Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Visitando a Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio – “De Grátis!”

Usina-Binacional-de-Itaipu-pelo-lado-Paraguaio.Capa_vertedouro

A Usina Binacional da Itaipu é um passeio imperdível pra quem está visitando a região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Sim, você já sabe disso e já está pensando em visitar quando for a Foz do Iguaçu, certo? Mas você sabia que também é possível visitar a Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio? E melhor, você sabia que não é preciso pagar nada no lado paraguaio? Se liga no post e bora visitar a Itaipu “de grátis“!!!


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecenoParaguai


Visitando a Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio

A Usina Binacional de Itaipu é uma das maiores e mais impressionantes obras arquitetônicas do mundo. Foi construída entre os anos de 1975 e 1982 em uma parceria entre o Brasil e o Paraguai. Integra a lista das 7 maravilhas da engenharia mundial e atualmente é a maior usina em produção anual de energia elétrica no mundo. 

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio

A maior usina em produção anual de energia elétrica no mundo.

Nós já tínhamos visitado o lado brasileiro da Itaipu (não deixe de ler o post, tem bastante informações sobre a Itaipu) e desta vez tivemos a oportunidade de conhecer também o lado paraguaio e ver a sua imensidão por um novo ângulo.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-

A vista da Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-8

Bem no cantinho do lado direito da pra ver o Mirante do lado do Brasil.

No lado paraguaio a entrada para os visitantes fica a cerca de 14 quilômetros da Ponte da amizade,  na cidade de Hernandarias. A visitação é bem organizada e os passeios são muito bem orientados por guias paraguaios, porém as explicações são em espanhol.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-Passeio

A guia recebe os turistas que embarcam rumo a Itaipu Binacional.

Assim como no lado brasileiro, a visita ao lado paraguaio da Itaipu começa com a exibição de um vídeo mostrando informações sobre a história, sobre a construção, sobre programas ecológicos e entre outras coisas, dados que comprovam a grandiosidade da Itaipu Binacional.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-Recorde de produção

A grandeza em números.

Se no lado brasileiro uma das comparações feitas é a quantidade de Maracanãs que poderiam ser construídos com o concreto utilizado na obra da Itaipu (210 Maracanãs), no lado paraguaio o mesmo exemplo é utilizado, porém a comparação é feita com o estádio Defensores del Chaco (840 Defensores del Chaco).

Após a exibição do filme um ônibus nos leva até o mirante do lado paraguaio, que fica bem ao lado do vertedouro da represa. Infelizmente no dia em que estivemos lá, o vertedouro estava fechado, mas já fiquei imaginando o espetáculo que é aquele lugar quando o vertedouro está aberto! Se lá do lado brasileiro já é bonito pra ver, imagina do lado paraguaio, que fica literalmente em cima do vertedouro.

ImageHandler

A beleza dos vertedores da Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio. Foto: Divulgação.

Ainda no mirante os guias explicam um pouco mais sobre as curiosidades gerais da Itaipu, depois permanecemos um tempo para tirar fotos e visualizar o local. Logo voltamos ao ônibus para continuar o passeio pela usina.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-Itaipu.

Guia explicando para os turistas algumas coisas sobre a Itaipu.

O passeio que fizemos no Paraguai é bastante similar ao passeio chamado “Visita Panorâmica” que fizemos quando visitamos o lado brasileiro da Itaipu. Basicamente é a mesma coisa, só que invertendo o sentido.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-14

Reparem que no post do lado brasileiro, temos uma foto com o sentido oposto.

Não sei se é porque estava chovendo na hora, ou se realmente não acontece, mas o detalhe é que ao contrário do passeio do lado brasileiro, onde damos uma pequena parada na parte superior da represa pra dar uma olhada no lago de Itaipu, no lado paraguaio não paramos.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-16

Ônibus brasileiro esperando os turistas do lado brasileiro.


 LEIA TAMBÉM: 

- O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO
- CONHEÇA OS SALTOS DEL MONDAY EM CIUDAD DEL ESTE


 

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-17

O lago de Itaipu visto de dentro do ônibus.

De qualquer forma, o passeio do lado paraguaio é bastante interessante principalmente pelo fato da vista por um angulo diferenciado, além de que, como já foi mencionado, quando o vertedouro está aberto o visual deve ser realmente deslumbrante.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-vertedouro.

Imagina a aguaceira rolando!

No passeio ainda tive o privilégio de ser convidado pela simpática guia paraguaia, para sentar no seu banco, que é o primeiro banco do ônibus, ao lado do motorista! Visão privilegiada, pena que começou a chover…

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-

Visual de primeira no passeio pela Itaipu.

Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio-13

A imensidão da Itaipu Binacional.

Além do passeio que fizemos, o lado paraguaio reserva outras opções de passeios como a visita ao interior da usina (somos loucos pra fazer este passeio, mas ainda não rolou), o show de luzes “Iluminación Monumental, a visita a uma Maquete da Itaipu, a visita ao Centro de pesquisas de animais silvestres, a visita ao Refúgio Biológico Tati Yupi e a visita ao Museu de Itaipu Tierra Guarani (em breve post).

Para visitar o Refúgio Biológico Tati Yupi e/ou o Show de Luzes “Iluminación Monumental” é preciso fazer uma reserva antecipada através deste link, na página oficial da Itaipu – Paraguai.

Sabe o que é o melhor de tudo!? Não é preciso pagar nada para visitar as atrações da Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio! Isso mesmo galera, as visitas são inteiramente gratuitas!!!

Como chegar ao lado paraguaio da Usina Binacional de Itaipu

O Centro de visitação da Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio está localizado na cidade de Hernandarias, a cerca de 14 km da Ponte da Amizade. Para chegar lá é muito fácil e você pode ir em táxi, de carro, com agências, ou até mesmo por conta própria em transporte público.

De táxi: A maneira mais fácil de chegar até o lado paraguaio da Usina Itaipu é em táxi, partindo do centro de Ciudad del Este, o valor deve custar entre 50.000 à 70.000 guaranis. Vale ressaltar para ter cuidado com os táxis e dar preferencia a taxistas que estejam em pontos frente a hotéis e grandes shoppings. Lembre-se de tratar o preço antes e no caso de contratar o passeio ida e volta não pague adiantado.

De Carro: Entrando pela Ponte da Amizade segue-se a “Ruta internacional” até a rotatória do quilometro 4, de lá pegue a direita, sentido Hernandarias. Siga a “Super Carretera” por mais 10 km. Não tem erro basta seguir as placas.

De ônibus: Existem onibus de linha que te deixam praticamente na entrada da Itaipu. O custo varia de 3.000 à 5.000 guaranis. É possível pegar estes ônibus no centro de Ciudad del Este, como por exemplo em frente ao Shopping JardínLa Santaniana, Herd tour, Tacuru Pucu, Chaco Boreal e Hernandarias são as empresas que vão até a Itaipu.

Com Agências: Algumas agências de turismo fazem o city tour por Ciudad del Este e região, que inclui o tour da Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio. (Não temos indicações).

Para mais informações acesse o site oficial da Itaipu – Paraguai: http://www.itaipu.gov.py/
Fone: +595 61 599 8040 / 8094 – Email:  cturistico@itaipu.gov.py

O DMEC visitou o Paraguai e a Usina Binacional de Itaipu a convite da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai – SENATUR.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

10 Respostas para Visitando a Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio – “De Grátis!”

  1. Keul Fortes disse:

    Muito interessante esse passeio. Uma boa opção para quando eu for por aí! Achei tudo muito bem explicado. Obrigada pela dica!

  2. Nunca imaginei que teria tanta coisa pra ver assim numa usina.
    Além de muito informativo, deve ser muito curioso visitar uma obra gigantesca dessa.
    Bastante educativo.

    Valeu pelas dicas.

  3. Nossa, que babado! Não sabia que do lado paraguaio tem praticamente os mesmos passeios de graça!
    Quando fui à Foz fiz o circuito especial, que entra dentro da usina, é muito legal, mas não é um passeio barato. Quando voltar, vou tentar fazer todos os outros passeios do lado paraguaio!

  4. Luiza Cardoso disse:

    Puxa estive lá recentemente, mas não deu tempo de conhecer Itaipu! Mas depois de ler sobre a visita de vocês fiquei com vontade de escolher o lado do Paraguai quando eu for! rss!
    Não fazia ideia que o lado paraguaio é de graça, que maravilha hein! Como sempre o lado brasileiro sempre querendo ganhar mais dindin, igual o passeio do macuco que no Brasil é mais caro! haha! Fazer o que…
    Adorei a dica! Super fiquei com vontade de ir na próxima!

  5. Que passeio incrível. Minha esposa adora essas grandes construções, grandes obras da humanidade. Ela ia curtir muito visitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>