Castillo San Felipe de Barajas, o protetor de Cartagena de Indias

Publicidade:

Considerada a maior construção militar espanhola na América do Sul, o Castillo San Felipe de Barajas é um dos mais interessantes atrativos de Cartagena de Indias. Confira:

Castillo San Felipe de Barajas

Construído com a função de proteger a cidade de Cartagena de Indias, o Castillo San Felipe de Barajas é uma das mais importantes construções espanholas nas Américas.

Castillo San Felipe de Barajas-Colômbia
Castillo de San Felipe de Barajas.

Outrora importante na defesa de uma das cidades mais visadas da época, hoje é um atrativo turístico imperdível, considerado inclusive como uma das 7 maravilhas da Colômbia.

Sua construção teve inicio em 1536, sendo finalizada em 1657. No princípio se chamava Castillo de San Lazaro e foi fundamental na defesa da cidade de Cartagena, já que a cidade era uma das maiores responsáveis por armazenar e enviar pra Europa o ouro e prata, que os espanhóis saqueavam de várias partes da América.

Castillo San Felipe de Barajas
Castillo San Felipe de Barajas – 1657.

Única invasão

A fortaleza foi invadida uma única vez e quem conseguiu esta proesa foram os franceses comandados pelo Corsário Baron de Pointis, no ano de 1697. A invasão obrigou o governo espanhol a desembolsar uma boa grana pra retomar a fortaleza.

Vista da cidade - Fortaleza
Vista da cidade murada de Cartagena.

Castillo San Felipe de Barajas fica localizado na colina de San Lazaro, na parte leste da cidade. A colina fica a cerca de 40 metros acima do nível do mar.

A Fortaleza está localizada em um local estratégico e na época da construção permitia a visão de todos que se aproximavam, tanto pelo mar, como por terra.

Publicidade.
Castillo San Felipe de Barajas
Fundos do Castillo San Felipe de Barajas.
Castillo San Felipe de Barajas
Acesso ao ponto mais alto da Fortaleza.
Castillo San Felipe de Barajas-
Lateral do Castillo San Felipe de Barajas.
Castillo San Felipe de Barajas
Personagem caracterizado como guarda da época.

Eu estive 2 vezes na Fortaleza. Na primeira visita, fui sozinho e fiquei um bom tempo por lá. Já na segunda vez, estava com a Patricia e fomos até lá com o passeio de Chiva, que faz uma espécie de City Tour pela cidade. Vou contar como foram estas 2 experiências.


LEIA TAMBÉM:

+ O que fazer em Cartagena – Guia Completo.
+ Como é fazer o passeio até as Islas del Rosário e Isla baru.
+ Conheça Santa Marta – a cidade mais antiga da Colômbia.


A primeira visita ao Castillo San Felipe de Barajas

Em minha primeira visita à Cartagena, fui caminhando até a fortaleza. Cheguei lá bem cedo e assim evitei a presença de centenas de turistas que invadem o lugar a partir das 10h da manhã, quando as chivas e excursões começam a chegar…

Como fui de maneira independente, pude ficar lá na fortaleza o tempo que quis.

Fortaleza
A invasão está começando!

A fortaleza é bem interessante e tem como destaque diversos túneis interligando várias partes estratégicas.

Pra quem tem claustrofóbica, definitivamente não é uma boa ideia entrar nos tuneis… Eu como não tenho me meti em alguns túneis completamente escuros e nem sabia onde estava direito. Mas fique tranquilo, não tem risco algum! Todos saem em algum lugar, com exceção do maior deles, que ligava o interior da Fortaleza até o exterior, onde hoje ficam as bilheterias. Este túnel está interditado, pois está cheio de água e uma parte desabou.

Cartagena - fortaleza
Túneis no interior da fortaleza (com flash).
Túnel da fortaleza
Uma luz no fim do túnel…

Visita Guiada

Depois de vasculhar a fortaleza, entrar em todos os túneis e conhecer cada cantinho da edificação, contratei um dos vários guias que ficam na entrada da fortaleza. Paguei 15.000 pesos (cerca de R$22,00 – atualizado em 17-08) e este preço era válido para um grupo, mas como eu estava sozinho, paguei o mesmo preço do grupo…

Pois bem, o passeio com o guia foi muito interessante e de fato valeu a pena. Aprendi muitas coisas que jamais iria descobrir sozinho.

Aprendi por exemplo o detalhe da construção dos ângulos nos túneis, que favoreciam aos soldados de defesa em caso de ataque invasor. Aprendi também as posições dos soldados de defesa e encachando perfeitamente nos vãos dos túneis. Além disso entendi algumas estratégias de defesa e outras tantas curiosidades sobre a arquitetura, sobre a cidade e sobre as batalhas que aconteceram por ali.

túnel da fortaleza em Cartagena.
De lá de cima o soldado defensor tinha visibilidade do inimigo por inteiro.
Castillo San Felipe de Barajas-
Neste local era armazenada parte da pólvora para os canhões.

A invasão portuguesa

Dentre as curiosidades que me foram contadas sobre as tentativas de invasão à Fortaleza, uma engraçada foi que os portugueses (sem piadas pessoal) foram os únicos que tentaram invadir Cartagena por um lado em que ninguém tinha tentado antes. O detalhe é que este lado é uma parte de mangue com águas rasas, resultado: os portugueses atolaram todos os navios e não houve nem batalha, se renderam sem o disparo de um único tiro, rs.

Canhão inglês

Também fiquei sabendo que o canhão que tem cravado na entrada da fortaleza é um canhão inglês.

Castillo San Felipe de Barajas
O canhão ingles, troféu de guerra.

A história conta que em uma tentativa de invasão, os ingleses perderam a disputa e os espanhóis obrigaram os soldados invasores a levarem nas costas o canhão desde o navio deles, até lá em cima, na entrada da fortaleza, que história legal hein!

Foram tantas histórias que paguei o guia, que era um senhor bem velhinho, com maior prazer! Acho que poderia ter ficado a tarde toda lá batendo papo e escutando histórias sobre a fortaleza! Foi muito prazeroso.

A segunda visita ao Castillo San Felipe de Barajas

Pouco mais de 1 ano se passou e eu estava retornando ao Castillo San Felipe de Barajas. Desta vez não estava só e sim acompanhado da Patricia.

Decidimos fazer o tour que percorre a cidade com o propósito maior de visitar o Convento de La Popa, sendo assim não fomos visitar a fortaleza de maneira independente, mas sim em um “City Tour” em uma das famosas chivas colombianas.

Castillo San Felipe de Barajas
Dia nublado e chuva fina.

Se na primeira visita tive todo o tempo do mundo pra ver e rever todos os detalhes da fortaleza, na segunda, junto de um grupo de turistas, tudo foi muito rápido e superficial.

Chegamos ao Castillo San Felipe de Barajas e primeiro assistimos um vídeo contando um pouco da história da fortaleza e de Cartagena. Após o vídeo, fizemos o tour express pela fortaleza.

Castillo San Felipe de Barajas-Filme
Exibição de um vídeo sobre a história da fortaleza e de Cartagena.

O guia que nos acompanhou era muito fraco e devido as explicações que tive em minha primeira visita à Fortaleza, até eu sabia mais, ou pelo menos falava mais curiosidades, do que ele.

Virei guia

Chegou um momento em que tinha mais gente ao meu lado, ouvindo eu contar coisas pra Patricia, do que gente ao lado do guia oficial (isso é sério)… e olha que eu tava falando em português e a maioria da galera era colombiana.

O lado bom desta visita, foi que desta vez os túneis estavam iluminados e dava pra ver melhor seus “labirintos” e “armadilhas”.

Fortaleza - Cartagena de Indias
Túnel iluminado.

O preço do passeio com a Chiva inclui a entrada na Fortaleza, então pra quem tem pouco tempo pela cidade, ou pra quem não se liga muito em detalhes e apenas quer dar uma olhada e tirar umas fotos do local, talvez seja uma boa opção.

Já pra quem gosta de observar todos os ângulos e detalhes e pra quem gosta de conhecer a história do lugal, a visita à fortaleza  na Chiva definitivamente não é a melhor opção.

Como chegar ao Castillo San Felipe de Barajas

  • A pé

Do centro histórico de Cartagena dá pra ir até o Castillo San Felipe de Barajas a pé. É uma caminhada de aproximadamente 20 minutos. Da entrada da cidade murada até a fortaleza a distância é de cerca de 1,5 km. Vale ressaltar que o calor em Cartagena costuma ser bem forte!

Cartagena de Indias - Fortaleza
Castillo San Felipe de Barajas. Foto: Itamar Japa.
  • Chivas

Também é possível chegar até a fortaleza através do city-tour por Cartagena, que é feito com as Chivas.

  • Taxi/Uber e Moto-Taxi

Além destas duas formas que eu utilizei quando visitei a fortaleza, também é possível ir até lá em Táxi/Uber ou em Moto-Taxi.

Quando fui pela primeira vez, a pé, na volta utilizei um Moto-Taxi… Pra quem gosta de aventura e adrenalina é válido, já pra quem não quer ficar sem um perna, acho que é melhor não arriscar! Brincadeira, o meu moto-taxista que era meio cachorro-louco!

Para mais informações sobre horários e preços atualizados clique aqui.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre o Castillo San Felipe de Barajas?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre a Fortaleza San Felipe de Barajas deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>>MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:

Parque Nacional Tayrona, um paraíso preservado no Caribe colombiano. 
Catedral de Sal de Zipaquirá – Bate e volta à partir de Bogotá. 
Conhecendo o Centro Histórico de Bogotá – La Candelaria. 
Museu do Ouro de Bogotá – o mais importante museu do ouro do mundo. 

Artigo anteriorMuseu Egípcio em Curitiba – Você sabia que a única mumia egípcia no Brasil está em Curitiba?
Próximo artigoTahai e o pôr do sol mais bonito da Ilha de Páscoa
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here