Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Como é fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias.

Cartagena é repleta de coisas legais pra fazer e em nossa última visita, fizemos um dos passeios mais tradicionais da cidade, o passeio de Chiva em Cartagena de Indias, que percorre alguns dos principais atrativos da histórica cidade. Neste post contamos como foi nossa experiência.

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia

O passeio de Chiva em Cartagena de Indias

Resolvemos fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias, pra vivenciar a experiência de um dos passeios mais tradicionais da cidade, que é andar por Cartagena em um daqueles tradicionais ônibus coloridos, as Chivas.

Chiva colombia

Chiva. Foto: Jorge Rodriguez

É impossível ir pra Cartagena e não dar de cara com um ônibus destes. A Chiva é uma marca registrada de Cartagena e em todo canto do centro histórico tem alguém tentando vender o passeio. Os preços costumam ser similares, mas se você insistir, seguramente conseguirá um desconto.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-9

A India Catalina é uma das atrações do passeio de Chiva.

As Chivas fazem um City Tour pela cidade, passando por alguns dos principais pontos turísticos.

O tour inicia com uma passagem rápida pela praia de Boca Grande. De lá seguimos até o Monumento a los Zapatos Viejos, ou simplesmente “Las Botas Viejas” – uma homenagem ao famoso poeta cartagenero, Luis Carlos López e sua obra mais popular “A mi ciudad Nativa”.

As Botas Viejas estão localizadas bem atrás do Castillo San Felipe de Barajas e todas as pessoas que estão passeando nas Chivas que circulam pela cidade param ali, portanto, pra conseguir uma foto ali é preciso enfrentar fila e ter bastante paciência. Eu definitivamente não tive paciência, mas a Paty teve.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias

Monumento a los Zapatos Viejos.

O próximo destino é o grandioso Castillo San Felipe de Barajas, a maior construção militar espanhola na América do Sul.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-13

Castillo San Felipe de Barajas.

A passagem “guiada” pela fortaleza é bem superficial e o “guia” que acompanha o grupo é bem fraco, ou pelo menos este que nos acompanhou nesta Chiva não estava com muita vontade de explicar as coisas pra galera!

Eu tinha feito este passeio em 2012 e na ocasião tinha contratado um guia, que por sinal foi excelente, resultado: neste tour pela fortaleza, eu ia explicando pra Paty os detalhes que sabia sobre a fortaleza, e de repente tinha mais gente andando perto de mim, do que perto do “guia” oficial.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-14

Tuneis no Castillo San Felipe de Barajas.

A fortaleza é muito legal e eu recomendo uma visita independente, se possível com um dos guias credenciados, vale a pena! A visita feita com o tour da Chiva é bem rápida e superficial, ideal pra quem tem pouco tempo na cidade. Nós ainda levamos azar de ter pego uma pancada de chuva, o que atrapalhou ainda mais nossa visita.

Da fortaleza, partimos pro Convento de La Popa, que fica no alto do Cerro de La Popa, o ponto mais alto de Cartagena, com cerca de 150 metro acima do nível do mar. O convento  foi construído em 1607, tendo modificações posteriores. Seu nome é Convento de Nuestra Señora de la Candelaria e ficou conhecido como La Popa porque a aparência do morro é similar a de um navio, onde o convento fica na parte traseira do Morro, ou seja na popa do navio.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-8

Jardim de verão do Convento de la Popa.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-3

O belo altar da Igreja Nuestra Señora de la Candelaria.

Dentro do convento existe uma coleção de cédulas de dinheiro do mundo todo.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-4

Coleção de cédulas do mundo todo.

A partir do alto do morro é possível avistar a cidade de Cartagena quase que em 360º. É muito bonito visualizar a parte histórica da cidade e também Boca Grande, a parte nobre da cidade. Ao mesmo tempo é meio chocante olhar pro outro lado e ver a parte onde estão os habitantes mais pobres, ou seja a parte não turística da cidade.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-7

Cruz no alto do Morro de la Popa.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-6

Sol e chuva e Cartagena de Indias.

Eu digo chocante porque de lá de cima é possível ver a divisão social que existe na cidade, fica muito claro. O passeio até La Popa é válido, muito bonito e também é uma maneira de tomar consciência sobre algumas coisas. Infelizmente estava chovendo um pouco e não rolou tirar muitas fotos.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-5

O lado menos visitado de Cartagena.

Pra fechar o passeio, depois de uma rápida passagem por algumas ruas do centro histórico, somos levados até Las Bovedas, construções que serviram como: alojamento e forte militar durante o período colonial; prisões após a independência; e por último transformaram-se em um grande mercado, com muitas lojas vendendo artesanatos, roupas, esmeraldas e tudo que os turistas quiserem.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-11

Lojas de Las Bovedas.

Não é por acaso que o final do passeio é feito ali, cada Chiva já tem esquema com uma loja, e com a desculpa de que vão te mostrar como funcionavam as edificações nos tempos militares, te levam pra dentro de uma loja e depois, claro que vão tentar te vender algo.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-10

Loja dentro de uma das Bovedas.

O passeio de Chiva em Cartagena de Indias dura quase 5 horas e é uma boa opção principalmente pra quem quer ir até o Convento de La Popa. Quando estive lá pela primeira vez não fui até La Popa, porque os taxistas queriam muita grana pra me levar até lá (na verdade perguntei pra alguns, achei uma facada e nem perguntei mais). O valor do passeio na Chiva é mais barato do que um Táxi até La Popa… Então o valor do passeio na Chiva, que também inclui a entrada na Fortaleza  de San Fellipe de Barajas, fica até mais em conta… Pra quem quer apenas conhecer os lugares rapidamente é ideal!

Existem várias empresas que fazem o passeio, várias possuem sites na internet.

Para fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias, não é preciso comprar o passeio antecipadamente, mas você pode verificar os preços e informações atualizadas.  Um destes sites é este aqui.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

4 Respostas para Como é fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias.

  1. Manoel Henrique disse:

    Gostaria de saber se alguma operadora explora o passeio de Chiva durante o período da manhã. Minhas tardes em Cartagena estão comprometidas.
    A sua publicação é de excelente qAgradeço pela atenção

  2. Cláudia Ramos disse:

    Olá, o ponto inicial do passeio de Chiva é a Torre del Reloj não é?
    Depois de passar pelo La Bovedas a chiva retorna para o ponto inicial?
    Gostaria de saber pois nosso hotel fica perto da Torre.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Cláudia. São inúmeras Chivas que fazem os passeios, não necessariamente saindo da Torre del Reloj. No nosso caso a Chiva saiu da Torre, parou e finalizou o passeio em Las Bovedas.
      Se for o caso, são apenas 10 minutos caminhando por entre as belas ruas de Cartagena, super tranquilo. 🙂

      Boa Viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *