Um dia em Tallinn – Estônia – A cidade medieval mais bem preservada da Europa.

Publicidade:

Você já se imaginou caminhando em uma cidade medieval cercada por uma grande muralha e com todo aquele cenário que só vemos nos filmes temáticos? Em Tallinn, a capital da Estônia, isso é possível! E mais! Tallinn possui a cidade medieval mais bem preservada da Europa! Nós fomos visitamos este lugar! Confira como foi esta experiência.

Tallinn – Capital da Estônia

Localizada entre a Rússia, a Letônia e o Mar Báltico, a República da Estônia tem como capital a pequena Tallinn, uma cidade histórica que remete aos tempos medievais, quando a região fazia parte da rota comercial que ligava a Escandinávia à Rússia.

Centro Histórico de Tallinn-Talin
A Beleza do Centro Histórico de Tallinn.

A primeira menção a Tallinn refere-se ao ano de 1154, embora o local tenha sido povoada há muuuuito mais tempo. Tallinn é uma das cidades mais antigas da Europa Setentrional e atualmente é a maior cidade da Estônia, sendo o centro político, científico, econômico e cultural do país.

Centro Histórico de Tallinn-Talin.
A beleza da capital da Estônia.

Seu centro histórico, considerado como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, abriga a Cidade Medieval mais bem conservada da Europa e é justamente por este motivo que muita gente visita a cidade, inclusive nós.

Centro Histórico de Tallinn-Talin
As ruas estreitas de Vanalinn.

Muitos visitantes que vão a Tallinn, vão apenas passar o dia e o fazem desde Helsinque, na Finlândia, que fica a apenas 80 km de distância do outro lado do Golfo Da Finlândia.

De São Petersburgo à Tallinn

Depois de 5 dias em São Petersburgo, na Rússia, resolvemos procurar uma cidadezinha russa pra visitar nas redondezas. Eis que nesta procura acabamos decidindo por sair da Rússia e dar um pulo na Estônia, onde fomos conhecer um pouco de sua capital, a bela e gelada Tallinn.

Vanalinn.

O engraçado é que duas das situações mais inusitadas desta nossa viagem para a Rússia aconteceram no momento em que decidimos ir pra Tallinn, na Estônia.

A primeira foi quando tivemos o “privilégio” de levar uns xingões da vovó vendedora das passagens e comprovamos a fama de que na Rússia os clientes nem sempre tem razão (leia o post aqui); a segunda foi quando chegamos na imigração da Estônia e por muito pouco não fomos barrados! Graças ao Pelé conseguimos seguir viagem e conhecer a capital da Estônia (leia o post aqui).

Publicidade.

Para ir a Tallinn, pagamos 700 rublos no ônibus noturno que saiu de São Petersburgo lá pelas 11h da anoite e chegou em Tallinn lá pelas 6h da matina! Chegando em Tallinn, esperamos até umas 7h da manha na rodoviária da cidade, deixamos nossas mochilas no locker e partimos até o centro histórico de Tallinn.

Fomos a pé da rodoviária até o centro histórico, percurso que pode ser feito em aproximadamente meia hora.

Centro Histórico de Tallinn
Ônibus antigo ao lado da rodoviária.

O que ver no Centro Histórico de Tallinn

Chegando no Centro Histórico de Tallinn demos de cara com uma imensa muralha e grandes torres, neste momento não tivemos mais dúvidas valeu a pena dar aquela esticadinha partindo de São Petersburgo.

Centro Histórico de Tallinn-Talin
Chegando ao Centro Histórico de Tallinn.

O Centro Histórico de Tallinn é chamado de Vanalinn e basicamente está dividido em 2 partes, a cidade baixa e a cidade alta (Toompea).

Explorando a parte baixa do Centro Histórico de Tallinn

A grande maioria das atrações está na parte baixa da cidade e foi justamente esta zona que exploramos primeiro.

Centro Histórico de Tallinn-Talin
Explorando a parte baixa do Centro Histórico.

Apesar de ser relativamente pequeno o Centro Histórico de Tallinn é repleto de atrações e basicamente pode ser visto por completo em um dia. Nós chegamos lá pelas 7h 30 e ficamos até o final do dia e conseguimos conhecer a grande maioria dos principais atrativos…

Logo que chegamos ao Centro Histórico, atravessamos o Portal de Viru, a entrada principal da cidade velha. Construída no século XIV, as torres do local serviam como sistema de defesa da cidade.

Portal de Viru.

Foi só entrar na cidade velha pra começarmos a fazer o que mais gostamos, caminhar sem destino pelas ruelas e ir descobrindo as coisas naturalmente! E temos que falar, caminhar por Tallinn é uma verdadeira mágica! A cidade é incrivelmente linda e não importa a direção que você escolha, sempre terá alguma coisa interessante pra ver! Faça o mesmo, perambule sem destino, a experiência é incrível!

Como chegamos cedo, pegamos uma cidade quase vazia, sem os muitos turistas que lotam as ruas no decorrer do dia.

Centro Histórico de Tallinn-Talin
As ruas medievais de Tallinn.

Caminhamos por um bom tempo até que o Centro de informações começasse a funcionar. Lá pegamos alguns mapas e informações e partimos pra ver os pontinhos vermelhos espalhados pelo mapa.

O ponto de partido de nossa exploração “pós mapa” foi a Praça Raekoja (Raekoja Plats)Coração do Centro Histórico, a “Praça da Prefeitura” é um local repleto de bares, restaurantes e lojas estabelecidas em edificações coloridas.

Centro Histórico de Tallinn-Praça Raekoja-Talin
Praça Raekoja.

Dentre todas as edificações do local, podemos destacar o prédio da prefeitura da cidade (construído entre  os anos de 1371 e 1404) e sua enorme torre. No verão é possível subir até o alto da torre.

Centro Histórico de Tallinn-44
Prefeitura de Tallinn.

Em seus arredores também estão o Museu da Fotografia e uma das farmácias mais antigas da Europa a Farmácia Raeapteek, que funciona ininterruptamente desde 1422.

Bem perto da Praça Raekoja estão outros pontos turísticos importantes da cidade, como a Passagem de Santa Catarina (Katariina Käik), o Patio dos Artesãos (Meistrite Hoov).

Centro Histórico de Tallinn-Passagem de Santa Catarina- Talin
Passagem de Santa Catarina.

Estes dois locais preservam algumas tradições medievais e permitem que o visitante possa apreciar o trabalho dos artesões.

Centro Histórico de Tallinn-Talin.
Artesão fazendo objetos em vidro.

Pelo centro histórico também estão espalhadas por todos os lados várias igrejas, claro. Na parte baixa da cidade podemos destacar a Igreja do Espirito Santo (Püha Vaimu Kirik); a Igreja e Museu de São Nicolau (Nigukiste Muuseum); e a Igreja de São Olavo (Oleviste Kirik).

Centro Histórico de Tallinn-Igreja e Museu de São Nicolau-Talin
Igreja e Museu de São Nicolau

Na Igreja de São Olavo é possível subir até sua torre (de abril a outubro). Se você tiver a coragem de encarar os mais de 250 degraus, terá chegado ao topo (ou quase) daquele que já foi o maior edifício do mundo, isto lá pelos anos de 1549 à 1625.

Centro Histórico de Tallinn-33
Torre da Igreja de São Olavo.

Além do fato histórico, a vista panorâmica em 360º, compensa o esforço. De lá do alto é possível ver todo o centro histórico e também a região portuária da cidade.

Centro Histórico de Tallinn-37
Vanalinn vista do alto da torre da Igreja de São Olavo.
Centro Histórico de Tallinn-35
Golfo da Finlândia.

Além das igrejas, existem diversos museus espalhados pelo Centro Histórico, alguns interessantes e outros do tipo pega turista.

Ainda na parte inferior da cidade não esqueça de percorrer a muralha da cidade antiga e conferir a beleza das torres. São 20 torres espalhadas em cantos distintos da muralha, que já chegou a ter 8 portões e 46 torres. Destas 20 torres, algumas permitem a visita.

Centro Histórico de Tallinn-Talin.
Muralhas e torres de Tallinn.
Centro Histórico de Tallinn-Talin

Além disso, vale ressaltar que os comerciantes locais sabem aproveitar muito bem o ar medieval que o Centro Histórico de Tallinn possui. Lojas, hotéis e restaurantes caracterizados estão por todos os lados, você pode até comer alguns pratos medievais servidos por pessoas vestidas a caráter, como no período medieval.

Centro Histórico de Tallinn-41
Cardápios medievais…

Explorando a parte alta do Centro Histórico de Tallinn (Colina de Toompea)

Depois de caminhar bastante pela parte baixa do Centro Histórico de Tallinn, subimos a ladeira e fomos até a parte alta, que fica no alto da Colina de Toompea. Para chegar lá é preciso percorrer a rua da “Perna Longa” (Pikk jalg), um caminho existente desde o século XIV, que na época medieval era utilizado para o transporte de mercadorias e para a passagem de cavalos e tropas que iam ou voltavam da Fortaleza Toompea.

Centro Histórico de Tallinn-Talin - Pikk jalg
Pikk jalg – o caminho para Toompea.

Quando chegamos no alto da colina avistamos de longe as torres de uma igreja diferente das demais. E para nós que tínhamos acabado de deixar a Rússia nos pareceu muito familiar, não é para menos, as torres em questão são as torres da Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky, herança russa construída em 1900, quando a Estônia ainda fazia parte do Império Russo. Claro que fomos lá visitar, pra matar um pouco da saudades da Rússia, hehe.

Centro Histórico de Tallinn-Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky-Talin
Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky

Logo em frente a Catedral russa, está a Fortaleza Toompea, que atualmente funciona como parlamento da Estônia. É uma das edificações mais imponentes da cidade e o prédio é lindo visto a partir de sua frente,porém é mais bonito ainda se visto a partir do angulo de fora da cidade, o que só vimos pelas fotos… Confessamos que deu preguiça de descer a ladeira…

Centro Histórico de Tallinn-Toompea
A frente do Palácio de Toompea.

A algumas quadras dali está outra das igrejas mais importantes de Tallinn, a Igreja Catedral de Santa Maria – Domo (ToomKirik).  Construída em 1219 esta igreja era católica e tornou luterana a partir de 1561. É possível subir em sua torre de onde se tem uma bela vista da cidade.

Centro Histórico de Tallinn-Igreja Catedral de Santa Maria - Domo
Igreja Catedral de Santa Maria.

Mas não fique triste, se você não quiser encarar os degraus da Igreja ToomKirik, poderá ver Tallinn do alto através dos 3 mirantes existentes em Toompea.

Centro Histórico de Tallinn-Mirante-Talin
Vista a partir de um dos mirantes em Toompea.

E aí curtiu Tallinn!? Nós adoramos!

QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Estônia, na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!

Artigo anteriorBate e volta de Quito para Otavalo. Visitando a Feira de Otavalo no Equador.
Próximo artigoConheça a Missão Jesuíta Guarani de La Santisima Trinidad del Paraná, no Paraguai.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.