Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Areguá – Opção de Bate-volta a partir de Assunção.

Areguá é uma pequena cidade localizada nas cercanias de Assunção. É uma ótima dica pra um bate e volta pra quem tem tempo sobrando em Assunção, ou pra quem visita a capital paraguaia em um dia como o domingo, quando quase todos os atrativos ficam fechados (ou em reforma). Confira:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca 
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecnoParaguai


No post onde falamos sobre nossa passagem por Assunção, contamos que o domingo na capital paraguaia é bem paradão e a cidade fica meio deserta. Também falamos que por indicação do Staff do Hostel onde nos hospedamos, fomos visitar a cidade de Areguá, que fica a apenas 30 km de Assunção.

Neste post vamos contar um pouco sobre esta cidadezinha que caiu de paraquedas em nossa viagem.

Areguá

aregua-paraguai-Bate e volta de Assunção

As ruas tranquilas de Areguá

Areguá é a capital do Departamento Central, o menor departamento do Paraguai e ao mesmo tempo o mais ovoado, com cerca de 35% da população do país. A cidade possui pouco mais de 70 mil habitantes e tem como principal fonte econômica o cultivo do morango. Areguá foi fundada em 1538 e ainda hoje é possível observar diversos casarões do período colonial.

Areguá é conhecida como a “capital do morango” e durante o mês de agosto (temporada do morango), a cidade celebra o Festival do morango (Festival de la frutilla) e recebe muitos turistas (a maioria paraguaios) que buscam a fruta e também diversos produtos feitos com morangos.

aregua-paraguai-LagoYpacaraí

Lago Ypacaraí

Mas não é só durante a festa do morango que os turistas paraguaios vão até a cidade. Nos finais de semana muita gente vai a Areguá pra aproveitar da Playa de Areguá, uma pequena praia existente as margens do Lago Ypacara.

A cidade também se destaca na produção de artesanatos, principalmente feitos em barro.

O que ver em Areguá

  • Playa de Areguá

A Playa Municipal de Areguá é um espaço recreativo que tem como principal atração a pequena praia formada nas margens do Lago Ypacaraí. O principal destaque do local é o molhe onde os paraguaios aproveitam pra apreciar a calmaria das águas do lago, conversar, tomar um tererê, ou aproveitar a internet gratuita que existe no local.

aregua-paraguai-12

Molhe no Lago Ypacaraí.

Embora a água do lago seja barrenta, ainda assim, vimos algumas pessoas usufruindo da pequena praia.

aregua-paraguai-14

Tem até ondas no lago Ypacaraí

aregua-paraguai-16

Visual do lago do Ypcaraí

Até os cachorros aproveitam o lago pra dar uma refrescada. É amigos, o calor paraguaio não é fraco, literalmente!

aregua-paraguai-17

Cachorrinhos no lago Ypacaraí e o visual paraguaio.

A Playa de Areguá é uma praia pertencente ao município de Areguá e para entrar é preciso pagar mil guaranis. No seu interior é proibido o consumo de bebidas alcoólicas, afim de manter o clima familiar.

Passeios de barco pelo lago estão disponíveis por 15 mil guaranis.

  • Paróquia Nossa Senhora da Candelária

A pequena igreja que fica no alto de uma colina destaca-se em meio ao colorido das flores. A partir de suas imediações é possível ter um belo visual da cidade e do Lago de Ypacaraí.

aregua-paraguai-Igreja da Candelária

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

aregua-paraguai - vista panorâmica

Vista do lago de Ypacaraí a partir da igreja da Candelaria.

  • Calle de la candelária

Esta rua é uma das mais interessantes da cidade pois está repleta de artesanatos, principalmente os feitos em barro (especialidade da região). É de deixar até os não consumistas (como eu) com vontade de comprar uma bugiganga pra decorar a casa. São milhares de peças lindas expostas pela rua toda em diversas bancas.

aregua-paraguai-artesanatos

Calle de la Candelaria – Milhares de artesanatos.

  • Casas coloniais

Andar pelas ruas de Areguá é uma verdadeira imersão ao passado. São dezenas de casas coloniais espalhadas por todos os lados. Algumas delas estão abandonadas e mal conservadas, mas outras estão muito bem conservadas. Algumas funcionam como galerias/museus, outras como lojas e outras ainda são residências.

aregua-paraguai-casas coloniais

Casas coloniais em Areguá.

  • Antiga estação ferroviária

Inaugurada em 1862 a antiga estação ferroviária foi uma das mais importantes estações ferroviárias do Paraguai. Seu prédio é considerado como de Areguá funciona o Centro Artesanal de la Cuenca, um espaço turístico e cultural que busca o desenvolvimento artesanal da região. O centro Artesanal foi criado e está sobre orientação da Estacion A. Também é possível ver ainda alguns dos antigos vagões, que infelizmente perdem-se no tempo.

aregua-paraguai-estação de trem

Vagões deteriorados em Areguá.

  • Cerro Koi

Apesar de não termos visitado, não podemos deixar de mencionar o Cerro Koi, já que descobrimos que neste lugar existem formações rochosas que só existem em 3 lugares do mundo, no Canadá, na Africa do Sul e no próprio Cerro Koi, em Areguá. Embora seja um lugar bem interessante, o acesso a este morro não é muito fácil e nem os próprios moradores sabem direito.

cerro-koi-paraguai-cerro koi

Cerro Koi. Foto: Wikigogo

  • El Cántaro

Outro lugar muito legal, mas que também não visitamos (e na verdade só descobrimos sua existência tempos depois) é a Bio escola Popular que funciona desde 2004 na cidade. A escola popular tem como um dos objetivos preservar a arte popular e indígena da região. A escola disponibiliza entre outras coisas cursos gratuitos que resgatam as manifestações culturais de várias partes do país e despertam uma juventude com uma visão mais critica e comprometida.  Saiba mais aqui.


LEIA TAMBÉM:

O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO, CAPITAL DO PARAGUAI
SALTOS DEL MODAY – EM CIUDAD DEL ESTE


A cidadezinha de Areguá é bem pequena e em meio dia da pra ver todas as principais atrações. Vale ressaltar que o calor no Paraguai é terrível, então se você quiser se refrescar na prainha do Lago Ypacaraí, reserve um dia, embora a água não . 😉

aregua-paraguai-Artesanato

Areguá – Paraguai

Como chegar em Areguá

De Ônibus: Existem 2 linhas de ônibus que vão de Assunção até Areguá. São as linhas 11 e 111, o custo é de 2,100 guaranis cada.

De Carro: partindo de Assunção é necessário pegar a Ruta II até a cidade de Capiatá, nesta cidade uma placa indica a entrada de Areguá, a esquerda.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Areguá, Assunção, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *