Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O que fazer em Assunção, capital do Paraguai.

Você sabia que Assunção é uma cidade muito diferente do que a maioria das pessoas pensa? Sim, Assunção é uma cidade segura, tranquila, limpa (se comparada à cidades latinas e às cidades da fronteira paraguaia) e com vários atrativos legais pra conhecer. Neste post nós mostraremos pra você os principais atrativos existentes em Assunção. Confira: 


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecenoParaguai


O que fazer em Assunção

Nós não levamos muita sorte em nossa visita à capital paraguaia, algumas das principais atrações estavam sendo reformadas e várias outras estavam fechadas. Além disso, parte da cidade estava cheia de barracos improvisados, que serviam de abrigos para moradores ribeirinhos, desabrigados por grandes chuvas que causaram a cheia do Rio Paraguai. Não bastasse tudo isso, um dos dias em que estivemos em Assunção foi domingo e quase tudo fecha por lá! Assunção até parece uma cidade fantasma no domingo (pelo menos no domingo em que estivemos lá). Mesmo assim, gostamos bastante da cidade e voltaremos novamente em breve pra conhecer melhor o que estava fechado ou sendo reformado.

Apesar de não termos conseguido visitar todos os atrativos, preparamos uma lista com as principais atrações de Assunção. Confira:

No centro: 

  •  Calle Palma

A Calle Palma está localizada em pleno coração da capital paraguaia. É a principal rua do centro de Assunção e é onde está a maioria do comércio. Nessa rua também estão alguns dos principais atrativos da cidade e a Casa do Turista, onde é possível descolar mapas, informações, comprar artesanatos e lembranças, ou simplesmente se refrescar no ar condicionado. Vale a pena pegar um mapa e algumas informações na Casa do Turista e a partir dali começar a explorar a cidade.  A Calle Palma é o lugar ideal pra começar a visita a Assunção.

  • Panteón de los Heroes

assuncao-capital-do-paraguai-e-mae-das-cidades-3

Frente do Panteón de los Heroes.

O Panteón de los Heroes é um monumento que começou a ser construído originalmente como uma igreja, por ordem do próprio General Solano Lopez (em 1863). Com a Guerra da Tríplice Aliança (conhecida pelos brasileiros como Guerra do Paraguai) a obra foi interrompida e ficou parada por mais de 70 anos, sendo concluído somente após a Guerra do Chaco, que o Paraguai disputou contra a Bolívia em 1936. No mesmo ano o monumento se transformou no Panteão dos heróis nacionais por decreto presidencial. Mais tarde, por pressão da igreja, o Panteón foi mesclado com o Oratório da Virgem da Assunção e voltou a ser um local religioso. 

Já falei um pouco sobre a guerra no outro post sobre Assunção, mas vale ressaltar novamente que o Paraguai já foi o país mais desenvolvido da América Latina, fazendo frente inclusive a maior potência da época, a Inglaterra. Tudo mudou depois que o Brasil, a Argentina e o Uruguai se juntaram e “apoiados” pela Inglaterra (detalhe muito importante), destruíram o Paraguai na guerra que aconteceu entre 1864 e 1870.

O Panteón fica localizado na Plaza de los Héroes, uma das 4 praças que formam uma grande área verde em pleno coração de Assunção. Embora o espaço pareça ser uma única praça, na verdade são 4 praças:  Plaza de los Heroes Plaza de la Libertad, Plaza de la Democracia e Plaza Juan E. O’leary. Detalhe importante: Nessa praça existe Wi-Fi gratuito!

O que fazer em Asuncion

Lateral do Panteón em meio as praças.

É no Panteón de los Heroes que está o Marco Zero de Assunção, embora o simbolo do Marco Zero fique no Mercado 4.

  •  Lido Bar

Localizado na Calle Palma bem em frente ao Pantheón de los Heroes está o Lido Bar, o bar/lanchonete mais tradicional de Assunção. O lugar é bem simples, tipo botecão mesmo, mas vale a pena sentar ali, tomar uma cerveja e comer um dos itens do menu, que possui algumas das principais comidas típicas do Paraguai.

  • Catedral Metropolitana de Assunção

Localizada em frente à Plaza Independencia, a igreja foi construída pela primeira vez em 1539, mas foi destruída várias vezes pelas cheias do Rio Paraná. Foi reconstruída em definitivo em 1842 e atualmente está anexada ao Museu Litúrgicos e de Arte Sacra.

O que fazer em Asuncion

Interior da Catedral de Assunção.

Vale ressaltar que a praça que fica em frente a catedral também é formada por várias praças. Estas praças também são atrativos da cidade, mas quando visitamos a cidade, as praças estavam completamente tomadas por abrigos provisórios para os moradores ribeirinhos e não pudemos conhecê-las. Entre as praças que estão nesta região, além da Plaza Independencia estão: a Plaza de Armas, a Plaza del Congresso, o Parque la Victoria, entre outras.

  • Centro Cultural de la República el Cabildo

Também localizado entre as praças, o Centro Cultural de la República fica quase em frente a Catedral. Está abrigado no prédio do antigo Cabildo de Asunción, um dos mais antigos da cidade com quase 500 anos. Durante o período colonial, o lindo prédio rosado serviu como centro administrativo, posteriormente foi sede do poder legislativo, até que se tornou um Centro Cultural.

O que fazer em Asuncion

Centro Cultural de la República el Cabildo

Para nossa tristeza, o edifício também estava fechado pra reformas.  De qualquer forma valeu a experiência de passar bem no meio do acampamento dos desabrigados pela chuva. Espero sinceramente, que estas pessoas ganhem uma moradia mais digna e logo! Por motivos de segurança, não tiramos fotos apesar de que, o acampamento fica bem na frente do quartel do policiamento da cidade e existem vários policiais por todo lado, inclusive nas imediações do acampamento.

O Centro Cultural possui 8 salas com exposições de vários temas relacionados a história e cultura paraguaia. Para maiores informações acesse o site oficial do Centro Cultural de la República. 

Assim como o Centro Cultural, os outros pontos de interesses que ficam localizados nestas praças estão (ou estavam) cercados pelos barracos, infelizmente não fomos até eles pra evitar de passar no meio do acampamento. O Congresso Nacional, a Camara de Senadores e o Parque de la Victoria são alguns dos atrativos que não visitamos nesta região.

  • Palácio de Lopez

Bem próximo a estas praças está um dos principais atrativos da cidade e em minha opinião, o edifício mais belo de Assunção. Trata-se do Palácio do governo paraguaio, o Palácio de Lopez. 

O que fazer em Asuncion

Palácio de Lopez – Sede do Governo Paraguaio.

Infelizmente não é possível se aproximar deste edifício, pois é a sede do governo paraguaio. Os seguranças ainda me deixaram chegar até um pouco mais adiante pra tirar umas fotos, “pero no se demore!”.

Palácio de Lopez iluminado.

Durante o mês de Maio, quando se comemora a Independência do Paraguai, e durante o mês de Agosto, quando se comemora a fundação de Assunção, é possível visitar o interior do Palácio de Lopez. Em outras épocas é possível tentar agendar visita pelo número (021) 414 0000. Vale ressaltar que é um pouco difícil.

A noite o Palácio de Lopez fica todo iluminado, assim como alguns edifícios pela cidade. Vale a pena dar uma volta, a cidade fica bem bonita.

  • Manzana de la Rivera

De frente ao Palácio de Lopez está o Centro Cultural Manzana de la Rivera, outro espaço cultural com várias exposições. A diferença é que ao contrário do Centro Cultural do Cabildo, que fica em um só edifício, o Centro Cultural Manzana de la Rivera é composto por várias casinhas históricas dos séculos XVII e XVIII.

  • Avenida Costanera

Inaugurada em 2013 a Avenida Costanera  revive um costume paraguaio esquecido durante séculos, segundo os responsáveis pela obra, a cidade já não dá as costas ao Rio Paraguay e agora os paraguaios e turistas podem olhar o emblemático rio de frente. Com a revitalização do local, a Avenida transformou-se em um espaço utilizado pelos paraguaios para caminhada e pratica de outras atividades esportivas.

O que fazer em Asuncion

Avenida Costanera de Assunção.

A partir da Costanera é possível ter uma visão de outro ângulo do Palácio de Lopez, também é possível avistar o Porto de Assunção.

Nós não chegamos a ver, mas dizem que o pôr do sol é muito bonito neste local.

  • Museo Casa de la Independencia

A Casa de la Independencia é um dos locais mais importantes da história do Paraguai, pois foi o lugar onde aconteceram as reuniões secretas que culminaram com a independência paraguaia.  Atualmente funciona como museu, onde estão expostos móveis do período colonial e objetos ligados aos responsáveis pela independência paraguaia.

  • Estacion Ferrocarril Carlos Antonio López

A Estacion Ferrocarril é um marco dos tempos áureos do Paraguai, pois foi a primeira estação de trem da América do Sul e tomou a vanguarda no continente com o primeiro serviço ferroviário de passageiros da América do Sul.

O que fazer em Asuncion

Estacion Ferrocarril Carlos Antonio López em Assunção.

O ambicioso projeto paraguaio de ligar todo país por linhas férreas começou a ser colocado em prática, mas com a guerra teve que ser abandonado. Com o fim da guerra e derrota do Paraguai, as linhas férreas, que eram orgulho de seu povo, foram privatizadas e por “pura coincidência” uma empresa inglesa assumiu o controle, assim como em outros setores…

O belíssimo edifício em estilo neogótico, agora é um museu e conta com alguns vagões originais dos trens da época.

  • Plaza Uruguaia

Ao lado da histórica estação ferroviária está um das praças mais populares de Assunção, a Plaza Uruguaia. É nesta praça que os moradores da cidade sentam e tomam seu tererê. É um lugar muito tranquilo e nós fizemos o mesmo que os paraguaios: sentamos e apreciamos a bebida típica do Paraguai.

O que fazer em Asuncion

A tranquila Plaza Uruguaia, ideal pra tomar um tereré, estudar ou dormir…

  • Iglesia de la Encarnación

Localizada no alto de uma das colinas de Assunção, a Iglesia de la Encarnación é pouco visitada pelos turistas. Sua construção em estilo romano-coríntio se iniciou em 1893, mas não chegou a ser concluída totalmente. A parte de trás da igreja parece um pouco abandonada, mas ainda assim vale a visita.

O que fazer em Asuncion

Iglesia de la Encarnación

O interior desta igreja é bem bonito, com grandes pilares, um grande salão e bem no alto existe ainda um belo órgão de tubos. Seu exterior é bonito também, com destaque para sua cúpula.

O que fazer em Asuncion

Interior da Iglesia de la Encarnación

Todos os atrativos mencionados até aqui ficam no micro-centro de Assunção e se encontram relativamente próximos um ao outro. É possível visitá-los a pé, sem a menor dificuldade. 

Fora do Centro

  • Mercado 4

O mercado 4 é um enorme conglomerado comercial onde é possível encontrar praticamente tudo, com o melhor preço de Assunção.

Nós adoramos visitar este tipo de local, pois é uma oportunidade de observar a cultura local e o cotidiano de boa parte da população. Nós fomos ao mercado em companhia do Nando (Staff de nosso Hostel) mas poderíamos ter ido sozinhos com muita tranquilidade. Ao contrário de alguns mercados populares existentes em outros países latinos que visitamos, como no México e no Peru (ou mesmo em São Paulo), o mercado de Assunção nos pareceu bastante tranquilo e muito seguro.

O que fazer em Asuncion

Mercado 4, mercado popular de Assunção.

O maior mercado popular de Assunção pode ser um pouco chocante pra quem não está habituado com países latinos, mas se você já visitou algum país do continente latino-americano, provavelmente já teve experiência parecida.

O que fazer em Asuncion

Carniceria no Mercado 4 , em Assunção. Um açougue típico latino!

  • Loma San Jeronimo

Loma  San Jeronimo é um pitoresco vilarejo que fica em um dos bairros mais antigos de Assunção, o Bairro Dr. Francia.

O que fazer em Asuncion

Loma San Jeronimo – Bairro revitalizado em Assunção.

Com muitas casas coloridas, enfeites e apetrechos (também coloridos) que chegam a lembrar lugares como La Boca em Buenos Aires, ou a Lapa no Rio, o modesto vilarejo ganhou o coração dos moradores da cidade e dos turistas a partir de 2013, quando foi totalmente revitalizado e se tornou o primeiro bairro turístico de Assunção.

O que fazer em Asuncion

La escalinata – Loma San Jeronimo

Bem no alto do pequeno morro existe um mirante de onde é possível avistar o Porto de Assunção e até o Chaco Paraguaio.

O que fazer em Asuncion

Vista do Porto no Rio Paraguai e do Chaco Paraguaio.

É possível pegar  um ônibus pra chegar até lá, ou ir a pé mesmo. Os melhores dias pra visitar a Loma San Jeronimo são o Sábado e Domingo, quando a boemia está a todo vapor.

  • Jardim Botânico e Zoológico de Assunção

Se tem um lugar em Assunção que não valeu a visita, este lugar foi justamente o Jardim Botânico e Zoológico de Assunção. Nós não visitamos zoológicos, porque não gostamos de ver animais presos, mas fomos conhecer o Jardim Botânico que também abriga o Museu de História Natural. Pra variar o Museu estava fechado.

Próximo ao Jardim Botânico está a  Iglesia de la Santisima Trinidad, que dizem ser uma das mais bonitas da cidade, mas nós preferimos não ir até ela, pois já era final de tarde, e achamos melhor não ficar rodando por bairros afastados, sem conhecer direito a região. 

  • Centro de Artes Visuales Museo del Barro

Outro ponto de interesse que fica um pouco distante do centro de Assunção é o Museu do Barro. Este museu, que na verdade é formado por 3 museus (Museo de Arte Indigena, Museo del Barro e Museo Paraguayo de Arte Contemporáneo) foi fundado em 1979 e conta com um grande acervo de mais de 5500 objetos (somando o acervo dos 3 museus). Para mais informações acesse o post completo que fizemos sobre o Museu do Barro.

Museu do Barro.

Museu do Barro.

  • Estádio Defensores del Chaco 

Para fanáticos por futebol, uma boa opção de passeio é a visita ao Estádio Defensores del Chaco que fica próximo ao centro. É possível fazer visitações ao interior do estádio.

Para os aficionados por futebol, outro passeio legal é o Museu da Conmebol (Museo del Futbol Sulamericano) que fica em Luque (mesma cidade do aeroporto), nas imediações de Assunção. No site oficial tem visita virtual.


LEIA TAMBÉM:

ROTEIRO POR ASSUNÇÃO – CAPITAL DO PARAGUAI E MÃE DAS CIDADES.
+ CONHEÇA OS SALTOS DEL MODAY, EM CIUDAD DEL ESTE.
+ O QUE FAZER EM CIUDAD DEL ESTE.


Nosso roteiro era de 3 dias em Assunção, mas resolvemos diminuir 1 dia e dissemos adeus à cidade antes do programado. Acabamos deixando pra visitar o Museu do Barro e o Estádio Defensores del Chaco em uma próxima oportunidade, quando regressarmos à capital paraguaia pra ver os lugares que estavam em reforma, como o Panteón e o Cabildo. Esperamos também que o governo do Paraguai coloque todas aquelas pessoas que estão nas praças em moradias dignas.

Onde comer em Assunção

Quase não comemos fora (cozinhamos no próprio Hostel), mas tivemos algumas experiências e foram todas positivas.

Por indicação do blog Projeto 101 Países comemos no Nã Eustaquia. Inclusive pedimos o mesmo prato que a Gabi e o Fabrício. A grande diferença foi que não percebemos que no dia em que fomos comer lá, tinha promoção e o pedido era dobrado, resultado comemos muuuuito e ainda sobrou pra gente levar um “lanche” pro Hostel. O Nã Eustaquia é uma rede de restaurantes que serve comidas típicas do Paraguai e existem várias unidades espalhadas pela cidade (o que comemos fica na Calle Parma). É uma excelente dica pra comer em Assunção. A refeição que comemos é um mesclado de várias iguarias paraguaias. Pagamos 80 mil guaranis na refeição (dupla) e uma cerveja de 1 litro.

O que fazer em Asuncion

Refeição em dobro…Tudo bem que comemos bem, mas não precisa exagerar! 🙂

Nossa segunda experiência foi no Restaurante La Esquina, que fica próximo da Iglesia de la Encarnación. Por um preço muito baixo (41 mil guaranis) comemos uma saborosa refeição (com refrigerantes) em buffet livre.

O que fazer em Asuncion

Comidinha deliciosa do La Esquina! (sem exagero, estava muito bom mesmo).

Onde ficar em Assunção

Em Assunção nos hospedamos no Hostel la Casita de la Abuela e fomos muito bem recebidos. o Hostel é bem tranquilo, simples e fica em uma das regiões mais tranquilas da cidade. Leia o post com o review de nossa experiência lá na “casinha da Vó”…


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!




Booking.com

Share

56 Respostas para O que fazer em Assunção, capital do Paraguai.

  1. Tenho uma colega de Assunção e toda vez ue converso com ela aumenta mais minha vontade de conhecer. <3 Tenho a impressão que dá pra comer muito bem em qualquer lugar da América do Sul, deu água na boca aqui, haha.

  2. Itamar, seu post está perfeito, tem de tudo, só falta arrumar as malas e ir. Nunca imaginei que lá tivesse um vilarejo tipo El Caminito… pirei!!! Imagino as lojinhas de souvenirs, acho que eu voltaria no vermelho de lá! rsrsrs

  3. Débora Resende disse:

    Semana passada estive em Ciudad del Este e tive uma imagem muito feia do Paraguai. Mas Assunção parece ser tão linda e tem bastante coisa legal para conhecer. Adorei as fotos!

  4. Que bom ler seu post e me surpreender tão positivamente com Assunção, um destino que nunca pensei em ir, mas pelas fotos curti muito. Me lembrou Buenos AIres.

  5. Dayana disse:

    Eu acho uma chatisse quando isso acontece de ter um bando de coisa em manutenção. Mas, como viajo muito em baixa temporada, já acostumei com isso. rsrs

    Nossa, você leu meus pensamentos! Também logo lembrei de La boca e da Lapa quando vi Loma San Jeronimo. 😛

  6. Amei saber do Loma San Jeronimo, talvez seja um pouco da alma paulista, mas me lembrou um pouco a Vila Madalena, o colorido talvez. Já guardando seus post sobre o Paraguai pra quando começar a programar viagem pra lá.

  7. Nossa , não fazia ideia que tinham tantas atrações legais assim em Assunção. Já entrou pra lista com certeza. Adorei as dicas.

  8. Há alguns anos estive em Ciudad del Este, e odiei. Pensei em nunca mais voltar ao Paraguai. Mas acabo de mudar de opinião, após ler seu post. Fiquei impressionada com tantas opções para fazer em Assunção. Parece ser um lugar super bacana. Agora preciso conhecer!!!

    • Itamar Japa disse:

      Histórica e culturalmente, a capital do Paraguai é riquíssima, se for voltar ao Paraguai, inclua no seu roteiro as Ruínas Jesuítas(logo sai post), estas sim valem a visita, com toda certeza.

    • Moises disse:

      Vcs precisam ir em assuncion em agosto, época da maratona internacional de assuncion a MIA, e outra energia…, td muito lindo, a cidade vive um clima de euforia, perfeito…vou esse ano de novo fazer a meia maratona.

  9. Nathana Reis disse:

    Quantas coisas legais em Assunção! Um amigo fez intercâmbio lá e só falou maravilhas! Muito interessante! Deu vontade de conhecer! 🙂

  10. Adorei o post. Super completo e com ótimas dicas e fotos. Não imaginava que havia tanta coisa para conhecer em Assunção.

  11. Simone Hara disse:

    Bem diferente de Ciudad del Este!
    Merece entrar pra lista de lugares que preciso conhecer!

  12. Douglas disse:

    Coloquei esse post nos favoritos sobre o Paraguai 🙂 Abraço!!

  13. Osmar Loureiro disse:

    Gostaria de obter informações sobre o Trem del Lago,
    Quais os dias que funciona?
    Onde comprar o ingresso, quanto custa?
    É melhor conhecer a região dos lagos de trem ou de excursão?
    Vamos estar em assunção no período do carnaval
    grato

    • Itamar Japa disse:

      Olá Osmar, conversei com amigos que moram no Paraguai e me falaram que acham que este trem está desativado, de qualquer forma pode tentar ligar pra rede férrea de Assunção: 595 (21) 446-789.

      Se souber de algo nos avise. Abraço.

  14. Gabi Moniz disse:

    Super completo o post!
    Curtimos Assunção e, pelo visto, demos um pouco mais de sorte que vocês, pois conseguimos ver as atrações sem reformas.
    Muita gente faz pouco caso com o Paraguai e nem imagina que tem muita coisa legal no país, né?
    Comemos super bem na capital, mas não demos a sorte da comida ser dobrada rs

  15. Vani Aparecida disse:

    Adorei as dicas neste post. Estou indo a Foz semana que vem e daí pensei em dar uma esticadinha pra conhecer Assuncion. Sem dúvida, fiquei empolgada e quero aproveitar pra fazer uma caminhada e ver o por do sol na Avenida Costanera.

    • Itamar Japa disse:

      A gente não escreveu sobre ainda, mas também vale a pena dar um pulo nas ruínas Jesuítas, tanto no Paraguai, como na Argentina. São muito legais! E se gosta de pôr sol, vale a pena ver o pôr do sol de ENcarnacion… É muito bonito também. 🙂 Boa viagem!

  16. Murilo Pagani disse:

    Que bom ler estas dicas e ver que a capital do Paraguai realmente parece render uma bela viagem!!!

    Faz tempo que estou pensando em visitar o país, e sempre fico pensando quais lugares conhecer, já que são poucos os brasileiros que fazem turismo por lá (com exceção das cidades de fronteira).

    Adorei as dicas… Acredito que ainda este ano tiro esta viagem do papel!!

    Abraço

  17. Alexandra disse:

    Adorei as dicas. Estamos indo para Assunção em novembro e vamos tentar conhecer tudo o que for possível, principalmente, esses espaços que traduzem a cultura local. Estamos muito empolgados!!!

    • Itamar Japa disse:

      Olá Alexandra, estaremos voltando para o Paraguai nesta semana (a convite da Secretaria de turismo do Paraguai) muito em breve atualizaremos o post e também escreveremos sobre muitos atrativos no país, fique ligada. 😉

  18. Adriana Oliveira disse:

    Acaba sendo enriquecedor o blog e os comentários. Estou te acompanhando pelo stories do instagram.

  19. Julio Azevedo disse:

    Ótimas dicas porém o autor deveria fazer uma revisão histórica. Quem começou a guerra foi o Paraguai ao invadir saquear e assassinar a população de várias cidades do mato grosso e rio grande do sul isso depois de prender o governador que assumiria a provincia de mato grosso e toda sua comitiva que morreram na prisao paraguaia. E dizer que o paraguai rivalizava com a Inglaterra realmente nao Existiu. O paraguai era um pais majoritarianente agrario e so produzia mate. No mais as dicas são ótimas. E viva o exército de Caxias que deu o sangue pela nossa liberdade

  20. Cintia Elena Nicolau disse:

    Fui para Asunción dia 25/01/18.
    O Panteón estava cheio de tapumes em volta e andaimes, então acho que está em reforma.
    A Catedral estava fechada, disseram que só fica aberta algumas horas pela manhã.
    O Cabildo estava aberto, mas como lugar de exposição e supostamente de história, achei fraco. Vale a vista no piso superior para o rio. Dá para entender o que aconteceu com os ribeirinhos, que ainda estão na praça. As duas vezes que passei por ali, tirei foto quando estava perto de policial, que disseram para eu ter cuidado.
    Vou voltar por Asunción (ainda estou viajando) e será o dia que o Museu do Barro vai reabrir depois de reformar.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Cintia, obrigado pelas atualizações…

      Que pena que o Pantheón ainda está em reformas.
      Obrigado pela informação quanto a Catedral, de fato quando visitamos foi pela manhã, mas não sabíamos que fechava durante a tarde. O Cabildo, eu pessoalmente, achei interessante, mas concordo em relação ao que você disse sobre segurança, na primeira vez que estivemos lá, tinham centenas de barracos e o clima parecia meio tenso de fato, na segunda vez, já tinham tirado quase todos os barracos, mas ainda pairava um certo ar de insegurança, de fato é preciso ter cuidado nesta região, pois fica ao lado de uma das grandes favelas da cidade, a Villa Chacarita.

      Também não sabia que o Museu do Barro estava em reforma, que bom que já vai abrir.

      Espero que esteja gostando da viagem. Mais uma vez obrigado pelas informações.

  21. Eryvelton disse:

    Gostaria de saber quanto aos custos basicos como : transporte, comida, hospedagem . E se é verdade que a cidade é muito quente.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Eryveltons, o tranporte é bem em conta, dentro da cidade os ônibus coloridos, típicos do Paraguai, custam 2,100 guaranis e os ônibus mais luxuosos custam 3,300 guaranis. A comida é barata também, tem várias opções para todos os gostos, existem restaurantes mais baratos como por exemplo o citado no post (41,000 guaranis), ou restaurantes de alta-gastronomia (em breve post)… Já o preço da hospedagem você pode conferir através deste link aqui, tenho certeza que irá encontrar o melhor lugar para seu estilo.

      Abraços e boa viagem.

  22. Bom dia! Parabéns pelo post! Sou professora de turismo e apaixonada por viagens. Também tenho um blog de turismo muito similar ao de vocês onde conto viagens em todos os continentes do mundo.

    Estou planejando uma viagem no final de maio para Assunção e suas dicas serão ótimas. Há 22 anos planejo conhecer Assunção, mas acabo colocando outras viagens como prioridade. Espero que eu me surpreenda com a cidade assim como vocês.

    Um abraço,

    • Itamar Japa disse:

      Olá Vanessa, depois deste post voltamos ao Paraguai e descobrimos muitas outras atrações. Em breve atualizaremos este post com mais dicas e informações! Espero que ainda de tempo de você ver, antes de sua viagem! Desejamos uma ótima viagem! Abraços!

  23. Jeff Silveira disse:

    Parabéns pelo relato, muito instrutivo! Estou planejando viagem de moto para lá ano que vem. Tenho dúvida em relação a moeda: você usou real, dólar ou guarani? Há casa de câmbio lá para troca ou melhor levar tudo daqui?

  24. Carlos Alexandre disse:

    Tem um circuito turistico q se chama circuito de oro
    O passeio pelas 7 cidades consiste em um dia de visitas a San Lorenzo, Capiatá, Itaugua, Yaguaron, Paraguarí, Caacupé e San Bernardino, cada uma com sua própria particularidade. Oferecido em diversas agências de Assunção

  25. Andrea disse:

    Olá. Não li nada sobre compras … no país onde se compra de tudo, alguma dica ???

    • Itamar Japa disse:

      Olá Andrea, na realidade as coisas são bem baratas em Ciudad del Este. Em Assunção, não achei tão baratas assim, embora ainda sejam mais baratas que aqui no Brasil. De qualquer forma, não temos dicas pois não compramos nada e não fomos com este foco. Desculpe. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *