Bolívia – La Paz – Resumão da cidade – 1ª impressão.

Publicidade:

Hoje conto pra vocês como foi a primeira viagem que fiz pra Bolívia – La Paz.  Ahhh Bolívia… um país pelo qual me apaixonei e me enche de vontade de voltar. Um país que certamente está entre os meus preferidos.

Bolívia – La Paz

Embora tenhamos aprendido na escola que La Paz é a capital da Bolívia, esse fato não é totalmente correto. La Paz é apenas a sede do governo boliviano e dos poderes Legislativo, Executivo e Eleitoral.

A verdadeira capital constitucional da Bolívia é a cidade de Sucre, que também é sede do poder Judicial.

Podemos dizer então que a Bolívia tem 2 capitais? Sim, é isso mesmo!

La Paz, a “capital” mais alta do mundo, é uma cidade bastante pitoresca. Conhecê-la foi um verdadeiro choque cultural e certamente achei tudo muito diferente, ainda mais que era uma das minhas primeiras viagens internacionais.

A cidade é uma verdadeira loucura e isso em vários sentidos: comidas, cultura, trânsito, altitude, belezas naturais, enfim a “capital” da Bolívia é muito diferente do que eu já tinha visto.

>>> LEIA TAMBÉM: + Lago Titicaca, Copacabana e Isla del Sol. 

Altitude

Saí do Brasil bem preocupado com a tão falada e tão temida altitude e logo que chegamos no aeroporto de El Alto, fiquei mais assustado ainda.

Publicidade.
Bolivia - La Paz- Remédio para a altitude.
Remédio pra Soroche.

De cara, logo depois que desembarquei do avião, vi algumas pessoas passando mal. Estas pessoas usavam máscaras de oxigênio, estavam deitadas no chão e aparentemente estavam quase morrendo.

Imediatamente pensei – “Tô ferrado, daqui a pouco o Soroche vai me pegar e daqui a pouco vai dar isso em mim.”

No entanto, apesar do medo, não deu nada. Na verdade não senti nadinha da altitude – dor de cabeça, tontura, não sei o que mais, absolutamente nada. Da mesma forma o Cleiton, meu parceiro de viagem, tampouco sentiu qualquer sintoma de altitude.

Para não dizer que não sentimos nada, sentimos uma forte ardência no nariz.

Mas é bom deixar bem claro que isso varia de pessoa pra pessoa, lógico! Algumas pessoas ficam mal mesmo, enquanto outras não sentem nadinha… Não tem como saber se você vai sentir a altitude, ou não.

Em todo caso, existem vários remédios pra amenizar o Soroche… E claro a tradicional folha de coca (que não é droga!!!).

>>>SEGURO VIAGEM: Não viaje para a Bolívia sem SEGURO VIAGEM! Contrate seu seguro agora e viaje mais tranquilo! 

De El Alto à La Paz

O aeroporto de La Paz, na verdade fica na cidade vizinha de El Alto, localizada a cerca de 15 Km de La Paz e a quase 4100 metros de altitude.

Pra chegar em La Paz pegamos um táxi, que é bem barato na Bolívia e como o aeroporto fica bem próximo, acho que a melhor opção realmente seria o táxi. Se for utilizar tái, lembre-se de combinar o preço antes.

Pra quem não quer encarar o táxi, existe um coletivo (212) que vai de El Alto até La Paz.

ATUALIZAÇÃO: Hoje em dia existe o teleférico e vans que descem até o centro.

O primeiro dia – primeira impressão

Chegamos pela madrugada, então não deu pra dar aquela tradicional “geral” na cidade, entretanto a ansiedade de conhecer a cidade nos fez acordar cedo no outro dia e 7h da matina eu já estava na janela do hostal tirando fotos da primeira chola, que até então era uma novidade.

Depois perceberíamos que as cholas fazem parte da paisagem e do cotidiano de La Paz e de boa parte da Bolívia.

Bolivia - La Paz - Chola
A primeira Chola, a gente nunca esquece.

No café da manhã (desayuno), experimentei pela primeira vez o famoso mate de coca, que nada mais é que um chá normal feito das folhas da coca. Falei um pouco sobre a folha de coca no em ouro post que fiz sobre a Bolívia e também no post que fiz sobre o Museu da Coca, em La Paz.

Recomendo fortemente que tome para ajudar o organismo a se adaptar à altitude.

Saímos pra dar uma olhada na cidade e ao colocar o pé pra fora do hostal, conhecemos realmente a cidade de La Paz. De imediato aquele choque cultural nos fez pré-definir a cidade: uma verdadeira loucura.

>>> HOSPEDAGEM: Encontre e reserve agora a sua hospedagem em La Paz e garanta o melhor preço. 

Trânsito maluco

A primeira coisa que nos chamou a atenção foi o trânsito. Basicamente, o trânsito de La Paz é composto apenas por vans e táxis, os responsáveis por boa parte do transporte na cidade. Ônibus existem, mas são bem poucos, assim como os carros particulares, que também são poucos.

ATUALIZAÇÃO: as coisas mudaram bastante e nos dias de hoje existem muitos ônibus, também aumentaram os carros particulares e além disso o teleférico atualmente é um dos principais meios de locomoção dentro da cidade.

Todos os veículos têm uma coisa em comum, buzinas! Os caras buzinam pra tudo e pra todos e o incrível é que eles se entendem.

Pelo que percebi, as leis de trânsito parecem não existir, é cada um por si e a vez é daquele que chegar primeiro, ou daquele que “se enfiar” primeiro! Ah, e isso serve para os pedestres também.

Até se acostumar você fica um bom tempo na calçada tentando cruzar uma rua movimentada. Não vai demorar muito e você estará “se enfiando” entre os carros.

trânsito
Bolívia – La Paz- Trânsito intenso e confuso, Bolívia – La Paz.

Comércio de Rua

Além do trânsito, o que chama muita atenção é o comércio, que é constituído basicamente por algumas lojas e milhares de ambulantes espalhados pelas ruas.

Em sua maioria o comércio ambulante é formado por cholas, que vendem de tudo como: frutas, legumes, pães, carnes, queijo, brinquedos, produtos de higiene, roupas, ervas, enfim, tudo mesmo.

E por falar em comércio, as coisas lá são muito baratas, desde roupas, comidas, eletrônicos, transporte etc…

Ambulantes
Bolívia – La Paz – Hora de comprar um “antisovaco” pra caminhar mais tranquilo.

Antes de viajar eu estava pesquisando sobre La Paz e em um dos relatos que li, vi um cara falando sobre os preços das coisas na cidade. Me lembro exatamente da frase que ele usou: “se você puder ir de cueca e deixar para comprar tudo lá, vá” na verdade não botei muita fé, mas é exatamente isso!

Bolivia - La Paz - comércio de rua
Bolívia – La Paz – Comércio de rua, característica da cidade. Bolívia – La Paz.

Alimentação

A comida… então… prepare-se porque comer na Bolívia pode ser uma grande aventura. Se você é meio fresco pra comer, sugiro que se prepare para comer muita bolacha, salgadinho e batatas em lata. Brincadeira… ou não.

Na verdade, as comidas (principalmente as da rua) são beeem diferentes do Brasil, principalmente no que se refere à higiene.

Até existem alguns restaurantes melhores, mas fiquei pensando que mesmo nos melhores restaurantes as carnes devem ser compradas naqueles açougues (carnicerias) sem gelo, sem freezer e muitas vezes ao ar livre, bom talvez não sejam né, sei lá… Existem inclusive alguns lugares onde se vende comida em um lado da rua e o esgoto corre aberto e discreto do outro lado.

ATUALIZAÇÃO: As coisas melhoraram bastante em relação as comidas. No que se refere ao esgoto já é bem dificil de ver a céu aberto, a gestão de Evo Morales foi bem benéfica para a Bolívia. 

Nas ruas você pode encontrar as mais variadas formas de comida, algumas tem boa aparência, outras nem tanto.

Mas quem sou eu pra criticar a comida e cultural local. É a cultura deles e tendo em vista que moro em um país onde existe um prato típico feito com partes “menos nobres” do porco e feijão (que aos olhos de quem não está habituado, também é bem “exótico” ) não posso falar nada.

Mas voltando a comida da Bolívia, posso acrescentar que frango frito com batata é de fato o prato mais tradicional de La Paz. Existem muitas lojas e vendedores de rua vendendo Pollo por todo lado. Prepare-se pra comer muito frango! Pollo loco!

frango - pollo - comida de rua
Bolívia – La Paz – Vai um franguinho aí?

Mate de Coca

Outra coisa que existe em todo canto, além de cholas e Frango frito, é o mate e folha de coca.

Tradicional na cultura andina, a folha de coca ajuda a combater os efeitos da altitude. É uma planta sagrada para os locais e ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, Coca não é droga!!!

Eu fiquei muito admirado com o tamanho da ignorância que encontrei no retorno ao Brasil. Escutei frases do tipo “O que você foi fazer na Bolívia?” – “Na Bolívia só tem cocaína e maconha né!”  – “Foi buscar quantos quilos?” bla´, blá blá… Que baita ignorância, não é mesmo?

Quando conto pras pessoas que experimentei mate de coca, é como se eu estivesse dizendo “sou um drogado!” Quanta besteira que escuto, mas eu vou repetir mil vezes Coca não é droga!!!

Mal sabem que La Paz é uma das cidades mais interessantes da América do Sul. Tem paisagens lindas, muita cultura, um povo guerreiro e muitas coisas pra ver!

>>>EXPERIÊNCIAS NA BOLÍVIA: Encontre passeios, ingressos antecipados e experiências em La Paz. 

Prefiro deixá-los com seus pensamentos pequenos e convido todos os demais a conhecerem uma das cidades mais incríveis que já conheci!

ATUALIZAÇÃO: Com um maior número de pessoas visitando a Bolívia, felizmente este pensamento atrasado e xenofóbico diminuiu, entretanto ainda existe quem tenha este tipo de pensamento.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua HOSPEDAGEM em La Paz através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje para La Paz com segurança! Contrate seu SEGURO VIAGEM através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

CARRO: Está pensando em ALUGAR UM CARRO na Bolívia? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores EXPERIÊNCIAS de La Paz através da  Civitatis e Get Your Guide.


Gostou deste post sobre a Bolívia e La Paz?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma curiosidade sobre La Paz e sobre a Bolívia deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A BOLÍVIA:

+ O que fazer em Santa Cruz de la Sierra. 
+ Chacaltaaya, a maneira mais fácil do mundo de chegar a 5421 metros de altitude.
+ Chip de internet na Bolívia: Entel, pega até no deserto!

Artigo anteriorBuenos Aires – Conhecendo um pouco da capital argentina. Primeira Trip!
Próximo artigo1ª viagem para a Bolívia. La Paz – Conhecendo a cidade.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here