Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O que fazer no interior da cidade murada de Cartagena de Indias.

Cartagena de Indias é uma das cidades mais belas da América Latina e do mundo! Agora imagine uma visita ao coração da cidade heroica, o interior da cidade murada de Cartagena de Indias, a parte mais bonita da cidade! Prepare-se pra ficar com muita vontade de conhecer a histórica cidade de Cartagena das Indias, na Colômbia. Neste post nós contamos tudo sobre o que fazer no interior das muralhas de Cartagena.

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia

O que fazer no interior da cidade murada de Cartagena de Indias

O interior da cidade murada de Cartagena de Indias é sem dúvida alguma um dos lugares mais incríveis de toda América Latina. Não é à toa que atrai milhares de turistas de todas as partes do mundo. Confira o que fazer:

Caminhar pelas ruas da cidade murada

Vou dar um conselho: a primeira coisa a fazer no interior da cidade murada de Cartagena de Indias é dar uma volta  sem rumo pelas ruas coloridas.

Caminhe pelas belas ruas da cidade, são ruas em estilo colonial, repletas de cores, flores e charme. As ruas são bem parecidas e bem fácil de se perder.  Não se preocupe perca-se!!! Minha sincera opinião é que andar sem rumo, se perdendo e descobrindo todos os cantos da cidade murada é uma das melhores coisas a fazer no primeiro dia em Cartagena.

O que fazer no interior da cidade murada de Cartagena de Indias

As ruas coloridas do interior da cidade murada de Cartagena de Indias.

É fantástico perambular pelas ruas descobrindo igrejas, praças, museus, enfim descobrindo cada cantinho da cidade.

Vou dar mais um conselho: de preferência, saia pra caminha bem cedo, assim você irá pegar as ruas vazias, sem muitos dos milhares de turistas que costuma lotar as ruas depois das 10 da manhã.

Ruas de Cartagena de Indias Colombia

As ruas do interior da cidade murada de Cartagena de Indias.

Claro, depois você pega um mapinha e vai pros principais atrativos pra dar uma checada mais detalhada, mas perca-se no primeiro dia! Vai por mim!!!

Ruas de Cartagena de Indias Colombia

Acordar cedo tem suas recompensas: ruas vazias em Cartagena!

Visitar as muralhas de Cartagena

Depois de uma caminhada pelas ruas, visite as muralhas da “Ciudad Vieja” de Cartagena. Estas muralhas são consideradas como uma das mais bem preservadas do mundo, um dos motivos pelo qual a cidade é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, segundo a UNESCO.

Muralhas de Cartagena de Indias

Os 11 km de muralhas protegiam a cidade dos constantes ataques.

Canhões nas muralhas de Cartagena de Indias Colombia

Canhões de defesa sob as muralhas de Cartagena.

Caminhe pela muralha e descubra outros ângulos de Cartagena.

Cartagena de Indias Colombia

Um pedaço de Cartagena vista a partir das muralhas.

Caminhe, caminhe e caminhe, depois vá conhecer os lugares famosos da cidade.

Plaza de los Coches

Um bom lugar pra iniciar o passeio pelo interior da cidade murada é a  Plaza de los Coches, uma das principais de Cartagena.

Plaza de los coches - Cartagena de Indias Colombia

Os belos edificios de frente a Plaza de los Coches.

A Plaza de los Coches é a praça mais central da cidade e tem este nome porque neste local ficavam estacionadas as carroças de antigamente. A praça teve vários nomes como: Plaza del Juez, Plaza del Esclavo, Plaza de Mecaderes, Plaza de la Yerba e Plaza del Ecuador.

A praça fica localizada junto ao portal de entrada principal, conhecido como La Puerta del Reloj.

Cartagena de Indias Colombia-24

La puerta del reloj, a entrada principal da cidade murada.

Pros que gostam de doces este é o lugar! É nesta praça que fica o encantador Portal de los Dulces, um lugar onde diversos comerciantes vendem seus deliciosos doces, lado a lado.

Cartagena de Indias Colombia-35

E para os aficionados por doces… o Portal de los Dulces!

Neste local mais pro canto oposto da porta do Relógio, está o Donde Fidel um bar onde rola muita Salsa. Na noite as muitas mesas colocadas na frente do bar ficam cheias e dentro do bar muita gente animadíssima dança salsa a noite toda.

Durante alguns anos, até o inicio do século XX, a Plaza de los Coches tinha em seu centro a “Picota” e/ou forca… Ali eram realizadas algumas execuções e de vez em quando algumas cabeças de executados eram exibidas, Sinistro né!?

Museu de la Inquisición 

E por falar em sinistro, Cartagena tem um Museu bem sinistro, o  Museu Histórico Palacio de la Inquisición (Segunda/Sabado – 09 – 19 h, Domingos e Feriados 10  – 16 h ). O museu está localizado junto da Plaza  Simon Bolivar (Centro Calle 34 nº3) . O prédio é uma das construções mais elegantes e mais características da época colonial na cidade.

Cartagena de Indias Colombia-11

Método de tortura utilizado pela Inquisição.

Neste museu é possível ver celas, câmaras de tortura, documentos históricos e também alguns aparelhos utilizados  pela Santa Inquisição nas torturas.

O Museu da Inquisição de Cartagena é bem menor que o Museu da Inquisição de Lima, mas por outro lado possui algumas coisas diferentes, vale a visita!

Museu da Inquisição de Cartagena de Indias Colombia

Eu indo pra forca!

De frente ao Museu está a Plaza Simon Bolivar, uma praça bastante arborizada, com um monumento dedicado ao libertador Bolivar, que teve uma  importante passagem da história de sua vida nesta cidade. Foi em Cartagena que, entre outras coisas, Simon Bolivar escreveu em 1812, o famoso Manifesto de Cartagena (saiba mais).

Na praça existem vários bancos e ali é um bom lugar pra se abrigar em uma sombra fresca, descansar, ler o guia ou mapa, conversar com os simpáticos colombianos e/ou simplesmente escutar o cara evangélico (figura tipica de Cartagena) que fica pregando aos berros.

Cartagena de Indias Colombia-10

Plaza Bolivar vista a partir do Museu da Inquisição.

Palenqueras

A praça é repleta de vendedores ambulantes que vendem de tudo um pouco (estes não são chatos, como os da muralha e de outras partes), mas legal mesmo são as Palenqueras, as vendedoras de frutas colombianas que ficam vestidas a caráter, no melhor estilo tropical. Pra tirar foto tem que deixar uma gorjeta, ou comprar algumas frutas ou cocadas.

Cartagena de Indias Colombia-26

Palenqueras.

Cartagena de Indias Colombia-38

Viram eu tirando foto “escondido” e tive que comprar uma cocada, então toma mais uma foto!

Museo del Oro de Cartagena

Do lado oposto ao Museu da Inquisição, do outro lado da praça, está o Museo del Oro de Cartagena (Centro Carrera 4 – Nº33-26). O museu é bem menor e tem um acervo pequeno se comparado ao imenso Museo del Oro de Bogotá, mas vale a visita,já que é tipo um resumo do co-irmão da cappital… a melhor parte é que este museu é gratuito!

Museu do Ouro - Cartagena de Indias Colombia

Patricia no Museu do ouro de Cartagena de Indias.

Catedral de Cartagena

Também ali perto da Plaza Bolivar está a Catedral de Cartagena. Esta igreja começou a ser erguida em 1575, mas foi destruída por piratas ingleses em 1586. É uma igreja com um interior bonito, com  muito mármore e madeiras trabalhadas em alto relevo. Sua cúpula faz parte dos postais mais bonitos da cidade e é uma das imagens mais emblemáticas de Cartagena.

Cartagena de Indias Colombia-6

Catedral de Cartagena.

Cartagena de Indias Colombia-29

Interior da Catedral de Cartagena.

Palácio de Gobierno

O Palácio de Gobierno, que dizem ter estilo similar as edificações de Sevilla, na Espanha, fica ao lado da Catedral. Nele funciona a Gobernacíon del Departamento de Bolivar e em sua fachada existem várias bandeiras de diversas nações.

Cartagena de Indias Colombia-25

Palácio de Gobierno.

Iglesia y Monasterio San Pedro Claver

Outro lugar imperdível no interior das muralhas é a Plaza de San Pedro Claver, onde está a Iglesia y Monasterio San Pedro Claver. Esta bela igreja foi originalmente construída em 1580, sendo reconstruída no século XVII pelos Jesuítas.

Por sua solidez e valor estético, arquitetonicamente é a igreja mais importante da cidade. Leva o nome do defensor e protetor dos escravos: San Pedro Claver, chamado também de “escravo dos escravos” e “apostolo dos negros”. Claver viveu neste monastério até seus últimos dias em Cartagena. Quase em frente a igreja existe um monumento em homenagem a ele.

Cartagena de Indias Colombia-28

Iglesia y Monasterio San Pedro Claver.

Não deixe de observar da frente da Igreja San Pedro Claver, a bela vista da cúpula da Igreja Catedral. É uma das imagens mais classicas e bonitas, pois a igreja fica emoldurada pelas ruas e casas coloniais.

A noite, quando tudo está maravilhosamente iluminado, ali é o lugar para aquela foto tipo postal.

Cartagena de Indias Colombia-37

A bela imagem da Catedral de Cartagena.

Museu arqueológico, Museu Naval e Museu de Arte Moderno 

Nesta região existem diversos restaurantes e museus como o Museu Arqueológico, Museo Naval e o Museo de Arte Moderno. Não entramos em nenhum deles porque achamos muito caro!


LEIA TAMBÉM:

O QUE FAZER EM CARTAGENA – GUIA COMPLETO
 GETSEMANÍ, O BAIRRO PREFERIDO PELOS MOCHILEIROS.


Teatro Heredia 

Não deixe de visitar o belo Teatro Heredia Adolfo Mejía, um dos edifícios mais belos e charmosos de Cartagena. Construído em 1911, o teatro é inspirado no Teatro Tacón, localizado na cidade de Havana, em Cuba.

Eu tive o prazer de visitar o interior do teatro e até assisti um filme que estava em exposição, mas não cheguei a tirar nenhuma foto de seu belo interior, que é mais bonito que o exterior (que já é bonito).

Teatro Heredia Cartagena de Indias Colombia

Teatro Heredia.

Museu de las Fortificaciones 

Outro lugar existente em Cartagena, mas que não é tão relevante, é o Museo de las Fortificaciones, (Segunda/Domingo 8 – 18 h). Este museu fica bem no canto da Muralha e é interessante pra saber sobre a história da construção das fortificações. Entre outras coisas, ali era o local onde os espanhóis guardavam todo tipo de apetrechos de guerra, como pólvora, balas e canhões. Também era onde os soldados estavam mais seguros nos bombardeios da época. É legalzinho, mas simples e quase não tem muita coisa, se o tempo for escasso, acho que não vale muito a pena. Pra que eu entrasse, o cara da bilheteria fez metade do valor do ingresso.

Cartagena de Indias

Parte do Museo de las Fortificaciones: literalmente no interior da muralha.

Las Bóvedas

Bem próximo ao Museo de las Fortificaciones ficam Las Bóvedas. Construídas para fins militares, serviram como alojamento, depósito, prisão e hoje são um monte de lojas que vendem de tudo para os turistas, inclusive o tradicional passeio nas Chivas, aliás é neste local que se encerra o passeio nas Chivas.

Las Bovedas - Cartagena de Indias

Las Bovedas.

Plaza de la Aduana

Outro lugar a visitar é a Plaza de la Aduana, que não tem nada demais, além das belas casas colonias que a rodeiam e uma estatua de Cristóvão Colombo no centro da praça.  Por ali está o Hard Rock Café de Cartagena.

Plaza Santo Domingo

O lugar ideal para os boêmios de plantão é a pitoresca Plaza Santo Domingo, que durante a noite fica cheia e é um dos lugares mais animados de Cartagena. A praça tem este nome graças a igreja de mesmo nome que fica a sua frente. Nesta praça existem restaurantes e bares, que funcionam durante o dia todo, servindo comida e claro alguns drinques, para nossa alegria.

Plaza San Domingo Cartagena de Indias Colombia

Plaza San Domingo com a Igreja de mesmo nome ao fundo.

Na Plaza Santo Domingo, além de muitos vendedores ambulantes chatos, está a estátua de La Gorda, a “Gertrudis“, uma obra do famoso artista colombiano Fernando Botero.

Cartagena de Indias Colombia-9

Gertrudis – La Gorda.

Café del Mar

Outro lugar badalado no interior da cidade murada de Cartagena de Indias, é o Café Del Mar, um bar ao ar livre localizado em cima da muralha, no Baluarte de Santo Domingo. É um dos melhores lugares pra apreciar o pôr do sol e é bastante disputado, já que o pôr do Sol é espetacular!

O Café Del Mar tem uma noite bem festiva e é um dos lugares mais legais de Cartagena. Os preços costumam ser salgados e o café normalmente fica cheio de turistas endinheirados, o que não é meu caso… A galera costuma ficar por ali, nas muralhas ao redor do café, onde é possível comprar cervejas dos vendedores ambulantes, por preços bem menores que os oferecidos no café.

Cartagena de Indias Colombia-36

Café del Mar, um dos bares mais famosos do interior da cidade murada de Cartagena de Indias

Eu citei alguns dos principais atrativos da parte interna da cidade murada, mas ainda existem outra praças e diversos outros atrativos espalhados pela cidade. Tem muita coisa legal, mas como falei vale a pena perambular pra descobrir tudo, é a melhor forma de conhecer interior da cidade murada de Cartagena de Indias, portanto caminhe!

Detalhe importante: o sol é muito forte, então mesmo na cidade, um bom protetor solar, água, boné e óculos escuros são itens obrigatórios, não é só na praia que o sol de Cartagena reina soberano!

Onde se hospedar no interior da cidade murada de Cartagena de Indias

Não existe dúvidas que o melhor lugar pra se hospedar em Cartagena, é no interior da cidade murada. É o local mais bonito e é onde estão a maioria dos atrativos e as maiores facilidades, por outro lado é cheio de “turistas japoneses” (do tipo excursão com 100 pessoas) por todo lado, e claro, os preços são mais altos que em outras localidades como em Getsemaní, por exemplo.

De qualquer forma, achei um hotel bem simples, muito bem localizado e com um excelente custo beneficio, se chama El Viajero (atenção, não confunda com o hostel El Viajero) e na época, acabou saindo mais barato que alguns hostels… principalmente na segunda passagem pela cidade, quando estávamos em casal.

Estive duas vezes em Cartagena em ambas me hospedei no Hotel El Viajero, além de ser um dos mais baratos, está muito bem localizado.

Na segunda passagem pela cidade, descobrimos que existe um hotel que fica bem em frente ao El Viajero, que pertence ao mesmo dono e é mais barato, o local se chama Hotel El Porvenir. Em breve sai um post com mais informações sobre estes hotéis.

Para quem procura opções mais baratas, o bairro de Getsemaní costuma ter as melhores opções.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

26 Respostas para O que fazer no interior da cidade murada de Cartagena de Indias.

  1. Karine Porto disse:

    Que lugar lindo!! Engraçado que é quase impossível não comparar as palenqueras com as nossas baianas, não? Sou de São Luís e também me identifiquei com os canhões, bem semelhantes aos que tínhamos na minha cidade. Pena que removeram… 🙁 Post muito bancana, viu?!

  2. RENATA disse:

    Estou com vontade de conhecer. Lindas fotos, parece um charme de cidade! DIcas anotadas.

  3. Simone Hara disse:

    Coisa mais linda essas ruas com todo esse colorido! Nunca tinha lido nada a respeito de lá e fiquei encantada! Óbvio que vai entrar na minha lista de lugares que quero conhecer!

  4. Que relato mais completo e encantador! Adorei suas fotos, parecem verdadeiros quadros, pinturas, retratou o local de forma que nos enche de vontade de conhecer!

  5. Contramapa disse:

    Uau! Não sabia que as ruas eram tão pitorescas e tão coloridas. Gostei muito de ver as fotografias, especialmente a das senhoras com os cestos de fruta. Bela publicação!

  6. Cartagena é MARAVILHOSA! E assino embaixo… o legal da cidade amuralhada á andar, andar e andar até se perder – e é incrível como dá pra se perder num lugar tão pequeno (me perdi infinitas vezes e até que tenho um bom senso de direção kkkk).

    E eu me hospedei no El Viajero, o hostel, e gostei também 🙂 então se alguém quiser dica de hostel, pode ir, eu aprovo 🙂

  7. Que explosão de cores! Engraçado que é a segunda vez, em poucos dias, que deparo com um post sobre Cartagena e fiquei muito curiosa. O estilo arquitetônico é lindo, além de tudo estar bem conservado.
    Abraços,
    Luciana

  8. Ah, como deve ser lindo este lugar! Não sei porque, mas sempre que vejo fotos, me lembro de Paraty (que eu AMO). Quero muito conhecer! Post para favoritar!!! =D
    Abraço!!! Lili @trilhasecantos

  9. Cartagena das Indias é uma cidade que adorava visitar, pois a sua arquitetura colonial fascina-me! Obrigado pelo artigo e pelas fotos incriveis!

  10. Ah, que cidade fascinante! Absolutemente adorei e foi ótimo reler suas dicas. Agora vi que realmente deveria ter entrado no Palacio de la Inquisición.

  11. Fernanda disse:

    olá, boa tarde. Estou pensando em ir em junho e gostaria de saber se basta um dia para conhecer tudo isso no interior da cidade murada. Pareceu ser bastante coisa e queria saber se devo reservar mais de um dia para isso. Obrigada

  12. Edilberto disse:

    Cartagena é um lugar maravilhoso merece uma visita mais longa. Bom ficar três dias para conhecer e desfrutar e apreciar o lugar sem correrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *