Santa Marta – Saiba o que fazer na cidade mais antiga da Colômbia.

Publicidade:

Visitamos Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia! É uma excelente opção de turismo próximo à Cartagena de Indias. Uma ótima alternativa pra fugir da muvuca na cidade murada. Confira neste post como foi a experiência.

Santa Marta – Colômbia

Além de ser a cidade mais antiga da Colômbia, Santa Marta também é uma das cidades mais antigas da América do Sul. Conhecida como “la perla de América“. Santa Marta é uma das cidades que fizemos questão de conhecer quando estivemos na Colômbia.

No dia em que formos pra Santa Marta, saímos de Cartagena de Indias e resolvemos passar um dia em Barranquilla.

Não demos sorte e tivemos que passar rapidamente pela cidade famosa por possuir um dos carnavais mais animados do mundo. Barranquilla fica a pouco mais de 2 horas de Cartagena (via terrestre). Mas teremos que voltar outro dia.

O translado até Barranquilla – serviço porta em porta: Furada!

Deixamos Cartagena com o serviço de translado da Marsol e definitivamente foi uma péssima escolha. Este serviço é conhecido por ser feito de porta em porta, ou seja pega a pessoa na porta de um hotel e larga no destino final, na porta de outro hotel…

Isso não aconteceu nesse dia e tivemos que esperar o transporte lá na frente do Portal de entrada da Torre del Reloj e não na frente do Hotel, como dizem, tudo bem, esperamos…

O combinado era meio dia, mas a van atrasou uns 25 minutos. Esperar algo ao meio dia de Cartagena é bem complicado, porque o sol caribenho não perdoa! Tudo bem, acontece…

Não bastasse o atraso, fomos levados até a garagem da empresa, lá trocamos de ônibus e esperamos mais uma meia hora, haja paciência né!

Publicidade.

Finalmente partimos, mas no caminho ainda passamos em mais alguns hotéis pegar mais alguns passageiros, lá se vão mais alguns minutos, mas é como diz o conto popular: “o que é um peido pra quem já tá borrado!”

Pagamos 35.000 pesos cada até Barranquilla, uns 5.000 pesos a mais do que o valor dos ônibus de linha.

Chegando em Barranquilla, quando os passageiros começaram a descer percebemos que o tal “porta à porta” é mesmo uma lenda… Todo mundo descia no meio da rua e o cara só indicava a direção do Hotel.

Como a gente ainda não tinha um lugar certo pra ficar, fomos indo, já que nos falaram na agência que iríamos ficar em uma região com várias opções de hospedagem.

De repente em um lugar qualquer, o motorista disse que era o centro e tínhamos que descer, perguntei se tinha alguma dica de hostel ou hotel e ele disse que não sabia, isso que o cara trabalha com serviço de leva e traz, “porta a porta” em hotéis né!

Fomos até um hotel e o valor era muito alto pro nosso orçamento. Enquanto caminhávamos a procura de um lugar pra ficar, fomos abordados por policiais que disseram pra gente tomar cuidado porque a região era muito perigosa!

Resolvemos então sair fora… acho que era pra ir pra Santa Marta mesmo! Lógico, foi falha nossa por mudar o roteiro no meio do caminho, mas tudo bem, faz parte e no final tudo deu certo.

Pegamos um táxi (5.000 pesos) até uma rua de onde partem vans pra Santa Marta e nos mandamos pra cidade mais antigas da ColÔmbia. Pagamos mais 10.000 pesos cada.

Partimos pra Santa Marta enquanto estava dia, mas chegamos lá à noite e pra piorar tava caindo o mundo! Uma chuva forte caia e a cidade estava alagada em várias partes (em Santa Marta, qualquer chuvinha mais ou menos alaga tudo). Dividimos o táxi com uma senhora moradora da cidade (5.000 pesos pra cada) e fomos até o Hostel Kayros. 

Santa Marta – a cidade mais antiga da Colômbia

Santa Marta é uma das mais antigas cidades da América do Sul, foi fundada em 1525, mas a região já era habitada há muito tempo pelos índios Tayronas.

Nos seus primeiros 150 anos foi invadida, saqueada e queimada pelos Tayronas e por piratas, por mais de 20 vezes.

Santa Marta-13
Santa Marta.

Santa Marta está localizada a pouco mais de 2 horas de Barranquilla e a cerca de 4 horas de Cartagena (via terrestre).

Atualmente a cidade possui uma população de aproximadamente 500 mil pessoas e é uma mescla de cidade tranquila do interior com uma cidade agitada e barulhenta.

O que fazer em Santa Marta

A maioria dos visitantes estrangeiros que vão à Santa Marta estão buscando, principalmente, o Parque Nacional Tayrona, ou a Ciudad Perdida e a Sierra Nevada.

Mas vale a pena dar uma passadinha em Santa Marta pra conhecer o centro histórico, a praia de Rodadero e a simpática Taganga.

taganga-SantaMarta
Taganga.
  • Centro Histórico

A cidade de Santa Marta em si não é muito bonita, mas o pequeno centro histórico da cidade mais antiga da Colômbia é bem legal.

Localizado junto à baia de Santa Marta, o centro histórico possui prédios coloniais que rodeiam o simpático Parque Bolivar.

Parque Bolivar
Parque Bolivar, coração de Santa Marta.
Santa Marta-
Palacio Consistorial, construído em 1530.
Santa Marta-Colômbia
Ruas coloridas de Santa Marta.
Santa Marta
As ruas estreita do centro de Santa Marta.
  • Catedral de Santa Marta

A Catedral de Santa Marta, foi a primeira catedral a ser construída na Colômbia, isso lá em 1765.

Os locais teimam em dizer que é a igreja mais antiga da América do Sul e uma lenda diz que em algum lugar da igreja existe uma urna escondida, contendo o coração do libertador Simón Bolivar. Destaque para a imensa porta que fica na lateral da igreja.

Catedral
Catedral Basílica de Santa Marta, 1ª igreja da Colômbia.
  • Playa El Rodadero

Um dos atrativos mais buscados em Santa Marta é a praia de El Rodadero, que fica a uns 10 minutos do centro histórico.

El Rodadero é a parte da cidade onde estão a maioria dos hotéis e restaurantes. Quase todos os turistas que frequentam a região são colombianos e o ambiente da praia é bem alegre, com muito Vallenato (música típica da região) rolando por toda praia.

Quem tiver oportunidade de curtir o por do sol em El Rodadero, aproveite, porque é muito bonito!

El Rodadero
Praia de El Rodadero.
El Rodadero - Colômbia
O espetacular por do sol da praia de El Rodadero.
El Rodadero
Sem palavras
  • Outras atrações em Santa Marta

Além do Centro Histórico e da praia de El Rodadero, outras atrações da cidade são a Plaza de Novios, que é uma pequena praça cheia de bares e restaurantes bem agitada durante a noite; a Estatua Del Pibe, uma homenagem ao famoso jogador de futebol, o cabeludo Valderrama; e a Quinta de San Pedro Alejandrino, que é a fazenda onde morreu o libertador Simón Bolivar, este último é um lugar que realmente gostaríamos muito ter conhecido, mas infelizmente não foi desta vez.

Outro atrativo da região é um aquário com show de golfinhos, etc. Nós já deixámos de visitar lugares onde existem animais presos como atrativos, esperamos que você que está lendo este post faça o mesmo. 🙂

Santa Marta-Centro Histórico
Plaza de los novios.
  • Coméricio de rua

Tirando os pontos de interesse turísticos, Santa Marta possui muitas ruas com comércio de rua, parece até Ciudad del Leste, no Paraguai. Se você está precisando de algum bagulho de emergência tipo pilha, cartão de memória, lanterna, pen-drive, roupa, toalha, cueca, meia, celular, geladeira, fique tranquilo, lá é o lugar…

Comércio de rua
Comércio de rua de Santa Marta.

Como se locomover em Santa Marta

É possível conhecer todo o centro histórico a pé e pra chegar até a praia de El Rodadero, Taganga ou à Quinta de San Pedro é possível ir em táxi, ou em pequenas vans, as famosas Busetas colombianas.

As vans custam cerca de 1,200 pesos, e claro que a gente optou pelas vans, economia sempre, mesmo que de vez em quando seja preciso andar meio apertado.

Hospedagem

O Hostel Kayros, é um pequeno hostel ou “vivienda turistica” que fica localizado à cerca de 4 quadras do centro histórico de Santa Marta.

Quando estivemos lá, estava em reforma, portanto não posso opinar muito, mas pelo tempo em que estivemos por lá, não tenho nada que reclamar, mesmo com o cheiro de tinta e obra rolando durante o dia todo. Pagamos 25.000 pesos (com desconto) em um quarto privado, com ar e banheiro.

Hospedagem em Santa marta, Contato:

Hostel (Vivienda Turistica) Kayros – Calle 17 Nº 9-44 Centro  Tel:  + 57 3003118696   Email:kayrosviviendaturistica@gmail.com


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Taganga, Santa Marta ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre o que fazer em Santa Marta?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Santa Marta deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:

Catedral de Sal de Zipaquirá – Bate e volta à partir de Bogotá. 
+ Passeio de barco em Cartagena – Isla Baru e Islas Rosários.
Museu do Ouro de Bogotá – o mais importante museu do ouro do mundo. 
Como é subir o Cerro de Monserrate em Bogotá.

Artigo anteriorParaguai e Argentina: Roteiro de viagem pelos países hermanos.
Próximo artigoTrilha Sonora – Los Fabulosos Cadillacs – Argentina
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here