Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Fortaleza San Carlos de la Cabaña, a maior fortaleza das Américas

Localizada ao lado da emblemática Fortaleza del Morro, a gigantesca Fortaleza San Carlos de la Cabaña integra o conjunto Parque Histórico Militar Morro-Cabaña. É considerada uma das maiores fortalezas das Américas, sendo um dos lugares imperdíveis pra conhecer em Havana.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña.

Após a invasão da Fortaleza de los Tres Reyes Magos del Morro e a consequente tomada de Havana pelos Ingleses, no ano de 1762, o rei Carlos III ordenou a construção de uma grande fortaleza que pudesse proteger, a até então, vulnerável Colina del Morro. A construção começou em 1763 e terminou em 1774. Foram utilizados os mais avançados conceitos da engenharia militar do século XVIII. Como resultado Havana ganhou a maior fortaleza  construída pelos espanhóis nas Américas.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña

Entrada da Fortaleza San Carlos de la Cabaña. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-6

Interior da Fortaleza. Foto: Itamar Japa.

A fortaleza que tem o nome do Rei da Espanha da época, foi construída por cerca de 4000 pessoas, dentre elas prisioneiros mexicanos e indígenas escravizados.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-2

Patrimônio da Humanidade. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-5

Fortaleza de la Cabaña e o Porto de Havana ao fundo. Foto: Itamar Japa.

O gigantesco complexo militar afastou os invasores por séculos, pois além da imensidão e engenharia avançada, a Fortaleza foi abrigada pelos melhores soldados espanhóis em Cuba, uma espécie de tropa de elite espanhola. Cerca de 1300 homens ficavam na fortaleza, mas em caso de guerra, esse número poderia ser aumentado pra 6000 homens.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-4

Interior da imensa Fortaleza. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-7

A imensa Fortaleza San Carlos de la Cabaña. Foto: Itamar Japa.

A Fortaleza San Carlos de la Cabaña também era uma das mais bem equipadas da época, possuía cerca de 250 peças de artilharia, sendo 120 canhões de bronze e obuses de vários calibres (sem contar as armas de curto alcance). La Cabaña contava com munição suficiente para aguentar um ano de cerco, sem necessidade de suprimentos exteriores.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-8

Canhão de 1736. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-15

Vai encarar??? Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-16

Canhões de defesa da Fortaleza de La Cabaña. Foto: Itamar Japa.

Apesar de toda sua capacidade belicista, a Fortaleza San Carlos de la Cabaña jamais chegou a ser acionada, sua simples presença afastou todos os riscos de invasão.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-3

Antiga prisão. Foto: Itamar Japa.

Durante as guerras pela independência, foi usada como prisão, onde milhares de patriotas cubanos foram fuzilados. Anos depois a fortaleza também serviu como prisão de Gerardo Machado e do ditador Fulgencio Batista, muitos cubanos também foram torturados e assassinados.

Após a revolução Che Guevara implantou ali seu quartel general e em 1986 foram iniciados os trabalhos de recuperação e transformação da Fortaleza em um grande Parque histórico militar. No ano de 1992 o complexo ficou pronto e foram abertos: o Museo de Armas, o Museo de la Comandancia del Che e o Museo Monográfico.

A visita à Fortaleza exige bastante tempo dado o imenso tamanho. Só na margem do canal da baía de Havana, são 700 metros de muralhas. No total a Fortaleza abrange uma área de aproximadamente 10 hectares.

É necessário no mínimo meio dia pra percorrer e conhecer seus detalhes. Claro, pra quem não se liga muito em conhecer a história e os detalhes, é possível uma visita mais rápida…

Além de todas as curiosidades arquitetônicas e históricas, assim como El Catillo del Morro, La Cabaña proporciona a seus visitantes um visual fantástico de Havana.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-9

La Habana. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-11

Visual. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-13

Vista do Catillo del Morro a partir de la Cabaña. Foto: Itamar Japa.

Interessante também, são os “enfeites” do jardim da Fortaleza San Carlos de la Cabaña, em um lado pedaços de um avião dos EUA, derrubado por Cuba, e de outro lado um grande relógio solar.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-17

Avião estadunidense derrubado por Cuba. Foto: Itamar Japa.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña-10

Relógio Solar. Foto: Itamar Japa.

Estive visitando por 2 vezes a Fortaleza San Carlos de la Cabaña, na primeira, fui durante o dia e a visitei com mais aprofundamento. Dois anos mais tarde, na segunda vez, fui com a Paty durante a noite pra ver a cerimônia do Cañonazo de las Nueve. Logo conto, em outro post, sobre esta tradicional cerimônia que acontece todos os dias, desde o século XVIII.

Fortaleza San Carlos de la Cabaña

Cañonazo de las Nueve. Foto: Itamar Japa.

A entrada da Fortaleza custa 6 CUCs até as 18 h, após este horário sobe pra 8 CUCs, porque é durante a noite que acontece o Cañonazo de las Nueve. A fortaleza funciona das 8 h até as 23 h.

Quando for visitar a Fortaleza San Carlos de la Cabaña, aproveite pra visitar a vizinha Fortaleza de los Tres Reyes Magos del Morro.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Em Cuba ainda não é possível reservar hotéis através do Booking.com. Mas se você for viajar para outro lugar, não deixe de reservar através do blog! Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

2 Respostas para Fortaleza San Carlos de la Cabaña, a maior fortaleza das Américas

  1. As fortalezas além de proporcionar uma ideia histórica, nos oferece vistas maravilhosas das cidades e esta foto que você tirou de Havana, demonstra isso. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *