Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Brasília – Aproveitando o carnaval pra conhecer a capital do Brasil.

Há muito tempo estávamos pretendendo visitar Brasília, a capital federal do Brasil. Afinal de contas, não nos sentíamos confortáveis, tendo conhecido diversas capitais de outros países, sem colocar os pés na capital do nosso próprio país. Aproveitamos o feriado de Carnaval e decidimos conhecer a capital de nosso querido Brasil. 

Brasília – Aproveitando o carnaval pra conhecer a capital do Brasil.

Emitimos passagens da Tam, com 6 mil pontos trecho. Chegamos à capital federal no final da tarde do Sábado de carnaval. Utilizamos o transporte público pra chegar até o Hostel onde nos hospedamos, o Hostel FreeWay, que fica na Asa Norte de Brasília (logo falo mais sobre o Hostel).

No Sábado à noite, fomos conhecer o bar Beirute que fica bem próximo do Hostel. O bar na verdade é uma filial do tradicional bar, o Beirute da Asa Sul, mas até então nós não sabíamos.

Dia 1 – Brasília

No domingo saímos pra conhecer a capital federal e fomos direto ao Memorial de JK, pagamos 10 reais na entrada, mas valeu a pena. O espaço é bem legal e muito organizado. O memorial possui uma exposição permanente de objetos relacionado ao fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek, cujo corpo encontra-se em uma câmara mortuária, no segundo piso.

brasilia-3

Memorial JK. 

brasilia

Memorial JK. 

De frente ao Memorial JK, está o Memorial dos Povos Indígenas, um espaço dedicado a cultura indígena brasileira. O espaço apresenta diversos objetos indígenas, de várias tribos diferentes. Vale a pena dar uma olhada e absorver um pouco das cultura dos povos originários do Brasil. A entrada é gratuita.

brasilia-2

Memorial dos povos indígenas. 

brasilia-4

Memorial dos Povos Indígenas. 

Seguimos caminhando pelo Eixo Monumental e passamos por outros atrativos da cidade, aliás vale ressaltar que grande parte dos principais atrativos de Brasília, estão localizados nesta grande Avenida, ou bem próximo dela. Infelizmente, devido ao feriado, vários lugares estavam fechados.

Depois de uma bela caminhada, chegamos até a Torre de TV, o ponto mais alto do Plano Piloto. É Possível subir até um mirante de 75 metros de altura, de onde se pode ter um visual de 360º de toda região. A entrada também é gratuita.

brasilia-6

Vista Leste da Torre da TV. 

brasilia-5

Vista Oeste da Torre da Tv. 

Bem ao pé da Torre da TV, existe uma feira onde é possível encontrar de tudo, desde artesanatos, roupas e comidas regionais (de várias partes do país), até moveis e utensílios domésticos. A Feira da Torre funciona desde 1970. Nós aproveitamos pra comer em uma das dezenas de bancas que vendem comidas e experimentamos um delicioso acarajé no prato!

brasilia-7

Praça de alimentação da Feira da Torre. 

brasilia-8

Explosão de sabores no DF, Acarajé da BA e refri do MA. 

Bem próximo à Torre da TV, está o Parque da Cidade. O parque é considerado o 3º maior parque do Brasil, com 420 hectares. O parque possui uma porção de opções de entretenimento. Nós fomos lá dar uma volta e encontramos um carnavalzinho rolando, ficamos por ali um pouco, curtimos um pouquinho do carnavalzinho e fomos ao Pontão do Lago Sul.

brasilia-10

Carnaval Parque da Cidade. 

brasilia-11

Carnavalzinho – Parque da Cidade. 

Pra fechar o dia fomos até a localidade chamada Pontão do Lago Sul. O local é um centro de lazer, localizado às margens do Lago Paranoá, em uma área nobre de Brasilia. O Pontão é um lugar muito bonito, com um bela área verde, frente a iates desfilando luxo perante os visitantes que caminham pela calçada que contorna o lago. Dizem que é o lugar possui um belo por do sol, mas no dia em que lá estivemos, o sol estava tímido entre as nuvens.

brasilia-13

Ponte JK, vista a partir do Pontão. 

brasilia-12

Amigos que encontramos no Pontão. 

Dia 2 – Brasília

Na Segunda-Feira, nosso 2º dia cheio em Brasília, fomos conhecer o outro lado da Avenida Eixo Monumental. Como tínhamos agendado visita guiada no Congresso Nacional, corremos pra lá.

Fizemos a visita ao Congresso Nacional, que era um dos únicos lugares abertos no dia. Achei bem interessante e válido, como o guia do tour falou “a maioria das coisas que acontecem no país são decididas nestas 2 casas (senado e câmara dos deputados)”.

brasilia-15

Congresso Nacional.

Brasília (7)

Câmara dos deputados. 

Brasília (8)

Senado Federal. 

Como tínhamos horário agendado para visitar o Palácio Itamaraty, só as 14 h, então aproveitamos o tempo pra ir até o Palácio do Alvorada, a residência oficial do presidente do Brasil.

brasilia-10

Palácio da Alvorada.

Apreciamos o palácio do Alvorada (por fora) e retornamos pra explorar melhor o entorno da Praça dos 3 poderes. Ficamos por ali até o horário do agendamento para conhecermos o Palácio Itamaraty.

Brasília (3)

Praça dos 3 poderes, Monumento dos 2 Guerreiros e ao fundo Palácio do Planalto. 

Na região da Praça dos 3 Poderes,  estão diversos edifícios importantes de Brasilia e é possível se locomover a pé entre eles. Demos uma olhada por ali e fomos conhecer o Palácio Itamaraty.

brasilia-6

Palácio Itamaraty. 

Fizemos a visita guiada pelo Palácio Itamaraty e retornamos até a Rodoviária. Pretendíamos visitar a belíssima Catedral de Brasília, mas pelo feriado, infelizmente, a igreja também estava fechada. O mesmo caso do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional.

brasilia-2

Catedral de Brasília. 

Comemos no shopping que fica ao lado da rodoviária e fomos até o aeroporto pra alugarmos um carro.

Motorizados voltamos pra Brasilia e sentimos um pouco do drama de dirigir com GPS no celular em Brasília, uma coisa como “saia da bry12nmei e entre à direita na jjnbna5xxvu, para continuar pela utrkmdn39x”, mas tudo bem depois você se acostuma.

De carro, fomos conhecer o Quartel General do Exército, que fica de frente à Praça dos Cristais.  O que pouca gente sabe é que dar uns gritos (ou mesmo falar) ali no Monumento do exercito é muito legal, muito eco, eco eco… Bem próximo da catedral está a Catedral Militar Rainha da Paz.

brasilia-21

Catedral Militar Rainha da Paz. 

Fomos também até a Mesquita da cidade e passamos pela bonita Ponte JK, pra fechar o dia fomos até o Bar Beirute, da Asa Sul, o tradicional bar que já recebeu inúmeros intelectuais e famosos e atualmente é um do atrativos turísticos da cidade. Sem cervejinha (motorista da rodada), voltamos cedo pro hostel, pra acordar cedo no outro dia!

brasilia-24

Beirute – Asa Sul. 

Dia 3 – Pirenópolis e Brasília iluminada.

Acordamos cedo e saímos em direção a cidade de Pirenópolis, em Goiás. Depois de cerca de 30 minutos de estrada percebi que tinha esquecido a carteira no Hostel e tivemos que retornar. Partimos novamente e depois de aproximadamente 2h chegamos com chuva à belíssima cidade de Pirenópolis.

brasilia-2

Entrada de Pirenópolis.

Pirenópolis foi uma das primeiras cidades de Goias e possui um centro histórico fantástico, repleto de casinhas coloniais coloridas. Ficamos encantados com a beleza da cidade, principalmente depois que o sol ameaçou a dar as caras.

brasilia-3

Pirenópolis. 

brasilia-4

Pirenópolis. 

brasilia-5

Pirenópolis. 

Passamos metade do dia circulando pelas ruas estreitas de Pirenópolis, almoçamos e quando estávamos nos preparando pra ir até alguma das várias cachoeiras da região, nuvens sinistras e uma ventania começaram a chegar. Como Pirenópolis tem histórico de chuvas fortes, optamos por não irmos até as cachoeiras. Ficamos mais um pouco na cidade e retornamos pra Brasília. No caminho o tempo abriu e até sol saiu…

De volta à Brasilia aproveitamos a última noite na cidade, pra percorrer os edifícios, todos iluminados… e que falta fez um tripé!

brasilia

Congresso Nacional. 

brasilia-5

Palácio Itamaraty. 

brasilia-22

Quartel General do Exército. 

brasilia-23

Catedral de Brasília. 

Ainda nos restou uma parte da manhã de Quarta-Feira, que aproveitamos pra finalmente conhecer o interior da Catedral de Brasília e assim encerrar nossa passagem pela capital do nosso querido Brasil.

brasilia

O interior da Catedral de Brasília. 

Gostamos muito de termos conhecido Brasília, achamos a cidade bem legal, com um povo bastante prestativo e extremamente simpático.

Eu tinha lido por aí que era impossível conhecer a cidade utilizando o transporte público e andando a pé, mas discordo. É possível sim conhecer a cidade utilizando o transporte público, mas claro, um carro ajuda muito e otimiza o tempo. Horários de ônibus em Brasília aqui.

Pra fazer a Avenida Eixo Monumental a pé é preciso se hidratar bem, porque o calor pega forte. Existem ainda bikes do Itaú, disponíveis pela cidade, estas podem facilitar bastante a vida dos visitantes.

Acredito que 2 dias sejam suficientes pra conhecer os principais atrativos.

Em breve, mais posts com mais informações sobre alguns dos principais locais que conhecemos.

Share

2 Respostas para Brasília – Aproveitando o carnaval pra conhecer a capital do Brasil.

  1. Rogério Andrades disse:

    Eu gostei muito da visita e dos comentários. Porém vou fazer uma pequena retificação, o nome correto da biblioteca é: Biblioteca Nacional e não municipal até por que não faz sentido esse nome no Distrito Federal. Quero compartilhar que do meu ponto de vista Brasília tem grande potencial turístico e estrutura para os mais diversos gostos seja eles: Gastronômico, esportes radicais, museus, teatros, dentre outros, com o detalhe de que na sua maioria as suas entradas são de graça. Existe um detalhe, nem os próprios brasilienses aproveitam o que tem tão perto. Grade abraço a todos e mais uma vez agradeço a visita.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Rogério, obrigado pela visita, gostamos bastante de Brasília, mais do que esperávamos. Concordo com você, temos que viajar mais pelo Brasil, temos muita coisa pra ver por aqui. Obrigado pela correção, a informação será corrigida, muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *