares incríveis do post, não conhecemos ainda Cajon del Maipo e o Atacama. Agora, mais vontade ainda de voltar. Olha as fotos deste post! Tudo lindo!

  4. Fabia Fuzeti disse:

    o roteiro de vocês foi parecido com o nosso, que delícia ver as fotos e o relato e voltar no tempo! o chile foi um dos lugares mais incríveis que já visitei. Atacama é de outro mundo!

  5. Diego Arena disse:

    Muito legal esse seu roteiro. Mês que vem irei para o Chile pela segunda vez, e farei Santiago + Atacama + Uyuni. To ansioso haha. Adorei as dicas.

  6. Luis Felipe disse:

    Que roteiro massa! Tenho sérios planos de conhecer o Chile nas próximas férias e tuas dicas serão bem úteis. Demais a viagem que fizeam, realmente encantadora.

  7. Sou doido pra fazer o Tour Astronômico, um céu desse jeito só vi uma vez na serra a caminho de Caraguatatuba em meados de 1992. Já estou planejando com minha esposa de ir para o Atacama. Ótimo roteiro!!!! Obrigado por compartilhar

  8. rui batista disse:

    Belo roteiro… e que saudades do Chile!! Tenho de voltar, até porque falhei Valparaíso. É mesmo tão interessante quanto parece? Belas fotos e fantástica partilha!

  9. Rodrigo Pereira disse:

    Mto legal a postagem de vocês. Parabéns pelo blog e espero q vcs possam fazer ainda mtas viagens. Eu e minha noiva pensamos em ir pro Chile em outubro como lua de mel. Uma duvida que tive sobre a viagem de vcs foi o custo da viagem. Numa media vocês gastaram quanto?

    • Itamar Japa disse:

      Olá Rodrigo, não gostamos de falar em valores, pois isso pode variar muito conforme o tipo de viajante, alguns podem gastar muito mais e outros bem menos! Ainda assim, se serve de parâmetro, gastamos em media 70/80 dólares por dia/casal. Boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *