Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O Castillo del Morro, a mais emblemática fortaleza de Havana.

Nas duas vezes que estive em Cuba, não deixei de visitar o Castillo del Morro, um dos mais belos atrativos de Havana. Sinceramente, espero que ninguém que visite Havana deixe de visitá-lo, pois com certeza o arrependimento será imenso!

Não existe quem não se encante com a bela fortaleza que fica lá do outro lado do canal de entrada de Havana. O Castillo del Morro, um dos principais símbolos de Havana, chama atenção de quem caminha pelo Malecón Habanero e pode ser avistado de praticamente todo Malecón, proporcionando um charme todo especial pra aquele canto de Havana.

Castillo del Morro

Castillo de los Tres Reyes Magos del Morro, é a mais emblemática das fortalezas de Cuba. Sua construção começou em 1589, com conclusão em 1630. Foi fundamental na defesa de Havana, mas em 1762, após resistir por várias semanas um cerco de cerca de 14 mil soldados  ingleses, a fortaleza foi tomada após os ingleses explodirem uma parte da muralha. Consequentemente a cidade de Havana caiu nas mãos inglesas. Foi depois desta invasão que Carlos III ordenou a construção da imensa Fortaleza San Carlos de la Cabaña, que fica ao lado do Castillo del Morro.

castillo del morro-25

O Castillo del Morro visto a partir do Malecón Habanero.

Em 1845, o Casitillo del Morro ganhou um novo farol e a antiga torre de observação foi substituída pelo farol com 45 metros acima do nível do mar. Este farol é um dos figurantes mais apreciados e conhecidos nas fotos de Havana.

castillo del morro-6

O farol e a cidade de Havana lá do outro lado.

Logo após o triunfo da Revolução Cubana, a fortaleza serviu como cadeia pra soldados do ditador Fungêncio Batista. Mais tarde funcionou como base de treinamentos militares em defesa da revolução. O próprio comandante Che Guevara ministrou cursos militares para milicianos.

castillo del morro-7

Foto de Che Guevara ministrando curso para milicianos revolucionários.

Para entrar na Fortaleza é preciso percorrer uma galeria e justamente por esta galeria, os soldados ingleses invadiram a fortaleza e logo tomaram Havana.

castillo del morro-8

Acesso ao Castillo del Morro.

castillo del morro-3

Interior da galeria de acesso ao Castillo del Morro.

Pra visitar o Castillo de Morro paga-se 6 CUCs pra entrar e mais 2 CUCs pra subir no farol. Na primeira vez que estive lá, não subi o farol pra economizar os 2 CUCs (eita mão de vaca), mas me arrependi muito depois!

castillo del morro-27

O farol.

Por sorte, tive a oportunidade de regressar a Cuba e na segunda vez que visitei o Castillo del Morro, não vacilei, tive o prazer de observar uma das mais belas vistas de Havana! Por tanto, não deixem de subir o Farol, a vista é fantástica!

castillo del morro-15

Me encanta la Habana!

castillo del morro-16

Visual.

Lá no alto, não deixe de subir a estreita escadaria que leva até o farol original, que funciona até hoje. Sua luz atinge um raio de 30 km.

castillo del morro-13

O farol original do Castillo del Morro.

No interior do Castillo del Morro existe um Museu Naval e uma pequena capelinha.

castillo del morro-22

Pequena capela no interior da fortaleza.

castillo del morro-23

Museu Naval.

Claro que dentro da fortaleza existem diversões canhões, alguns deles já estão bem degradados com a ação da maresia, já outros continuam inteiros, como se estivessem prontos pra atacar o inimigo.

castillo del morro-4

Canhão corroído pela ferrugem.

castillo del morro-9

Canhões prontos pra disparar…

Nesta segunda vez, enquanto a Paty e eu passávamos em frente da sala de controle de entradas de navios, fomos convidados a entrar e conhecer o local, de onde se controla os navios e embarcações que chegam e saem pelo canal de Havana. O senhor muito simpático nos mostrou como funcionam os aparatos e até tirou uma bandeira do Brasil, do “porta bandeiras” onde ficam bandeiras do mundo inteiro.

castillo del morro-21

Brincando nos aparatos da torre de controle.

Um dos melhores horários pra conhecer esta fortaleza, é no final da tarde, quando o sol se põe e toda Havana fica com cor de mel! É um belo espetáculo da natureza!

castillo del morro-18

Final de tarde no Castillo del Morro.

castillo del morro-20

Havana e o famoso Malecon Habanero.

Quem quiser curtir o por do sol e ver o anoitecer vi se deparar com uma bela paisagem.

castillo del morro-24

O anoitecer em Havana.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Em Cuba ainda não é possível reservar hotéis através do Booking.com. Mas se você for viajar para outro lugar, não deixe de reservar através do blog! Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *