Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento – SC.

Você sabia que o segundo santuário mais visitado do Brasil fica em Santa Catarina? Isso mesmo o Santuário dedicado a Santa Paulina, a primeira Santa Brasileira, é a segunda  instância religiosa mais visitada no país. Hoje nós iremos contar um pouco sobre o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, confira:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Santa Catarina nós usamos a hastag #dmecemsantacatarina


Santuário de Santa Paulina – Nova Trento

Localizado na cidade de Nova Trento, no chamado Vale Europeu Catarinense, o Santuário de Santa Paulina é um grande complexo religioso dedicado a primeira santa brasileira: Amabile Lucia Visintainer, a Santa Paulina – também conhecida como Madre Paulina.

Santuário de Santa Paulina

Santuário de Santa Paulina – Nova Trento – SC.

É o segundo santuário religioso mais visitado no Brasil, atrás apenas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Madre Paulina - Nova Trento

Paty em frente a escadaria do Santuário.

O Santuário está localizado no vilarejo onde Santa Paulina cresceu após deixar a Itália. Neste vilarejo, Santa Paulina iniciou seu caminho religioso e viveu boa parte de sua vida. Foi em Nova Trento que ela fundou, no ano de 1890, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

O complexo reúne muitas opções de entretenimento. São 33 pontos de visitação que incluem capelas religiosas, museus, trilhas, mirantes e entre outras coisas uma bela e gigantesca igreja.

Além de ser um lugar de fé, o Santuário está localizado em um local muito bonito, em meio a uma enorme área verde, repleta de belezas naturais.

Somando a beleza natural do local, os atrativos do Santuário e a religiosidade que remete à Santa Paulina, o local ainda possui outro grande atrativo: a região de Nova Trento é considerada um dos principais polos de colonização italiana de Santa Catarina. Isso faz com que os visitantes busquem a região para apreciar e comprar produtos coloniais, como vinhos, queijos e salames.

Não é nada raro você se deparar com fiéis com seus garrafões de vinhos em baixo dos braços. Todo mundo quer aproveitar o preço e a qualidade dos vinhos e produtos da região.

Vinho - Nova Trento

O Vinho nosso de cada dia! hehe!

Segundo o site oficial do Santuário, cerca de 75 mil pessoas visitam o Santuário todos os meses. Nos períodos festivos esta quantidade de pessoas aumenta bastante.

O que ver no Santuário de Santa Paulina: 

O Santuário de Santa Paulina possui muitos lugares belos e dependendo do seu ritmo, um dia pode ser até pouco pra ver tudo. São 33 pontos de visitação, sem contar com as lojas e demais atrativos que circundam o complexo religioso.

Santuário de Santa Paulina-Particulares.

Atrações particulares fora do Complexo do Santuário de Santa Paulina.

Nós já visitamos o Santuário algumas vezes e mesmo não sendo tão religiosos (no caso eu sou menos religioso que a Patricia) sempre foi um passeio super agradável!

Dentre todos os atrativos do complexo, podemos destacar alguns lugares que não podem ficar de fora de sua visita!

  • Santuário Santa Paulina

Inaugurada no ano de 2006, a grande e moderna igreja tem capacidade para 6000 pessoas, sem contar as capelas anexas. Seu projeto foi feito com o objetivo de proporcionar visão total para todos os presentes. Além disso, a acústica da igreja proporciona qualidade sonora, afim  de que todos possam ouvir perfeitamente as cerimônias religiosas.

Santuário de Santa Paulina-Igreja

Santuário Santa Paulina.

O formato da igreja faz menção a duas mãos em oração, e além disso, também representa uma tenda, sinônimo de acolhimento aos devotos e peregrinos. A Igreja destaca-se no alto de uma bela colina e faz frente a uma grande escadaria de 170 metros,  com 113 degraus, onde vários fiéis pagam suas promessas à Santa Paulina. Ainda existe uma passarela ao lado direito da escadaria que é menos ingrime, ideal pra quem não quer se esforçar muito na escadaria. Além disso, é permitido entrar com o automóvel no Santuário para embarque e desembarque.

Em Frente a igreja existe uma estátua de Santa Paulina que abençoa e dá as boas vindas aos visitantes que chegam ao Santuário.

Santuário de Santa Paulina-Estátua de Santa Paulina

Estátua de Santa Paulina em frente ao Santuário.

  • Capelas anexas

O Santuário possui 3 capelas anexas: a Capela do Santíssimo, fica ao lado direito e conta com capacidade para 150 pessoas; a Capela de Santa Paulina, fica do lado esquerdo e possui capacidade para 100 pessoas. A 3ª capela é a Capela Penitencial, que está ao lado dos confessionários e serve para os fiéis aguardarem para fazerem suas confissões.

  • Capela Nossa Senhora de Lourdes 

A bela igreja localizada à margem da estrada e em meio ao vai e vem da multidão de fiéis, foi inaugurada em 1895 e foi o primeiro Santuário de Santa Paulina, desde 1998 até a construção da nova igreja.

Santuário de Santa Paulina-Capela Nossa Senhora de Lourdes

Capela Nossa Senhora de Lourdes – o antigo Santuário (aos fundos a nova igreja).

