Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Você sabia que existe um museu Egípcio em Curitiba?

Não é segredo pra ninguém que a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala de museu em Curitiba, é o MON, o famoso Museu do Olho. Mas muita gente nem imagina que Curitiba possuí vários museus interessantes, um deles é o Museu Egípcio e Rosa Cruz. 

Museu Egípcio e Rosa Cruz

O Museu Egípcio e Rosa Cruz é um museu que muita gente nem imagina que exista, inclusive vários curitibanos! Isso mesmo, vários dos meus amigos vieram me perguntar sobre o museu, quando postei algumas fotos no Instagram e em minha página pessoal no Facebook. Me contaram que nunca tinham ouvido falar do Museu, e os que conheciam, nunca tinham visitado!

museu Egípcio

Bela edificação do complexo Rosa Cruz.

Localizado no bairro do Bacacheri, na zona norte de Curitiba, o museu foi inaugurado em 1990 e pertence à Ordem de Rosa Cruz, que por sua vez, está alojada em um belo complexo, com uma lindíssima arquitetura. Só as edificações do complexo, já são um belo motivo pra uma visita.

museu Egípcio-9

Complexo Rosa Cruz.

Nós tínhamos visitado o Museu uma vez e voltamos recentemente pra uma nova visita. Da primeira para a segunda visita, o museu trocou de local, ganhou mais espaço, está mais organizado e também recebeu uma câmara funerária para a maior atração do acervo, a Múmia Tothmea.

museu Egípcio-15

Sala de vídeo com exibição de vídeos sobre as múmias.

O Museu conta com um acervo de réplicas de objetos egípcios, que estão expostos em vários museus do mundo. As réplicas são idênticas e causam a mesma impressão visual dos objetos originais.

museu Egípcio-16

Museu Egípcio e Rosa Cruz.

museu Egípcio-14

Museu Egípcio e Rosa Cruz.

museu Egípcio-12

Museu Egípcio e Rosa Cruz.

museu Egípcio-11

Museu Egípcio e Rosa Cruz.

Mas os atrativos do Museu Egípcio e Rosa Cruz não são apenas réplicas. O museu conta com 2 múmias originais, uma egípcia e uma andina.

A múmia mais famosa e principal atrativo do museu é a Múmia Tohmea, uma múmia de uma mulher egípcia que viveu há cerca de 2700 anos. Não se sabe ao certo a história de sua vida e seu próprio nome verdadeiro é desconhecido.

A múmia faz parte do acervo do Museu Egípcio desde 1995.

MUMIA_110512

Múmia Tothmea. Foto: Gazeta do Povo

Também faz parte do acervo do museu, a Múmia Wanra, uma múmia de uma criança andina de aproximadamente 2,5 anos. Esta segunda múmia foi doada ao Museu em 2009, mas só começou a ser exposta a partir de 2013.

mumia-andina2-570x321

Múmia Andina Wanra. Foto: Universidade Rose-Croix

Atenção: é proibido tirar fotos das múmias!

O museu ainda conta com uma sala interativa, onde é possível ter mais informações sobre a história egípcia em tablets disponíveis ao público.

museu Egípcio-18

Sala interativa.

O complexo da Ordem da Rosa Cruz de Curitiba, também possuí uma biblioteca, a Biblioteca Alexandria, que disponibiliza matéria para consulta local.

Além do museu, das belas edificações e da biblioteca, o complexo conta com um belo jardim que complementa o passeio.

museu Egípcio-4

Museu Egípcio e Rosa Cruz

museu Egípcio-3

Museu Egípcio e Rosa Cruz

O Museu Egípcio é gratuito e conta com exposição permanente e exposições de longa duração, funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h30; e aos sábados das 14h30 às 17h00, exceto nos feriados.

O Museu fica localizado na Rua Nicarágua, 2620,  no bairro do Bacacheri, bem atrás do Parque Bacacheri.

Mais informações aqui.

Share

10 Respostas para Você sabia que existe um museu Egípcio em Curitiba?

  1. William disse:

    ROSA Cruz, e não VERA Cruz, fikdik

    • Itamar Japa disse:

      Pois é, não sei de onde tirei Vera. Mas foram só em algumas citações, rsrsrs Na maioria do post estava correto, de qualquer forma, já foi corrigido, obrigado pela observação. Desculpe. 🙂

  2. beatriz disse:

    oi tudo bem sou beatriz e vou nese museu com minha turma no colegio nao posso falar e tenho umas perguntas de onde que vem as mumias

  3. beatriz disse:

    desculpi coloquei o nome da minh aprima mas meu nome é bia

  4. Ana Freitas disse:

    Aberto a partir do dia 5 de outubro. Motivo : troca de exposição.

  5. Lilia disse:

    Olá…a entrada do museu não é gratuita.
    10 reais inteira e 5 reais meia. Você tem direito a 2 ingressos. Um para a parte interna do museu e outro para visitar o belo jardim.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Lilia, obrigado pela atualização. O Museu era gratuito quando escrevemos este post, precisamos atualizá-lo, inclusive com novas informações a respeito dos novos atrativos. Obrigado por nos lembrar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *