Conheça a encantadora Puebla, no México.

Publicidade:

Se você está indo para a Cidade do México e tem alguns dias sobrando, temos uma dica imperdível pra você! Coloque em seu roteiro a cidade de Puebla! Você não vai se arrepender! Confira o post e entenda o que estamos falando!

Puebla – México

Heroica Puebla de Zaragoza, ou simplesmente Puebla, é a capital do estado homônimo de Puebla, no centro sul do México. Fundada em 1531, é uma das cidades mais antigas do país, sendo também a 4ª maior.

Heroica Puebla de Zaragoza
Heroica Puebla de Zaragoza

A cidade foi fundada com o nome de “Ciudad de los Angeles” (Cidade dos Anjos) e até hoje também é conhecida como “Puebla de los Ángeles” (Puebla dos Anjos). Na cidade predomina uma lenda que diz que os sinos de 8 toneladas da Catedral foram instalados misteriosamente por anjos.

Por falar em igrejas, se você está pretendendo ir a Puebla e gosta de visitar igrejas coloniais prepare-se, Puebla é uma das 3 cidades com maior infraestrutura católica no México!  São 288 igrejas, sem contar as igrejas de outras religiões! Tal número faz com que Puebla seja um destino muito procurado por religiosos.

1 das 288 igrejas da cidade. Puebla
1 das 288 igrejas da cidade.

Além das igrejas, a cidade possui um centro histórico belíssimo, organizado e super conservado. Puebla foi fundada com o intuito de ser um assentamento estratégico localizado entre a Cidade do México e o Porto de Vera Cruz. A cidade foi criada para ser habitada exclusivamente por espanhóis, sendo desenhada para sobrepor Cholula, cidade vizinha que foi um importante centro religioso dos povos originários.

Casario Colonial.
Casario Colonial.

E não pense que acabou! Além do que foi citado acima, outra característica marcante de Puebla é a gastronomia! Capital mundial do “Mole Poblano“, a cidade possui uma rica e saborosa tradição gastronômica! Seus moradores se orgulham da gastronomia local, destaque no país! Nós comemos demais nesta cidade!

Caminhar pelas ruas do centro e experimentar um monte de coisas diferentes, que são vendidas na porta dos estabelecimentos, ou em pequenos restaurantes, é uma grande experiência em Puebla! Nós comemos dezenas de comidinhas de ruas! Uma mais gostosa que a outra!

As deliciosas Gorditas de nata!
As deliciosas Gorditas de nata!

Confessamos que não estávamos esperando muito de Puebla quando resolvemos incluí-la no roteiro, mas para nossa grata surpresa, Puebla é uma cidade maravilhosa! Recomendamos imensamente!

Publicidade.

A Heroica Puebla de Zaragoza e a Batalha de Puebla

Além da beleza arquitetônica, da relevância religiosa e da deliciosa gastronomia, Puebla também destaca-se pela história! A cidade orgulha-se de ser palco de uma das vitórias militares mais importantes e históricas do México, a Batalha de Puebla.

Centro Histórico.
Centro Histórico.

Em 1861 a França invadiu o México com a desculpa de estar cobrando uma divida velha do governo mexicano, divida esta que o então presidente Benedito Juarez se propôs a pagar, porém em prestações.

A divida foi só uma desculpa, pois na realidade os Franceses queriam derrubar o governo mexicano, colocando um pau mandado deles no poder e assim expandir o controle francês na América Central e na América do Sul. Como podemos ver não é de hoje que os países mais poderosos derrubam governos em favor de seus interesses.

Em dezembro de 1881, os Franceses tomaram a cidade portuária de Vera Cruz e seguiram rumo a capital. Chegando em Puebla, foram surpreendidos pela resistência dos soldados mexicanos liderados pelo General Ignacio Zaragoza, que mesmo em grande desvantagem numérica e sem armamento adequado (muitos soldados mexicanos lutaram apenas com facões) conseguiram vencer as tropas francesas que foram obrigadas a recuar até a cidade de Orizaba em 5 de maios de 1882.

Após a vitória Zaragoza enviou uma carta com uma única frase à Juarez indicando a vitória “Las armas nacionales se han cubierto de gloria”.  A data é festejada pelos mexicanos, inclusive nos EUA.

Puebla.
Puebla.

Apesar da vitória em Puebla, os franceses se reforçaram e voltaram a Cidade do México por outro caminho, evitando Puebla. Em pouco tempo os franceses empossaram o Imperador Maximiliano, que prontamente foi reconhecido por alguns poucos países aliados da França, enquanto a maioria dos países ainda reconheciam Benito Juárez, que fugiu para o norte e continuava a governar o país de maneira paralela.

Maximiliano e seus aliados foram derrotado em 1887.

O que fazer em Puebla

  • Zócalo

O Zócalo é a praça principal de Puebla e coração da cidade. No México quase todas as cidades têm um Zócalo, é tipo a Praça de Armas das demais cidades hispanas. No Zócalo de Puebla estão alguns dos principais e mais bonitos edifícios da cidade.

A Catedral é o prédio mais imponente do Zócalo de Puebla.
A Catedral é o prédio mais imponente do Zócalo de Puebla.

Esta praça possui internet grátis e durante a noite é ponto de encontro da população local e turistas. Além de agitada, a praça fica muito bonita com a iluminação.

Zócalo à noite.
Zócalo à noite.
  • Caminhar pelo Centro Histórico

O maior atrativo da cidade sem dúvida alguma é o casario colonial que enche os olhos do visitante a cada esquina. Caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Puebla é obrigatório pra quem quer desfrutar o melhor da cidade. Claro que nós adoramos fazer isso né?

Ruas de Puebla
Ruas de Puebla

Comece pelo Zócalo à partir dele você pode seguir para todos os lados, onde sempre terão belas edificações coloridas e muitas igrejas. Só no Centro Histórico existem cerca de 70 igrejas.

Igrejas lado a lado com as casas.
Igrejas lado a lado com as casas.

No começo nós queríamos entrar em todas e apreciar, mas depois de um tempo só colocávamos a cabeça pra dentro da porta, hehe. Quanto as edificações é o famoso “cada esquina um clique”.

Centro Histórico.
As ruas do Centro Histórico.
Centro Histórico.
Edificações do Centro Histórico.
Centro Histórico.
As cores do Centro Histórico.

O Centro Histórico de Puebla é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, desde 1987.

  • Conhecer a Catedral de Puebla

Localizada em pleno coração da cidade, no Zocálo, a Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción ocupa um quarteirão inteiro e é uma das maiores e mais belas igrejas do México. Foi construída entre os séculos 16 e 17 sendo o primeiro templo no estilo a ser construído nas Américas. Suas torres possuem 69 metros de altura e chamam atenção de quem visita a igreja.

Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción
Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción
Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción
Catedral de Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción
  • Visitar o Barrio del Artista e El Parián

O Barrio del Artista é um espaço dedicado a artistas da cidade de Puebla, onde existem aproximadamente 50 ateliês. O espaço fica na chamada Plazuela del Torno, um espaço onde além dos ateliês é possível encontrar alguns restaurantes do tipo pega turista, cafés e lanchonetes. Quando fomos ao bairro dos artistas não tinham muitos artistas, mas já vi fotos onde a rua está cheia de quadros e pintores.

Barrio del Artista.
Barrio del Artista.

Bem pertinho dali está o Mercado de Artesanias El Parián. Este é o lugar pra você comprar lembrancinhas e objetos do México.

Mercado de Artesanias El Parián - Puebla
Mercado de Artesanias El Parián

Ali é possível encontrar de tudo, desde roupas típicas e caveiras mexicanas, até quadros pintados pelos artistas vizinhos.

Souvenires Mexicanos. Puebla
Souvenires Mexicanos.
  • Passear pelo Callejón de los Sapos

O Callejón de los Sapos é uma pequena rua adornada por diversas casas coloridas. Um dos cantinhos mais belos da cidade. Em determinados dias é possível encontrar uma feira de antiguidades e artesanatos.

Callejón de los Sapos
Callejón de los Sapos
Plazuela de los Sapos.
Plazuela de los Sapos.
  • Visitar a Biblioteca Palafoxiana

Fundada em 1646 a Biblioteca Palafoxiana é a primeira biblioteca do México e dizem os mexicanos que também é a primeira biblioteca de todo o continente americano. Possui mais de 40 mil volumes e foi restaurada recentemente.

  • Aproveitar a gastronomia poblana

Puebla destaca-se por sua culinária. A cidade é referência em comida mexicana e o visitante que for até a cidade irá se deliciar muito com a gastronomia local! O prato mais famoso da cidade é o Mole Poblano!

Mole Poblano
Mole Poblano – o prato mais emblemático da cidade. Foto: viamexico.mx

São muitos restaurantes espalhados pela cidade, mas o que nos encantou mesmo foram as comidas de  rua, a famosa comida chatarra. Comemos muito, provamos de tudo um pouco! Saímos de lá com alguns quilos a mais, com certeza!

Batata frita com pimenta! Estamos no México!
Batata frita com pimenta! Estamos no México!

Neste site você poderá conhecer alguns dos principais pratos da culinária poblana.

  • Ganhar alguns quilos na Calle del dulce

E por falar em quilos, outro lugar que merece uma visita é a famosa Calle del Dulce, uma rua inteira cheia de lojas que vendem doces! Mais alguns quilos na balança!

Loja na Calle del Dulce. Puebla.
Loja na Calle del Dulce.
  • Curtir a noite poblana

A cidade é bastante animada durante à noite e pra quem gosta de curtir a boemia, Puebla tem bastante a oferecer. No entorno do Zócalo existem muitos bares e restaurantes, assim como na região do Barrio del Artista e do Callejóns de los Sapos.

Zócalo à noite.
Zócalo à noite.
  • Visitar os museus da cidade

Puebla só fica atrás da Cidade do México quando o assunto é museu. São cerca de 30 museus espalhados pela cidade! Nós, infelizmente, não tivemos tempo pra visitar nenhum! Mas esperamos ter a oportunidade de regressar ao México e visitar os museus da cidade algum dia.

  • Percorrer os túneis de Puebla

Os espanhóis construíram a cidade para uso próprio e exclusivo e por isso fizeram inúmeros túneis pela cidade ligando pontos estratégicos, como igrejas, monastérios e fortes. Os túneis eram usados para transportar ouro e também para defesa.

Nós não visitamos os túneis e pra falar a verdade na época nem sabíamos que existiam. Nossos amigos do Blog Mundo Sem Fim visitaram os túneis e fizeram um post sobre o assunto.

Mesmo quem não pensa em curtir a noite da cidade deve sair pra dar uma voltinha e sentir a pulsação e beleza da cidade noturna, que fica agitada e iluminada.

  • Visitar o menor vulcão do mundo

O Vulcão Cuexcomate tem apenas 13 metros de altura e uma cratera de 8 metros de diâmetro. É considerado o menor vulcão do mundo. Fica a apenas 5 quilômetros do centro histórico em uma praça da cidade.

É outro destino que não chegamos a conhecer, mas recomendamos pra quem tem tempos sobrando na cidade! Nossos amigos do Blog Mundo Sem Fim também passaram por lá, confira o post.

  • Conhecer o Centro Civico 5 de Mayo

O Centro Cultural Civico 5 de Mayo está posicionado sobre um morro histórico que foi palco principal da famosa Batalha de Puebla. Lá estão o Forte de Loreto e o Forte de Guadalupe, além de várias outras atrações como o Museu de Antropologia, o Planetário e o Museu de História Natural. Tudo Gratuito!

  • Estrella de Puebla

A Roda Gigante de 80 metros é considerada a maior Roda Gigante Portátil do mundo, segundo o Guinness Book. Fica localizada em um complexo de entretenimento que inclui o Parque Lineal, o Parque del Arte, o Parque Metropolitano e o Paseo del Río Atoyac.

  • Fazer um bate e volta para Cholula

Nós abrimos mão de conhecer algumas atrações de Puebla pra poder conhecer a cidade de Cholula, onde está a maior pirâmide do Mundo. A cidade, que foi uma das mais importantes no período pré-hispânico é uma graça e vale a visita!

Cholula.
Cholula.

Como tínhamos programado apenas 2 dias e meio na região, dividimos um dia e meio em Puebla e um dia em Cholula. Infelizmente tivemos que deixar de conhecer algumas coisas importantes de Puebla, como as fortalezas no Centro Cultural 5 de Mayo, por outro lado visitamos a belíssima cidade de Cholula e adoramos!

Como chegar em Puebla

Puebla está a pouco mais de 100 km da Cidade do México. A partir da capital muitas agências oferecem passeios de bate e volta até Puebla e Cholula, porém em nossa opinião, a região não merece apenas um bate e volta!

Pegue o ônibus da viação ADO e vá aproveitar melhor Puebla e Cholula. Os veículos partem do Terminal de Autobuses Oriente, o TAPO, que fica ao lado da estação San Lazaro do Metrô, na Linha 1 Rosa.

A viagem dura pouco mais de 2h. Você pode consultar o valor da passagem no próprio site da viação ADO. Compras antecipadas costuma ser um pouquinho mais baratas.

Chegando ao terminal rodoviário de Puebla é preciso pegar um ônibus, táxi, ou Uber para chegar até o Centro Histórico.

Onde se hospedar em Puebla

O melhor lugar pra se hospedar em Puebla é nas proximidades do Centro Histórico. Quanto mais próximo ao Zócalo melhor!

Arredores do Zócalo. Puebla
Arredores do Zócalo.

Em nosso caso, não levamos sorte com os hotéis! Deixamos pra reservar na hora e o fizemos pelo aplicativo do TripAdvisor. Escolhemos um hotel que vimos com boas recomendações, era bem localizado (3 ou 4 quadras do Zócalo) e muito baratinho! O Hotel se chama Hotel Centro Histórico.

Quando chegamos lá, depois de alojados, durante à noite percebemos que existiam pessoas “estranhas” hospedadas por lá. Quando sai pra dar uma voltinha, no corredor, uma morena peituda de 2 metros de altura perguntou se eu queria me divertir. – Não, valeu! hehe.

No outro dia vimos outro hotel que fica praticamente ao lado, tinha escrito na fachada “hotel familiar” logo imaginamos que seria mais tranquilo, então trocamos. Se chama Hotel del Centro. Durante à noite, começamos a escutar movimentações pelos corredores e mais à noite, altos ruídos estranhos. Aí já não sabemos se rolava alguma coisa mesmo, ou estávamos com malicia na cabeça, ou eram hospedes empolgados…  Enfim, faz parte da aventura…

Por estas e por outras recomendamos que façam suas reservas de hotéis através do Booking.com, onde os relatos são mais verdadeiros, já que naquela época o TripAdvisor dava milhas, o que pode ter levado muita gente a dar relatos falsos sobre hotéis.

Encontre seu hotel:



Booking.com


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.

CARRO: Quer alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF. 


Gostou deste post sobre Puebla?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre Puebla deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O MÉXICO

O que fazer em Oaxaca de Juarez, uma das cidades mais culturais do México.
+ Tula de Allende, a cidade dos guerreiros Toltecas – México.
+ Xochimilco, a “Veneza” mexicana. Um passeio clássico em México DF.
+ Teotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.

Artigo anteriorLado argentino das Cataratas do Iguaçu! Conheça o Parque Nacional Iguazú!
Próximo artigoRoteiro de 4 dias nos Campos Gerais. Virada do ano no mato com cachoeira!
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

18 COMENTÁRIOS

  1. Nossa sempre tive vontade de conhecer o México. Além de divertida, Puebla parece ser realmente muito interessante. Mas olha fiquei chocada.. 288 igrejas! Eu q normalmente gosto de visitar igrejas por onde passo abrirei uma exceção por aí rss..

  2. Estou decidindo meu roteiro pelo México, e essa materia de vocês SUPER completa e com fotos maravilhosas, me fizeram adicionar mais um dia em Puebla! Parabéns, adorei! Obrigada por compartilhar! Boas trips pra vocês 😁

  3. Amei a sua matéria, bem explicadinha e nos faz embarcar na cidade. Pretendo ir ao México em 2022 caso o cenário pandêmico dê uma trégua, pretendo conhecer essa cidade linda ❤️

  4. Itamar, vc conheceu San Miguel de Allende? Será que vale mais a pena do que ir a Puebla?
    Eu só tenho 1 semana no México, para Cidade do México e mais alguns destinos.
    Acho que os 3 ficariam corridos demais….

    • Olá André. Nós não fomos para San Miguel de Allende, mas já vimos uns vídeos e realmente parece ser muito legal. O bom de Puebla é que é bem pertinho de CDMX e em um dia você consegue conhecer basicamente tudo.

      Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here