Conheça a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, em Santa Catarina.

Publicidade:

A Praia do Rosa é muito famosa por suas belas praias, ondas perfeitas, noites badaladas e muita gente bonita! Mas além de tudo isso, a Praia do Rosa possui várias trilhas lindas espalhadas pela região. Neste post nós vamos falar sobre uma das mais belas, a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, confira: 

Praia do Rosa – Imbituba – SC

Depois de alguns dias no Farol de Santa Marta, resolvemos mudar de praia e acabamos por escolher a Praia do Rosa, uma das mais belas praias do litoral catarinense.

>>> HOSPEDAGEM: Encontre a melhor oção de hospedagem na Praia do Rosa. 

Trilha da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem.
Trilha da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem.

Após vários anos, eu voltava a praia que tanto frequentei nos tempos em que surfava. A praia continua linda, mas a vila, quanta diferença… esta deu uma boa “crescidinha” e agora está repleta de pousadas, hotéis e até hostels espalhados por todos os lados. Não que não tivessem hospedagens antigamente, mas agora existem beeeeem mais!

Se os empreendimentos aumentaram bastante, a beleza natural ainda continua deslumbrante! E isso não muda e não é surpresa, o Rosa continua lindo!

Chegamos na Praia do Rosa pela noite, depois de um dia na cidade de Laguna. Decidimos que nossa estádia no Rosa seria focada em fazer algumas das trilhas da região.

Fomos dormir cedo pra não acordar tarde pra fazer a trilha! Infelizmente, não conseguimos dormir muito bem, porque ao lado de nosso Hostel, os vizinhos estavam dando uma festa daquelas, resultado: não acordamos tão cedo, mas ainda assim conseguimos começar a trilha razoavelmente cedo, as 10h30 da manhã.


>>> LEIA TAMBÉM:

Publicidade.

Trilha que vai da Praia do Rosa até a Praiada Luz.
+ Rota da Baleia Franca – Experiência incrível no litoral de Santa Catarina.
+ Trilha Ecológica do Morro do Macaco, em Bombinhas.


Trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem

A trilha que liga a Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem foi a trilha que escolhemos pra começar a empreitada de trilhas lá no Rosa.

É uma das mais longas da região e que apresenta um dos visuais mais bonitos. Aliás é difícil encontrar um lugar nesta região que não seja bonito! Tudo é bonito por lá!

ROSA NORTE
Rosa Norte.

A caminhada da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, na verdade é formado por 3 trilhas que passam por 5 praias.

A Praia do Rosa Norte é a primeira praia e ponto de partida (ou de chegada, se você fizer o caminho inverso partindo da Ferrugem).

Logo depois vem a Praia Vermelha, na sequência a Praia do Ouvidor, a Praia da Barra e por fim a Praia da Ferrugem. 

trilha_rosanorte_praiadaferrugem
Início da trilha da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem

Você pode escolher até onde ir, isso depende de sua vontade e condicionamento físico. Se você é como nós, com certeza vai querer ir até a Praia da Ferrugem. Mas se você não é aficionado por caminhadas, quem sabe indo até a Praia Vermelha, você já se sinta satisfeito.

  • 1º trecho: Rosa Norte – Praia Vermelha

A primeira trilha liga o Rosa Norte à Praia Vermelha e é um dos trechos mais fáceis. Também é um dos trechos mais populares, consequentemente é o trecho mais “congestionado”. O visual é lindão e logo de cara você já fica deslumbrado com a beleza da Praia do Rosa.

Praia do Rosa
Rosa Norte vista a partir do início da trilha.

Começamos a fazer a trilha, lá pelas 10h30 e levamos aproximadamente 40 minutos pra percorrer este primeiro trecho, que tem cerca de 1,5km.

A caminhada até a Praia Vermelha é leve e de pouca dificuldade. A trilha é muito bem demarcada, desde a saída da Praia do Rosa até a chegada na Praia Vermelha. Nos trechos mais críticos existem passarelas e “escadas” e ao longo da trilha existem várias lixeiras.

Quase chegando à Praia Vermelha existe um barraquinho feito de madeira, com banquinho e tudo (dá até pra dar uma descansadinha lá)… Não pense que é um barzinho, nem pense que é um banheiro (não pense mesmo!!!).

Trilha Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem.
Paty procurando as tainhas.

Esse barraquinho é o lugar onde os pescadores ficam vigiando os cardumes de tainha, durante a temporada da pesca da tainha.

Lá de cima, um “olheiro” fica atento as movimentações no mar e quando avista um cardume, dá sinal aos pescadores que saem com seus barcos pra jogar as redes e pegar as tainhas.

Depois de atravessar o primeiro morro, chegamos à Praia Vermelha, uma praia deserta sem nenhuma infra-estrutura. Só se chega à Praia Vermelha através das trilhas, que vêm ou da Praia do Rosa, ou da Praia do Ouvidor.

trilha_rosanorte_praiadaferrugem-
Chegada à Praia Vermelha.
  • 2º trecho Praia Vermelha – Praia do Ouvidor

Após cruzar a Praia Vermelha, chegamos aos pés de outro morro e ao início da trilha que liga a Praia Vermelha à Praia do Ouvidor.

Trilha
A quase deserta Praia Vermelha e o morro da segunda trilha.

Esta segunda trilha apresenta um pouco mais de dificuldade, mas também é bem fácil. Assim como o primeiro trecho, é super bem demarcada e lógico, possui visuais incríveis ao longo do percurso!

Nós levamos praticamente o mesmo tempo do primeiro trecho (aproximadamente 40 minutos) pra atravessar o morro e chegar até a Praia do Ouvidor.

Vale ressaltar que nesta trilha também existem diversos cestos de lixo, então não suje a trilha e jogue o lixo no lixo!

Trilha
Cesto de lixo anexo na marcação da trilha.

Ao longo do caminho passamos por trechos descampados, à margem de costões e em trechos de Mata Atlântica, um pouco mais fechados. A todo instante nos deparamos com visuais incríveis e belas surpresas da natureza.

Proibido acampar
A beleza espalhada pela trilha.

Também encontramos pelo caminho mais um barraquinho de madeira. Depois que você entra neste barraquinho e se senta de frente ao mar, dá até vontade de ficar ali por horas. O visual é mágico e a sensação de paz interior é indescritível!

Seguindo mais um pouco, logo avistamos uma construção, que acreditamos ser um galpão pra guardar os barcos dos pescadores.

Proibido acampar
Galpões de pescadores.

Esse trecho é muito bonito, mas existem algumas placas orientando o visitante a ficar só na trilha e avisando que é proibido acampar por ali!

Proibido acampar
Proibido acampar

Seguindo mais um pouco, a esquerda destas casas, logo chegamos a um dos pontos mais críticos da trilha uma ladeira bem acentuada que já te faz pensar… Tô ferrado na volta!

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
O descidão.

Nesta ladeira, existem vários espinhos (acho que são pés de Aloe Vera) e é preciso ficar meio esperto pra não levar umas espinhadas.

O visual também é lindo, e já podemos contemplar a beleza da Praia do Ouvidor e também podemos ver os carros na praia

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Praia do Ouvidor.

Vencida a ladeira chegamos à Praia do Ouvidor que já fica no município de Garopaba. Esta, ao contrário da Praia Vermelha, que é deserta, é bem mais agitada.

A Praia do Ouvidor possui carros na praia, algumas pessoas com som alto, outras com cães (mesmo com diversas placas advertindo pra não levar cães pra praia) e lá no canto esquerdo, várias pessoas fazendo churrasco na areia da praia.

Praia com carros - Ouvidor
Praia do Ouvidor.
  • 3º trecho Praia do Ouvidor – Praia da Barra

Após passar pela Praia do Ouvidor, pelos carros, pelos cachorros e pelos churrascos, chegamos ao inicio da trilha que vai até a Praia da Barra. Aliás, passamos pelos churrascos bem na hora do almoço e até deu vontade de encostar e fazer amigos! O cheiro estava ótimo!!!

Ao contrário das trilhas anteriores, esta trilha não é muito bem sinalizada e percebe-se isso logo na entrada. Existem algumas entradas e uma com uma placa indicando propriedade privada. Quase que não dá pra saber qual delas é o ponto de partida pra trilha. Perguntamos pra um banhista onde começava a trilha e ele nos mostrou uma das entradas.  – “Entra ali óh, i segui reto toda vida”.

A trilha passa em uma propriedade privada, mas está autorizado fazer a trilha. Tem até uma placa falando sobre. É importante cuidar, não sujar e respeitar o lugar pra que não fechem o trecho como já aconteceu em vários lugares onde as pessoas deixam lixos, bagunçam etc.

Trilha
Acesso a trilha

Superado o problema de encontrar a entrada, encontramos um novo problema: pra que lado ir. A entrada nos conduz à uma clareira com muitas vacas, mas nenhum sinal de trilha.

Começamos a caminhar e não sabíamos se íamos pra direita ou pra esquerda. Resolvemos seguir pela direita, já que era o lado que seguia em paralelo ao mar. Logo avistamos um casal à frente e pensamos é por aqui mesmo!

Trilha
As nossas companheiras no inicio da trilha que vai até a Praia da Barra.

Logo o casal que estava na nossa frente parou pra tirar fotos e nós continuamos a caminhar. Chegamos até uma ribanceira com várias pegadas e achamos que era por ali. Na verdade não é!!! Resultado descemos até um lugar com acesso um pouco mais difícil e perdemos algum tempo até que resolvi voltar e perguntar pro casal, que estava lá tirando fotos (ainda), se o caminho realmente era pela ribanceira. Como desconfiamos, de fato não era!

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Chegando aqui, vire a esquerda… Não desça!!!

Então, pra deixar bem claro pra quem for fazer esta trilha, logo depois que você passar pela entrada, siga pela esquerda e depois “segue reto toda vida”, como diriam os catarinenses.

Na verdade a trilha pode ser iniciada pelo lado direito e até tem uns lugares bonitos pra ver, mas quando você chegar na ribanceira, precisa seguir à esquerda.

Esse trecho mais confuso (que fez com que nós errássemos o caminho) está logo no início da trilha e seguindo estas dicas, não tem como errar o caminho e nem como se perder. A continuação da trilha é tranquila e não possui outros pontos que possam confundir. Basta seguir sempre pelo caminho demarcado e não sair da trilha. Ao longo do caminho, esporadicamente encontramos alguns marcadores indicando que estamos no caminho certo.

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Reparem os “pauzinhos” estes são a marcação da trilha.

Esta trilha é um pouco mais longa que as demais, mas também não apresenta muita dificuldade. Possui muitos trechos com belezas de tirar o fôlego!

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Tô feliz, tô na praia, tô na trilha! 🙂

Nós percorremos esta trilha em aproximadamente 1h30 minutos, contando o tempo em que desviamos da trilha. Chegamos à Praia da Barra pouco antes das 14h.

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
A chegada à Praia da Barra.
  • 4º trecho – Praia da Barra – Praia da Ferrugem

Chegando à Praia da Barra, é preciso caminhar quase 1 km na praia, até chegar no canal que desemboca da Lagoa da Ferrugem.

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Trecho a caminhar na Praia da Barra.

Para chegar até a Praia da Ferrugem é preciso atravessar o canal, que costuma variar quanto a profundidade, largura e correnteza.

Diz a lenda que foi este canal o responsável pelo nome “Ferrugem” já que a água normalmente tem uma coloração que lembra ferrugem.

Canal da ferrugem
O canal da Ferrugem.

Nós chegamos até lá e ficamos em dúvida se atravessaríamos o canal, ou não. Estávamos preocupados quanto a profundidade do canal, já que estávamos com a câmera. Ficamos por lá alguns minutos, até que umas criancinhas atravessaram o canal bem na boa…

Depois perguntamos a um pescador se não tinha risco da maré encher e o canal ficar fundo, pois teríamos que dar uma volta imensa, pra não molhar a câmera. Ele nos disse que não, e nos contou que a profundidade máxima é pouco acima da cintura.

Sendo assim, mais tranquilos, resolvemos atravessar o canal, que naquele momento tinha profundidade máxima batendo na cintura.  Não podíamos ficar sem atravessar né! Afinal de contas fomos fazer a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, e não até o canal antes da ferrugem!

Canal da ferrugem
Atravessando o canal da Ferrugem.

Logo depois que você atravessa o canal dá de cara com um pequeno morro. Este morro na verdade é um Sambaqui, ou seja, um antigo cemitério dos índios que habitavam a região, neste caso os índios Carijós.

Subindo o Sambaqui, temos um visual incrível das Praias da Ferrugem e da Barra. É realmente gratificante!

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Praia da Ferrugem vista do alto Sambaqui.
Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Praia da Barra vista do alto Sambaqui.

Nós tínhamos planos de almoçar na Praia da Ferrugem, mas como saímos um pouco tarde, ficamos um pouco preocupados com a volta e não chegamos a almoçar. Só comemos as frutas que levamos. Sim, deveriamos ter feito amizade com a galera do churras, no Ouvidor. :p

Apesar de estarmos preparados, com lanternas e a trilha ser relativamente fácil (estamos acostumados com trilhas), estávamos preocupados com o carro que estava estacionado no Rosa Norte. Existem vários casos de carros que têm os vidros quebrados, ou são arrombados por ladrões. Inclusive roubaram um que estava estacionado próximo ao nosso, no dia seguinte. Fica a dica nunca deixe objetos de valor, ou coisas que possam chamar a atenção no interior dos carros.

O retorno

Decidimos não ir até o lado norte da Praia da Ferrugem e finalizamos a caminhada ali no Sambaqui. Descansamos alguns poucos minutos e iniciamos o retorno às 15h aproximadamente.

Mais uma vez atravessamos o canal que desta vez estava batendo pouco acima dos joelhos e começamos a caminhada sentido Praia do Rosa.

Na volta ainda aproveitei pra subir no pequeno morro que fica próximo a Praia do Ouvidor, já que quando estávamos indo pra Ferrugem, este morro estava “ocupado” com uma galera que contemplava o belo visual! Na volta o visual ficou exclusivo!!!

Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem
Visual incrível da trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem.

A volta foi bem mais rápida. Fizemos todo o trecho, desde a Praia da Ferrugem até o Rosa Norte em aproximadamente 2 horas e meia, mesmo estando mais cansados e tirando algumas fotos. Na ida nós levamos cerca de 3 horas e meia.

Considerações finais:

Vale ressaltar que no verão, com o sol e o calor intenso a trilha pode ser bem mais cansativa, portanto verifique seu condicionamento físico. Como falei no inicio deste post, você pode ir até a Praia Vermelha, ou até a Praia do Ouvidor e se realmente estiver bem, pode continuar até a Praia da Barra, ou até a Ferrugem.

O que muita gente faz é pegar um táxi quando chega no final da trilha e assim evitar o retorno. Mas, sinceramente se você acordar mais cedo e iniciar a trilha bem pela manhã terá tempo suficiente pra ir da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem e voltar (ou vice-versa) , descansando e aproveitando as praias pelo caminho.

É muito importante levar água, lanterna, repelente, protetor solar e alguma comida, de preferência barras de cereais e/ou frutas. Também é muito importante recolher todo seu lixo e não deixar nada na trilha!!!

Nós fizemos o trecho que liga a Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, mas pra quem está na Praia da Ferrugem e região, é possível fazer o caminho inverso e ir da Praia da Ferrugem até a Praia do Rosa (ou até uma das praias que estão pelo caminho). É meio lógico né, mas é sempre bom ressaltar!

Espero que tenham curtido. Confira também o post sobre a Trilha que vai do Rosa Sul até a Praia da Luz, que fica em sentido oposto desta trilha que fizemos da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem.

Uma última dica: se você não tem tanta afinidade com trilhas e prefere fazer trilha de maneira mais segura, sem correr risco de errar o caminho e descobrindo curiosidades do local através das explicações de um guia, sugerimos que você entre em contato com a Agência Amo Garopaba Turismo – (48) 99858-6623.

Além desta trilha da Praia do Rosa até a Ferrugem a Amo Garopaba Turismo disponibiliza várias outras trilhas e passeios pela região. Nós mesmos fizemos um roteiro cultural desbravando Garopaba – Rota da Baleia Franca e adoramos!


>>> QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

>>> Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Praia do Rosa, na Praia da Ferrugem, ou em qualquer parte do mundo atravésdoBooking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro em Santa Catarina!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadorasatravés da Rentcars.comAlém de economizar, você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Gostou deste post sobre a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre a trilha, ou sobre a região deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O SANTA CATARINA:

Expressões e gírias de Itajaí – SC – Conheça o vocabulário peixerês!
Conheça a Baía dos Golfinhos, em Governador Celso Ramos – SC. 
Conheça o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento – SC.
Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do sul do Brasil.
Rota das Cachoeiras de Corupá: 14 cachoeiras, trilha e muita natureza.

Artigo anteriorO que fazer em Laguna: Farol de Sta. Marta, República Juliana, Anita Garibaldi, botos e muito mais.
Próximo artigoTrilha da Praia do Rosa até a Praia do Luz e as paisagens lindas de Imbituba
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

46 COMENTÁRIOS

  1. Uau! Nós adoramos estes passeios com trilhas e belas paisagens, e levamos nosso filho junto, ele desde cedo foi acostumado a andar e curtir a natureza. Adorei o post e as fotos! Dá vontade de ir conhecer logo!

  2. Tô aqui quase chorando com esse post. Fui em praia do rosa este ano e o tempo não tava bom pra trilha. Fiquei morrendo de vontade de ter feito essa trilha e não consegui. Já tô aqui babando com essas fotos.

  3. Já ouvi maravilhas da Praia do Rosa! Alías Santa /catarina tem praias incríveis. Preciso muito conhecer. Já estou programando férias ai faz um tempinho, mas sempre acaba acontecendo uma mudança nos planos.
    Adorei o post e já deixei como referência pra quando finalmente sair a viagem pra lá!

  4. Adorei! Já estou louca pra fazer essa trilha!
    Não conhecia seu blog, fiquei super feliz de descobrí-lo!
    Com certeza voltarei várias vezes aqui ainda!
    Parabéns pelo belo trabalho!
    Um super abraço!

  5. Fiz essa trilha no final de semana, seguindo as dicas desse post. Ajudou muito!
    Parabéns pelas descrições tão detalhadas!
    E, realmente, as paisagens são lindas, de tirar o fôlego.
    Abraço

  6. Fizemos em família uma parte dessa trilha no fim de semana. Iniciamos na praia do Ouvidor e fomos até a Vermelha. Trilha ótima! Não fizemos tudo porque uma parte da família é de bebês. O canal da Ferrugem estava baixo e a água clarinha, mas na Ferrugem fomos mais tarde, de carro. Ouvidor estava tranquila, nem parece a praia descrita no post. Por isso gosto do litoral catarinense no inverno. Ótimo post! Mesmo que tenha uns anos.

    • Olá Guilherme! Nós ainda somos muito inexperientes nestes esquemas de aplicativos e gps de trilhas! Realmente falhamos muito sobre isso! Estamos atrasados! 🙁 Temos que aprender!

      Obrigado pelo comentário! 😉

  7. Olá! Segue as recomendações e fiz hoje ferrugem até o Rosa Norte. Muito agradável! A parte que está menos tranquila de se fazer no momento é Ouvidor até a praia vermelha. Vegetação está alta e a trilha abandonada. Valeu o passeio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here