Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Castillo San Felipe de Barajas, o protetor de Cartagena de Indias

Considerada a maior construção militar espanhola na América do Sul, o Castillo San Felipe de Barajas é um dos mais interessantes atrativos de Cartagena de Indias. Confira:

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia

Castillo San Felipe de Barajas

Construído com a função de proteger a cidade de Cartagena de Indias, o Castillo San Felipe de Barajas é uma das mais importantes construções espanholas na América. Outrora importante na defesa de uma das cidades mais visadas da época, hoje é um atrativo turístico imperdível, considerado como uma das 7 maravilhas da Colômbia.

Castillo San Felipe de Barajas-20

Castillo de San Felipe de Barajas.

Sua construção teve inicio em 1536, sendo finalizada em 1657.  No princípio se chamava Castillo de San Lazaro e foi fundamental na defesa da cidade de Cartagena, já que a cidade era uma das maiores responsáveis por armazenar e enviar pra Europa o ouro e prata, que os espanhóis saqueavam de várias partes da América.

Castillo San Felipe de Barajas-8

Castillo San Felipe de Barajas – 1657.

A fortaleza foi invadida uma única vez, por franceses comandados pelo Corsário Baron de Pointis, no ano de 1697. A invasão obrigou o governo espanhol a desembolsar uma boa grana pra retomar a fortaleza.

Castillo San Felipe de Barajas-10

Vista da cidade murada de Cartagena.

Castillo San Felipe de Barajas fica localizado na parte leste da cidade, na colina de San Lazaro, que fica a 40 metros acima do nível do mar. A Fortaleza fica em um local estratégico, pois tinha visão de todos que se aproximavam, tanto pelo mar, como por terra.

Castillo San Felipe de Barajas-2

Fundos do Castillo San Felipe de Barajas.

Castillo San Felipe de Barajas-12

Acesso ao ponto mais alto da Fortaleza.

Castillo San Felipe de Barajas-18

Lateral do Castillo San Felipe de Barajas.

Castillo San Felipe de Barajas-15

Personagem caracterizado como guarda da época.

Eu estive 2 vezes na Fortaleza, na primeira visita, fui sozinho e fiquei um bom tempo por lá. Já na segunda vez, estava com a Patricia e nós fomos até lá com o passeio de Chiva, que faz uma espécie de City Tour pela cidade.


LEIA TAMBÉM:

O QUE FAZER EM CARTAGENA – GUIA COMPLETO.
COMO É FAZER O PASSEIO ATÉ AS ISLAS DEL ROSARIO E ISLA BARU.


Hoje vou contar como foram estas 2 experiências.

A primeira visita ao Castillo San Felipe de Barajas

Em minha primeira visita, fui caminhando até a fortaleza. Cheguei lá bem cedo e assim evitei a presença de centenas de turistas que invadem o lugar a partir das 10h da manhã, quando as chivas e excursões começam a chegar na fortaleza. Como fui de maneira independente, pude ficar lá na fortaleza o tempo que quis.

Castillo San Felipe de Barajas-13

A invasão está começando!

A fortaleza é bem interessante, destaque para os diversos túneis interligando várias partes estratégicas. Pra quem tem claustrofóbica, definitivamente não é uma boa ideia entrar nos tuneis… Eu me meti em alguns túneis completamente escuros e nem sabia onde estava direito, mas fique tranquilo, não tem risco algum! Todos saem em algum lugar, com exceção do maior, que ligava o interior da Fortaleza até o exterior, onde hoje ficam as bilheterias, este está interditado, pois está cheio de água e uma parte desabou.

Castillo San Felipe de Barajas-4

Túneis no interior da fortaleza (com flash).

Castillo San Felipe de Barajas-5

Uma luz no fim do túnel…

Visita Guiada

Depois de vasculhar a fortaleza e tirar várias fotos, contratei um dos vários guias que ficam na entrada da fortaleza. Paguei 15.000 pesos e este preço era válido para um grupo, mas como eu estava sozinho, paguei o mesmo preço do grupo…

Pois bem, o passeio com o guia foi muito interessante e de fato valeu a pena. Aprendi muitas coisas que jamais iria descobrir sozinho, como por exemplo os ângulos dos túneis, que favoreciam aos soldados de defesa em caso de ataque invasor, as posições dos soldados, algumas estratégias de defesa, enfim, diversas curiosidades sobre a arquitetura, sobre a cidade e sobre as batalhas que aconteceram por ali.

Castillo San Felipe de Barajas-16

De lá de cima o soldado defensor tinha visibilidade do inimigo por inteiro.

Castillo San Felipe de Barajas-17

Neste local era armazenada parte da pólvora para os canhões.

Dentre as curiosidades que me foram contadas, sobre as tentativas de invasão à Fortaleza, uma engraçada foi que os portugueses (sem piadas pessoal) foram os únicos que tentaram invadir Cartagena por uma lado em que ninguém tinha tentado antes. O detalhe é que este lado é uma parte de mangue e águas rasas, resultado: os portugueses atolaram todos os navios e não houve nem batalha, se renderam sem o disparo de um único tiro, rs.

Também fiquei sabendo que o canhão que tem cravado na entrada da fortaleza é um canhão inglês. A história conta que em uma tentativa de invasão, os ingleses perderam a disputa e os espanhóis obrigaram os soldados invasores a levarem nas costas o canhão desde o navio deles, até lá em cima, na entrada da fortaleza, legal eim!

Castillo San Felipe de Barajas-19

O canhão ingles, troféu de guerra.

Foram tantas histórias que paguei o guia, que era um senhor bem velhinho, com maior prazer! Acho que poderia ter ficado a tarde toda lá batendo papo e escutando histórias sobre a fortaleza!

A segunda visita ao Castillo San Felipe de Barajas

Pouco mais de 1 ano se passou e eu estava retornando ao Castillo San Felipe de Barajas. Desta vez, estava acompanhado da Patricia, não fui visitar a fortaleza de maneira independente, mas sim em um “City Tour” em uma das famosas chivas colombianas.

Castillo San Felipe de Barajas-24

Dia nublado e chuva fina.

Se na primeira vez tive todo o tempo do mundo pra ver e rever todos os detalhes da fortaleza, na segunda, junto de um grupo de turistas, tudo foi muito rápido e superficial.

Castillo San Felipe de Barajas-22

Exibição de um vídeo sobre a história da fortaleza e de Cartagena. Foto: Itamar Japa.

Chegamos ao Castillo San Felipe de Barajas e primeiro assistimos um vídeo contando um pouco da história da fortaleza e de Cartagena.

Após o vídeo, fizemos um tour express pela fortaleza. O guia que nos acompanhou era muito fraco e até eu sabia mais, ou pelo menos falava mais curiosidades, do que ele.

Chegou um momento em que tinha mais gente ao meu lado, ouvindo eu contar coisas pra Patricia, do que gente ao lado do guia oficial (isso é sério)… e olha que eu tava falando em português e a maioria da galera era colombiana.

O lado bom desta visita, foi que desta vez os túneis estavam iluminados e dava pra ver melhor seus “labirintos” e “armadilhas”.

Castillo San Felipe de Barajas-23

Túnel iluminado.

O preço do passeio com a Chiva inclui a entrada na Fortaleza, então pra quem tem pouco tempo pela cidade, ou pra quem não se liga muito em detalhes e apenas quer dar uma olhada e tirar umas fotos do local, talvez seja uma boa opção. Já pra quem gosta de observar todos os ângulos e detalhes, a visita à fortaleza na Chiva não é a melhor opção.

Como chegar ao Castillo San Felipe de Barajas

Castillo San Felipe de Barajas-7

Castillo San Felipe de Barajas. Foto: Itamar Japa.

Do centro histórico de Cartagena dá pra ir até o Castillo San Felipe de Barajas a pé, em uma caminhada de aproximadamente 20 minutos. Da entrada da cidade murada até a fortaleza a distância é de cerca de 1,5 km. Vale ressaltar que o calor em Cartagena costuma ser bem forte!

Também é possível chegar até a fortaleza através do city-tour por Cartagena, que é feito com as Chivas.

Além destas duas formas, que eu utilizei quando visitei a fortaleza, é possível ir até o Castillo em Táxi ou em Moto-Taxi, o valor é de aproximadamente 5 à 7 mil pesos e 2 à 4 mil pesos, respectivamente.

Quando fui pela primeira vez, a pé, na volta utilizei um Moto-Taxi… Pra quem gosta de aventura e adrenalina é válido, já pra quem não quer ficar sem um perna, acho que é melhor não arriscar! Brincadeira, o meu moto-taxista que era meio louco!

Para mais informações sobre horários e preços atualizados clique aqui.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *