Conheça o Museu da Cosmonáutica em Moscou.

Publicidade:

O Museu da Cosmonáutica foi um dos lugares mais interessantes que conhecemos em Moscou. Também conhecido também como Museu dos Cosmonautas, o fabuloso museu conta a história de um dos maiores orgulhos russos, a Cosmonáutica. Confira agora como foi a experiência de visitá-lo.

O Museu da Cosmonáutica (Музей космонавтики)

A corrida espacial proporcionada pela disputa entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos, durante a chamada Guerra Fria, deixou na história inúmeras conquistas cientificas e tecnológicas.

Ônibus Buran - Moscou
Ônibus Buran.

Os russos se orgulham de várias conquistas e no Museu Memorial da Cosmonáutica é possível conferir vários capítulos sobre algumas conquistas e sobre a história cósmico–balística, de exploração ao espaço.

O Museu da Cosmonáutica foi fundado em 1981, em comemoração ao 20º aniversário do voo espacial de Yuri Alekseievitch Gagarin (Юрий Алексеевич Гагарин).

Em 2006, o museu começou a ser reformulado e no ano de 2009, reabriu mostrando com detalhes a trajetória da corrida espacial russa e soviética. 

Após a reabertura, o museu também passou a exibir, mesmo que com menor relevância, mostras da evolução espacial de outros países, incluindo os EUA. É possível encontrar até referência ao cosmonauta brasileiro Marcos Pontes.


>>> LEIA TAMBÉM:

Publicidade.

+ Conheça a imponente Praça Vermelha, em Moscou.
+ Conheça o metrô de Moscou, o palácio do Povo.
+ Vocabulário básico de Russo para viagens.


Como é visitar o Museu da Cosmonáutica

O Museu da Cosmonáutica conta com uma área de 8500 m², sendo 4000 m² de exposições. O museu está dividido em 8 salas com exposições.

O passeio é realmente fantástico e pra quem gosta do assunto, ficar um dia todo por lá é fácil. São mais de 93.000 objetos em exposição.

Museu da Cosmonáutica-Moscou
Museu da Cosmonáutica.

No primeiro salão, logo na entrada do museu, estão expostos objetos que eternizam algumas das conquistas mais importantes dos soviéticos.

Réplicas e objetos originais remetem a grandes feitos russos como o Sputnik 1 (Спутник 1), o primeiro satélite artificial da terra; Laika (Лайка), a famosa cadela russa, que foi o primeiro ser vivo a orbitar o planeta; Belka (Белка) e Strelka (Стрелка), os primeiros seres vivos a orbitarem o planeta e retornar vivos (a Laika morreu no espaço); e o herói nacional Yuri Gagarin ( Юрий Гагарин), o primeiro homem a viajar pelo espaço.  

Museu da Cosmonáutica-Sputnik
Sputnik
Museu da Cosmonáutica - Belka e Strelka.
Belka e Strelka.

Seguindo o passeio, passamos em uma pequena sala onde estão objetos e histórias da vida de grandes cientistas soviéticos, entre eles Serguei Korolev (Сергей Королев), o engenheiro chefe do programa espacial soviético.

Museu da Cosmonáutica-Moscou
Sala criadores.

A seguir existe um enorme salão de 2 andares, onde estão dezenas de foguetes, espaçonaves, capsulas espaciais, como a Soyuz. É possível encontrar até uma réplica da Estação espacial Mir (Мир).

Museu da Cosmonáutica-foguetes
Diversos foguetes, capsulas e espaço-naves espaciais.

Sem dúvida é uma das partes mais interessantes do Museu e vou falar, dá pra ficar algumas horas por ali.

Museu da Cosmonáutica-Nave espacial soviética.
Nave espacial soviética.
Museu da Cosmonáutica-Estação de lançamentos
Maquete de uma estação de lançamentos de foguetes russos.
Museu da Cosmonáutica-Sondas
Sondas de exploração.
Museu da Cosmonáutica-Moscou
Acervo do Museu.
Museu da Cosmonáutica-satelite
Peças originais da estação Mir.

Diversos objetos mostram como é a vida de um cosmonauta. É possível ver como dormiam, como passavam o tempo, como se exercitavam, como comiam, como eram as comidas etc.

Comida de Astronauta
Comida dos Cosmonautas.
Museu da Cosmonáutica-Comida
Como os cosmonautas comem.

No museu também é possível ver alguns objetos pessoais dos cosmonautas que foram levados ao espaço, como flores e fotos de familiares.

Museu da Cosmonáutica-objetos dos cosmonautas
Objetos pessoais dos Cosmonautas.

Um dos momentos mais interessantes do passeio é o acesso ao interior da Mir. É possível sentir na pele a experiência de estar dentro de uma estação espacial.

Estação espacial Mir
Estação espacial Mir.
Estação espacial MIR
Entrada da Estação espacial Mir.
Museu da Cosmonáutica-Mir
Interior da Estação espacial Mir.

Também é interessante observar a quantidade de itens expostos que levam o título de “o primeiro“. É o primeiro satélite artificial da terra, o primeiro ser vivo a ir ao espaço, o primeiro homem a ir ao espaço, a primeira sonda a dar a volta não sei aonde, o primeiro foguete a fazer isso, o primeiro a fazer aquilo, enfim são dezenas de “primeiro isso, e primeiro aquilo”… Claro, nada se compara ao maior acontecimento da história, o primeiro homem a pisar na lua e transmitir ao vivo pela TV, direto da lua… Ou do deserto de Nevada… Brincadeira, eu acredito (ou não)… e você?

Outro atrativo bastante diferente é a copia de uma parte de uma sala de controle de vôos. Nesta sala é possível ver e interagir, em tempo real, com a tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI). Eu passei por ali e vi o pessoal sentado e tals, mas pensei que era apenas a exibição de um vídeo.

Museu da Cosmonáutica - Estação espacial
Centro de controle da missão.

No museu existem 299 obras de arte de artistas russos (incluindo alguns cosmonautas), claro, a grande maioria das obras são relacionadas ao tema do museu.

Próximo da saída existe uma galeria com diversos cartazes de propaganda soviética exaltando os feitos soviéticos na corrida espacial. Não deixa de ser interessante, não deixe de passar por este corredor.

Cartazes de propaganda soviética.
Cartazes de propaganda soviética.

A maioria dos atrativos do museu possuem informações em inglês, mas muitas ainda estão apenas em russo.

Yuri Gagarin

Um dos maiores destaques do museu é o herói russo Yuri Alekseievitch Gagarin, o primeiro ser humano a viajar pelo espaço. Gagarin integrou o primeiro voo orbital tripulado, a bordo da nave espacial Vostok 1 (Восток-I) e assim se tornou uma das personalidades russas mais famosas do mundo.  No museu existem dezenas de fotos, roupas, objetos, além de alguns protótipos, sondas e a própria capsula utilizadas por Gagarin.

Yuri Gagarin
Yuri Gagarin em bronze recebe os visitantes do museu.
Medalhas Gagarin
Condecorações de Gagarin.

Como chegar ao Museu da Cosmonáutica

Chegar ao Museu da Cosmonáutica é muito fácil, basta pegar o metro da linha 6 (laranja) até a estação VDNKh (ВДНХ).

Saindo da estação, o museu estará praticamente ao lado, basta seguir o imenso monumento do foguete espacial.

A região “cósmica” do Museu

Vale ressaltar uma curiosidade sobre a região do museu, que fica em uma localidade bastante peculiar.

Por ali, é comum que as coisas tenham “nomes cósmicos”. Diversas ruas têm nomes de cientistas espaciais, o complexo hoteleiro (um dos maiores da Rússia e da própria Europa) se chama Cosmos, um outro hotel se chama Estelar, além de que nessa região vivem familiares dos conquistadores do espaço.

Monumento aos Conquistadores do Cosmos

O Museu fica em baixo ao Monumento aos Conquistadores do Cosmos (монумент покорителям космоса). Esse monumento foi inaugurado em 1964, em comemoração as conquistas do povo soviético na exploração do espaço.

Museu da Cosmonáutica-Moscou
Memorial do Cosmonauta – Moscou

Construído com titânio, o mesmo material utilizado na construção de foguetes, o monumento tem 110 metro de altura e em sua parte superior existe um foguete (de 11 metros), aliás o monumento faz menção a decolagem de um foguete cósmico.

Para mais informações sobre o Museu da Cosmonáutica acesse o site oficial em russo, ou, de maneira mais superficial, em inglês.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Tibagi e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo. ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Get Your Guide.

– Alugue um carro para explorar Moscou e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Museu da Cosmonáutica, em Moscou?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre o Museu da Cosmonáutica deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A RÚSSIA:

10 Museus russos para visitar online durante a Quarentena.
Alfabeto Cirílico Russo – Aprenda o alfabeto russo!
10 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou.
Moscou e Anel de Ouro – Roteiro de 16 dias na Rússia.
10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.

Artigo anteriorTrilha Sonora – Café Tacvba – México
Próximo artigoComo é fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

24 COMENTÁRIOS

  1. Meu guri iria pirar nesse museu.
    Além de amar museus, ele adoro tudo ligado a foguetes, espaço e aviÕes.

    Abraços,
    Fran @ViagensqueSonhamos

  2. Eu sou completamente apaixonada por tudo relacionado ao tema da corrida espacial e conquista do Espaço. Nem preciso dizer o quanto eu ia amar conhecer este museu, né?
    Qualquer cidade que eu visito que tem algum museu com esse tema já corro colocar na minha lista de prioridades e trato logo de visitar!
    Adorei saber mais sobre o museu e só fiquei um pouco triste em saber que nem tudo ainda está sinalizado também em inglês… sou daquelas que passa lendo legenda por legenda das peças hahahaha

    • Verdade Simone, mas na Rússia, principalmente em Moscou, eles não tem muito interesse em colocar legenda em inglês, rsrsr .. As coisas estão mudando um pouco, devido a Copa 2018. Também somos do tipo que lemos tudo no museu, rsrsr. Até os seguranças ficam nos rodeando quando estramos em museus interessantes.

  3. Que museu interessante, nunca tinha ouvido falar! Mas faz todo sentido, né, ja que a Russia teve tanta importância na corrida espacial. É um lugar que eu adoraria visitar, assim como meu filho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here