Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Fazer compras? Que nada, conheça os Saltos del Monday em Ciudad del Este.

Se as primeiras coisas que vêm à sua cabeça quando você escuta falar sobre Ciudad del Este no Paraguai são: muvuca, insegurança e compras de produtos com preços baixos (e as vezes com procedência duvidosa). Prepare-se pra descobrir os Saltos del Monday, um motivo pra visitar Ciudad del Este e esquecer das compras no meio da muvuca.


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca 
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecnoParaguai


Parque Monday e os Saltos del Monday

Localizado a cerca de 10 km de Ciudad del Este, no pequeno município de Presidente Franco (região metropolitana de Ciudad del Este), está o Parque Municipal Monday, um motivo a mais pra você visitar a Ciudad del Este.

Saltos del Monday-19

Entrada do parque.

Este Parque tem como atrativo principal os belos Saltos del Monday, que despencam do Rio Monday poucos quilômetros antes de suas águas chegarem ao Rio Paraná.

Saltos del Monday-11

Saltos del Monday – Paraguai.

O Parque é muito bem cuidado e conta com uma ótima infraestrutura; foi declarado pela câmara dos deputados do Paraguai, como Área Silvestre Protegida. Possuí nove hectares de mata tropical, onde além de observar a beleza dos saltos e a natureza abundante, é possível praticar esportes radicais como: rappel, tirolesa e arvorismo, ou simplesmente fazer um piquenique.

Saltos del Monday-18

Trilhas bem conservadas e bem sinalizadas.

No dia em que estivemos por lá estava chovendo, ou melhor, era “um chove e não molha”, então não vimos nenhuma atividade extra. Neste dia só nós estávamos visitando o local. Exclusividade total!

O acesso aos Saltos é feito através de uma pequena trilha que leva o visitante até os 2 mirantes existentes no local.

Saltos del Monday

Trilha de acesso aos Saltos.

O primeiro mirante tem apenas uma vista superficial das quedas e do Rio Monday.

Saltos del Monday-2

Vista do Rio Monday a partir do primeiro mirante.

Saltos del Monday-4

Vista superficial das quedas.

A vista do segundo mirante é lateral e mais bonita. Da pra visualizar de maneira completa toda a beleza dos saltos paraguaios.

Saltos del Monday-16

Vista dos Saltos a partir do segundo mirante.

Saltos del Monday-9

São bonitos né?

Nesse Mirante existe um elevador panorâmico, que infelizmente estava sem funcionar, não sei se era pelo tempo ruim, ou estava em manutenção. Só sei que não resisti e desci as escadarias até a base do elevador, mesmo com acesso fechado e com a plaquinha “no pase”. Não costumo fazer isso, mas não poderia perder a vista a partir da base dos saltos. E tenho que falar, é bonita hein!

Saltos del Monday

Vista a partir da base do elevador…

Os Saltos del Monday são constituídos por 3 saltos com cerca de 40 metros de altura. Estes saltos seriam um grande atrativo em qualquer cidade do mundo… se não estivessem localizados a poucos quilômetros de uma das 7 maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu. Acabam sendo “abafados” turisticamente pela grandeza das Cataratas do Iguaçu. Mas se você tem bastante tempo na região da tríplice fronteira, com certeza vale a pena conhecer os Saltos del Monday.


LEIA TAMBÉM:

O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO
AREGUÁ – OPÇÃO DE BATE E VOLTA A PARTIR DE ASSUNÇÃO


Saltos del Monday-14

Os Saltos ainda são pouco conhecidos pelos milhares de visitantes que visitam a região da tríplice fronteira e muita gente nem sequer imagina a existência deles. A maioria dos visitantes que buscam os Saltos del Monday ainda são cidadãos paraguaios.

Monday está longe de significar segunda-feira, em inglês. Seu significado é algo como “água que rouba” ou “ladrão de água”. A origem do nome vem do Guarani, um dos idiomas oficiais do Paraguai.

Nós fizemos questão de incluir Ciudad del Este em nosso roteiro, justamente pra conhecer estes saltos. Infelizmente nossa passagem por Ciudad del Este, não nos traz boas recordações (logo conto em um post exclusivo), mas de qualquer forma os Saltos del Monday não nos decepcionaram e fizeram com que a visita à cidade fosse válida.

É uma super opção pra quem tem meio dia sobrando, ou pra quem quer ver algo a mais em Ciudad del Este.

Nós pagamos 25.000 guaranis por pessoa para entrar no Parque e vale ressaltar que aceitam outras moedas estrangeiras, mas o preço aumenta… sai mais caro! Também é bom dizer pra quem vai de carro, que o local possui estacionamento próprio (10.000 guaranis).  O Parque funciona de segunda a domingo, das 7h30 às 18h.

Saltos del Monday:

Como chegar aos Saltos del Monday

Nós pretendíamos chegar aos Saltos del Monday através do tranporte público, mas quando saímos do hotel com a intensão de ir até os Saltos, começou a chover. Decidimos então pegar um táxi até lá. Como só tínhamos poucos guaranis, pagamos em peso argentino, foram 70 pesos de ida que se tornaram em 130 (ida e volta) após conversa com o taxista pelo caminho.

Pra chegar até os saltos utilizando o transporte público é meio complicado. É necessário ir até o Terminal de Ciudad del Este e de lá é preciso pegar um ônibus até a cidade de Presidente Franco. Peça pra descer na rua Saltos del Monday (sim a rua tem esse nome) ou na Rádio Concierto (que fica em frente a rua que dá acesso ao Parque). O ônibus para a algumas quadras do Parque, é preciso caminhar cerca de 1 km até a entrada.

A maneira mais pratica de chegar até lá é de táxi, porém o custo desde Foz do Iguaçu (ou Puerto Iguazú) é um pouco alto e não são todos os taxistas que aceitam ir até lá. Se quiser economizar um pouco mais (ou não conseguir taxistas que queiram ir ao Salto), vá até Ciudad del Este e a partir de lá pegue um táxi até os Saltos. Lembre-se de tratar o preço antes e não pague adiantado (em caso de ida e volta), também tenha um pouco de cuidado com os táxis, prefira táxis que fazem ponto perto a hotéis e grandes lojas.

Algumas agências de turismo também fazem este passeio, mas nós não temos nenhuma informação sobre, e tampouco indicações.

Pra quem vai de carro, depois de passar a Ponte da Amizade, siga reto toda vida (catarinei) até a Av. Mariscal Lopez, pegue a esquerda na Mariscal Lopez e siga até ela mudar de nome para Super Carretera (bifurcação à direita), siga mais um pouco e pegue a direita na Av. Guaraní, vire a esquerda na Av. Monday e a direita na Rua Saltos del Monday… Se ficou na dúvida, aproveite o Paraguai, passe em alguma das milhares de lojas que têm por ali e compre um GPS!!! 😉

É lógico que os Saltos del Monday nem se comparam com a beleza e imensidão das Cataratas do Iguaçu, mas são muito belos também. Pra quem quer conhecer algo a mais na região da tríplice fronteira, a visita é bem válida!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *