Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Roteiro de 7 dias percorrendo o Paraguai.

Paraguai

Recentemente voltamos ao Paraguai e percorremos alguns de seus principais pontos turísticos! Foi uma experiência incrível, onde visitamos alguns lugares que já conhecíamos e também lugares inusitados que não conhecíamos e certamente muitos brasileiros sequer imaginam existir. Se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre Paraguai, fique ligado no DMEC e confira este post com nosso roteiro:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecenoParaguai


Quando decidimos viajar pelo Paraguai em 2016, já sabíamos que o país tinha muito mais pra oferecer do que a zona franca de Ciudad del Este, famosa pelas compras, muambas e outras coisas mais. Naquela ocasião, percorremos um pouco do país e já havíamos gostado muito. Deixamos o país com a certeza de que um dia voltaríamos pra conhecer um pouco mais.

Roteiro no Paraguai - Palácio de Lopez - Assunção - Paraguai

Palácio de Lopez – Assunção – Paraguai

Passado pouco mais de 1 ano, recebemos um convite da Secretária Nacional do Turismo do Paraguai (SENATURpara uma “Famtrip” pelo país com outros 2 blogueiros. O itinerário da viagem tinha como destino vários pontos turísticos importantes do país. Por motivos profissionais a Paty não pode ir, mas eu, Itamar, aceitei o convite e retornei ao Paraguai pra conhecer um pouco mais daquele país tão próximo e ao mesmo tempo tão “discriminado” por muitos brasileiros.

Roteiro no Paraguai-turismo

Ruínas Jesuítas.

Aliás, já falamos sobre isto em alguns posts mas sempre é bom repetir: a maioria dos brasileiros associa o Paraguai com compras de muambas, drogas, produtos falsificados etc. Galera, sério mesmo, já tá na hora de rever este conceito! O Paraguai tem muito mais a oferecer e a imagem que muitos brasileiros ainda têm está bastante equivocada. O Paraguai é muito mais que muamba em Ciudad del Este!

Economicamente falando, é um dos países que mais crescem na América Latina e a cada ano se destaca e se desenvolve mais e mais. No que se refere ao turismo, o Paraguai possui um grande potencial e o melhor: ainda não foi descoberto. Então se você gosta de visitar lugares autênticos, comece pensar no Paraguai! Vá e descubra o Paraguai! Como diz o slogan do Senatur: “Paraguay – Tenés que sentirlo”.

Nesta trip eu e os demais blogueiros visitamos alguns dos principais atrativos turísticos do Paraguai. Alguns a Paty e eu já tínhamos visitado em 2016, outros não tivemos a oportunidade e alguns nem sequer imaginávamos que existiam.

Nosso roteiro pelo Paraguai

A vigem começou com a partida de Curitiba com destino ao Aeroporto de Congonhas. De lá foi necessário pegar um translado até Guarulhos, de onde partiu o voo com destino a capital do Paraguai, Assunção.

O voo até Assunção foi bastante tranquilo, com tempo aproximado de 2 horas.  Parti de Guarulhos às 11h40 e pouco antes das 2h já estava embarcando com o pessoal do Senatur, com destino ao Hotel Aloft Asunción (em breve review), onde eu e os demais blogueiros ficamos hospedados em nossa chegada ao Paraguai.

Roteiro no Paraguai-Hotel Aloft

Visual a partir do terraço do Hotel Aloft.

Mesmo com a tarde sobrando pra dar uma circulada pela cidade, dei apenas uma voltinha pelos arredores, visitando o luxuoso Shopping del Sol, que fica ao lado do Hotel Aloft. Voltei para o hotel descansar, já que a viagem Curitiba-Congonhas-Guarulhos-Assunção foi bastante cansativa. Vale mencionar que esta região de Assunção é repleta de shoppings modernos e luxuosos, além de grandes hotéis e ótimos restaurantes, como o La Cabrera (sim, o famoso restaurante de Buenos Aires), onde fomos jantar.

Roteiro no Paraguai-La Cabrera

A maravilhosa carne do Restaurante La Cabrera de Assunção.

Depois de conhecer os outros blogueiros no jantar, fomos dormir pois o primeiro dia de exploração ao Paraguai nos reservava uma viagem de mais de 5 horas até a “tão temida” Ciudad de Este! Tínhamos que sair as 6 da matina!

Pelo caminho passamos em uma Chiperia, onde vimos de perto um pouco de um dos costumes mais tradicionais dos paraguaios, o consumo das deliciosas Chipas…

Roteiro no Paraguai-Chipas

Muitas chipas quentinhas em baixo dos panos.

Chegando em Ciudad del Este, nos hospedamos no espetacular Hotel Acaray (em breve review). Lá, apenas deixamos nossas coisas e de imediato começamos a descobrir uma Ciudad del Este diferente. Fomos almoçar no Shopping Jesuítas Plaza, um espaço muito legal, repleto de lojas coloridas com arquitetura inspirada nas ruínas jesuíticas. O shopping ao ar livre possui 15 mil metros quadrados com diversas lojas, bares, cinema e restaurantes, como o  TGI Fridays, onde almoçamos.

Após o almoço, partimos para a Usina Binacional de Itaipu, onde fizemos o tour superficial do lado paraguaio (leia o post completo aqui).

Roteiro no Paraguai-Itaipu

A Usina Binacional do Itaipu vista a partir do lado paraguaio.

Após a visita a Itaipu partimos para o Museu da Terra Guarani, porém chegamos muito tarde e o museu tinha acabado de fechar. Seguimos então para o Shopping Paris, onde estão 2 das atrações mais interessantes de Ciudad del Este, o Museu 3D e o SnowPark. Visitamos o Museu 3D (em breve post completo), mas infelizmente não nos sobrou tempo pra visitar o SnowPark. De qualquer forma, só o Museu 3D já valeu a visita.

Roteiro no Paraguai-Museu3d

Brincando no Museu 3D

Voltamos ao Hotel, jantamos em seu maravilhoso restaurante e conversamos bastante com a simpaticíssima hostess do Hotel Acaray. Logo visitamos o casino do Hotel, mas não jogamos e só provamos a cortesia que nos foi dada, uma “caipirinha guarani”, que por sinal estava ótima!

Acordamos bem cedo, tomamos café e continuamos a explorar a Ciudad del Este. Inicialmente tínhamos no cronograma uma visita ao Monumento Científico Moisés Bertoni, mas como a chuva caiu forte durante a noite, o acesso ao local estava impossibilitado, pois a estrada é de terra. Sendo assim, fomos visitar o Museu da Terra Guarani, que não conseguimos visitar no dia anterior.

Em seguida, fomos visitar os Saltos del Monday, onde além de visitarmos os belos saltos paraguaios, também conhecemos em primeira mão o novo espaço onde irá funcionar o “EcoAventuras del Monday” um espaço com diversas opções de entretenimento para toda a família, com atividades que vão desde esportes radicais até brincadeiras para crianças.

Roteiro no Paraguai-SaltosdelMonday

Saltos del Monday

Depois da visita aos Saltos del Monday, nos despedimos de Ciudad del Este e partimos com destino às ruínas Jesuíticas do Paraguai. Fomos direto para as Ruínas Jesuíticas La Santísima Trinidad de Paraná, onde chegamos no final do dia. Visitamos o local e depois aguardamos a noite chegar enquanto tomamos um tererê (bebida típica do Paraguai).

Roteiro no Paraguai-Ruinas jesuitas

Detalhes das Ruínas Jesuíticas La Santísima Trinidad de Paraná.

Esperamos que ficasse noite para assistir o show de luzes que acontece ali nas ruínas. Infelizmente devido à chuva que caiu naqueles dias, algumas das luzes foram avariadas, mas ainda assim, deu pra ver parte da apresentação. De qualquer forma a Paty e eu já tínhamos visto o show de luzes em 2016, quando visitamos as ruínas jesuítas em nossa primeira passagem pelo interior do país.

Roteiro no Paraguai-showdeluzes_trinidad

Iluminação noturna no show de luzes das ruínas de La Santísima Trinidad

Das ruínas fomos para o Hotel e Restaurante Papillon (em breve review), que fica na cidade de Bella Vista. Lá jantamos e descansamos para o próximo dia de correria!

No dia seguinte começamos o dia visitando uma das fábricas de Erva Mate da região, a Selecta. Lá conhecemos todo o processo de produção da erva mate da Selecta, uma das melhores do Paraguay.

Roteiro no Paraguai-Herva mate

Mudas de erva mate na Fábrica da Selecta.

Depois da fábrica fomos conhecer o centro de informações turísticas de Bella Vista, onde além de explicações e informações sobre a região, também é possível adquirir alguns produtos relacionados a região.

Continuando a trip, fomos visitar o Museo los fundadores, um museu particular pertencente a um neto (ou bisneto – não lembro) de um dos fundadores da cidade. O museu reúne milhares de objetos antigos relacionados aos fundadores de Bella Vista, além de muitos outros objetos antigos, como itens da guerra do Paraguai, da Guerra do Chaco e até da 1ª e 2ª guerra mundial… Fomos recebidos pelo próprio proprietário que abriu o museu exclusivamente para nossa visita (já que era uma segunda feira e neste dia o museu não funciona).

Roteiro no Paraguai-Museolosfundadores

Museo los fundadores

Na sequencia voltamos ao Hotel e Restaurante Papillon, onde almoçamos e logo partimos novamente. Desta vez fomos até as Ruínas Jesuíticas de Jesús de Tavarangue, uma das ruínas jesuíticas mais bem preservadas entre todas as existentes (em breve post completo).

Roteiro no Paraguai-Ruínas Jesuíticas de Jesús de Tavarangue

Ruínas Jesuíticas de Jesús de Tavarangue

Após a visita às ruínas, pegamos a estrada e retornamos para Assunção. Pegamos um lindo pôr do sol pelo caminho! Aliás vale ressaltar que as estradas do Paraguai são ótimas. Pelo menos as estradas em que passamos dão de 10 em muitas estradas do Brasil…

Roteiro no Paraguai-6

Difícil fotografar o sol de dentro de um carro em movimento, mas dá pra ter uma ideia.


LEIA TAMBÉM: 

O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO
CONHEÇA OS SALTOS DEL MONDAY EM CIUDAD DEL ESTE


Retornamos a capital do Paraguai e nos hospedamos em frente ao Hotel Alfot, desta vez ficamos no Hotel Dazzler Assunción (em breve review completo). Chegamos à noite, nos alojamos e fomos jantar no restaurante superior do hotel, onde não tivemos um no experiência.

No dia seguinte fomos fazer um City Tour pela cidade de Assunção com a empresa Asunción City Tour. Neste City Tour fomos conhecer o Museu Casa da Independência e me senti bastante feliz, já que foi um dos locais que deixamos passar e não visitamos em 2016.

Roteiro no Paraguai-Museu Casa da Independência

Detalhes do Museu Casa da Independência.

Após o City tour, fomos almoçar e conhecer o belíssimo Hotel Villa Mora Suites. Fomos muito bem recepcionados pela hostess do Hotel e também pela gerente. Após conhecermos as habitações disponíveis, fomos visitar um dos grandes shoppings de Assunção.

Roteiro no Paraguai-HotelVilamorraSuites

Hotel Villa Mora Suites.

Fomos conhecer o chiquérrimo Shopping Paseo de la Galeria e ficamos sabendo que muitos brasileiros vão fazer compras por lá. Pra quem gosta de roupas e objetos luxuosos de grandes grifes, o que não é o nosso caso (nem meu, nem dos demais blogueiros da trip), este é um lugar pra conhecer!

Roteiro no Paraguai- Shopping Paseo de la Galeria

Shopping Paseo de la Galeria.

Após conhecermos o shopping, retornamos ao Hotel, onde descansamos e logo fomos jantar. Desta vez fomos jantar no Lo de Osvaldo, um bar/restaurante com temática futebolística especializado em carnes. Adorei o ambiente, e claro a carne!

Roteiro no Paraguai-Lodeosvaldo

Que que eu vou falar! Delicia!!! Lo de Osvaldo.

No dia seguinte partimos cedo com destino a cidade de Piribebuy, onde fomos nos aventurar! Fomos conhecer e desfrutar da Eco Reserva Mbatoví (em breve post completo). Neste lugar fizemos trilhas, rapel, tirolesa e outras aventuras! Ahhh! Me senti em casa, quem nos conhece sabe que a gente gosta é de aventura!

Roteiro no Paraguai-Eco Reserva Mbatoví

Eco Reserva Mbatoví.

Após aquela dose de adrenalina, fomos até a La Quinta – Turismo Rural, onde almoçamos, desfrutamos um pouco de suas dependências e retornamos a Assunção.

Chegando a Assunção, fomos liberados pelo Senatur, mas como ainda era final de tarde, fomos visitar o Museu do Barro de Assunção (em breve post completo), outro lugar que a Paty e eu não conhecemos em 2016.

Roteiro no Paraguai-Museodelbarro

Museu do Barro de Assunção

Depois da visita ao museu, retornamos ao Dazzler e fomos jantar. Desta vez comemos no restaurante que fica no térreo do hotel e neste sim tivemos uma experiência incrível!

Em nosso último dia no Paraguai, como despedida fomos ao Segundo Seminario Internacional sobre Rutas Turísticas Multidestino”, onde assistimos várias palestras com apresentações de destinos como: a “rota da seda”, a “rota do arroz”, a “rota de Kaa Rape – Missões Jesuítas”, a “rota del Qhapaq Ñan – Caminho Inca” entre outros.  Também assistimos palestras de alguns blogueiros e jornalistas do setor de turismo.

Roteiro no Paraguai-Seminario de turismo paraguai

Palestra sobre a Rota do leite, no Chile.

Almoçamos no próprio Hotel Crowne Plaza, onde aconteceu o seminário. À tarde estávamos liberados. Nós queríamos dar uma volta pelo centro histórico de Assunção,  mas o pessoal do Senatur fez questão de nos acompanhar. Fomos visitar alguns pontos importantes da cidade, com destaque para o Cabildo de Assunção, que não visitamos na outra ocasião, pois estava em reforma. Também fomos conhecer o novo letreiro da cidade, que fica atrás do Palácio de Lopez.

Roteiro no Paraguai-Cabildo

Cabildo de Assunção

Depois de um giro pelo centro voltamos para o hotel e pela noite tivemos o último jantar, quando fomos ao requintado Restaurante Mburicao, onde fomos atendidos pelo próprio chef. Voltamos para o hotel e ainda tomamos uma cervejinha em uma confraternização final. Logo fomos dormir para acordar pela madrugada e voltar para o Brasil (no caso do DMEC).

Roteiro no Paraguai- Restaurante Mburicao

Restaurante Mburicao.

Além do DMEC, outros 2 blogueiros também foram convidados para a trip. Um blogueiro do Uruguai, o Andres do blog Bitacoras de Viaje; e uma blogueira do Chile, a Fran do blog La vida Nomad. Ambos são top bloggers de seus países e me senti bem honrado com a companhia, aliás vale mencionar que os 2 são super bacanas.

Roteiro no Paraguai-blogueiros no paraguai

Andrés (Bitacoras de Viaje – URU); Fran (La Vida Nomad – CHI) Itamar (DMEC – BRA).

Se em nossa primeira viagem nós deixamos o Paraguai com a certeza de que voltaríamos pra conhecer alguns lugares que não conseguimos visitar e explorar um pouco mais, depois desta nova viagem, a sensação continua a mesma, o Paraguai tem muito pra ser descoberto e com toda certeza ainda voltaremos pra descobrir um pouquinho mais. Acompanhe o DMEC, pois em breve sairão mais posts sobre o Paraguai! Fique Ligado!

O DMEC viajou a convite do SENATUR e agradece a todos os parceiros que nos receberam nesta trip.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Neste post temos diversas opções de hotéis excelentes, basta clicar nos links, fazer a reserva (através do Booking  – assim você nos ajuda) e desfrutar no Paraguai! Mas se você quer outras opções, encontre e reserve sua hospedagem em qualquer parte do Paraguai e do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

34 Respostas para Roteiro de 7 dias percorrendo o Paraguai.

  1. Juliano Andrade disse:

    Que legal! Planejo ir pro Paraguai há uns 5 anos, mas sempre acaba não rolando. Já tenho até o roteiro pronto. Com esse post e os outros que virão, vou poder complementar e descobrir novos lugares pra visitar por lá. Tomara que o pessoal perca o preconceito contra o Paraguai (ou pelo menos parte dele) pelos posts aqui do blog!

    • Itamar Japa disse:

      Demais Juliano! Tenho certeza que você irá gostar do Paraguai. É uma país bem gostoso de conhecer, povo simpático, boa comida, barato e com muitas coisas pra descobrir.
      Espero que nossos posts te ajudem em seu roteiro. Um abraço!

  2. Joice disse:

    Adorei teu post recheado de informações sobre o Paraguai. Eu ainda não tive a oportunidade de desbravar o país, que é tão próximo de nós. Infelizmente nós brasileiros acabamos não indo muito além da fronteira, que foi meu caso quando estive no país. Teu post me animou a conhecer de fato esse país que parece tão simpático.

    • Itamar Japa disse:

      Verdade Joice, a maioria dos brasileiros não conhece o Paraguai e muitos têm a falsa imagem de que o país todo é como a fronteira com Foz do Iguaçu, o que realmente não é… Vale uma visitinha mais afundo! ;)

  3. rui batista disse:

    Fiquei com a sensação de que deveria ter ficado mais tempo no Paraguai… este post prova-me isso mesmo. Obrigado. Bela matéria…

  4. Esse lado do mundo é sem dúvida um paraíso. Tanto para conhecer! As fotos estão fantásticas e fiquei cheia de vontade de partir para o Paraguai..e passar para comer esse Bife de aspecto maravilhoso!

  5. Que bacana Ita! Parabéns pela viagem!
    Paraguai nunca esteve na minha lista, mas preciso começar a pensar nela.

    Adorei ver a Usina Binacional do Itaipu pelo do lado paraguaio, mas adoro ruìnas! Foram elas que me ganharam!
    E a comida claro!
    hehehehe

  6. Dayana disse:

    Nossa, vale super visitar o Paraguai. Tenho uma amiga nascida aí que tem super orgulho e conta maravilhas!

  7. Keul Fortes disse:

    Que interessante! Não tinha idéia que havia tanta coisa para fazer além de compras. Adorei esse post! Fiquei com vontade de conhecer. Obrigada pela dica! Esse roteiro está completo.

  8. Lid Costa disse:

    Ei Itamar, curti o post!É como você disse, o Paraguai é alvo constante de discriminação dos turistas. Na verdade, ele é ofuscado por outros países “mais interessantes”, como Argentina e Uruguai e acaba esquecido, né?!

  9. Bom saber que os brasileiros estão descobrindo mais o Paraguai. E bom saber também que o país investe em museus que guardam a memória dos acontecimentos, como o museu dos Fundadores.

  10. Contramapa disse:

    Belas dicas! O Paraguai é uma daqueles países que quero visitar quando for à América Latina, mas ainda não tive oportunidade… talvez nos próximos anos?

  11. Que roteiro interessante! Nunca estive na America do Sul, mas pelo que leio o Paraguai é dos destinos menos divulgados. Adorei ler sobre Ruínas Jesuíticas de Jesús de Tavarangue e os Saltos de Monday. Obrigado por partilhares um país menos conhecido.

  12. Que super roteiro! Muitas vezes o Paraguai é deixado para segundo, terceiro ou quarto plano. Você mostrou que, bem pertinho de nós, há um Paraguai turístico e cheio de atrações. Curti ;)

  13. MARCIO disse:

    Que Post maravilhoso! Não fazia ideia que o Paraguai tinha tanta coisa bacana.

  14. Poxa, sete dias deu para aproveitar um monte heim. Adorei todas as dicas. O bom é que o paraguai fica aqui do ladinho, um pulinho estamos ali. Beijoss

  15. Marlon disse:

    Roteiro muito interessante!Já está favoritado aqui.

  16. Nossa, quanta atividade! Viajar nos dá a sensação de que estamos vivendo intensamente, conhecendo, aprendendo, tendo prazeres diferentes. Muito bom o post, apresentando um país que conhecemos tão pouco.

  17. quanta coisa linda pra se ver no nosso vizinho!!! nunca tinha visto paraguai dessa forma, fiquei com muita vontade conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>