O que você já ouviu falar sobre a Rússia?

Publicidade:

Quando se fala sobre a Rússia, imediatamente nos vem à cabeça uma infinidade de estereótipos e pré-conceitos relacionados ao país e seus habitantes. Eu mesmo, imaginava uma Rússia bem diferente, com russos mais diferentes ainda. É como diria Aldous Huxley, “viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países”.

O que você já ouviu falar sobre a Rússia?

Cada vez que converso sobre a Rússia, sinto que muita gente tem vontade de conhecer o país, mas prefere visitar outros lugares. Existe um certo sentimento, talvez de insegurança, que afasta muita gente da terra do tio Putin. É bem provável que boa parte deste sentimento tenha sido criado pela incansável propaganda dos filmes de Hollywood, onde os russos sempre são os caras malvados.

Russia-4
Rússia.

Muita gente acredita que a Rússia seja um país violento e que os russos sejam pessoas extremamente grossas e briguentas. Alguns ainda imaginam a Rússia como um terrível país comunista onde comem criancinhas e fazem sabão com os velhos, e não é zoação, tem gente que pensa isso mesmo, fala sério né!

Mas tenho uma boa noticia, se você não pensa em ir pra Rússia por algum destes motivos, pode começar a preparar sua viagem para o maior país do mundo! A Rússia é completamente diferente disso tudo e vai te surpreender!

O que falar sobre a Rússia?

Uma das coisas mais legais em uma viagem, é descobrir que tudo que você pensava sobre um lugar, ou sobre as pessoas do lugar, não são exatamente o que você estava pensando. Nesta viagem, não foi diferente e descobrimos uma Rússia bem distinta do que imaginávamos.

A começar com a história que os russos são extremamente grosseiros, vou falar, isso definitivamente não é verdade, sempre que precisamos perguntar algo, ou mesmo quando não perguntamos nada, sempre obtivemos ajuda e na medida do possível, sempre conseguimos as respostas com muita cordialidade.

Tudo bem, os russos que vi na Rússia, não são como nós latinos (principalmente brasileiros) que sorriem pra tudo e pra todos, por outro lado estão longe daqueles sujeitos carrancudos, briguentos e antipáticos que pensamos que são.

Publicidade.

Na cultura russa não é comum sorrir pra quem você não conhece, os russos podem até ver isso como falsidade, afinal de contas, porque rir sem motivo e pra quem você nunca viu. Faz sentido né?

Eu sou curitibano, estou acostumado com pessoas mais restritas, então achei bem normal o fato de você entrar no Metrô de Moscou, por exemplo, e quando ninguém se conhece, ninguém fala uma palavra que seja, ninguém puxa assunto com o vizinho, nem nada! Um silêncio total!

Por outro lado quando as pessoas se conhecem, conversam muito, e sorriem muito… mas só com os conhecidos!

Conhecemos algumas pessoas do CouchSurfing e até nos hospedamos na casa de uma garota do CS em São Petersburgo, desta forma pudemos comprovar mais ainda o quão sorridentes e simpáticos são os russos, depois que já não somos estranhos.

Outra coisa que pode vir à cabeça quando falamos nos russos, são as famosas “russices” que fazem muito sucesso na internet. Pois bem, não vimos nada de estranho enquanto estivemos por lá, tudo em perfeita normalidade. Exceto por estes caras da foto abaixo que faziam malabarismo pra jogar uma moeda na estatua que existe na parede do canal, em São Petersburgo. E vou falar uma coisa, como eles gostam de jogar moedas nas estátuas…

Russia-2
Vale tudo pra jogar uma moedinha na estatua que tem la em baixo.

Comunicação:

Ta aí um fator, mais relevante e que de fato pode até ser um empecilho em uma viagem pra Rússia, o idioma totalmente distinto.

Já vou adiantar que isso também não é um bicho de sete cabeças e pode ser superado tranquilamente, claro que não estou falando que você vai chegar lá e vai sair conversando com os russos, mas te digo que a maioria das coisas que você vai precisar em uma viagem, você vai conseguir!

Os russos estão sempre dispostos a ajudar quando são requisitados, e por mais que a comunicação não seja fácil, sempre vai dar certo no final.

Tivemos várias situações de pessoas nos ajudando que foram marcantes, mas como não posso contar todas, vou citar apenas uma.

Em Moscou, quando estávamos procurando um bar localizado próximo a antiga sede da KGB, chamado Che Club, coloquei o endereço no GPS do celular, mas o resultado era sempre uma casa no meio da rua, que definitivamente não era o bar. Rodamos e rodamos e nada do bar, perguntamos pra um monte de gente e ninguém conhecia o dito bar (até porque a pronuncia do Che não era “Che” como eu estava perguntando e sim “chi”).

Foi quando perguntamos pra um cara que procurou no celular dele e apontou pra uma direção dizendo é ali, certeza é ali… Já tínhamos passado por lá (onde ele disse) mas resolvemos ir novamente, vai que não vimos direito. Realmente não era.

Perguntamos pra mais algumas pessoas que estavam por ali e ninguém conhecia o tal bar. Estávamos voltando embora, quando depois de umas 4 quadras, um cara veio falar com a gente, eu não lembrei na hora, mas depois vi que era um dos caras pra quem perguntamos sobre o Bar, no caso o cara que olhou no celular. Falamos que não encontramos e estávamos indo embora e ele insistiu em ir conosco procurar o bar.

Rodamos de novo, falamos com ele em russo, inglês e espanhol (um pouco de cada), entramos em garagens de prédios, perguntamos pra um monte de gente e caminhamos em círculos por mais ou menos 30 minutos, até que ele perguntou pra um segurança de outro bar, que finalmente disse que o tal Che Club ficava ali, bem na frente, “naquele prédio que está em reforma”, ou seja estava fechado…

Trocamos mais algumas palavras e o cara simplesmente se despediu e foi saindo, meti a mão na mochila pra pegar um cartão do blog e dar pra ele, enquanto ele enfaticamente dizia  нет, нет нет (não não não) no money, no money e se afastava mais ainda. Só voltou quando viu que não era dinheiro, então ele abriu um sorrisão e aí sim foi embora.

A única pessoa que se exaltou e gritou com a gente foi a mulher da venda de passagens de São Petersburgo pra Tallin, que depois de ter atendido mais turistas na nossa frente (o que já tinha deixado ela nervosa) e ter brigado com uma mulher da fila, que tava reclamando da demora, pegou a gente pela frente: mais turistas. Quando meu russo pipocou e comunicação falhou, ela gritou e bateu a gaveta do dinheiro, que eu pensei que ia quebrar! Só dei risada, não entendia muito o que ela tava falando mesmo… fazer o que, acontece… Quase apanhamos da tia, mas deu tudo certo.

Uma ótima opção pra se comunicar é utilizar aplicativos de tradução de idiomas, como Google Translate. Apesar de básico muita gente não usa, e isso pode fazer uma boa diferença. Não tenha vergonha e utilize seu celular pra te ajudar, você vai ver como tudo vai ficar fácil!

Quando estávamos voltando embora em São Petersburgo, fomos pegar o metro e o caixa para comprar bilhetes estava fechado, prontamente um rapaz nos ajudou, falando que havia outro caixa no andar de baixo… Depois, quando estávamos com os bilhetes em mãos e voltando pra casa, conversamos com o rapaz o tempo todo… Sempre com a ajuda do Google Translate.

O idioma

O idioma russo é falado por aproximadamente 170 milhões de falantes nativos e por 110 milhões de não nativos, sendo uma das 10 línguas mais faladas no mundo. É um idioma eslavo, sendo o principal e mais difundido da Eurasia.

sobre a Russia - eu falo russo
ты понимаешь?

A escrita é feita através do Alfabeto Russo, e se você pensa em ir pra Rússia, eu recomendo que estude um pouquinho do alfabeto, que não é tão difícil quanto parece!

Logo depois que voltamos do México, decidi que ia aprender um novo idioma e escolhi aprender o idioma russo. Até por isso me empolguei mais ainda quando estava pesquisando passagens: 2 meses estudando russo, já conseguia falar olá (Здравствуйте).

Tenho que falar, o idioma russo de fato não é fácil e as vezes você não consegue entender uma única palavra!

Mas em minha opinião, o mínimo que você deve fazer é aprender algumas palavras básicas do idioma local do país que você vai visitar! Bom dia, obrigado, por favor, com licença etc… Ninguém vai morrer de aprender algumas palavras e pode ter certeza que a recepção por parte dos locais será bem diferente.

Nós fizemos um post com várias frases importantes pra viajar pra Rússiae também um post com o alfabeto cirílico russo, confira.

Eu vi uns gringos em lojas, cumprimentando as velinhas que atendiam com Good Morning, pare né!!! Depois não vale sair por aí falando que os russos são grossos. Até eu faço de conta que não entendo quando chega um gringo falando bom dia em inglês aqui no Brasil…

Clima

Embora tenhamos visitado a Rússia em um período quente, tivemos a oportunidade de pegar um friozinho em Moscou. Pegamos 10º na chegada, temperatura suficiente pra uma “amostra grátis” de como funcionam as coisas no frio, que pode chegar a -15º no inverno de Moscou e aos incríveis – 60º (caraca), em outras regiões da Rússia. A infraestrutura é apropriada para o frio e dentro dos ambientes sempre é muito quente, super bem aquecido, até demais!

Bebidas alcoólicas

Os russos são conhecidos mundialmente pela fama de serem beberrões e um de seus maiores símbolos é uma bebida, a Vodka.  Mas se você pensa que vai encontrar milhares de bêbados pelas ruas, fique sabendo que não vai. Talvez no passado isso fosse mais frequente, mas hoje em dia o governo vem tentando acabar com um dos maiores problemas do país, o alcoolismo.

E parece estar conseguindo, porque pelo que notei os mais jovens já não são tão beberrões assim. Também não existem muitos bêbados nas ruas,  nós quase não os vimos por onde passamos e vimos mais bêbados nas ruas de Tallin no único dia em que estivemos por lá, do que todos os demais dias na Rússia. E além disso, é um pouco difícil saber se os russos realmente estão bêbados (a não ser que estejam muito bêbados) porque normalmente eles não demostram muito.

Além disso, não é permitido beber na rua e nós descobrimos isso da pior maneira possível, quase sendo presos!

Russos
Foi difícil mas encontramos um… ou era apenas um cochilinho?

Strogonoff

Eu juro que estava louco pra comer o famoso prato russo, mas não encontramos em nenhum lugar o tal do Strogonoff. Claro, existem alguns restaurantes turísticos que fazem o prato, mas a gente normalmente passa meio longe de restaurantes caros, então nem fomos atrás. Mas ficamos de olho pra ver se encontrávamos em algum restaurante normal e nada. Comemos muitos Blinis, Pelmenis e várias sopas, principalmente a famosa sopa de beterraba chamada Borsch. Mas o Strogonoff… nem sinal.

Segurança

Na internet e em alguns guias por aí, existem várias coisas falando que a Rússia é um país perigoso, com muitos assaltos e não sei o que mais. Claro que você deve tomar cuidado, como em qualquer lugar do mundo, mas vou falar que se você permanecer dentro das proximidades dos circuitos turísticos é muito difícil que algo aconteça.

Andamos bastante por várias ruas (incluindo ruas fora do circuíto turístico) durante a noite e em locais sem muita movimentação e em nenhum momento nos sentimos inseguros, ou ameaçados. Lógico, todo cuidado é pouco!!!

Policia Corrupta

Embora o governo russo venha se esforçando pra modificar a imagem da policia corrupta, isso parece que não vem tendo efetividade e nós passamos por uma situação desagradável, mas por sorte, foi só um susto e nada de grave aconteceu (leia aqui o post). Sempre que li sobre a policia da Rússia, vi que era pra se manter longe deles, reforço todos os pedidos de cuidado com a policia. Assim como em vários países do mundo, a policia russa não inspira confiança!

Mulheres Bonitas

Eu confesso pra vocês que nunca vi tanta mulher bonita como na Rússia, é impossível não ficar de boca aberta com a beleza das russas! São lindas mesmo! Eu estava acompanhado da minha linda catarina, por isso não podia olhar muito pra não apanhar, mas rapaz, se alguém pensa em ir pra Rússia solteiro, prepare-se pra ficar bobo! Caminhar à noite pela avenida Nevsky Prospekt, em São Petersburgo, é como caminhar por uma passarela repleta de modelos. A própria Paty me disse que as russas parecem bonecas e se ela mesmo disse isso, o que eu posso falar né.

Russas
As russinhas em uma seção fotográfica…

São tantas coisas que podemos falar sobre a Rússia, mas acho que estes são alguns pontos mais relevantes. Muitas das coisas que sempre ouvimos sobre a Rússia e sobre os russos, foram apagadas de nossos conceitos. E uma coisa é certa, queremos voltar em breve, porque a Rússia é um país realmente fascinante com muitos atrativos.


QUER AJUDAR O BLOG SEM GASTAR MAIS POR ISSO?

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia através do Booking.com. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

CARRO: Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comVocê pode pagar em até 12x, sem IOF.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências na Rússia através da Civitatis e da Get Your Guide.

Artigo anteriorCanoa Quebrada – Curtindo a virada de ano no calor do Ceará.
Próximo artigoComo chegar em Moscou – via aérea.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

6 COMENTÁRIOS

  1. Legal que eu ia te perguntar exatamente sobre a polícia Russa que por mais que a PM brasileira se esforce ao máximo ainda não conseguiu superar a fama da polícia Russa dizem que conseguem ser piores que a polícia indiana, só por ae já ve que não deve ser muito bom pra saúde dar de cara com um deles …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here