Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça o GUM, uma antiga loja soviética que se transformou no shopping mais caro do mundo.

Você sabia que um dos ícones da Praça Vermelha é atualmente um shopping center cheio de lojas de grifes? Neste post você vai conhecer o GUM, uma antiga loja soviética, que ironicamente se transformou no shopping mais caro do mundo.


  Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


 Shopping GUM – Moscou. 

O belíssimo edifício localizado do lado na Praça Vermelha de Moscou, é um dos únicos edifícios da região que não tem tonalidade política ou religiosa. Foi construído inicialmente por ordens da Tzarina Catarina II, para se tornar um centro comercial. Venho a ganhar a forma atual alguns séculos depois, já que teve que ser reconstruído devido a um incêndio. O projeto foi elaborado no estilo “revivalismo russo” e foi construído entre os anos de 1889 e 1893.

gum-moscou

GUM – Moscou

O maior destaque fica por conta do telhado de vidro com 14 metros de diâmetro. Este telhado, único de sua época, foi projetado pra suportar o acumulo de neve, típico do rigoroso inverno russo. São 20.000 placas de vidros reforçadas por milhares de bastões metálicos. Em dias ensolarados o efeito causado pelos raios solares é muito interessante.

gum-moscou-5

Detalhes do GUM, e seu teto de vidro…

O centro comercial chegou a contar com milhares de lojas, mas após a revolução de 1917, foi estatizado tornando-se um mercado de distribuição de bens de consumos para toda a população russa, independente da classe, etnia ou gênero.

GUM, uma antiga loja soviética que se transformou no shopping mais caro do mundo.

O nome GUM (ГУМ)  foi originado exatamente nesta época. GUM era a abreviatura de: Loja de Departamento gum-moscou-3Estatal (Государственный Универсальный Магазин).

Durante muitos anos, o GUM serviu como lojas populares, mas na época de Stalin, foi transformado em escritórios criados para o primeiro plano Quinquenal de Stalin. Em 1953, o GUM voltou a ser usado como lojas de departamentos.

Com o fim da URSS, o GUM foi privatizado e depois de várias negociações tornou-se um dos centros comerciais mais conhecidos e luxuosos da Rússia. Seu nome foi alterado para Loja de Departamento Universal ( Главный Универсальный Магазин), mantendo a abreviação do nome original (em russo, lógico).

Com 242 metros de comprimento, o elegante edifício imperial é hoje um dos centros comerciais mais famosos do mundo e dizem os especialistas que é o shopping mais caro do mundo! E veja como são as coisas, o GUM fica bem na frente do Mausoléu de Lenin

Basta dar uma olhadinha nos carros do estacionamento do GUM para ver qual é o publico que o frequenta… Tirando os turistas curiosos, claro!

shopping mais caro do mundo

Estacionamento GUM.


 

LEIA TAMBÉM:

+TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR O KREMLIN DE MOSCOU.
+CONHEÇA O METRÔ DE MOSCOU, O PALÁCIO DO POVO.
+VOCABULÁRIO BÁSICO DE RUSSO PARA VIAGEM.


Mas mesmo que você não pretenda comprar em nenhuma das várias lojas de grife existentes no GUM, vale a pena ir lá conferir a beleza da arquitetura do edifício…

shopping mais caro do mundo

Interior do GUM.

Durante a noite, o GUM fica todo iluminado, completando a beleza da Praça Vermelha e do Kremlin de Moscou.

gum-moscou-11

O Gum todo iluminado, junto a Praça Vermelha e Kremlin.

gum-moscou-8

Iluminação noturna GUM, o shopping mais caro da Rússia.

Nós apenas demos umas voltinhas pelo interior do GUM, pois definitivamente não somos fans de shoppings, muito menos em um shopping considerado como o shopping mais caro do mundo. Mas, estando em Moscou, visitar o GUM, por toda sua história e pela sua bela arquitetura, é um passeio imperdível!

SERVIÇO:

Ingresso: Entrada gratuita

Horários:  Diariamente, das 10h às 22h

GUM: Site oficial – http://www.gum.ru/


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

24 Respostas para Conheça o GUM, uma antiga loja soviética que se transformou no shopping mais caro do mundo.

  1. Que arquitetura mais linda!!! Adorei.

  2. Gente, que coisa mais louca… Isso sim e ironia do destino, hein? Queria ver esse teto de vidro ao vivo!

  3. Que legal! Eu seria um dos turistas curiosos, que entraria “só pra dar uma olhadinha” hahaha O lugar é lindo, principalmente a noite!

  4. Camila Lisboa disse:

    Nem sou muito fã de shopping, mas nesse caso abro a exceção 😉

  5. Eu adoro a GUM! Sempre que estou em Moscou tenho que dar uma volta por lá, mesmo que sem querer fazer compras. rsrs Mas em cada viagem a decoração tem um tema diferente, então é como visitar um lugar diferente sempre.

    Valeu!

  6. Gostei da dica, está anotada! Quando for até Moscou irei lá para apreciar a arquitetura e conhecer o local, que parece lindo!

  7. Que demais! Eu já conheço esse lugar! Eu visitei a Rússia em época de fim de ano e este shopping estava todo decorado para o natal, foi muito legal me abrigar no calorzinho do aquecedor deste ambiente enquanto do lado de fora estava absurdamente frio! Valeu a pena! Abração!

  8. Também não sou muito fã de shopping não, mas fiquei encantada com esse prédio! Que lugar incrível! Imagino como as coisas devem ser diferentes na Rússia. Muito legal seu post! Beijos.

  9. Luís Seco disse:

    Que loucura de lugar. Fez-me lembrar um pouco a arquitetura de shoppings (ou centros comerciais) que conheci em Bruxelas, Paris ou Amesterdão. Deve ser ótimo passear pelos corredores só para ver os detalhes.

  10. Olá boa noite 🙂
    Muito interessante e irónico! Ser o shopping mais caro num país que diz detestar o capitalismo…

  11. angie disse:

    geeeeeeeeeeeeente é muita ostentação e, meu, coitado do engenheiro pra fazer os calculos pra tanto vidro + curvas + neve pra não dar desastre ehauehwuehawe

  12. Que coisa mais louca né, acho muito interessante ver como esses prédios vão se transformando, as vezes com um propósito completamente contrário ao original né

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *