Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Ilha de Páscoa – Conheça Te Pito Kura o umbigo do mundo.

Umbigo do mundo-8

A ilha de Páscoa é repleta de mistérios e lendas que a tornam um dos lugares mais enigmáticos do mundo. Segundo uma destas lendas Rapa Nui, é na ilha de páscoa que está o umbigo do mundo! Quer saber mais? Confira neste post:

Te Pito Kura, o umbigo do mundo.

Umbigo do mundo

É na costa norte da Ilha de Páscoa que está o Ahu Te Pito Kura, um dos principais sítios arqueológicos de Rapa Nui e um dos locais mais enigmáticos de toda ilha.

Neste local existe uma plataforma cerimonial (ahu) que possui um único Moai que se encontra caído na mesma posição em que foi derrubado nos supostos confrontos tribais de décadas passadas.

Este é o maior Moai sobre um ahu que foi transportado de Rano Raraku (vulcão onde eram fabricados os Moais). Seu nome é Paro e ele mede cerca de 10 metros de altura. Estima-se que seu peso seja próximo a 80 toneladas. Junto do Moai Paro, está um gigantesco Pukao (adorno que ficava sobre a cabeça dos Moais) de quase 2 metros, que pesa cerca de 10 toneladas.

Umbigo do mundo-2

Ahu Te Pito Kura e o Moai Paro caído.

Mas o maior destaque deste setor, não é o gigantesco Moai caído e quebrado, mas sim uma grande rocha de forma oval, que está localizada a cerca de 40 metros do grande Moai Paro. Diz a lenda que esta pedra é justamente o Umbigo do Mundo, vejam só!!!

Umbigo do mundo-6

O Umbigo do Mundo!!!

Esta é uma das lendas mais tradicionais de Rapa Nui e está diretamente relacionada a origem do povo Rapa Nui na ilha. Segundo esta lenda, Ariki Hotu Matua, o primeiro rei da ilha, chegou na ilha transportando esta enorme pedra, que possuía poderes espirituais concedidos pelos deuses. Se a lenda é verdadeira ou não, eu não sei mas dizem que a pedra renova a energia das pessoas que a tocam e de fato você sente uma coisa meio estranha! Psicológico??? Vai saber né!

Umbigo do mundo-3

Recarregar a bateria é sempre bom…

Também dizem que as bussolas ficam loucas quando colocadas sobre a pedra, mas nós colocamos uma bussola sobre ela e a bussola apenas se mexeu timidamente. Porém existem relatos de vários viajantes que juram que as suas bussolas giraram loucamente.

Umbigo do mundo-7

Nossa bússola meio desnorteada…

Te Pito Kura significa “Umbigo de Luz” e este é um dos motivos que fazem com que as pessoas, inclusive os nativos, considerem este local como o Umbigo do Mundo (Te Pito O Te Henua), que aliás, é um dos nomes pelo qual a Ilha de Páscoa é chamada.

Umbigo do mundo-5

Pelo sim, pelo não… Vale a visita!

Se tudo isso é real ou não, pelo menos a mistica história faz com que a visita até esta pedra seja válida, afinal de contas, vai que a pedra realmente é o umbigo do mundo… Não da pra deixar passar né!

Share

2 Respostas para Ilha de Páscoa – Conheça Te Pito Kura o umbigo do mundo.

  1. João Leitão disse:

    Amigo… haha pito kura qualquer coisa mesmo! excelente para dor de cabeça e boa disposição… :D haha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>