Teotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.

Publicidade:

Teotihuacan já foi considerada a maior cidade da Mesoamérica, com uma população estimada de mais de 125 mil pessoas. É um dos complexos arqueológicos mais importantes do México e um dos destinos mais visitados atualmente. Certamente é um daqueles lugares que você não pode deixar de fora de um roteiro à Cidade do México. Conheça Teotihuacan:

Teotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.

A origem de Teotihuacan é duvidosa e não é possível definir com exatidão qual civilização iniciou sua construção. Tampouco é possível saber quando começaram a construir.

Pesquisadores divergem em relação a data de fundação de Teotihuacan. Alguns afirmam que a cidade começou a ser construída antes da era cristã, enquanto outros dizem que a cidade teve inicio após o primeiro século.

Teotihuacan.
Teotihuacan.

Também não se sabe ao certo quando e de que forma Teotihuacan chegou ao fim. Estima-se que a cidade tenha sido abandonada por volta do século XII.

Como uma boa cidade pré-hispânica, Teotihuacan é repleta de mistérios. Sua origem, desenvolvimento e fim são incógnitas.

Detalhe das pirâmides de Teotihuacan.
Detalhe das pirâmides de Teotihuacan.

Supõem-se que o complexo foi uma cidade multiétnica, sendo habitada por diversos povos distintos e que foi misteriosamente abandonada e destruída, supostamente por seus próprios habitantes.

Após o “desaparecimento” do Império dos Teotihuacanos, as ruínas da antiga cidade foram ocupadas, tempos depois, pela civilização Azteca. Os Aztecas consideravam o local sagrado e acreditavam que a construção tinha sido feita por gigantes. Boa parte dos estudos sobre a civilização Teotihuacan foram feitos pelos próprios Aztecas.

Localizada a apenas 48 km da Cidade do México, Teotihuacan, a cidade dos deuses (no idioma náhuatl), atrai milhares de turistas do mundo inteiro.

Publicidade.

Teotihuacan foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1987, e é o sitio arqueológico mais visitado do México.

Como explorar e o que ver em Teotihuacan

Pra quem chega pela entrada nº 1, o melhor roteiro a fazer dentro do complexo é percorrer toda a Calzada de los Muertos e ir conhecendo os atrativos, que ficam ao longo da avenida.

Sul da Calzada de los Muertos. Teotihuacan
Sul da Calzada de los Muertos.
  • Calzada de los Muertos

A Calzada de los Muertos é a avenida principal de Teotihuacan e percorre todo o complexo. Recebeu este nome dos Aztecas, que de maneira equivocada, acreditavam que as edificações existentes ao longo de seus 2 km, eram túmulos reais.

Norte da Calzada de los Muertos. Teotihuacan
Norte da Calzada de los Muertos.
  • La Ciudadela

Logo de frente à entrada de nº 1, atravessado a Calzada de los Muertos, está La Ciudadela, um complexo espaço com 15 bases piramidais construídas de maneira simétrica.

La ciudadela, vista a partir da Pirâmide do Sol. Teotihuacan
La ciudadela, vista a partir da Pirâmide do Sol.

A leste de La Ciudadela existem várias ruínas de edificações, possivelmente residências de sacerdotes e de governantes da época.

  • Pirámide de la Serpiente Emplumada/Templo de Quetzalcoatl

Também ao leste está uma das edificações mais importante de Teotihuacan, a Pirámide de la Serpiente Emplumada, ou simplesmente Templo de Quetzalcoatl, um dos mais bonitos palácios do complexo.

Templo de Quetzalcoatl Teotihuacan
Templo de Quetzalcoatl.

O Templo de Quetzalcoatl é a terceira maior pirâmide do complexo e a mais suntuosa. Suas paredes são adornadas por representações da divindade serpente Quetzalcoatl e também do Deus da chuva Tlaloc.

Detalhes do Templo de Quetzalcoatl. Teotihuacan
Detalhes do Templo de Quetzalcoatl.
Templo de Quetzalcoatl. Teotihuacan
Templo de Quetzalcoatl.

Retornando para a Calzada de los Muertos, caminhamos até passar ao lado da maior pirâmide de Teotihuacan, a Pirámide del Sol (informações mais abaixo).

A Pirámide del Sol e o perro observador de pirâmides. Teotihuacan
A Pirámide del Sol e o perro observador de pirâmides.

Pelo caminho existem diversas ruínas de templos, algumas pirâmides menores e vários outros atrativos.

Conjunto Plaza Oeste.
Conjunto Plaza Oeste.

Como existe uma crença popular que diz que a Pirámide de la Luna retira as energias negativas das pessoas e a Pirámide del Sol revigora as energias positivas. Preferimos subir primeiro a Pirámide de la Luna, que fica no final da Avenida dos Mortos, e depois retornar pra subir a Pirámide del Sol.

Vista a partir da Calzada de los Muertos.
Vista a partir da Calzada de los Muertos.
  • Mural del Pluma

No caminho até a Pirámide de la Luna, não deixe de observar o Mural del Puma, que fica meio escondido entre as escadarias de uma das edificações.

É o único local que fica no lado direito da avenida coberto por esternites. Parece até uma barraquinha de vendedores, mas não deixe de conferir.

Mural del Puma.
Mural del Puma.
  • Palácios

Pouco antes de chegar a Plaza de la Luna, que fica de frente a Pirámide de La Luna, estão os Palácios de Quetzalpapalotl, de Tepantitla, de los Jaguares e de los Caracoles Emplumados.

Não sei porque motivo, mas no dia em que estivemos lá, com exceção do Palácio de Quetzalpapalotl, os demais palácios estavam todos fechados pra visitas.

Palácio de Quetzalpapalotl.
Palácio de Quetzalpapalotl.

Saindo do Palácio de Quetzalpapalotl, chega-se à belíssima Plaza de la Luna  a praça que fica de frente à Pirámide de La Luna.

  • Plaza de la Luna

A praça é formada por 13 pirâmides, sendo que a Pirámide de La Luna é a maior delas e fica destacada entre as 12 pirâmides menores.

As pirâmides menores ficam simetricamente espalhadas em frente à praça.

Detalhes das pirâmides na Plaza de la Luna. Teotihuacan
Detalhes das pirâmides na Plaza de la Luna.

No centro da praça existe uma altar, onde historiadores acreditam ser o local onde eram realizadas as cerimônias religiosas.

Plaza de la Luna. Teotihuacan
Plaza de la Luna.

Atravessando a praça, finalmente chega-se à impressionante Pirámide de la Luna, a mais bonita de Teotihuacan.


LEIA TAMBÉM:

TULA DE ALLENDE, A CIDADE DOS GUERREIROS TOLTECAS.
CONHEÇA AS CASCATAS PETRIFICADAS DE HIERVE EL AGUA.
MONTE ALBÁN – CAPITAL DA CIVILIZAÇÃO ZAPOTECA.


  • A Pirámide de la Luna

Localizada no extremo norte da Avenida dos Mortos, a belíssima Pirámide de la Luna, se posiciona de maneira soberana e imponente frente as demais edificações.

Esta pirâmide foi construída em 7 etapas e foi concluída no século III. Com 45.72 m de altura, aparenta ter a mesma altura da Pirámide del Sol (a maior do complexo), entretanto essa jogada visual deve-se ao fato da construção ter sido feita na parte mais elevada de Teotihuacan.

Pirámide de la Luna - Teotihuacan
Pirámide de la Luna.

Subir a Pirámide de La Luna não é uma tarefa muito fácil, os degraus são altos e estreitos e como normalmente o calor é intenso, a ascensão torna-se bastante cansativa. Mas não se preocupe, depois que você chegar ao primeiro nível, você terá a vista mais bela de Teotihuacan.

O belo visual a partir da Pirâmide da Lua.
O belo visual a partir da Pirâmide da Lua.

Ali você vai poder se sentar e descansar observando o maravilhoso visual! E descanse mesmo, porque depois tem a Pirâmide do sol pela frente e a subida também é intensa.

Não é possível subir a pirâmide inteira, mas nem precisava mesmo, a vista do primeiro nível já é fantástica!

Depois de ter as energias negativas sugadas pela Pirâmide da Lua, é preciso recarregá-las na Pirámide del Sol. É hora de encarar a maior pirâmide do complexo de Teotihuacan.

  • A Pirámide del Sol

A maior pirâmide de Teotihuacan é também a terceira maior pirâmide do mundo, ficando atrás apenas da Grande Pirâmide do Egito e da Grande Pirâmide de Cholula, que também fica no México.

A Pirámide del Sol. Teotihuacan
A Pirámide del Sol.

Com 222 m de base e cerca de 70 m de altura, a Pirámide del Sol precisou de mais de 3 milhões de toneladas de pedras para ser erguida.

Foi concluída no primeiro século e alguns historiadores afirmam que a pirâmide era toda pintada de vermelho.

Para chegar ao cume, é preciso encarar 244 degraus. Em algumas partes os degraus são bem ingrimes e assim como na Pirâmide da Lua, o visual é a melhor recompensa.

De cima da Pirâmide do Sol é possível ver praticamente todo o complexo Teotiuacan.

E aí, vai encarar? Vai sim!!!
E aí, vai encarar? Vai sim!!!

Ao contrário da Pirâmide da Lua, que tem acesso limitado e não permite que se chegue ao cume, na Pirâmide do Sol é possível chegar até o extremo de sua superfície e inclusive é possível atravessá-la através de uma pequena passarela existente no seu cume.

Vista a partir do cume da Pirámide del Sol. Teotihuacan
Vista a partir do cume da Pirámide del Sol.
Passarela no cume da Pirámide del Sol. Teotihuacan
Passarela no cume da Pirámide del Sol.
  • Museo del Sitio

Bem próximo da Pirámide del Sol está o Museo del Sitio, mas nós acabamos não visitando este museu.

Saímos pela saída nº 2, que fica de frente a Pirâmide do Sol. Antes de irmos embora comemos em um dos vários restaurantes que existem ali na frente.

Como Chegar à Teotihuacan

A maneira mais fácil de chegar a Teotihuacan é contratando uma agência que te leve até as pirâmides.

A maioria das agências vendem um combo de passeio, que vai às pirâmides e também ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

>>> TOUR PARA TEOTIHUACAN: Compre aqui o passeio até Teotihuacan e Santuário de Guadalupe.

Também é possível contratar somente o passeio para Teotihuacan, sem o Santuário de Guadalupe..

Contratando uma agência existe toda a comodidade de não precisar pegar transporte público, nem eventuais filas pra comprar o ingresso e também já ter um guia acompanhando o grupo.

A desvantagem é que além do preço mais elevado, o tempo do passeio é menor e você terá que ir com um grupo desconhecido. Pra quem não tem muito tempo sobrando, talvez seja a melhor opção.

Nós, optamos em ir por conta própria e além de economizarmos um bom dinheirinho, tivemos mais tempo pra explorar o complexo.

Ainda há opção de contratar um tour privado para fazer a visita por conta própria, porém com guia.

Um detalhe importante e que deve ser levado em consideração, é que o local é muito quente e quase não possui abrigo pra se esconder do sol, por este motivo, é bom chegar bem cedo.

Além do clima mais ameno, o complexo normalmente terá menos turistas pela manhã, já que as excursões costumam chegar um pouco mais tarde.

Teotihuacan - vazio
Complexo praticamente vazio pela manhã.

Estávamos hospedados em um CouchSurfing que fica do lado oposto das estações de onde partem os ônibus para as Pirâmides de Teotihuacan, então tivemos que sair bem cedo!

Nossa experiência

Saímos às 6h30 da manhã e enfrentamos o metro da cidade do México, em pleno horário de pico! É muita gente e você vai super apertado, mas no fim tudo da certo!

É possível pegar os ônibus que vão ao sitio arqueológico em 2 estações distintas: a estação “Autobuses del Norte” (linha amarela) e a estação ” Indios Verdes” (linha verde).

Nós optamos por sair da estação Indios Verdes, mas não foi um bom negócio, primeiro porque o ônibus era bem velho; segundo porque o ônibus que pegamos ali, é pinga-pinga, ou seja passa no meio de alguns vilarejos e vai parando toda hora. Levamos cerca de 2 horas pra chegar até o complexo.

Provavelmente o motorista irá ver que você é turista e vai te avisar quando chegar na entrada do complexo, mas pra garantir que você não passe direto pra cidade de San Juan de Teotihuacan, que é o ponto final do ônibus, peça pro motorista avisar quando chegar nas pirâmides.

O ônibus para bem na frente da entrada número 1, não tem erro!

Na volta, pegamos um ônibus direto, sem paradas, e como estávamos sentados no primeiro banco, voltamos conversando com o motorista. Ele disse que os ônibus que saem do Terminal Autobuses del Norte, não entram nos vilarejos e normalmente são diretos.

Também é possível contratar um táxi para passar o dia em Teotihuacan, lógico que o preço cobrado será bem mais alto que ir por conta própria de ônibus, mas tem suas vantagens, se você tiver em 4 pessoas por exemplo, torna-se uma boa opção!

Pra voltar pra Cidade do México é muito fácil, os ônibus de volta passam de 15 em 15 minutos aproximadamente.

Dicas importantes para visitar Teotihuacan:

  • Não esqueça de jeito nenhum: água, protetor solar, óculos de sol e boné/chapéu.
  • Lembre-se também de chegar cedo, usar roupas confortáveis e tênis.
  • Dentro do sitio arqueológico não tem nada pra comer, então leve alguma coisa tipo barras de cereais da vida.
  • Teotihuacan está a mais de 2000 metros de altitude, então suba as escadas com calma e cuidado com os degraus ingrimes!
  • O acesso ao sitio é gratuito para os Mexicanos no domingo, portanto, esteja ciente que neste dia Teotihuacan vai estar bombando!
  • O preço do ingresso é de 75 pesos mexicanos – cerca de R$16,50 (atualizado 04/2020).
  • Teoricamente cobram mais 45 pesos mexicanos – cerca de R$9,80 (atualizado 04/2020) para entrar com maquinas fotográficas e filmadoras, mas nós entramos com a câmera DSLR na mão e não falaram nada.
  • Fique atento ao horário do ultimo ônibus pra México DF.

Mais informações: Site oficial


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem no México, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores segurado s do mercado. Não viaje sem seguro!

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Get Your Guide.

– Alugue um carro para explorar o México! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre Teotihuacan?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre Teotihuacan deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO

+ O que fazer em Oaxaca de Juarez, uma das cidades mais culturais do México.
+ Conheça a encantadora Puebla, no México.
+ Museu de Frida Kahlo – La Casa Azul, como é a visita.
+ O que fazer em Cholula – Cidade da maior Pirâmide do Mundo.

Artigo anteriorTrilha Sonora – Calle 13 – Latinoamérica – Porto Rico
Próximo artigoTrilha Ecológica Morro do Macaco em Bombinhas – SC.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

23 COMENTÁRIOS

  1. Oi, adorei as dicas e o posto bem explicadinho. Estou indo para o México em janeiro/17 e mal posso esperar para visitar as pirâmides.

    Fiquei com uma dúvida: o seu post foi cheio de detalhes e explicações, você contratou um guia lá nas pirâmides ou todas essas informações estavam disponíveis na própria zona arqueológica, em placas, por exemplo?

    • Olá Amanda, que bom que você gostou! Na verdade as explicações existentes na zona arqueológica são mínimas e nós não contratamos guia, mas absorvemos tudo que tava escrito e também pesquisamos muito. As informações que colocamos foram obtidas através de várias pesquisas em diversas fontes distintas.

      Na entrada do Parque existem guias disponíveis, se estiver em grupo talvez seja uma ótima opção.
      Abraço!

  2. Ameeeeeei o post! Já faz um bom tempo que estou maluca para conhecer o México, espero que essa viagem aconteca logo. Valeu pela dica dos onibus e dos terminais, agora já sei qual pegar pra ir mais rápido. Também prefiro fazer os passeios sem agência, sozinha… dá mais liberdade, né?

  3. Esse lugar é extraordinário! Passei um dia inteiro aí e foi mágico! Achei a energia forte!

    Também fui por conta própria de busão e foi bem tranquilo. Você tem razão: quando eu fui estava muito quente e foi bem sofrido para mim que não gosto de calor, mas ainda assim é um lugar para se perder no passado.

  4. Post completíssimo!
    Ruínas de civilizações antigas me atraem demais e Teotihuacan entrou na minha lista!
    Eu também prefiro ir por conta pròpria e você conseguiu nos explicar bem o que podemos visitar.
    Confesso que em Machu Picchu senti falta de um guia!
    Em que época do ano vocês foram?

  5. Muito bom esse post! Que cidade incrível. Sou fascinada com a história das pirâmides. Certamente irei adorar conhecer pessoalmente Teotihuacan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here