Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Como é subir o Cerro de Monserrate em Bogotá.

Como sou apaixonado por montanhas, uma das primeiras coisas que fiz ao chegar em Bogotá, foi subir o Cerro de Monserrate, uma das montanhas mais altas da cidade e um grande atrativo turístico na capital da Colômbia.


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia


Visitando o Cerro de Monserrate

Acordei bem cedo, deixei a casa do meu CouchSurfer e parti com destino ao centro da cidade de Bogotá. Utilizando o Transmilênio (sistema de transporte inspirado no sistema de Curitiba), desci no bairro histórico da Candelária. Dei umas voltas e como ainda era muito cedo, tudo estava fechado e meio deserto. Apesar das ruas estarem praticamente vazias, havia centenas de policias por todos os lados… Pensei comigo, nossa, que cidade cheia de policiais… Logo peguei um táxi (4 mil pesos)  e me dirigi até o Cerro de Monserrate.

Cerro de Monserrate

A única foto tirada lá de baixo 🙁 (com fio de luz e tudo).

Cerro de Monserrate

Considerado como um dos principais pontos turísticos da cidade de Bogotá, o Cerro de Monserrate é uma das montanhas da Cordilheira Oriental, uma parte da Cordilheira dos Andes, presente na capital da Colômbia. Além de ser um dos principais atrativos de Bogotá, também é um dos principais atrativos religiosos da cidade.

É no Cerro Monserrate que está um importante santuário religioso, a Basílica Santuario del Señor Caído de Monserrate, fundada no ano de 1640. Desde sua fundação, milhões de religiosos já peregrinaram até o alto da montanha, pra visitar a igreja e renovar seus votos de fé.

Cerro de Monserrate-23

Basílica Santuario del Señor Caído de Monserrate

É possível chegar ao cume do Cerro de Monserrate de três maneiras: a pé, de teleférico ou de funicular. Como montanhista, eu gostaria de ter subido a pé, mas como o tempo pra conhecer Bogotá era restrito, preferi  não encarar. Dizem que a vista do teleférico é muito bonita, mas como no dia que fui o teleférico estava em manutenção, subi com o funicular.

Cerro de Monserrate-2

É uma boa pernarda até lá em cima…

Cerro de Monserrate

Acesso ao funicular.

Cerro de Monserrate-21

Funicular no túnel.

Usando o funicular, chega-se até um local onde existe um bela edificação que lembra um pequeno castelo.

Cerro de Monserrate-19

Desembarcando do funicular, é preciso fazer o resto do trajeto a pé. Pelo caminho existe uma via-crúcis com 14 esculturas, que dividem o espaço com uma exuberante vegetação e uma paisagem de tirar o folego (literalmente, já que estamos a mais de 3000 m de altura).

Cerro de Monserrate-20

Parte do caminho até o Cume do Cerro de Monserrate.

Cerro de Monserrate-5

Beleza pelo caminho.

Cerro de Monserrate-7

Via crucis.

Após a subida pela via-sacra, chega-se ao inicio do complexo turístico religioso existente no alto da montanha.

Cerro de Monserrate-17

Acesso ao cume do Cerro de Monserrate.

O complexo possui uma excelente infraestrutura, com base da policia turística, lojas, café, banheiros e restaurantes. Aliás, tenho que ressaltar que dizem as “boas línguas” que os dois restaurantes existentes no alto do Cerro Monserrate são considerados como 2 dos melhores de Bogotá.

Cerro de Monserrate-6

Poço dos desejos.


 

LEIA TAMBÉM: 

O QUE FAZER EM CARTAGENA DE INDIAS
PARQUE NACIONAL TAYRONA – UMA PARAÍSO NO CARIBE COLOMBIANO


 

Cerro de Monserrate-9

O belo visual.

Bem no alto do morro fica a igreja e logo atrás da igreja estão várias barracas “pega-turistas”. São dezenas de barraquinhas que  vendem muitos “recuerdos” da Colômbia e objetos religiosos relacionados  ao santuário.

Cerro de Monserrate-12

Recerdos do Cerro de Monserrate.

Localizado a 3152 m de altura sobre o nível do mar, o Cerro de Monserrate apresenta uma bela vista do seu vizinho, o Cerro de Guadalupe, e uma maravilhosa vista panorâmica da capital da Colômbia. A vista da cidade é fantástica e mesmo visitando a cidade em um dia bem nublado, ainda deu pra ter uma bela visão! Sem dúvidas é a melhor parte do passeio!

Cerro de Monserrate-10

Cerro de Guadalupe.

Cerro de Monserrate-18

Vista panorâmica da cidade de Bogotá.

Cerro de Monserrate-13

Vista panorâmica da cidade de Bogotá (ao lado estação do teleférico).

Um detalhe bem interessante a se observar é a quantidade de atletas que ficam correndo pra lá e pra cá. São atletas se preparando pra suas atividades na altitude, vale lembrar que a 3152 metros de altura, o ar é mais rarefeito. Por este motivo vale a reflexão pra quem deseja subir a montanha a pé.

Cerro de Monserrate-11

Atleta treinando nas alturas.

Curti o visual, pensei na vida, agradeci pela viagem e então desci com a intenção de terminar meu planejamento e conhecer o centro histórico da cidade.

Como era meu primeiro dia na cidade, ainda estava desorientado geograficamente e não sabia muito bem se dava pra descer até  o centro a pé ( sim, é possível ir e voltar do Centro histórico a pé). Como não tinha muita noção geográfica, tentei pegar um táxi assim que desci do morro. Procurei um táxi e tive uma desagradável surpresa: nenhum taxista queria me levar pro centro histórico, – “no se puede, la marcha, la marcha” diziam todos.

Acontece que estava tendo uma manifestação patriótica gigantesca e o centro todo estava tomado com milhares de pessoas que vinham de todas as partes da Colômbia. Só aí entendi a quantidade de policias logo pela manhã, quando estava na Candelária.

Resultado, tive que alterar meu roteiro e ao invés de continuar visitando o centro de Bogotá, fui pra Zipaquirá, onde está a Catedral de Sal, um dos passeios mais legais que fiz na Colômbia. Confira o post aqui.

Para mais informações sobre o Cerro Monserrate, horários e preços atualizados acesse o site oficial aqui.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

10 Respostas para Como é subir o Cerro de Monserrate em Bogotá.

  1. Airton Romancini disse:

    Olá,

    Estou indo a Bogotá em 17 de julho, somente dois dias na cidade, destino final San Andrés. Gostaria de saber se a caminhada até o topo do cerro, após descer do funicular ou teleférico é muito ingieme e qual o percorrido aproximado. Faz alguma diferença em matéria de tempo e distancia ao topo nas opções funicular ou teleférico?

    Obrigado

    • Itamar Japa disse:

      Olá Airton, não é ingrime mas vale lembrar que a altitude é de mais de 3000 metros. Eu acredito que seja uns 200 ou 300 metros, no máximo, desde a funicular, nada de mais. Uma caminhada bem bonita em uma via crucis. O Teleférico te deixa alguns metros mais pra cima.
      Boa viagem!

  2. Amanda disse:

    Boa tarde,

    Quanto tempo você levou para conhecer o cerro Monserrate? Estou pensando em ir pela manhã na Catedral do Sal e na volta ir ao Cerro.. é uma boa?

    • Itamar Japa disse:

      Olá Amanda, eu fiz justamente o contrário, fui ao Cerro pela manhã e depois fui para a Catedral de Sal. O acesso ao cerro começa cedo, as 6h30 então talvez seja a melhor alternativa.

      Se você subir com o teleférico, ou funicular o passeio é rápido, não tem muita coisa pra ver lá em cima, em cerca de 2 horas dá pra subir, da pra curtir o visual, conhecer as coisas que tem lá em cima e descer. Se for subir pela trilha, aí sim demora bem mais! 😉

  3. JOAO BATISTA GUIMARAES disse:

    Olá Itamar, boa noite.

    Muito bom seu post.

    Itamar, gostaria de ir de manha para a candelária, e de lá ir a pé para o Cerro, passando pelo Museu Botero e Museu do Ouro. É complicado fazer esse trajeto a pé ou é tranquilo? Pode me ajudar?

    Obrigado.

    • Itamar Japa disse:

      Olá João, obrigado pelo elogio!

      É bem tranquilo, mas como em todo grande centro urbano exige cuidados básicos… De manhã e de tarde é tranquilo, só achei meio tenso durante à noite.

      Boa viagem!

  4. odila disse:

    Ola. Sei que não foi a pé, mas tem idéia de quanto tempo levaria para subir? Obrigada

    • Itamar Japa disse:

      Olá Odila, olha isso definitivamente dependerá de seu condicionamento físico. Vale lembrar que Bogotá está a cerca de 3000 metros de altura. Pela altura acredito que deva levar entre 30 minutos a 1 hora, como falei dependendo de seu condicionamento físico. Uma boa viagem!

      Se for subir a pé depois volta aqui pra contar pra gente em quanto tempo fez! 🙂

  5. Adriane disse:

    Olá, boa noite!
    Tenho uma escala de 5h em Bogotá, queria conhecer apenas o Cerro de Monserrate, vc acha que dá tempo? sair do aeroporto (com qual transporte?) , subir , curtir o visual, descer e voltar para o aeroporto! Vou estar lá dia 11/06/2018, segunda feira.
    Outra duvida, tenho pressão baixa mas quero mto conhecer esse lugar . Levo muita água né?! algum remédio será??Um salzinho na bolsa? hehe
    Muito obrigada.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Adriane, como não tem muito tempo sobrando, acredito que a melhor opção para ir até lá sem duvida seja um táxi! Deve sair uns 30 reais no máximo.

      Quanto a pressão, acho que não vai se sentir mal se usar a funicular, ou o teleférico. De qualquer forma leve um salgadinho, ou algo assim para garantir.

      Espero que tenha ajudado. Boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *