Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

Sabemos que o Brasil é um país gigantesco e com infinitas belezas espalhadas por todos os canto, mas se existe um lugar que deveria ser visitado pelos brasileiros pelo menos uma vez na vida, este lugar chama-se Cataratas do Iguaçu!

O lado Brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

O maior atrativo turístico do meu Paraná é também um dos mais importantes atrativos do Brasil. Famosas no mundo todo e nomeadas como uma das 7 maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas em territórios pertencentes ao Brasil e ArgentinaDo lado brasileiro as Cataratas ficam no Parque Nacional do Iguaçu e do lado argentino, no Parque Nacional Iguazú. 

Cataratas do Iguaçu-16

Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu é o segundo Parque Nacional mais visitado do Brasil, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado o Cristo Redentor. Criado em 1939, o Parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, desde 1986 e no Brasil é o lugar que mais recebe turistas estrangeiros, fora o Rio de Janeiro.

Cataratas do Iguaçu-11

Parque Nacional do Iguaçu.

Com apenas 20% dos 250 mil hectares que constituem os Parques do Brasil e da Argentina, o lado brasileiro conta com 5 (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União), dos 19 saltos principais das Cataratas do Iguaçu. Os demais estão localizados do lado Argentino (os 2 parques possuem 275 quedas no total ). Mas não fique triste, é no lado brasileiro que é possível ter uma vista panorâmica da maior parte dos saltos argentinos.

Cataratas do Iguaçu-9

Parte das cataratas do lado argentino, vistas a partir do lado brasileiro.

Cataratas do Iguaçu-3

Outra parte vista em um dia de vazão maior. 

Cataratas do Iguaçu-19

Um dos mirantes existentes pela trilha.

O passeio do lado brasileiro é feito em uma trilha de 1200 metros, com vários mirantes espalhados pelo caminho, estes mirantes permitem que possamos observar as Cataratas do Iguaçu por vários ângulos diferentes. A trilha é de nível fácil, mas vale lembrar que a região de Foz do Iguaçu é quente durante boa parte do ano e mesmo que a maioria do caminho seja feito na sombra e pela mata, protetor solar, boné e óculos escuros são indispensáveis.

Ao longo do caminho existe uma grande probabilidade de se deparar com animais silvestres, não os alimente e tenha um cuidado especial com os quatis… Eles costuma tentar roubar comida das pessoas, rasgando sacolas etc.

Cataratas do Iguaçu-10 Cataratas do Iguaçu-18

No final da trilha está a passarela que dá acesso a Garganta do Diabo. Nesta passarela você fica de frente à Garganta, mas bem longe, se comparado ao lado argentino. Além da Garganta, a passarela está posicionada sobre alguns saltos e de frente ao imponente Salto Floriano. Pra mim, este é o auge do passeio no lado brasileiro. Dali você tem uma vista fantástica e toma uma verdadeira ducha das águas do Salto Floriano, prepare-se pra tomar um maravilhoso banho!!! Quando a vazão está alta, esse lugar proporciona um espetáculo impressionante e até assustador! Dependendo da vazão a passarela é até fechada!

Cataratas do Iguaçu-12

A passarela da Garganta do Diabo.

Cataratas do Iguaçu-15

O ponto alto do lado brasileiro, mirante de frente a Garganta do Diabo.

Também no final da trilha existe um Elevador Panorâmico. Junto ao elevador, existem mirantes pra observação do Salto Floriano, o maior do lado brasileiro. A sensação de ver – e sentir – de perto a vazão do “Florianão”, é indescritível.

Elevador Panorâmico das Cataratas do Iguaçu

A Paty encharcada e o elevador Panorâmica ao fundo.

Salto Floriano Cataratas do Iguaçu

Salto Floriano em um dia de vazão alta.

O Elevador Panorâmico da acesso a um Mirante superior de onde se tem uma das vistas mais fantásticas das Cataratas.

Cataratas do Iguaçu

Simplesmente Cataratas do Iguaçu!

Um bom horário pra estar por ali é no fim da tarde, quando é possível ver o pôr de Sol.

Cataratas do Iguaçu-14

Final de tarde no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

O Parque funciona diariamente das 9h às 17h e possui outros atrativos como passeios de Barco, trilhas alternativas, rappel e outras atividades. Até hoje não fizemos nenhum destes passeios, quem sabe um dia né…

Como são apenas 1200 metros de trilha, a visita ao lado brasileiro (sem as atividades extras citadas acima) não leva mais que meio dia! Aproveite o mesmo passeio pra visitar o Parque das Aves, que fica bem em frente ao Parque Nacional do Iguaçu.

Mapa das Cataratas do Iguaçu

Mapa do Parque Nacional do Iguaçu.

Como Chegar:

A maneira mais econômica de chegar até o lado brasileiro das Cataratas,  é pegar o ônibus de linha nº 120  no TTU (horários aqui). O trajeto é feito em cerca de 35 minutos e além do ônibus chegar até à porta do Parque, ele também passa no Parque das Aves, no Aeroporto e bem próximo da fronteira com a Argentina.

O aeroporto é super próximo do parque, uns 5 minutos de ônibus.  Pra quem tem grana sobrando é possível chegar de táxi e também existe a opção de usar vans particulares.

Pra quem vai de carro, não tem erro, basta pegar a Avenida das Cataratas! A estrada é muito bem sinalizada e o povo de Foz é muito prestativo no que se refere a ajudar os turistas.

Dentro do Parque, o transporte da bilheteria até as Cataratas é feito por 18 ônibus turísticos de 2 andares, que se alternam levando e trazendo turistas (transporte incluído no preço do ingresso).

Uma dica pra agilizar: você pode comprar o ingresso através do site oficial, pra evitar filas. Vai que bem na sua frente chega aquele ônibus de excursão, cheio de japoneses.

Informações: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/ Fone: (45) 3521-4400

Encontre onde se hospedar em Foz do Iguaçu aqui, no Booking.com

Share

22 Respostas para O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

  1. Os argentinos que me perdoem, mas gostei mais do lado brasileiro das cataratas do que o lado argentino. Inclusive na infraestrutura do parque…

  2. as fotos estão maravilhosas, o lado argentino é melhor, pois você as cataratas do lado brasileiro :D, a infraestrutura é realmente melhor do lado brasileiro, mas tudo ali é incrível, então os dois lados são lindos!

  3. Diana Viaja disse:

    Acabei de voltar de Foz e é mesmo encatador!! Achei o lado brasileiro bem mais bonito e você sente as cataratas mais de perto. Quero voltar logo… e desta vez vou no fim da tarde que achei bem bonito. Bj

  4. Paloma disse:

    Foz do Iguaçu é uma delicia! As cataratas são impressionante. destino imperdivel!

  5. Adorava visitar as Cataratas quando era criança. Minha madrinha morava em Foz do Iguaçu e íamos direto passear lá. Preciso retornar urgentemente para apreciar essas maravilhas mais uma vez. Beijos =)

  6. Adorei o post! As fotos estão muito bonitas, parabéns!!!! Tô ficando com vontade de ir conhecer Foz, pois ainda não conheço!!!Abs!!!

  7. Já planejei essa viagem umas mil vezes e sempre deu errado, rs… E não sabia desse elevador! Que massa 🙂

    E faz parte da magia das Cataratas sair todo encharcado, né?

  8. Boa noite,
    Fantástico mesmo esse local que tanto se fala. Ainda não conheço, mas cada vez mais vejo que vale mesmo muito a pena. Tenho é de ir aos 2 lados para comparar 😉

  9. Josiane Bravo disse:

    Cada foto linda. Agora, confesso que tenho até vergonha de dizer que ainda não conheço essa maravilha do nosso Brasil. As cataratas do Iguaçu está a listinha dos lugares que mais tenho vontade de conhecer no Brasil, e de fato, mesmo sem conhecer, para mim, é um lugares mais incríveis no nosso país.

    Abraços

  10. As cataratas do Brasil são um encanto 🙂 parece que ainda escuto o som das quedas.

  11. Lucas disse:

    Muito bom o relato de vocês, quanto as fotos sem comentários. ..
    Eu e minha mãe queremos conhecer três capitais por ano, a começar em Dezembro de 2017. Partiremos dia 14 com destino a Porto Alegre ( 03 dias), Curitiba – incluindo Foz do Iguaçú (10 dias) e São Paulo (07 dias – única que não teremos despesas com hospedagem ).
    Estamos com pouco dinheiro, mas com muita Fé, disposição, coragem e Transbordantes de certeza que Deus está no controle.
    O pontapé inicial já foi dado: as passagens aéreas de todos os destinos foram compradas, a hospedagem em Porto Alegre está paga e o restante está nas mãos de Deus.
    Uma coisa é certa, nós vamos viajar em nome de Jesus.
    Daremos noticias!
    Agradecemos as dicas

    • Itamar Japa disse:

      Que legal Lucas!!! Desejo a vocês uma excelente viagem! Tenho certeza que dará tudo certo!!! Que legal que você irá com sua mãe, parabéns! Uma boa viagem! Obrigado por nos contar e boa sorte!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *