Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Vulcão Rano Raraku, a fábrica de Moais.

vulcão rano raraku-9

Conhecido como a fábrica de Moais, o Vulcão Rano Raraku é um dos atrativos mais belos e mais interessantes da Ilha de Páscoa. Foi através das cinzas vulcânicas endurecidas de sua formação, que foram talhados os famosos Moais que estão espalhados por toda ilha.

Rano Raraku

Durante mais de meio século, o Vulcão Rano Raraku funcionou como a principal “Fábrica de Moais” de Rapa Nui. Foram talhados centenas de Moais que estão espalhados por todos os lados da ilha.

vulcão rano raraku

Rano Raraku – a fábrica de Moais Foto: Itamar Japa.

Ainda hoje existem no Rano Raraku, quase 400 moais em diferentes fases de construção. Alguns chegam a medir mais de 13 metros, porém possuem mais que a metade de seus corpos cobertas pelo solo, conforme descoberta de pesquisadores, que escavaram o local em 1955 descobrindo que os Moais eram corpos inteiros e não apenas cabeças.

vulcão rano raraku-10

Moais de Rano Raraku. Foto: Itamar Japa.

Quando você visita o Rano Raraku, você fica imaginando como é que eles faziam pra levar os Moais até os demais lugares da ilha. Bom, existem diversas teorias, mas nenhuma é totalmente convincente. Mas isso é apenas um dos enigmas existentes na ilha! Melhor nem pensar muito né!?

Nossa visita ao Rano Rarakuvulcão rano raraku-3

Chegamos na portaria do Rano Raraku e quando fui procurar o ticket de entrada (o mesmo que da acesso a Orongo, no vulcão Rano Kau) me dei conta que havia deixado o maldito papel no camping. Lá vamos nós atras do papel! Tivemos que voltar até o camping e perder um tempo precioso na visita do vulcão. Ainda bem que fomos visitá-lo bem no dia em que alugamos o carro, menos mal!!!

O passeio ao parque divide-se em 2 partes, ambas são realizadas através de duas pequenas trilhas que iniciam na entrada do parque e se dividem poucos metros à frente.

A primeira trilha, à direita, leva até o local onde eram esculpidos os Moais e a segunda, à esquerda, leva até a cratera do Vulcão Rano Raraku.

vulcão rano raraku-7

Trilha para a fábrica de Moais. Foto: Itamar Japa.

Escolhi percorrer primeiro a trilha que leva até o local onde eram produzidas as gigantescas estátuas. A trilha é cheia de Moais por todo caminho e no final dela, é possível observar diversos Moais em vários estágios de construção, incluindo o maior Moai  feito na ilha, com cerca de 22 metros. Pra se ter uma ideia, só a cabeça deste Moai mede 7 metros e estima-se que ele pese quase 300 toneladas.

vulcão rano raraku-8

Moais ao longo da trilha. Foto: Itamar Japa.

vulcão rano raraku-11

2 Moais gigantes inacabados Foto: Itamar Japa.

vulcão rano raraku-12

Moai inacabado. Foto: Itamar Japa.

Desta região também é possível ter uma das vistas mais belas da ilha. Destaque para os Moais do  Ahu Tongariki. 

vulcão rano raraku-13

Bela vista do Ahu Tongariki. Foto: Itamar Japa.

Outro ponto interessante do passeio, pode passar despercebido em uma visita desacompanhada de guias. É nesse vulcão que está localizado, bem no final da trilha, o Moai Tukuturi, o único Moai talhado com características humanas. Este Moai, ao contrário de todos os demais, tem o rosto arredondado e se encontra ajoelhado. Todos os demais Moais apresentam a mesma fisionomia e estão em pé, imponentes. Só descobri isso quando voltei pra casa…

Para os que acreditam na teoria que afirma que os ETs eram os que orquestravam tudo por lá, esse Moai dá um bom argumento.

vulcão rano raraku-14

Moai Tukuturi, o único com fisionomia humana. Foto: Itamar Japa.

Voltando ao inicio da trilha e seguindo pela trilha da esquerda, após uma breve caminhada chega-se à cratera do vulcão Rano Raraku. Com cerca de 600 metros de diâmetro, a cratera possui em seu centro uma lagoa de aproximadamente 6 metros de profundidade. Ao redor da lagoa estão dezenas de Moais caídos. Não é permitido chegar próximo da lagoa nem ultrapassar o limite estipulado pelas marcações.

vulcão rano raraku-5

Cratera do Vulcão Rano Raraku. Foto: Itamar Japa.

Nós estávamos ansiosos para ir ao Rano Raraku, justamente pra subir o costão que fica do lado direito da cratera, diziam as boas línguas, que é uma das mais belas vistas de toda a ilha!

Tivemos a triste e frustrante noticia de que não era mais possível a ascensão até o costão. Perguntamos à guarda do parque o porque da proibição e ela nos respondeu que um brasileiro tinha se suicidado lá em cima e a partir do ocorrido proibiram a visita. O Murilo, parceiro da viagem, de imediato soltou um “Tinha que ser brasileiro!!! O filho da P… não podia ter subido no telhado da casa dele e pulado de lá!!!” Temos que concordar que pelo menos o cara morreu com estilo né!? – Desculpem pelo humor negro!

Como tive que voltar até o camping pra buscar o bilhete de entrada (e não adianta chorar, os caras não deixam entrar sem o papel), tive que fazer a visita de maneira mais apressada do que meus amigos ( pra não atrasar o grupo) e nem tive muito tempo pra ficar “pescoceando” os detalhes do lugar, como normalmente gosto de fazer, mas de qualquer forma deu tempo de percorrer o belíssimo Rano Raraku e ver alguns dos detalhes da fábrica de Moais. Sem dúvidas alguma, o Rano Raraku é imperdível em uma visita a Rapa Nui!

Ah!!! Detalhe: nós chegamos no vulcão com sol e poucas nuvens e saímos de lá com uma chuva bem forte. Vale ressaltar que o tempo na ilha muda de repente e sem breve aviso, esteja preparado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>