Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Mercado 4 de Assunção – um mergulho na cultura local do Paraguai.

Nós gostamos muito de sentir a cultura local de cada lugar que visitamos e uma das formas mais interessantes de observar e absorver um pouco mais dos costumes locais, é visitar os mercados populares das cidades. Nestes mercados podemos descobrir muitas curiosidades sobre o cotidiano da cidade que estamos visitando! Neste post vamos mostrar o Mercado 4 de Assunção, o maior mercado popular da capital do Paraguai.


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca 
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecnoParaguai


Visitar Mercados populares, uma curiosidade antiga.

mercado-4-de-assuncao-MercadoPopular

Vai um tererê? E um tênis original?

Eu tive o primeiro contato com este tipo de mercado em La Paz, na Bolívia. Vou confessar que até fiquei meio estarrecido, afinal de contas, até então nunca tinha visto um cabrito inteiro cortado pela metade e sendo vendido ao natural, sem gelo, sem geladeira e sem o menor sinal de inspeção sanitária. De lá pra cá, sempre que dá fazemos questão de visitar estes mercados populares. Já vi alguns piores que o de La Paz e alguns bem limpinhos e bem interessantes…

Esta é a primeira vez que escrevo sobre um mercado deste tipo, mas é sempre bom ressaltar que em termos de América Latina, os mercados são mais ou menos iguais. Claro, cada um com suas peculiaridades, batatas e folhas de coca na Bolívia, folhas de coca e ervas medicinais no Peru, pimentas no México e assim vai.

Em Assunção não poderia ser diferente e o mercado popular nos trouxe um passeio cheio de curiosidades e imagens que fogem aos padrões de uma pessoa que vive na capital de um estado do sul do Brasil (onde as pessoas costumam ser meio “nojentinhas”).

A visita ao Mercado 4 de Assunção

Descobrimos por puro acaso que o Nando (Staff do Hostel em que nos hospedamos), iria fazer compras no Mercado 4 de Assunção. De imediato, nos escalamos pra ir junto.

Acordamos cedo e partimos pro Mercado 4. O trajeto das cercanias do Hostel até o Mercado é feito em ônibus de linha e leva uns 10 minutos aproximadamente. As linhas 11 e 111 (que também vão pra cidade de Areguá) passam ao lado do mercado, mas também é possível pegar as linhas 21, 24 e 28, ou qualquer linha que tenha a plaquinha “Mercado 4” sinalizada em sua frente.

Funcionando há mais de 70 anos o Mercado Municipal nº4 de Asunción é um lugar bastante interessante pra visitar. É o maior mercado popular da capital paraguaia e é o lugar onde você poderá encontrar de tudo, com os menores preços da cidade. O Nando nos disse que sua compra da semana era de 40 mil guaranis e depois que começou a comprar no Mercado 4, conseguiu reduzir pra 10/15 mil, comprando as mesmas coisas…

mercado-4-de-assuncao-frutas e verduras

Mercado 4 de Assunção – Paraguai

No Mercado 4 de Assunção, você vai encontrar roupas, eletrônicos, cosméticos, comidas, frutas, verduras, carnes, peixes, artesanatos, animais (incluindo alguns animais silvestres) etc… e claro centenas de ingredientes para o tererê. Vale ressaltar que estamos no Paraguai, então a procedência de alguns produtos (principalmente roupas e eletrônicos) é meio duvidosa… “La garantia soy Yo!”.

mercado-4-de-assuncao-compras

Tem até geladinho brasileiro (direita inferior), aliás tem bastante coisa do Brasil.

Nós estamos longe de gostar de fazer compras (nem no Paraguai, nem em lugar algum) e pra não dizer que não compramos nada, compramos um protetor solar! rá! O que nos interessa mesmo é observar os detalhes e o cotidiano do mercado e dos frequentadores do mercado.

Mercado 4 de Assunção-carniceria

Açougue (Carniceria) do Mercado 4 de Assunção.

Como já foi dito, no Mercado 4 de Assunção é possível encontrar praticamente tudo, mas é bem interessante dar uma passada nos setores onde vendem as carnes. Assim como em outros países da América Latina, caminhar na “carniceria” é bem interessante e meio sinistro também!

Mercado 4 de Assunção-carnes

Tipo cenário de filme de terror né? Parece sim!!!

Não há duvidas que é o lugar mais “exótico” deste tipo de mercado e aposto que muita gente (principalmente o cara que gosta de ir pra Disney com a CVC)  pode ficar meio chocado.

Mercado 4 de Assunção-carnes

Mercado 4 de Assunção


LEIA TAMBÉM:
O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO.
AREGUÁ – OPÇÃO DE BATE E VOLTA A PARTIR DE ASSUNÇÃO.


Mercado 4 de Assunção-pescado

Vai um peixinho?

Outro lugar bastante interessante é a parte onde ficam os animais. Lá podemos encontrar vários animais como galinhas, coelhos, porcos e alguns animais silvestres. Como já visitamos este tipo de mercado em outros países, já sabíamos que não era possível tirar fotos, mas mesmo assim, o Nando se antecipou e logo que nos aproximamos desta parte, ele nos alertou pra não fotografar por ali. Não foi preciso um cara pular de trás do balcão gritando com toda delicadeza (russa) “No foto!!!!” como aconteceu em Moscou, quando fui tirar uma fotinho da AK-47 na barraquinha que vendia armas, objetos militares e relíquias de guerras.

mercado-4-de-assuncao-papagaio

Esse lindinho é de estimação da senhora da lojinha de cosméticos, onde compramos o protetor solar.

Dá pra ficar um bom tempo perambulando pelo mercado, é bem interessante… Tem de tudo mesmo e na maioria das vezes os produtos estão setorizados, mas as vezes é possível ver de um lado roupas e do outro eletrônicos, de um lado frutas e legumes e do outro lado artesanatos… É tipo um labirinto cheio de produtos distintos, vale a pena se perder…

mercado-4-de-assuncao-roupastipicas

Roupas típicas paraguaias.

mercado-4-de-assuncao-ervas e temperos

Legumes e hortaliças (e roupas ao lado).

mercado-4-de-assuncao-frutas e verduras frescas

Frutas e legumes

Um dos lugares mais interessantes e que mais marcam a cultura local é a região onde estão as banquinhas que vendem os ingredientes para o preparo da bebida mais tradicional do Paraguai, o tererê.

mercado-4-de-assuncao-terere

Ingredientes de Tererê… Milhões de combinações…

São centenas de ervas e ingredientes diversos, que servem para os mais variados fins. Os paraguaios fazem tererês sabor: hortelã, laranja, limão, uva etc  e ainda incluem as mais variadas ervas medicinais. Cada uma cura, ou ajuda na prevenção de alguma coisa. Existem ervas pra gripe, ressaca, colesterol, afrodisíacas e pra tudo que se possa imaginar . Vale ressaltar que na cultura paraguaia ainda prevalece a tradição indígena e convenhamos que de ervas medicinais os indígenas entendem.

mercado-4-de-assuncao-ervas

A barraquinha das ervas medicinais.

O Mercado 4 de Assunção nos pareceu bem tranquilo e não percebemos nenhum tipo de ameaça e insegurança. Ao contrário de alguns mercados públicos que já visitamos, no Mercado 4 ficamos bem a vontade. Os paraguaios são muito generosos e prestativos, mas sempre é bom ter cuidado, isso vale pra qualquer lugar do mundo!

mercado-4-de-assuncao-simpatia

Chegou a bera!!! E nossos amigos paraguaios esbanjando simpatia!

E aí? Você é do tipo que gosta de visitar estes mercados? Ou é do tipo que prefere nem chegar perto?


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Assunção, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


 

Share

4 Respostas para Mercado 4 de Assunção – um mergulho na cultura local do Paraguai.

  1. Que bacana isso, conhecer realmente a cultura local, esse mercado me lembrou bastante o de La Paz, nem me lembre dos fetos de lhama e caveiras de bode, sem contar as bruxarias, mas de qualquer forma é uma experiência enriquecedora. Esse é sem dúvida um dos meus passeios favoritos, mercados de rua são um máximo!
    Adorei o post e quando for ao Brasil vou dar um jeito de passar por Assunção.

  2. Paulo Custódio disse:

    Muito legal de sua parte compartilhar essa experiência, essas informações me ajudarão com um trabalho de faculdade.
    O post ficou sensacional e as fotos ficaram “show”, me senti no próprio mercado rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *