Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça o Buraco do Padre, uma bela cachoeira perto de Curitiba.

Você conhece o Buraco do Padre e a Fenda da Freira? Calma! Não pense besteira! Apesar dos nomes sugestivos, o Buraco do Padre e a Fenda da Freira são 2 belas formações geológicas que ficam próximas a Curitiba e impressionam por suas belezas. Se você mora em Curitiba e região, ou simplesmente está passando por estas bandas, hoje vamos te dar uma super dica. Que tal conhecer o Buraco do Padre, uma das cachoeiras mais belas do Brasil? Confira o post:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraná nós usamos a hastag #dmecnoPR


Buraco do Padre – Ponta Grossa

Buraco do Padre

O Buraco do Padre.

Ponta Grossa está localizada nos Campos Gerais paranaenses e possui diversos atrativos interessantíssimos, que fazem com que uma visita a região seja muito proveitosa. Um destes atrativos é uma das cachoeiras mais belas que nós já conhecemos, o Buraco do Padre.

Localizado na zona rural da cidade, na localidade de Itaiacoca, o Buraco do Padre é um dos principais atrativos de Ponta Grossa e atrai muitos visitantes.

Nós já conhecemos e frequentamos o local há muito tempo e acompanhamos as diversas fases de visitação, desde os tempos em que cobravam um valor simbólico pra entrar, passando pela época que a visita era gratuita, até o período atual, quando a empresa dona do terreno revitalizou, organizou e transformou o local em um parque que ganha melhorias frequentemente.

Cada vez que visitamos o local percebemos alguma coisa diferente e desde a vez em que escrevemos este post, até nossa última visita, o parque mudou bastante, o que nos obrigou a dar uma boa atualizada nesta publicação, para que as informações fiquem mais corretas.

Buraco do Padre 

O Buraco do Padre é uma furna que possui em seu interior uma bela cachoeira de mais de 30 metros. O que torna o local incrível, é que a cachoeira despenca do meio das rochas, quase junto ao buraco existente em sua parte superior.

Buraco do Padre-2

Buraco do Padre.

É sem duvida alguma uma das mais belas cachoeiras do Paraná e do Brasil e de uma maneira um pouco grosseira, pra que você tenha ideia da formação, é possível comparar o Buraco do Padre aos cenotes existentes no México.

Na base da cachoeira, no interior da furna, uma espécie de prainha (com areia e tudo) transforma o local em um verdadeiro paraíso para os admiradores da natureza e fãs de cachoeiras.

Buraco do Padre-prainha.

A “prainha”.

Já vou logo avisando que é um pouco difícil de fotografar lá dentro e as nossas fotos não estão tão boas. Lá dentro é bem escuro e claro ao mesmo tempo! Dá um bug na fotometria e confesso que minhas habilidades fotográficas não foram suficientes… Prometo que algum dia volto lá com um tripé, pra fazer umas fotos melhores, mas não quero esperar isso acontecer pra mostrar este lugar tão belo pra vocês!  De qualquer forma, vão por mim, o lugar é muito mais bonito do que conseguimos fotografar. 😉

Buraco do Padre-Praia

Aos fundos a parte arenosa tipo praia.

O nome Buraco do Padre é uma referência a época em que os padres jesuítas utilizavam o interior da furna (que forma uma espécie de anfiteatro) para suas meditações. Eu fico imaginando que estes padres não poderiam ter escolhido um lugar melhor pra meditar, pois o lugar é realmente incrível! Clique aqui para fazer uma visita virtual.

Fenda da Freira 

A Fenda da Freira é um deslocamento de rocha de aproximadamente 3 m de largura e cerca de 30 m de altura, que fica localizada no fim da trilha do Favo. O local chama atenção pela característica de sua formação em rocha arenítica.

Buraco do Padre-Fenda da Freira

A verdadeira Fenda da Freira.

Erroneamente as pessoas acham que a Fenda da Freira é a fenda que existe ao lado da cachoeira. Durante muito tempo nós também achávamos que era, e inclusive mencionávamos isso aqui no post.

Em nossa última visita ao local, descobrimos que a Fenda na Freira na realidade é bem mais larga e dá até pra entrar nela (não pensem besteira!) A Fenda da Freira de verdade fica no alto do morro, no fim da Trilha do Favo, ou seja, pra conhecer a Fenda da Freira é preciso percorrer a trilha do Favo, que tem início mais ou menos na metade da trilha que dá acesso ao interior da furna e à cachoeira.

Buraco do Padre-Fenda da freira.

Fenda da Freira.

Assim como no interior do Buraco do Padre, no interior da Fenda da Freira é bem escuro e não consegui fotos boas. Reitero que preciso voltar com um tripé pra tentar imagens melhores. De qualquer forma dá pra ter uma ideia do local né. 😉 Desculpa aí…

A visita

buraco-do-padre-13Quando visitei o Buraco do Padre pela primeira vez, o local ainda não tinha nenhuma infraestrutura turística. Hoje o local faz parte do Parque do Buraco do Padre e está sob administração da Águia Florestal, que é a dona do terreno.

Para entrar no parque, além de pagar a entrada, é preciso se identificar na portaria, que agora possui segurança e tudo. Após o pagamento, o visitante recebe um mapa, informativos, saco para recolher o lixo e uma fita que o visitante deve colocar no pulso para ser identificado. Logo, o visitante segue de carro até o estacionamento, onde tem início a trilha até a cachoeira.

Junto ao estacionamento, o parque disponibiliza banheiros, churrasqueiras e um café (Café do Lobo), onde o visitante poderá comprar água, refrigerante, lanches etc.

A trilha que dá acesso ao Buraco do Padre possui aproximadamente 1 km e é feita em meio a bela paisagem dos Campos Gerais. Recentemente foi revitalizada e parte do caminho ganhou uma passarela de madeira. Agora a trilha até a cachoeira é totalmente acessível a pessoas com dificuldades motoras e cadeirantes.

Buraco do Padre-11

Caminho revitalizado.

Antigamente, em certos trechos era necessário fazer a trilha por entre a mata, subindo e descendo alguns pequenos desníveis, o que para nós era habitual, mas para pessoas com dificuldades motoras poderia ser impossível.

buraco-do-padre-Trilha antiga.

Trilha antiga.

Para chegar até a cachoeira antes também era preciso adentrar ao Rio Quebra Perna (não me perguntem o motivo do nome do rio) e caminhar alguns metros, as vezes dentro da água, como podemos ver nas fotos abaixo. Agora a passarela de madeira leva o visitante até a “prainha” da cachoeira.

buraco-do-padre-acesso Buraco do Padre Buraco do Padre - Luz

Além do acesso novo dar oportunidade a pessoas com dificuldades motoras, você não precisa se molhar pra chegar até a cachoeira… Mas convenhamos, se estiver calor você não pode deixar de entrar na cachoeira do Buraco do Padre e tomar aquele banho maravilhoso de cachoeira!

Buraco do Padre Buraco do Padre Buraco do Padre

O interior do Buraco do Padre é lindo, como já foi mencionado. No verão é comum ter bastante gente, mas as pessoas não costumam ficar o dia todo por ali, já que existem outras cachoeiras na região (em breve posts).

Buraco do Padre-Trilha

Buraco do Padre.  

Também é possível ver o Buraco do Padre pelo buraco… Isso mesmo, é possível ver a furna pelo alto. Neste caso é preciso fazer a Trilha do Favo, que é a mesma trilha que vai até a Fenda da Freira. Porém, quando chegar ao Favo, ao invés de ir para a direita pegue a trilha da esquerda.

Buraco do Padre.

O Buraco do Padre visto de cima.

Lá em cima, além de visualizar o buraco do alto (pra falar a verdade não dá pra ver quase nada lá em baixo), você também pode tomar um banho em uma piscina natural com direito a cachoeira e tudo! Isso mesmo, fomos inúmeras vezes ao Buraco do Padre e não sabíamos que lá em cima tinha uma cachoeira! Vivendo e aprendendo!

Buraco do Padre-cachoeira

Cachoeira existente no alto do Buraco do padre.

E não é só isso, além do buraco, da cachoeira, da Fenda da Freira e do Favo (que é uma rocha onde é possível praticar escalada) é possível ter uma bela vista panorâmica da região dos Campos Gerais.

Buraco do Padre-trilha

Vista a partir da trilha que dá acesso a parte superior do Buraco do Padre.

Vale ressaltar que a trilha exige um pouco mais e não é recomendada para crianças, principalmente no local onde está o buraco, lá é preciso redobrar o cuidado, inclusive os adultos!

Como chegar ao Buraco do Padre e Fenda da Freira 

Pra quem vai de Curitiba são cerca de 100 km feitos quase que inteiramente pela BR- 376 (2 pedágios pelo caminho).

Após passar o Parque Estadual de Vila Velha são mais 9 km aproximadamente até a estrada de acesso à Rodovia do Talco (PR-513), a rodovia que dá acesso ao Buraco do Padre.

A maneira mais fácil de chegar no parque é utilizar a estrada de chão que fica bem ao lado da empresa Cargil, que fica do lado direito da pista pra quem vai de Curitiba. Após passar o posto da Policia e a empresa Cargil que fica do lado esquerdo da pista (são 2 unidades) pra quem vai de Curitiba, fique atento pois a entrada para a Rodovia do Talco está próxima.

Existe uma pequena placa assinalando “Rodovia do Talco” em uma pequena rua ao lado da empresa Cargil, siga por esta rua (de cascalho) por cerca de 16 km, no final dela vire a direita na Rodovia do Talco e percorra mais 6 km em estrada de asfalto, logo você verá a placa indicando a entrada do Parque.

Buraco do Padre-estrada

Estrada que dá acesso ao Parque.

Vale ressaltar que esta estrada de 16 km não está muito boa e talvez uma ótima alternativa seja ir até a cidade de Ponta Grossa e voltar pela Rodovia do Talco desde lá. É um pouco mais distante, mas evita a estrada de terra do lado da Cargil, que está meio ruim.

Saindo da Rodovia do Talco, na estrada que dá acesso ao parque são mais 5 quilômetros até a entrada do local.Esta estrada não é das melhores, mas não está tão ruim quanto a outra que citamos acima.

Pelo caminho existem algumas paisagens bonitas, como um corredor de eucaliptos.

Dicas importantes para aproveitar melhor o Buraco do Padre. 

– O melhor horário para visitar o Buraco do Padre é próximo ao meio dia, quando a luz do sol entra radiante através do buraco do teto, que dependendo do angulo (e da imaginação) lembra um coração. O lugar fica ainda mais bonito quando a luz solar proporciona um belo espetáculo.

– Leve roupa leve pra fazer a trilha e roupa de banho para se banhar na piscina natural e nas cachoeiras.

-Não deixe de fazer a trilha do Favo e conhecer a parte superior do Buraco do Padre, onde existe mais uma cachoeira e a Fenda da Freira.

– A visita pode ser feita durante todo o ano, porém a melhor época pra visitar é no verão, pois  é preciso atravessar um rio raso, a água é bem gelada.

Buraco do Padre

Camarote.

– Atrás da cachoeira existe uma espécie de camarote natural (inventei agora – foto ao lado), pra chegar lá é preciso subir as pedras, mas tome cuidado, são escorregadias!

– Respeite os avisos, sinalização e as regras do Parque (proibido acampar, proibido som alto, proibido animais de estimação, proibido escalada na área da furna).

– Não deixe lixo no local, nem na trilha.

– O Parque disponibiliza algumas churrasqueiras, junto a entrada, leve seu próprio carvão, grelhas e espetos. Faça fogo só nos lugares sinalizados para fogo.

-Não esqueça de avisar a todos que você está indo ver o Buraco do Padre e a Fenda da freira que ficam na Ponta Grossa. :p

-Uma excelente opção é visitar o Buraco do Padre e na mesma oportunidade conhecer o Parque Estadual de Vila Velha (caminho – para quem vem de Curitiba) e/ou os demais atrativos da região, como a Cachoeira da Mariquinha, o Capão da Onça e a Cachoeira e Cânion do Rio São Jorge (em breve posts).

SERVIÇO:

Valores por pessoa
Entrada inteira R$ 16,00
Meia entrada R$ 8,00
– Estudantes (mediante apresentação de carteirinha)
– Crianças (até 6 anos)
– Idosos (acima de 60 anos)
– Professores
-Doadores de Sangue

Agora é possível comprar ingresso antecipado através do site oficial.

Horário de funcionamento
Quinta a Domingo das 9h às 17h
Saída obrigatória de visitantes até as 19h
Funcionamento nos feriados em horário normal.

Mais informações: Tel: (42) 3220.2677/ 3220.2666 ou pelo site da Águia Florestal

[Atualizado em julho de 2018]


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Ponta Grossa, Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

Alugue um carro para ir conhecer os atrativos de Ponta Grossa? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

28 Respostas para Conheça o Buraco do Padre, uma bela cachoeira perto de Curitiba.

  1. que lugar apaixonante, realmente o Brasil possui belezas naturais indescritíveis, tudo muito lindo!

  2. Caren Sales disse:

    Que incrível esse lugar.
    Deu vontade super de conhecer vendo suas fotos.!

    Amei <3

  3. Mariana Bueno disse:

    Tô encantada com a beleza do lugar. E vc diz que pessoalmente ainda é melhor que nas fotos, nem consigo imaginar, deve ser lindo demais!!!

  4. Olá amigos, que lugar lindo, fotos belas, sem dúvida dá vontade de conhecer! Abraços

  5. “Calma! Não pense besteira!”
    Tarde demais, hahahahahaha!! Adorei o post, o lugar é lindo!

  6. Amilton disse:

    Linda paisagem, parabéns pelo post super completão!
    Abs

  7. Que paisagem magnifica! Post muito bom e bem explicado!
    Adoro esse tipo de natureza!
    Mas to aqui pensando: como é que dà pra ver o Buraco do Padre pelo buraco!
    hahahaha
    Abraços!

    • Itamar Japa disse:

      Hahahaha, é que tem uma trilha que dá acesso a furna pelo sua base, de onde da pra ver o Buraco lá no “teto” (fotos)… Aí, existe uma outra trilha que vai até o buraco e de lá dá pra ver o buraco pela superficie da furna, rsrsrsr 😉

  8. Que cachoeira linda! Não sabia dela. Obrigada por dividir essa dica conosco!

  9. Passeios assim, em meio à natureza, é bom demais! Muito legal o post!

  10. Ana Carolina Miranda disse:

    Itamar amei a dica! O Buraco do Padre e a Frenda da Freira parece ser lindo! Que fotos… Fiquei com muita vontade de conhecer, quem sabe numa próxima viagem!

  11. Salonisses disse:

    Nossa, estou encantada. O Brasil possui jóias raras como essa, lugares lindos de uma natureza maravilhosa. Espero conhecer um dia – já está na minha lista! hehe

  12. Gabi Pizzato disse:

    Lindo demais!!! Fiz a trilha das cachoeiras de Corupá/SC e me recomendaram muito fazer este passeio! Vale muito mesmo, obrigada por compartilhar! 😉

  13. Debora disse:

    Caaaraaa, que cachoeira linda! Está na lista, rumo a Curitiba!

  14. angie disse:

    adorei a ideia!! quero visitar junto com vila velha <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *