Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Visitando o Salto del Caburní em Trinidad – Cuba.

Visitar Cuba é viajar no tempo e voltar ao passado. O país parece ter parado no tempo e algumas cidades são verdadeiros museus ao ar livre. Trinidad é uma destas cidades e por este motivo é muito procurada pelos turistas que visitam o país. Mas além da arquitetura colonial, Trinidad também tem muitas belezas naturais. O Salto del Caburní é uma destas belezas e nós  tivemos o prazer de conhecê-lo. Confira como foi a experiência:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Cuba nós usamos a hastag #dmecemCuba


Trinidad – Cuba

Trinidad é uma das cidades mais espetaculares de Cuba e uma das mais visitadas do país! Desde 1988, em conjunto com o Vale dos Engenhos, a cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Salto del Caburní-Trinidad - Cuba

Trinidad – Cuba

Com uma arquitetura colonial repleta de ruazinhas de pedras e casas coloridas,  a pequena e bucólica Trinidad é rodeada por lindas paisagens, como a bela Praia de Ancón, a Serra de Escambray e o próprio Vale dos Engenhos, que no passado foi um grande centro da produção açucareira.

Salto del Caburní-Playa Ancón - Trinidad - Cuba

Playa Ancón – Trinidad – Cuba

Você pode conhecer mais sobre Trinidad em nosso post especifico sobre a cidade. Clique aqui para ler.

Visitando o Salto del Caburní

Mas não pense que ao visitar Trinidad você irá ver “só” casinhas coloridas e uma praia paradisíaca. Além destes atrativos, Trinidad possui muitas outras opções pra você conhecer. Uma destas opções é o belo Salto del Caburní, no Parque Natural Topes de Collantes.

Salto del Caburní-Parque Natural Topes de Collantes.

Salto del Caburní, Parque Natural Topes de Collantes.

Localizado a cerca de 4 km do centro de Trinidad, o Salto del Caburní é acessado através de uma trilha que pode ser feita a pé, ou em cavalos. Como queríamos otimizar o tempo e também devido ao enorme calor que costuma fazer na cidade, desta vez, optamos por irmos até o salto em cavalos.

Salto del Caburní

Cavalgando por Cuba.

A trilha é bem tranquila para os cavalos e eles já estão tão acostumado a ir e voltar, que mal respondem os comandos quando você tenta desviar um pouco, por exemplo pra passar pelo lado direito de uma árvore ao invés do lado esquerdo.

Pagamos 25 CUCs pelos 2 cavalos e pelo guia. Neste preço já estava incluído o valor que é preciso pagar para ter acesso ao Parque Natural Topes de Collantes.

Ao longo do caminho passamos por muitas paisagens bonitas e após alguns minutos de cavalgada paramos em uma fazenda, onde existe um pequeno restaurante e é possível comer alguma coisa, ou simplesmente comprar água, refrigerante, etc.

Salto del Caburní-Trinidad - Cuba

Belo visual ao longo do caminho.

Logo depois do restaurante, em pouco tempo chegamos ao “estacionamento dos cavalos”, onde os animais ficam descansando embaixo das árvores.

Após deixar os cavalos, seguimos uma trilha e em poucos minutos chegamos até uma pequena cabana, onde tivemos um dos momentos mais marcantes em nossa viagem para Cuba. Nesta Cabana, um legitimo Guajiro oferece aos visitantes que passam pelo local a oportunidade de tomar um café cubano feito na hora!

Salto del Caburní-6

Grãos de café sendo moídos.

A Paty como é louca por café não perdeu a chance e até moeu um pouco do seu próprio café… eu, que não sou muito fã da bebida, também provei o café, aproveitando o pitoresco momento.

Salto del Caburní-Café cubano Salto del Caburní-10 Salto del Caburní-Café cubano

O Café é feito a partir dos grãos do café da própria plantação do rapaz, que fica ali nas proximidades. Ele faz a moagem do café, ferve a água com lenhas, passa o café com um coador artesanal e o adoça com melado de cana. Tudo feito artesanalmente enquanto outro senhor tocava um violão com músicas do interior de Cuba.

Salto del Caburní-7

Além do café, que custa 1 CUC, o rapaz também dá um charuto crioulo, que segundo ele, também é feito pela sua família, com fumo produzido por eles mesmos. Você pode degustar um legitimo charuto crioulo cubano, ali mesmo no local, ou levar embora.

Salto del Caburní-Charuto cubano

Puro Tabaco Criollo. Hecho en Cuba!


LEIA TAMBÉM:

+ POST COMPLETO SOBRE TRINIDAD – A CIDADE QUE PAROU NO TEMPO
+ CONHEÇA A PLAYA ANCON
+ O DIA EM QUE ME PERDI EM TRINIDAD


Depois desta fantástica experiência, seguimos por uma trilha em meio a mata e finalmente chegamos ao Salto del Caburní, que fica a alguns metros adiante.

Salto del Caburní-trilha

Trilha de acesso ao Salto.

Como saímos bem cedinho, quando chegamos lá não tinha mais ninguém e até que chegasse outras pessoas, cerca de 40 minutos depois da nossa chegada, ficamos desfrutando das águas cristalinas e esverdeadas do belíssimo Salto del Caburní.

Salto del Caburní-13

Curtindo a piscina natural do Salto del Caburní.

O Salto del Caburní

O Salto del Caburní é um dos maiores de Cuba, embora a maioria das pessoas que visitam o local só desfrutem de uma pequena parte do salto, onde está sua base e também um belíssimo poço de águas refrescantes e cristalinas.

Salto del Caburní-Trinidad - Cuba - mergulho

Aquele mergulho que merece respeito… Com foto estourada e tudo! 

Nós, assim como quase todos que visitam o local, ficamos desfrutando apenas deste pedaço, que na verdade é a principal atração.

Salto del Caburní-14

Aproveitando o Salto del Caburní.

Segundo o site Cubadebate, o salto possui cerca de 64 metros de queda ao todo. Porém, a piscina natural e a pequena cascata formada no final do salto, com 3 ou 4 metros de queda, são os verdadeiros pontos de interesse do local.

Do outro lado do poço existe uma espécie de gruta, ideal pra se refugiar do sol, ou pra se encontrar com você mesmo naquele momento zen!

Salto del Caburní-15

Salto del Caburní.

Fora o poço principal que fica na base do salto, ainda existe um outro poço, após as pequenas quedas na continuação do curso do rio, que também forma uma piscina natural, porém este é um pouco menor.

Salto del Caburní-Piscina natural

2ª Piscina natural, que fica em seguida, após a piscina principal.

Além da trilha que fizemos para chegar até o salto, nos falaram que existe um outro acesso que é feito através de outra entrada, onde seria a entrada principal do  Parque Natural Topes de Collantes.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Trinidad, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

16 Respostas para Visitando o Salto del Caburní em Trinidad – Cuba.

  1. Cristina disse:

    Que lugar perfeito! Cidadezinha histórica, praia paradisíaca e muita natureza. Nunca tinha ouvido falar, mas já favoritei! Parabéns pelo post

  2. Meu Deus, o que era aquela água transparente? Lindo demais! Adorei essa opção de passeio alternativo, assim foge das casinhas coloridas e praias lindas. Adorei a dica

  3. Adorei ver toda essa natureza em Cuba! Essa praia, a trilha, cachoeiras!!! Eu sou louca por esse tipo de turismo. Quando for a Cuba ja sei que Trinidad nao pode ficar de fora de jeito nenhum 🙂

  4. Viviane Carneiro disse:

    Uau… que lugar mais lindo e que fotos maravilhosas! Já quero conhecer Cuba e Salto del Caburni.

  5. Cada dia eu descubro um cantinho diferente de Cuba….
    Que lugar lindo! Adorei!
    E eu, apesar de adorar café (espresso, na verdade) faria como você: escolheria o charuto criolo!
    😉

  6. Marina disse:

    Olá! Estamos indo a Cuba próximo mês. Gostaria de dicas de hospedagem em Trinidad.

  7. Allyne Dayse Macedo de Moura disse:

    Onde vocês contrataram o passeio? Estou indo e gostaria muito de fazer. Vocês disseram que foram cedo, qual horário? Era que mês? Será que em dezembro estará seca?

    • Itamar Japa disse:

      Contratamos com o dono da casa que ficamos mesmo. Lá quase todo mundo vai te oferecer o passeio, normalmente é o mesmo preço. Saímos lá pelas 7h da manhã, se não estou enganado. Era novembro e esta cachoeira não seca não. Vai tranquila. Uma boa viagem!

  8. Carolina Chung disse:

    Tudo bom?

    Quanto tempo leva em média o passeio?

    Obrigada

    • Itamar Japa disse:

      Olá Carolina, nós ficamos metade do dia mais ou menos, mas poderíamos ficar mais se tivéssemos vontade. O nosso guia disse que poderíamos ficar na cachoeira o quanto quiséssemos, não sei se os demais são assim. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *