Conheça o Parque Nacional Morrocoy

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

Saiba como economizar dinheiro pra uma próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Conheça Prudentópolis - PR, a pequena Ucrânia

O estado do Paraná é a maior colônia de ucranianos fora da Ucrânia e Prudentópolis foi o município brasileiro que mais recebeu imigrantes vindos da Ucrânia. Aproximadamente 80% da população atual de Prudentópolis tem descendência ucraniana. Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

 

Visitando o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

Vale-da-Lua

O Vale da Lua é um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Suas formações rochosas lembram o solo lunar e atraem milhares de turistas. Nós visitamos o Vale da Lua em pleno feriado de carnaval e contamos como foi a experiência. Confira:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Chapada dos Veadeiros nós usamos a hastag #dmecnachapadadosveadeiros

Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua é uma das atrações mais famosas e peculiares da Chapada dos Veadeiros. Suas formações rochosas foram modeladas pela erosão fluvial originada pelas águas do Rio São Miguel. Dizem que as formações parecem com as crateras lunares, daí seu nome.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-12

O Vale da Lua da Chapada dos Veadeiros.

É um dos atrativos mais visitados na Chapada dos Veadeiros, sendo considerado como um dos passeios imperdíveis em uma visita a região.

Como é visitar o Vale da Lua 

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-9

Bem vindos ao Vale da Lua.

Embora tenhamos chegado a Alto Paraíso pela madrugada, levantamos bem cedo pra começar a explorar as atraçõesda região. Como não dormimos direito decidimos fazer as trilhas mais leves, que são justamente as trilhas das atrações que ficam próximas a Alto Paraíso, entre elas está o Vale da Lua, o primeiro lugar que decidimos visitar nesta trip.

Para chegar ao Vale da Lua a partir da cidade de Alto Paraíso, que era onde estávamos hospedados, é preciso percorrer a estrada que vai até o vilarejo de São Jorge.

Depois de estacionar o carro, é preciso ir até uma pequena edificação onde você deve assinar um termo de responsabilidade e pagar R$20,00 pra ter acesso ao Vale da Lua (o estacionamento já está incluso).

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-10

Orientações para os visitantes.

Neste local tem banheiros e também existe uma pequena lanchonete, onde vendem água, coco gelado, refrigerante, pastel etc.

Do lado esquerdo da bilheteria fica o inicio da pequena trilha de 600 metros, que dá acesso ao famoso Vale da Lua.

A trilha não apresenta dificuldade, mas é bom utilizar um calçado fechado, de preferencia tênis, ou botas para trilhas. Não pela trilha em si, mas sim porque o Vale da Lua é um dos lugares onde mais acontecem acidentes na Chapada dos Veadeiros. Estes acidentes devem-se as suas formações rochosas, já que muita gente tropeça, escorrega, etc.

Já aconteceram inclusive acidentes fatais, ocasionados pelo uso de chinelos/sandálias. Então, use um calçado fechado para chegar até lá e para andar no vale. É mais seguro!

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros

Chagada ao Vale da Lua.

Aliás, já que entramos neste assunto, vale a pena chamar bem a atenção pra que todo mundo tenha muito cuidado, quando forem visitar o Vale da Lua. Como já foi mencionado, acontecem muitos acidentes no Vale da Lua. Não arrisque! Todo cuidado é pouco! Preste muita atenção pra não estragar com seu passeio e nem com o passeio dos outros.

Além do perigo de ocorrerem acidentes, vale ressaltar que o Vale da Lua também é considerado como um dos locais de mais riscos na Chapada dos Veadeiros no período de chuvas (que vai de novembro a abril). É no período de chuvas que costuma acontecer o fenômeno chamado Cabeça d’água, quando o volume do rio aumenta de forma violenta e repentina. Portanto fique esperto com as chuvas!

Mas não fique assustado, é só ter prudencia, que nada irá acontecer!

Voltando a trilha, ao longo do caminho existem alguns mirantes naturais de onde é possível observar toda a exuberância e beleza da Chapada dos Veadeiros.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-8

visual incrível da Chapada dos Veadeiros.

Em mais alguns metros chega-se a tão esperada atração. O cenário é realmente impressionante e as formações rochosas realmente lembram o solo lunar, será!?… pelo menos acho que lembram, já que nunca estivemos na lua pra ver… :o De qualquer forma, são formações realmente incríveis.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-16

As pitorescas formações do Vale da Lua.

As formações esculpidas pelo Rio São Miguel ao longo de cerca de 600 milhões de anos, fazem a alegria dos turistas que além de tirar fotos se divertem nas 3 piscinas naturais existentes no local.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-18

Vale da Lua.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-2

Piscina natural do Vale da Lua.

No período de chuvas a piscina nº 1 fica fechada e a piscina de nº 2 é aberta dependendo do nível do rio. Vale ressaltar que existem funcionários da propriedade que  trabalham como salva-vidas e cuidam dos “banhistas”. Também existem cordas sinalizando limites a serem respeitados.

Nós entramos apenas na piscina de nº 3 que é uma piscina que tem uma pequena cachoeira. Ficamos no Vale da Lua até 11h30 e de lá fomos para a Fazenda São Bento que é onde estão as cachoeiras Almecegas I e Almecegas II.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-3

Um refrescante banho na piscina 3 do Vale da Lua.

Como chegar ao Vale da Lua

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-15

Partindo da cidade de Alto Paraíso são exatamente 30 km até a estrada que dá acesso ao Vale da Lua.

Estes 30km são percorridos quase que totalmente na GO-239, que é uma estrada novinha, um verdadeiro tapete! Percorridos 30 km, uma pequena placa que fica do lado esquerdo de quem vem de Alto Paraíso indica o acesso ao Vale da Lua.

Já pra quem está em São Jorge são apenas 8 km no sentido Alto Paraíso e a placa sinalizando a entrada fica do lado direito.

Na verdade a placa é apenas uma faixa de plástico, fique atento(a)!

Saindo do asfalto da GO-239, é preciso percorrer mais uns 5 km em uma estrada de chão, até chegar no estacionamento onde está o receptivo do Vale da Lua.

O que achamos do Vale da Lua

Esperávamos muito mais do Vale da Lua e tínhamos uma expectativa bem grande sobre o lugar, mas confessamos que a visita ao Vale da Lua foi um pouco frustrante.

Primeiro, porque o lugar é bem menor do que estávamos imaginando. Pensávamos que era um lugar bem maior e na realidade não é. Porém, alguém nos disse que quando visitamos o vale com guias, o acesso a outras partes é liberado… Ou seja, talvez eles não liberem mais espaço porque tem muita gente sem noção e aí o risco de acidentes seria maior ainda.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-7

Vale da Lua

Segundo, porque tinha muuuuuuiiiita gente, mas muita gente mesmo! E o pior é que boa parte destas pessoas é muito, mas muito sem noção. É neguinho querendo ir onde não deve, é nego de chinelo caminhando na borda do canion, é nego tirando selfie e esquecendo dos perigos, enfim…

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros-14

Muita gente…

E terceiro porque achamos que os “seguranças/guarda-vidas” que ficam por lá deveriam ser mais rígidos e reprimir mais a galera. Só enquanto estávamos lá, vimos 2 pessoas caindo e uma querendo pular dentro de um buraco, que segundo o guarda-vida, era um buraco com um túnel e se a pessoa pulasse lá iria ser sugada.

Claro, nós estávamos cientes de que iríamos encontrar as atrações cheias, pois estávamos visitando a Chapada em pleno carnaval.

Ainda podemos acrescentar o fato de que uma parte do Vale da Lua fica fechado durante a temporada de chuvas e entendemos que talvez o acesso a outras partes seja restrito devido a quantidade de gente sem noção… então nossa opinião não pode ser dada com exatidão… Temos que voltar mais uma vez em um período de seca e que não seja feriado, pra que nossa opinião final seja concluída. Mas enquanto isso não acontece, ficamos com a imagem que não é um lugar tãaaao legal assim e olha que essa também foi a mesma opinião das pessoas com quem conversamos no Hostel e nas trilhas.

Mesmo assim, todos que forem a Chapada dos Veadeiros devem visitar o lugar, porque é realmente único.

 Gostou do post – Salve a figura abaixo no Pinterest – Aproveite pra nos seguir por lá.

Vale-da-Lua---Chapada-dos-Veadeiros---Pinterest


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Brasilia, Alto Paraíso, São Jorge, Cavalcante ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


42 Respostas para Visitando o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

  1. Que lindo! Pena a frustração de vocês, mas o lugar parece ser muito bonito e vale a pena conhecer de certo. Amei a piscina natural, que linda!

  2. Patricia Zaina disse:

    Que lugar mais incrível, ainda não tive a oportunidade. Ótimo post, completo de informações. Abraços.

  3. Keul Fortes disse:

    Esse lugar é demais! Vejo as fotos e me surpreendo. Seu post está super completo, ajudando qualquer viajante para planejar sua ida ao Vale da Lua. Parabéns!

  4. Que lugar lindo. Acabei de voltar do deserto e estou alucinada com paisagens assim. Muito legal esse post.

  5. Dilma disse:

    Que lugar mais lindo Itamar! Só tem mesmo que tomar cuidado pra não estragar o passeio e ficar atento às crateras lunares hehehe. O fenômeno Cabeça d’água é perigoso mesmo, acontece também aqui em Morretes-Pr no Rio São João. Lindo passeio, adorei.

    • Itamar Japa disse:

      Exato Dilma! E pior com muita gente você fica até preocupado, gente fazendo coisa que não deve e te deixando tenso, tipo “olha lá aquele cara vai cair” …

      Verdade, aqui em Morretes acontece muito também.;)

  6. Adorei o post, muitas dicas importantes sobre o Vale da Lua, com certeza este é um guia para se compartilhar com quem está indo para Chapada dos Veadeiros, adorei as fotos!

  7. Seu post está incrível. Viajei olhando essas fotos e imaginando este lugar incrível. Vou colocar na minha lista!
    Obrigado por compartilhar!

  8. Excelente post muito bem detalhado, pena que só fui para a chapada diamantina gostaria de ter ido para ai tb.

  9. Ita
    O lugar parece ser muito lindo, mas sabe que eu fui me decepcionando enquanto lia teu relato e antes mesmo de tua confissão?
    rs
    Achei maravilhoso o local, com suas “pedras lunares”, mas a cada foto, um monte de gente e ainda as precauções pelos perigos possíveis, o povo sem noção (não tenho mais paciência)!
    Imagino sim que uma visita fora do carnaval seja mais interessante, quem sabe!
    ;)

    • Itamar Japa disse:

      Sim Juliana, fizemos questão de relatar nossa impressão, pois notamos que de um modo geral, não foi só a nossa opinião. Com todos que falamos sobre o Vale da Lua no hostel ou nas trilhas, todos falaram mais ou menos a mesma coisa.

      O lugar de fato é muito interessante, mas é menor do que imaginamos e aquela muvuca “querendo cair a qualquer custo” tira muito do encanto do lugar.

      Mas precisamos de uma contra prova pra concluir… Um dia a gente volta em um período de seca e fora de feriado pra ver bem, com certeza deve ficar até mais bonito, rsrsr.

      Um abraço!

  10. O lugar deve ser fantástico, mas fico adiando pra visitar exatamente pelas considerações que você fez… Não tenho paciência para ficar no mesmo espaço de gente sem noção, rs.

  11. Gê Azevedo disse:

    Eu tava acompanhando no Instagram e doida para que saísse o post. Que pena que ficaram frustrados. Mas deve ser porque estava lotado mesmo. Infelizmente, isso acaba atrapalhando um pouco.

  12. É, com essa formação de pedras aí só poderia mesmo ter esse nome! rs Não conheço nada ainda da região e estou conhecendo aqui através do blog!

  13. Mariana Bueno disse:

    Carnaval é complicado pq alguns lugares lotam demais e isso acaba prejudicando a diversão, né? Ainda mais q muita gente é sem noção… mas o lugar é bem bonito, adorei as fotos!!!!

  14. Klécia disse:

    Poxa, que pena que vocês não curtiram tanto assim! vou na chapada em junho e vou visitar! Não vai ser feriado entao espero ao menos encontrar menos gente por lá!

  15. Carolina Belo disse:

    Oi Itamar!!! Desde pequena sonho em conhecer esse lugar… Ele me passa uma impressão de ter uma atmosfera incrível! Parabéns pelo post!!!
    Abraços,
    Carolina

  16. Luis Felipe disse:

    Não dá pra negar que esse local é diferente de tudo!! As vezes vemos fotos e esperamos que o local seja mais imponente, mesmo. O que vale é a experiência!!

  17. Paula Abud disse:

    Poxa, que chato ter sido frustrante pra vocês, sei exatamente como é, mas pelo menos ficou a experiência.
    Eu já sou mega medrosa e desastrada, então acho melhor nem ir pra não me acidentar kkkkk.

  18. Que pena que não gostaram tanto! Realmente estava bem cheio, né? Eu tenho muita vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros, mas vou tentar ir em uma época mais vazia, rs. Obrigada pelas dicas!

  19. Leo Vidal disse:

    Muito completo o post, com dicas bem explicadas ideal para quem vai conhecer a região pela primeira vez como eu. Parabéns!

  20. Embora vocês tenham se decepcionado um pouco com o passeio, ainda assim me pareceu bem interessante e bonito. Na próxima façam o passeio completo com os guias e contem tudo aqui pra gente.

  21. Deisy Rodrigues disse:

    Não conheço a Chapada dos Veadeiros, mas fiquei encantada com as suas fotos no instagram, é uma pena que as pessoas seja tão sem noção, mas valeu pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>