Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Como sair do Aeroporto de Havana – Cuba.

Quer saber como sair do aeroporto de Havana? Neste post nós vamos mostrar várias opções de como sair do aeroporto José Martí em direção ao centro da cidade. Confira:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Em Havana nós usamos a hastag #dmecemHavana 
Em Cuba nós usamos a hastag #dmecemCuba


Como sair do Aeroporto de Havana. 

O Aeroporto Internacional José Martí é o maior aeroporto de Cuba e a porta de entrada pra quem chega em Havana. Fica localizado no sul da cidade a cerca de 18 km do centro de Havana.

O aeroporto possui 5 terminais mas independente da companhia aérea escolhida por você, seu desembarque será feito pelo terminal 3, o maior de todos.

– Como sair do Aeroporto de Havana: Táxis

Logo depois de passar pela imigração e de pegar sua bagagem, você irá sair do aeroporto e dar de cara com dezenas de taxistas oferecendo seus serviços. Esta é a maneira mais tradicional de deixar o aeroporto de Havana.

Os táxis podem custar de 20 CUCs até 35 CUCs, mas geralmente o preço será de 25 CUCs.

Se você não quer pagar 25 CUCs em um táxi, tente dividir o táxi com outros viajantes. Na verdade você nem precisará fazer muito esforço, pois sempre tem alguém procurando outra pessoa pra dividir o táxi.

Como sair do Aeroporto de Havana - Las Maquinas

Táxi Coletivo – Las Maquinas

Na primeira vez que visitei Cuba, dividi o táxi com um russo que não falava espanhol e tinha um inglês bem fraco, assim como o meu. O engraçado desta história era eu tentando traduzir o que o motorista falava pro russo, e o que o russo falava pro motorista. Altas risadas, mas no fim deu certo e conseguimos nos entender!

Na segunda visita, a Paty e eu dividimos o táxi com um francês gay muito divertido. Desta vez sem problemas de comunicação e deu até pra treinar um pouquinho de francês.

Em ambas as situações, o principal resultado da experiência foi uma bela economia. Em se tratando de Cuba 12 ou 13 CUCs de diferença podem ser muito bem aproveitados. Por exemplo: dá pra comprar umas 10 garrafas de Bucanero Fuerte (cerveja cubana) ou dá pra jantar uma bela de uma lagosta.


VEJA TAMBÉM:

– ONDE SE HOSPEDAR EM HAVANA – HOTEL OU CASA DE CUBANO? VEDADO, CENTRO HABANA OU HABANA VIEJA?
COMO TIRAR O VISTO DE TURISTA DE CUBA (TARJETA DEL TURISTA). 


A principio não existe outra forma de sair do aeroporto que não seja táxi, mas se você que economizar muito, nós vamos mostrar algumas formas alternativas:

– Como sair do Aeroporto de Havana: Ônibus de Linha (Guagua)

Na saída do aeroporto, próximo ao lugar onde ficam os táxis, passa um ônibus utilizado pelos cubanos e por trabalhadores do aeroporto, este ônibus vai até o Terminal 2 do aeroporto. Se seu espanhol for muito bom você pode tentar pegar este ônibus que é gratuito. Caso não consiga pegar o ônibus, você terá 2 opções: pegar um táxi pagando 1 CUCs até o terminal 2, ou ir caminhando mesmo, coisa de 2 km aproximadamente… Lembrando que o sol de Cuba é sinistro!!!

Se você optar pelo táxi pode descer direto na Avenida Rancho Boyeros (que fica em frente ao Terminal 2 do aeroporto de Havana) e dali pegar os ônibus de linha P-12 ou P-16. Estes ônibus custam apenas 1 Peso Cubano (0,05 CUCs). Ah, em Cuba os ônibus são chamados de Guaguas.

Como sair do Aeroporto de Havana - P-12 aeroporto

Ônibus P-12.

O P-12 para bem ao lado do Capitólio no Parque de la Fraternidad já o p-16 para no Hospital Hermanos Ameijeiras em Centro Habana, mas antes ele passa na Plaza da Revolución.

Aqui o Mapa com todas as linhas de ônibus de Havana, repare que o trajeto dos onibus P-12 e p-16:

Como sair do Aeroporto de Havana - Mapa das guaguas

Mapa do sistema de ônibus de Havana.

Já no centro de Havana, um táxi para qualquer parte da cidade deve custar de 2 a 5 CUCs. Se for na região central você também poderá pegar um bici-táxi por 1 ou 2 CUCs.

– Como sair do Aeroporto de Havana: Las Máquinas

Mas se você já quer começar a conhecer Cuba como um verdadeiro cubano, também na Av. Boyeros você poderá pegar um táxi coletivo, também conhecido como “Las Maquinas“. Estes devem custar menos que 1 Peso Cubano. Pegue um que vá até o Capitólio de Havana e de lá você também poderá pegar um táxi até o local onde você for se hospedar.

como-sair-do-aeroporto-de-havana-las-maquinas

Las Maquinas – táxis coletivos de Cuba.

– Como sair do Aeroporto de Havana: Pedir Carona

A alternativa mais underground e econômica de todas é pedir carona. Os cubanos costumam dar carona com facilidade, mas claro, isso é uma questão de sorte. Para isso, também é necessário chegar até a Av. Boyeros.

Claro vale levar em consideração o tempo de deslocamento e o conforto, já que se você estiver com muita bagagem, ir de ônibus de linha, carona, ou táxi coletivo não será nada confortável, mas se você  está mochilando e quer mesmo economizar, vale tentar a sorte. Outra coisa que tem que ser levada em consideração é o horário em que seu voo vai chegar em Havana, se for a noite, sem dúvida a melhor alternativa vai ser desembolsar os 25 CUCs, não pela segurança, mas sim pela dificuldade de orientação e dependendo do horário pela dificuldade em encontrar os ônibus certos.

DICA:

No aeroporto existe uma casa de cambio, que em Cuba é chamada de CADECA (Casas de Cambio). Você pode trocar seu dinheiro (de preferência Euro) neste local. Troque seu dinheiro por CUCs – Peso Cubano Convertível; e também pegue um pouco de CUPs – Peso Cubano (conhecido como Moeda Nacional). Não se preocupe com a cotação pois em Cuba o preço de cambio é igual em qualquer lugar.

Em breve sai um post sobre as moedas utilizadas em Cuba, mas enquanto não sai, deixo um resuminho aqui: O CUC teoricamente é a moeda utilizada por turistas e teoricamente é aceito nos grandes hotéis, restaurantes, lojas, passeios, museus e atrativos turísticos em geral. Digo teoricamente pois a moeda vem aos poucos se tornando a moeda mais utilizada na ilha e creio que não vai demorar muito pra se tornar a única moeda do país. Já o CUP – Moeda Nacional é a moeda utilizada só pelos cubanos. Em alguns lugares (principalmente os mais turísticos) já nem aceitam que você pague com Moeda Nacional, porém eu digo pra você pegar um pouco de Moeda Nacional, pois se for utilizar o transporte público ou as “máquinas”, poderá pagar com Moeda Nacional.

O CUC vale 1 dólar americano. O CUP por sua vez é bem mais barato e vale cerca de 0,04 centavos de CUC (lembre-se disso na hora de trocar, para não sair com um bolo de dinheiro).

Lembrando que se você for trocar dólar americano são descontados mais 13% de taxa ( o que não acontece com o Euro, ou outras moedas).

Voltando para o Aeroporto Jose Martí

Quando você for deixar Havana pode fazer o processo inverso pegando os onibus P-12 ou p-16 descendo no terminal 2 e ir até o terminal 3 em uma táxi.

Se preferir retornar de táxi, no caso de você se hospedar em uma casa de cubano, normalmente os donos das casas já têm algum motorista “parceiro” que irá te levar até o aeroporto por um preço mais camarada, tipo 10 ou 15 CUCs. Um táxi normal vai cobrar os mesmos 25CUCs cobrados pelos taxistas do aeroporto, mas sempre dá pra dar uma choradinha.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Em Cuba ainda não é possível reservar hotéis através do Booking.com. Mas se você for viajar para outro lugar, não deixe de reservar através do blog! Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

36 Respostas para Como sair do Aeroporto de Havana – Cuba.

  1. Gabi Pizzato disse:

    Boas dicas! Fui para Cuba com um grupo (de mergulho!) e já tínhamos tudo preparado, no estilo excursão mesmo. Não cheguei a pegar nada de Pesos Cubanos, mas tomei várias ‘Bucanero Fuerte’ bem geladas, ao preço de água! 😉

  2. Cuba está na minha lista de sonhos! Obrigada pelas dicas! Beijos

  3. Flavia Zenke disse:

    Post super completo com varias possibilidades! Vou usar com certeza! Obrigada pelas dicas!

  4. Ana Carolina Miranda disse:

    Ótimas dicas, gostei de saber que existe a possibilidade de pegar o táxi coletivo! Economizar é comigo mesmo!

  5. gostei da ideia dos Las Maquinas 😀 hehehe… um dia preciso tomar coragem e dividir taxi tb!

  6. Rozembergue disse:

    Dicas anotadas! Parabéns pelo post! Muito útil!

  7. Muito bom!
    Sempre útil saber as formas de sair de um aero, mas confesso que não tenho coragem de dividir taxi com desconhecido hehe

  8. angie disse:

    q interessante chamarem os onibus de guagua..e fico só imaginando a treta que era traduzir as coisas em russo aaheuaheua

  9. Chegamos em Havana no inicio de março, mas já pegamos o transfer do hotel… 😛 Sei lá, o lugar ofereceu, preço parecido com o taxi, achamos mais fácil. rs

    Mas já atento para os posts de Cuba, que vou precisar.

  10. Dayana disse:

    Ah, adoro posts sobre as possibilidades de saída do aeroporto. Bom saber que tenho que treinar meu espanhol para pegar o busão do aeroporto que, com certeza, seria a minha escolha. haha

  11. Raianne Mourão disse:

    Vou para Cuba em Setembro e já to montando meu roteiro com a ajuda do blog. Obrigada pelas dicas.

  12. Nivia disse:

    Estou indo semana que vem, quase sem roteiro (decidimos em cima da hora) e lendo todos os posts! É minha segunda visita depois de 18 anos, estive lá em 1999. Pelo que li dos seus posts não mudou muita coisa, rsrs. Gostando muito! abs

  13. Luciana disse:

    Oi! Perguntei antes sobre o telefone da COPA, mas depois de escrever já consegui falar com eles. É que eu não digitava os números entre parenteses 😀
    Grata novamente!
    Luciana

  14. sumaia Freire disse:

    Itamar…tem alguma indicação sobre a venda do real Seguro?
    Gostaria de conhecer melhor e possivelmente fazer minha escolha por ele, em agradecimento ao seu site que tanto me ajudou. Obrigada!

  15. Marx Martins disse:

    Olá!
    Gostaria de saber quais as linhas de ônibus que saem de Havana e vão até Santiago de Cuba.

  16. Renata disse:

    Olá Itamar! Tenho lido muitos blogs sobre Cuba e o seu post sobre como sair do aeroporto foi o mais completo e explicativo. Parabéns!!! De grande ajuda e valia para quem busca informações.

  17. Tiago disse:

    Olá Itamar! Excelente postagem! Tenho algumas perguntas, se puder responder…
    Para chegar do terminal 3 até o terminal 2 de taxi é tranquilo? Qual seria o taxi? É sempre 1 CUC por pessoa ou varia? Chegando no terminal 2, onde pegamos o P-12? Existe um ponto final? É tranquilo entrar no ônibus e ficar até o capitólio com 2 malas grandes (2 pessoas)? E, por último, o ponto final é no capitólio ou é melhor ficar atento qdo tiver chegando? Muito obrigado!!

    • Itamar Japa disse:

      Olá Tiago, é tranquilo sim, embora vão tentar te convencer a ir até o centro. Pode pegar qualquer táxi que esteja na portaria, em Cuba não existe problema com segurança. A maioria são carros antigos. Bom, vendo que é turista eles poderão tentar comprar mais que um CUC.

      O ônibus passa na rua em frente, pergunta pra alguém ali no terminal 2. O ônibus para no Capitólio, mas especificamente no Parque de La fraternidad, que fica ao lado do Capitólio.

      Quanto a lotação do ônibus, isto depende muito do horário. Mas como você vai pegar o ônibus no inicio da rota, muito provavelmente estará vazio, podendo lotar depois.

      Espero que tenha ajudado! Boa viagem!!!

  18. Delson Jr disse:

    Tem como ir do aeroporto de Havana para Varadero de táxi?? E de ônibus????
    Somos um grupo de 3 pessoas e gostariamos de chegar no aeroporto de Havana e pegar um transporte direto pra varadero

    • Itamar Japa disse:

      Olá Delson, de ônibus acho que não (acho que é preciso ir até o terminal da viaazul, em Havana), mas de táxi dá sim, embora provavelmente no aeroporto vão cobrar mais caro. Fica meio longinho, mas talvez em 3 pessoas não saia tão caro. Pra você ter uma ideia o ônibus de Havana a Varadero sai 10 dólares por pessoa. Boa viagem! Depois conta pra gente como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *