Conheça um pouco da história de Assunção, capital do Paraguai e mãe das cidades.

Publicidade:

Você sabia que Assunção é uma das cidades mais antigas da América Latina? Sabia também que Assunção é uma das capitais mais seguras do continente latino? E mais, você sabia que Assunção não parece com o que a maioria das pessoas imaginam do Paraguai? Neste post nós vamos contar sobre nossa passagem em Assunção, capital do Paraguai e mãe das cidades. Confira:

HISTÓRIA DE ASSUNÇÃO

Fundada como um forte em 1537 e oficializada como cidade em 1541, “A muito nobre e leal cidade de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção” (La Muy Noble y Leal Ciudad de Nuestra Señora Santa María de la Asunción) é conhecida simplesmente Assunção,(Asunción) um belo encurtamento de seu longo nome oficial.

Assunção é uma das cidades mais antigas da América do Sul e foi uma das principais cidades coloniais da Espanha. Foi a cidade mais importante da chamada Provincia Gigante de las Indias, uma região que se estendia desde o Amazonas até a Patagonia.

Assunção e seus edifícios coloniais.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Ciudad del Este, compras e muito mais.

Assunção: Capital do Paraguai e mãe das cidades.

Você deve estar se perguntando o porquê do título “Assunção, capital do Paraguai e mãe das cidades” né?

Vamos explicar, senta que lá vem a história: Assunção foi fundada como um forte e foi a partir deste forte que saíram as expedições que refundaram a cidade de Buenos Aires (até então destruída por indígenas e abandonada pelos espanhóis) e várias outras cidades importantes da época.

A partir das expedições oriundas de Assunção foram fundadas mais de 70 cidades pelos territórios que hoje formam os países da Argentina, Brasil, Bolívia e claro, o próprio Paraguai.

Publicidade.

Além de Buenos Aires foram fundadas cidades importantíssimas para a época como Corrientes, Santa Cruz de la Sierra, Santa Fé, Córdoba, Villarrica e a antiga capital de Santiago de Jerez, que fica localizada no atual estado de Mato Grosso.

Assunção foi fundada em terras indígenas pertencentes aos índios Carijós – Guaranis, que ao contrário de outras tribos, se mostraram amistosos. Conta a história que os invasores europeus selaram alianças com esta tribo, o que facilitou a vida dos Espanhóis na região.

Paraguai potência econômica da América Latina.

Antes da Guerra da Tríplice Aliança, conhecida pelos brasileiros como a “Guerra do Paraguai”, a cidade de Assunção era uma das cidades mais desenvolvidas da região e o Paraguai era uma dos países mais evoluídos e industrializados do continente.

Com a guerra, o Paraguai e a cidade de Assunção foram saqueados e destruídos quase que por completo pelos brasileiros e aliados.

A guerra massacrou mais de dois terços da população paraguaia e praticamente acabou com quase todos os homens e meninos do país.

O que era um país desenvolvido, ao ponto de fazer frente e concorrência comercial com a Inglaterra, se tornou um dos países mais pobres da América Latina.

As guerras sempre possuem muitos interesses nos bastidores e até hoje não há interesse das grandes nações em ver países subdesenvolvidos crescendo e ameaçando suas hegemonias.

Ao mesmo tempo que acabaram com o Paraguai, endividaram o Brasil e aliados, que tiveram que pagar as enormes dívidas da guerra para Inglaterra durante muito tempo.

Os ingleses ganharam 2 vezes: eliminaram a concorrência comercial na região e receberam por longos anos o dinheiro das armas e dos empréstimos (e juros) realizados aos aliados…

Cabildo de Assunção.

Atualmente a economia do Paraguai se desenvolve bem e hoje é uma das que mais crescem na América Latina. O país tem atraído muitos brasileiros que buscam investimentos no país, principalmente no agronegócio.

Segurança em Assunção

A capital, Assunção, é a cidade mais populosa do país com cerca de 550 mil habitantes.

Comparando com outras capitais latinas, é possível considerar Assunção como uma das capitais mais seguras do continente. Logicamente é necessário ter todos os tipos de precauções que você teria em qualquer grande centro brasileiro.

Também é preciso ficar mais atento em áreas de risco, como por exemplo a região próxima ao bairro La Chacarita, que fica próximo ao centro histórico.

Povo simpático e acolhedor

Os moradores de Assunção são, em sua grande maioria, bastante simpáticos e acolhedores! Boa parte da população fala português e possui simpatia pelo Brasil. A comunicação não será problema.

Assunção cidade muito quente – Temperatura

Nossas experiências pela cidade foram bem agradáveis, apesar do calor infernal que castiga a cidade sem dó! Pegamos 42º em Assunção, tem ideia!? E olha que nem visitamos a cidade no auge do calor!

A melhor época pra visitar Assunção é no inverno, quando a temperatura máxima atinge 21º e a mínima fica em torno de 13º. O inverno, que vai de Maio a Setembro, também é a época menos chuvosa.

Já no verão a temperatura mínima fica em torno de 22º e a máxima ultrapassa os 40º tranquilamente. O calor é acentuado pela umidade alta característica da época, que proporciona uma sensação térmica bem mais elevada.

Panteón de los heroes
Panteón de los Heroes – Assunção

Idioma oficial: Espanhol e Guarani

Outra curiosidade bastante interessante é que o Paraguai é um dos únicos países latinos, onde a língua da população originária é considerada língua oficial.

No Paraguai mais de 90% das pessoas falam os 2 idiomas oficiais, o Guarani e o Espanhol.

Em Assunção também é comum pessoas que falam o Yopará, que nada mais é que um dialeto oriundo da junção das 2 línguas (espanhol e guarani). Yopará é uma palavra originária no Guarani e significa exatamente “mistura”.

É muito comum caminhar pelas ruas de Assunção (assim como em todo Paraguai) e ouvir os locais falando em outra língua.

Aliás, isto acontece muito em Ciudad del Este, quando os comerciantes da fronteira se comunicam em Guarani pra que você não entenda nada.

Moeda

A moeda oficial do Paraguai é o Guarani (₲) – PYG. Sua cotação é: R$1,00 = ₲ 1.436,71 (Cotação atualizada 05/2023).

Em muitos lugares aceitam reais e também o dólar.

Nossa 1ª passagem por Assunção

Chegamos ao Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi na madrugada de domingo. Para não gastar com táxi, esperamos o dia amanhecer no aeroporto.

Como estávamos começando nossa viagem pelo Paraguai e Argentina, não poderíamos nos dar o luxo de gastar com táxi (que custava cerca de 100 mil Guaranis até o centro- cerca de R$90,00 – valor atualizado em 05/2020). Esperamos um pouquinho, logo amanheceu e economizamos 90 pilas.

Vale ressaltar que o aeroporto de Assunção disponibiliza uma internet super rápida gratuitamente, então dá pra passar o tempo com tranquilidade.

Logo pela manhã pegamos o ônibus que vai até o centro. Seu ponto fica logo na saída do aeroporto, do lado direito do estacionamento.

Como sair do aeroporto de Assunção.
Foto tirada do ponto de ônibus. O aeroporto fica lá atrás no canto esquerdo da foto.

A linha que vai até o centro é a Linha 30 (Linea 30  Ramal Azul – Aeropuerto), da empresa Vanguard (Tel +595 21 642 369).

Esta linha funciona das 5h até às 20h e parte a cada 10/20 minutos.

O trajeto até o centro é percorrido em aproximadamente 45 minutos.

Os ônibus normalmente são velhos, mas são bem baratos.  Pagamos 2,100 guaranis (aproximadamente R$ 1,90 – valor atualizado em 05/2020) por pessoa.

Aliás, todos os ônibus em Assunção são bem baratinhos, os convencionais custam 2,100 guaranis e são os ônibus coloridos, típicos do Paraguai. Os ônibus mais luxuosos custam 3,300 guaranis (aproximadamente R$2,90 – valor atualizado em 05/2020), estes últimos possuem ar condicionado e até TV.

Nós nos hospedamos no Hostel La casita de la abuela – Hostal Verde e assim que chegamos lá, deixamos nossas coisas e saímos pra conhecer a cidade.

Percorremos o centro histórico de Assunção, mas a cidade parecia uma cidade fantasma, com praticamente tudo fechado e quase ninguém nas ruas.

Andamos pra lá e pra cá e voltamos pro Hostel próximo do meio dia, comentei com o pessoal do Staff que a cidade tava “meio deserta” e eles me confirmaram que no domingo os assunçãoenses (ou assuncionenses) não costumam sair pela cidade e muitos vão para as cidades próximas.

Por sugestão do Nando (staff do Hostel), acabamos indo conhecer a cidadezinha de Areguá, que fica a 30 Km de Assunção.

Retornamos no fim da tarde e ainda deu tempo de visitar o Jardim Botânico de Asunción. Lá perto existe uma igreja bonita, a Iglesia de la Santisima Trinidad, mas nós não fomos até lá porque já estava escurecendo!

Museu de História Natural no Jardim Botânico de Assunção.

Voltamos ao centro e aproveitamos um pouco da noite de domingo de Assunção, que se mostrou bem mais animada que durante o melancólico dia. Bastante gente na rua, músicos e artistas animando as calçadas, prédios iluminados e coloridos e vários barzinhos que pareciam bem animados.

Palácio de los López - Palácio presidencial
A iluminação noturna do Palácio de los López, a sede do Governo do Paraguai.

Nós não fomos em nenhum bar, mas tomamos uma cervejinha estupidamente gelada e comemos no Nã Eustaquia, um lugar bem legal, que descobrimos pelo relato do pessoal do Blog Projeto 101 países.  Aliás vale ressaltar que a cerveja no Paraguai é servida bem gelada… Ainda bem né? Com aquele calor, não poderia ser diferente!

Acordamos cedo e fomos com o Nando visitar o Mercado 4 de Asunción (mercado popular), lá tivemos um contato mais profundo com a realidade cultural de um país típico da América Latina! Nós adoramos este tipo de mercado, é uma verdadeira imersão à realidade da cultura local!

Comida de rua no Mercado 4.
Lanche no Mercado 4 -Mercado popular de Assunção.

Depois da visita ao mercado popular, continuamos explorando a capital do Paraguai, que desta vez estava bem pulsante. Enfim, conhecíamos o cotidiano de Assunção.

Fomos a alguns dos principais pontos de interesse do centro, como: a Catedral de Asunción,Panteón Nacional de los Héroes, o Cabildo, o Palacio de los Lopez, a Iglesia de la Encarnación e a Estacion Central del Ferrocarril Carlos Antonio Lopez. Infelizmente 2 dos principais cartões postais da cidade, o Panteón e o Cabildo estavam fechados pra reforma e também não conseguimos visitar a estação de trem, pois fomos depois das 16h.

Estacion Central del Ferrocarril Carlos Antonio Lopez

Caminhamos bastante e sentamos na Plaza Uruguaya, onde desfrutamos da bebida mais tradicional do Paraguai, o tererê. Aproveitamos pra observar o cotidiano dos paraguaios. Nós adoramos observar a cidade.

Tomando um tererê em um parque de Assunção.
Vai um tererê aí?

Vale ressaltar que os paraguaios tomam muito tererê! Você vai perceber que quase todo mundo anda com sua garrafa térmica e sua guampa, uma espécie de “cuia” pra tomar o tererê.  Com o calor que faz no Paraguai, é fácil de entender porque eles tomam tanto tererê.

No fim da tarde fomos até a Loma San Jeronimo (um bairro carente revitalizado para o turismo). Retornamos ao centro e ainda tomamos umas cervejas no bar mais antigo de Assunção, o Lido Bar, que fica bem em frente ao Panteón.

Escadaria colorida na Loma de San Jeronimo, em Assunção.
La escalera Loma de San Jeronimo

Ali no bar mais antigo de Assunção, decidimos encurtar em um dia nossa estadia na capital do Paraguai. Já tínhamos visto a maioria dos atrativos da cidade, e faltavam poucas coisas pra ver, como o Museu do Barro e o estádio Defensores del Chaco. Concluímos que um dia inteiro pra ver poucas coisas seria desnecessário e resolvemos seguir viagem noturna para Encarnación, no sul do Paraguai. Voltaremos um dia pra ver o que faltou, o que estava fechado e o que estava em reformas.

Você deve ter percebido que falamos superficialmente sobre os atrativos de Assunção, mas fique calmo, temos um post super completo falando sobre o que fazer em Assunção, a capital do Paraguai e mãe das cidades!

Assunção é uma cidade bem diferente do que a maioria dos brasileiros pensa a respeito do Paraguai. Claro que a imagem das cidades de fronteira sempre será a primeira imagem lembrada quando se fala em Paraguai, mas Assunção é bem diferente. É uma cidade segura, tranquila, relativamente limpa e muito acolhedora. Depois que os seus atrativos estiverem reformados, eu super indico uma visita de 2 ou 3 dias.

Jajetopata (Nos vemos em breve, em Guarani)

PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem no Paraguai através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado.

EXPERIÊNCIA: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARAGUAI

Visitando uma fábrica de Erva mate no Paraguai.
Conheça a Missão Jesuíta La Santisima Trinidad del Paraná.
+ Roteiro de 7 dias percorrendo o Paraguai.
Mercado 4 de Assunção – um mergulho na cultura local.

Gostou deste post sobre a história de Assunção?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma informação interessante sobre a história de Assunção deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar ao Paraguai utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Artigo anteriorJá pensou em viajar com o dinheiro de coisas que você jogaria fora?
Próximo artigoO que fazer em Assunção, capital do Paraguai.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.