Conheça o maior conjunto de Cânions da América do Sul.

Publicidade:

Os Cânions existentes na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul fazem parte do maior conjunto de Cânions da América do Sul. Nós estivemos conhecendo um pouco deste lugar fantástico e ficamos deslumbrados com tamanha beleza. Confira agora como foi a experiência:

Muita beleza nos cânions do sul

Já tínhamos ouvido falar que a região é muito bonita, mas francamente, é muito mais bonita do que estávamos imaginando! Esta região é realmente linda e certamente merece vários dias de exploração.

Saímos com a certeza de que temos o dever de voltar pra conhecer um pouco mais daquele lugar maravilhoso. Enquanto não voltamos, contamos pra vocês como foi nossa trip.

Viajando até o maior conjunto de Cânions da América do Sul

Aproveitamos o feriado de carnaval e resolvemos viajar até a divisa de SC com o RS. Saímos de Curitiba pela BR-116 e para nossa alegria a estrada estava bem vazia, ao contrário da BR-101, que normalmente fica completamente lotada em feriados.

Canions
Estrada vazia em pleno carnaval.

Aproveitamos o roteiro e demos uma passada na famosa Serra do Rio do Rastro, que é considerada como uma das estradas mais bonitas do mundo.

Também aproveitamos o caminho e demos uma paradinha em São Joaquim, a famosa cidade catarinense que se destaca pelo frio.

Cânions- Rio Grande do Sul
Maicon (Frejat) e eu curtindo os 13 ºC do verão de São Joaquim.

E como curitibano, especialista em frio, posso falar: São Joaquim é uma cidade fria mesmo…

Publicidade.

Enquanto nos aproximávamos da Serra, as placas sinalizavam gelo na pista, mas o que realmente existia, e com uma intensidade muito forte por sinal, era uma bela de uma cerração.

Na verdade era uma cerração tão forte que mal dava pra ver um metro adiante. Parecia uma imensa cortina branca com alguns pontos de luz em destaque.

Resumindo, chegamos no mirante da Serra do Rio do Rastro, que dizem ser muito bonito, e não tivemos visibilidade nenhuma. Vimos apenas uma grande e intensa parede branca.

Serra do Rio do Rastro - Cerração.
Será que a cerração tava forte???

Descemos metade da serra com bastante dificuldade visual e após quase 14 horas de viagem desde Curitiba, chegamos em Praia Grande – Santa Catarina, uma das cidades base para explorar os Cânions.

Conhecendo o maior conjunto de Cânions da América do Sul

A região que engloba parte do território de Santa Catarina e parte do território do Rio Grande do Sul é considerada a região com a maior quantidade de cânions na América do Sul.

São 36 cânions espalhados por cerca de 200 km, o que torna a área um verdadeiro paraíso para os amantes do turismo de aventura e ecoturismo.

Grande parte desta área faz parte dos parques nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral e os cânions mais famosos são o Cânion Itaimbezinho, o Cânion Fortaleza, justamente os que visitamos.

Cânion Itaimbezinho

O Cânion Itaimbezinho é o Cânion mais famoso da região e sua formação rochosa existe a cerca de 130 milhões de anos.

É um dos maiores cânions do Brasil, com quase 6 mil metros de extensão e com largura máxima de 2 mil metros. Os paredões rochosos atingem até 720 metros de altura. O nome do cânion tem sua origem no Tupi-Guarani, onde Ita significa pedra e Aí’be significa afiada.

Canions- Cânions da América do Sul
Cânion Itaimbezinho.

O Itaimbezinho está situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a cerca de 18 km do centro de Cambará do Sul, no RS e 22 km do centro de Praia Grande, em SC. A estrada é melhor pra quem vem de Cambará do Sul.

Além da trilha do Rio do Boi, que é feita no interior do Itaimbezinho, também existem 2 trilhas que ficam na superfície do Cânion. Nós fizemos as 2 trilhas, a trilha do Cotovelo e a trilha do Vértice, ambas são de nível fácil.

A trilha do Vértice, é uma trilha de cerca de 30 minutos (1,4 km) que vai até a borda do Cânion Itaimbezinho.

A trilha parte do centro de visitantes do Parque Nacional dos Amparados da Serra e proporciona uma bela vista da Cascata do véu da Noiva e da Cascata das Andorinhas, com 700 metros de queda. A visibilidade pode variar, devido a nevoa proporcionada pela queda das cascatas. Vale a pena aguardar alguns minutos pra que a visibilidade abra.

Canions- Cânions da América do Sul
Um brinde a beleza dos Cânions do RS e SC. Foto: Maicon (Frejat)
Canions- Cânions da América do Sul
Olha o visual!!! A beleza do maior conjunto de Cânions da América do Sul.
Canions-4 cachoeiras
Cascata das Andorinhas.

A trilha do Cotovelo, é um pouco mais longa, com cerca de 6,3 km. A trilha também parte do centro de visitantes e é feita, na maioria do percurso, em estrada de terra.

Seu ponto alto é o mirante, de onde é possível ter a melhor vista do imenso Cânion Itaimbezinho.

Canions_ Rio Grande do Sul
Vista a partir do Mirante.
Canions-
Mirante. Foto: Kessley Pereira.

Após o Mirante, a trilha prossegue mais alguns metros, margeando a borda do Itaimbezinho até chegar em um lugar que proporciona uma vista incrível do Cânion.

Canions-13 Cânions da América do Sul
Aquele momento em que você só agradece! Foto: Maicon (Frejat)
Canions-16 Cânions da América do Sul
Cânion Itaimbezinho.

Fique atento porque só é possível começar a fazer a trilha do Cotovelo até as 15h.

O parque tem boa infraestrutura, centro de apoio, informações ao visitante e também alguns monitores espalhados pelo Parque, controlando e auxiliando aos visitantes. O horário de funcionamento é de terça-feira à domingo das 8h às 17h. A entrada custa R$7,00 por pessoa e o estacionamento R$5,00 por carro.

Informações:  parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br  Fone: (54) 3251-1277

Cânion Fortaleza

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 Km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é um dos principais atrativos da região. O acesso é feito através de uma péssima estrada de chão com muitas pedras e diversos caminhões carregados com toras de madeira.

Canions_ (4) Cânions da América do Sul
O imenso Cânion Fortaleza.

O Cânion possui 7.5 km de extensão, cerca de 900 metros de profundidade e aproximadamente 2.000 metros de largura, é considerado um dos Cânions mais bonitos do Brasil. Ganhou o nome “Fortaleza” devido a semelhança de seus paredões com muralhas de antigas fortalezas.

Canions_ (9) Cânions da América do Sul
Cânion Fortaleza.

O parque não tem trilhas definidas e a infraestrutura turística é praticamente inexistente. Existem algumas placas que sinalizam a direção a seguir, mas nada mais que isso.

Nós optamos por fazer primeiro a trilha do Mirante e tenho que falar é demais mesmo!

A Trilha do Mirante, possui cerca de 1.700 metros, a partir do último lugar onde chegam os carros. O visual da imensidão do Cânion Fortaleza, é de deixar qualquer um de boca aberta. Do alto do Morro do Mirante é possível, em dias de tempo aberto, visualizar o litoral de SC e do RS.

Como o tempo não estava muito amigável, concluímos que não seria válido fazer a trilha da Pedra do Segredo, pois a visibilidade tinha zerado com uma intensa nevoa e a chuva estava ameaçando chegar com força. Imaginamos que se caísse uma chuva forte, a estrada ia virar um caos!

Canions_ (8) Cânions da América do Sul
Sem palavras…
Canions_ (7) Cânions da América do Sul
Sensação de liberdade.
Cânions da América do Sul
Cânion Fortaleza.

Ainda existe a Trilha da Pedra do Segredo, que também não fizemos desta vez, mas voltaremos um dia pra poder conferir de perto a famosa pedra de 5 metros de altura, que pesa cerca de 30 toneladas e está equilibrada em uma superfície de 50 centímetros. Louco né!

Embora não exista infraestrutura turística no Parque, é possível colher algumas dicas, mapas e informações na Casa do Turista, que fica no centro da cidade de Cambará do Sul, logo na saída para o Cânion Fortaleza. Informações:  pmc.casadoturista@terra.com.br Fone: (54) 3251.1320

Canions_Cânions da América do Sul
Olha quem apareceu pelo caminho.

Trilha do Rio do Boi

Outra atração bastante cobiçada na região é a Trilha do Rio do Boi. Esta trilha é realizada no interior do Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra.

A caminhada percorre o leito do Rio do Boi, dentro das fendas do Itaimbé, que chegam a ter até 720 metros de altura.

A trilha leva de 6h à 8h pra ser percorrida e é feita em um percurso de extrema beleza, com dificuldade média/alta. Esta trilha só pode ser feita com acompanhamento de guias cadastrados.

Nós tínhamos agendado nossa trilha pra uma determinada data, mas tínhamos pouca esperança de fazê-la, pois a trilha estava fechada durante toda a semana que antecedeu nossa chegada, o motivo: choveu muito na região e o nível do rio estava muito alto. Pra piorar a situação, na noite em que chegamos choveu novamente.

Esperamos que o rio baixasse durante 3 dias, mas mesmo baixando dia a dia, não baixou o suficiente a ponto de permitir o nosso acesso a trilha. Fica pra próxima!

Confira o post sobre a Trilha do Rio do Boi que nossos amigos do blog Viagens e Caminhos fizeram, está super completo.

Mas além da trilha do Rio do Boi, a região possui uma infinidade de atrações e para conhecer a maioria das trilhas e passeios da região é necessário uns 10 dias.

Canions- Rio Grande do Sul
Conhecendo o maior conjunto de Cânions da América do Sul

Nós conhecemos duas das principais atrações em dias diferentes, mas acredito que se bem planejado, seja possível fazer as duas trilhas que fizemos em um único dia.

Ambas são de difícil acesso e exigem bastante do carro, sinceramente quem tem carro pequeno deve pensar duas vezes. Meu carro é um pouco mais alto, mas mesmo assim sofreu. Também é possível contratar guias e transporte das agências pra não judiar muito do carro.

bate e volta pela região, ou cidades pra dar aquela esticada

No dia em que planejamos fazer a Trilha do Rio do Boi mudamos de planos e fomos até Gramado e Canela que ficam a cerca de 130 km da região. Aproveitamos bem o dia e o bate e volta foi bastante válido. É possível fazer um tour entre as cidades próximas e aproveitar bem a região, que conta com cidades bem legais como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e outras mais.

Outra opção na região são as praias do Rio Grande do Sul. Torres, que é uma das mais famosas fica a cerca de 40km.

Ainda é possível dar uma esticada até a capital Porto Alegre, que fica a pouco mais de 200 km da região.

Hospedagem

Quando fui fazer nossa reserva, aconteceu um mal entendido e a reserva foi confirmada pra um final de semana antes de nossa viagem.

Como na data certa o Hostel encheu, não sobraram quartos e nos sobrou apenas a opção do camping (que também pertence a pousada). Ainda bem que gostamos de acampar né, menos mal.

Acampamos no Camping do Hostel Nativos do Canyon, um lugar bem tranquilo e com uma boa infraestrutura. Possui alguns chalés (um era pra ser o nosso) e uma grande aérea de Camping.

Canions_ (3) Cânions da América do Sul
Visual a partir do Camping Nativos do Cânion.

Os banheiros são limpos e com água quente. O camping ainda disponibiliza uma piscina, cozinha equipada, churrasqueiras, venda de produtos de necessidades básicas e um ótimo atendimento do Sr Aldo.

O Hostel possui 2 sedes, uma no centro e outra na localidade chamada “Vila Rosa”, onde ficamos.

Outras opções de hospedagem:

Praia Grande

Cambará do Sul


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Cambará do Sul, ou Praia Grande através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguros possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Civitatis e Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar a região dos cânions! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o maior conjunto de cânions da América do Sul?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre os cânions do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O RIO GRANDE DO SUL

+ Bate e Volta para Gramado e Canela. 

Artigo anteriorTrilha Sonora – Vladimir Vysotsky – Rússia
Próximo artigoUm bate e volta pra Gramado e Canela.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here