Bate e volta de Brasília até Pirenópolis, a terra dos Pirineus.

Publicidade:

Aproveitando nossa viagem até Brasília, esticamos um pouquinho mais e fomos conhecer a encantadora cidade de Pirenópolis, que fica a apenas 150 km da capital do Brasil. Confira como foi a experiência:

Pirenópolis – Goias

Pirenópolis, ou simplesmente Piri, como é carinhosamente chamada pelos locais e pelos íntimos, é uma cidade histórica localizada no Planalto Central Brasileiro, quase que entre Brasilia (150 km) e Goiânia (120 km).

Pirenópolis-Goias
A bela cidade de Pirenópolis.

Foi criada em 1727, como um pequeno vilarejo chamado Mina de Nossa Senhora do Rosário e de Meia Ponte; tornou-se Vila em 1832 e cidade em 1853.

Foi um importante centro urbano nos séculos XVIII e XIX, quando a região destacava-se com a exploração de ouro e mais tarde com a produção de algodão.

Pirenópolis significa a cidade dos Pireneus, uma alusão a Serra dos Pirineus, que circunda a cidade.

A cidade conta com um centro histórico repleto de casas coloniais e possui um belíssimo acervo arquitetônico, sendo considerada Patrimônio histórico e Artístico Nacional desde 1989.

Pirenópolis-Goias
Pirenópolis.

Pirenópolis é um dos mais importantes berços da música sertaneja e os cidadãos mais ilustres são Zezé Di Camargo & Luciano. A cidade foi cenário do filme “2 filhos de Francisco”, mas nós só ficamos sabendo disso depois que voltamos.

>>> HOSPEDAGEM EM PIRENÓPOLIS: Encontre a melhor opção para se hospedar em Pirenópolis. Reserve agora e garanta o melhor preço. 

Publicidade.

Partindo de Brasília para Pirenópolis

Alugamos um carro pra visitar Pirenópolis, já que o valor do ônibus pra nós 2 seria mais caro que o próprio aluguel do carro. Pagamos R$98 em um veiculo popular (Fiat Uno).

Partimos cedinho, mas depois de quase 40 minutos de estrada, me dei conta que tinha esquecido a carteira no hostel e tive que retornar! Eita nóis!!! Mesmo com o imprevisto, lá pelas 10h estávamos chegando à cidade…

A viagem dura em torno de 2h e as estradas que ligam Brasília à Pirenópolis estão em excelentes condições.

bate e volta de Brasilia para Pirenópolis
Estradas em ótimas condições.

Chegamos à Pirenópolis com chuva, mas isso não durou muito e mesmo com a maioria do dia nublado, o sol deu as caras diversas vezes.

Pirenópolis-Goias
Bem vindo a Pirenópolis.

O que ver em Pirenópolis

Quem nos conhece sabe o quanto gostamos de perambular pelas ruas das cidades, então imaginem como ficamos felizes em ruas tão encantadoras, como as ruas do centro histórico de Piri!

Casas Coloniais

Logo que você chega ao centro histórico de Pirenópolis, você já tem a certeza de que a viagem até lá valeu a pena. São centenas de casinhas coloniais coloridas, que encantam o olhar de qualquer viajante!

Casas coloniais
Casario de Pirenópolis.
Pirenópolis-Casas e ruas de pedras
Ruas de Pirenópolis.
Pirenópolis-4
Pirenópolis.
Ruas de pedra em Pirenópolis
Ruas de Pirenópolis.

Igrejas Históricas

As 3 igrejas existentes em Pirenópolis, também são destaque, em especial a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, considerada como a mais tradicional igreja católica do estado de Goiás.

Esta igreja também é uma das maiores construções de taipa de pilão do Centro Oeste. Foi construída entre 1728 e 1732, mas em 2002 sofreu um grande incêndio. Foi totalmente restaurada a partir de 2003.

Igrejas de Goias
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Pirenópolis-Igreja Matriz
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Lá no alto da ladeira está a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde seu destaque é a imagem de nosso Senhor do Bonfim em tamanho original. Esta igreja também foi construída em taipa de pilão, entre os anos de 1750 e 1754.  No dia em que estivemos lá, a igreja estava fechada!

Pirenópolis- Igreja
Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Outra bela atração é a Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra. Esta igreja foi construída pelos escravos do minerador Luciano Nunes Teixeira, com o propósito de servir como capela particular. Teve alterações na arquitetura em 1868 e em 2009 foi reaberta como Museu de Arte Sacra. Para nossa tristeza também estava fechada quando estivemos na cidade.

Pirenópolis-Igrejas históricas
Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra.

Pontes

A Ponte sobre o Rio das Almas foi construída em 1946, reproduzindo a antiga ponte de madeira dos tempos coloniais.

A partir dela é possível visualizar outro ponto turístico, a casa de Câmara e Cadeia, prédio de 1919 que abrigou no pavimento superior a Câmara Legislativa Municipal e no pavimento inferior a Cadeia da cidade. Atualmente abriga o Museu do Divino.

Pirenópolis-25
Ponte sobre o Rio das Almas e a antiga Câmara e Cadeia Municipal.

Outra ponte que destaca-se é a Ponte Pênsil Dona Benta.

Pirenópolis-Ponte Pensil
Ponte Pênsil Dona Benta.

Os “chifrudos” (Os Mascarados)

Os Mascarados, são estátuas referentes a personagens típicos do folclore local e estão espalhados por toda cidade.

São personagens das Cavalhadas, festa típica de origem portuguesa, que acontece em Pirenópolis, e simboliza em encenações de jogos medievais, uma batalha entre cristãos e Mouros…

Os Mascarados saem pela cidade fazendo algazarra e segundo a tradição espantam os espíritos do mau.

Pirenópolis-Mascarados
Personagem folclórico típico de Pirenópolis: Os Mascarados.

As Cavalhadas acontecem durante a Festa do Divino Espirito Santo, a festa mais importante da cidade, quando milhares de pessoas lotam a cidade para a tradicional festa que dura cerca de 12 dias.

Museus

A maioria dos museus da cidade estavam fechados (lembrando que estivemos por lá em uma terça feira de carnaval), mas se você for visitar a cidade, não deixe de visitar os museus como o Museu das Cavalhadas, o Museu Lavras do Ouro, Museu da Familia Pompeu e o Museu Rodas do Tempo, este último (particular) sobre veículos antigos de duas rodas.

Rua do Lazer

A gastronomia de Pirenópolis também é destaque e a Rua do Lazer é o lugar onde estão as mais variadas opções da cidade. São dezenas de bares e restaurantes que são um verdadeiro ponto de encontro de gastronomia e lazer, ideal para provar a comida local e/ou tomar uma cervejinha, apreciando a cidade. Não deixe de experimentar o empadão ( nesta rua, os preços normalmente são mais altos).

Carnaval
Rua do Lazer.

Atrativos naturais

Além da beleza e riqueza histórica da cidade, Pirenópolis atrai muitos visitantes que buscam atividades ao ar livre como as diversas cachoeiras que existem na região.

São várias cachoeiras, algumas localizadas bem próximo ao centro (cerca de 3,5km) e outras mais distantes.

Nós pretendíamos também, conhecer pelo menos uma das cachoeiras da região, mas o tempo fechou e nos pareceu que ia cair um temporal. Como a cidade tinha sido atingida recentemente por um temporal que causou um grande alagamento, com muitos danos à cidade. Fomos orientados a não irmos até as cachoeiras, porque a chuva dava pinta que ia cair forte… Acabamos não indo e a chuva nem chegou a cair direito… só umas gotinhas!

Mas tudo bem, nossa visita ao centro histórico foi mais que válida, Pirenópolis é uma cidade muito encantadora, que definitivamente figura entre as cidadezinhas mais bonitas que já conhecemos! Super recomendo um passeio em Piri!

Atrativos nas proximidades de Pirenópolis

Outro grande atrativo, que fica próximo a Pirenópolis é o Parque estadual dos Pireneus, que fica a apenas 20 km da cidade.

Também existe o Salto Corumbá que fica bem próximo dali, na estrada que dá acesso a Pirenópolis.

Salto Corumbá - Goias
Salto Corumbá.

PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em pirenópolis, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparador e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide.

– Alugue um carro para ir até a Pirenópolis! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre este Bate e volta de Brasília para Pirenópolis?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre Pirenópolis deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE GOIAS: 

+ Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, a bela da Chapada dos Veadeiros.
+ Conhecendo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 
+ Cachoeiras Almécegas (I e II) e muita chuva na cabeça!
+ Visitando o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. 
+ Carnaval na Chapada dos Veadeiros – Roteiro 3 dias.

Artigo anterior1 ano de blog! Parabéns De Mochila e Caneca!
Próximo artigoUsina Binacional de Itaipu em Foz do Iguaçu. Como foi a visita.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here