  • Capela das Irmãs

Construído sobre o lugar onde ficava o casebre que Madre Paulina e outras freiras cuidaram de uma senhora doente a Capela das Irmãs é também o local onde Madre paulina deu inicio a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

  • Casebre

O pequeno casebre com teto de palha e madeiramento rústico reproduz o casebre original onde Madre paulina iniciou suas obras de caridade, cuidando de uma senhora em fase terminal.

Santuário de Santa Paulina-Casebre

O casebre. 

No interior do Casebre são expostos aos fiéis uma cama, alguns objetos, fotos e documentos como a certidão de nascimento, batismo, crisma e óbito de Madre Paulina.

Santuário de Santa Paulina-Casebre - Santuário de Santa Paulina.

Casebre – Santuário de Santa Paulina.

  • Museu Colonial  

Dedicado aos imigrantes italianos da região, o pequeno Museu Colonial remete aos tempos da colônia, com inúmeros objetos utilizados em diversas atribuições.

Santuário de Santa Paulina-Museu Colonial

Museu Colonial.

No Museu Colonial estão expostos ferramentas e maquinários agrícolas, objetos pessoais antigos e carroças.

Santuário de Santa Paulina-Museu Colonial

Maquinário – Museu Colonial.

  • Casa do Colono

Ao lado do Museu está a Casa do Colono, uma pequena casa de madeira decorada com centenas de objetos antigos, que mostram como era (é) a vida simples dos colonos e das pessoas do campo.

Santuário de Santa Paulina-Casa do Colono

Casa do Colono.

  • Engenho 

Bem ao lado do Museu Colonial está o Engenho. Neste local o visitante poderá ver de perto como funcionava o engenho onde a Santa Paulina trabalhou em sua adolescência.

O Museu Colonial, a Casa Colonial e o Engenho estão localizados um ao lado do outro. Não deixe de observar o rio que fica atrás destas casas e todas as fitinhas da Santa, que estão amarradas por todos os lados.

  • Cenário de Vida Santa Paulina 

O Cenário de Vida Santa Paulina é uma espécie de museu mecânico, onde o visitante poderá conhecer a vida de Santa Paulina através de um cenário mecanizado que  conta a vida da Santa desde sua infância até a canonização.

Todos os atrativos mencionados estão localizados em uma mesma região, que também conta com lojas, restaurantes, velário, sanitários entre outras coisas. Dando alguns passos a mais chegamos aos atrativos a seguir:

  • Colina Madre Paulina, Mirante e Trilha Ecológica 

A Colina Madre Paulina é um dos lugares que mais nos encantou. Possui um belo visual da região e permite admirar a beleza do Santuário, com uma vista privilegiada. Para chegar até o Mirante, que fica no alto da colina, é preciso encarar uma pequena trilha com alguns trechos ingrimes. Nada de mais!

Santuário de Santa Paulina-Colina Madre Paulina

Acesso à Colina Madre Paulina.

Pelo caminho milhares de fitinhas coloridas, com pedidos de fiéis, dão cor ao trajeto. As fitas fazem parte de uma tradição religiosa, onde os fiéis fazem seus pedidos a Santa Paulina e amarram uma fitinha em algum lugar.

Santuário de Santa Paulina-24

Cores, fé e beleza pelo caminho até a Colina Madre Paulina.

Seguindo o caminho, um pouco mais acima, ao lado das fitinhas, podemos observar um espaço com inúmeras placas de agradecimento aos pedidos atendidos. São placas, objetos, fotos, cartas, enfim, tudo que possa agradecer a Santa pelas graças atendidas.

Santuário de Santa Paulina-Agradecimentos à Santa Paulina.

Agradecimentos à Santa Paulina.

Alguns metros acima está o mirante da colina, um lugar bem bonito com uma linda vista do Santuário e da região.

Santuário de Santa Paulina-MIrante

Vista a partir do Mirante da Colina Madre Paulina.

No alto da colina também é possível encontrar uma loja de souvenires e objetos religiosos, lanchonete, velário e uma estátua de cobre da Santa Paulina.

Santuário de Santa Paulina-Estátua.

Estátua de Santa Paulina no alto da Colina.

Do mirante ainda existe uma pequena trilha, em meio a mata, que vai até uma capela, a Capela Nossa Senhora da Paz.

Santuário de Santa Paulina-30

Interior da Capela Nossa Senhora da Paz.

Durante algum tempo esta Colina estava restrita a pessoas que pagassem para subir através do Teleférico que tinha no local, porém, o contrato com a empresa acabou e não foi renovado, assim sendo, não existe mais bondinho no Santuário e o acesso é liberado ao público em geral. É neste local também, que existia um Museu de Cera, que também não existe mais.


LEIA TAMBÉM:

+ CONHEÇA O SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO BOM SOCORRO, EM NOVA TRENTO
BASÍLICA DE GUADALUPE, O MAIOR SANTUÁRIO DAS AMÉRICAS.
MISSÃO JESUÍTA LA SANTISIMA TRINIDAD DEL PARANÁ.


  •  Via Sacra e Calvário

Inaugurado em 2007, o Calvário foi inaugurado no local onde antes existia uma plantação de mandioca. Foi criado com a intenção de substituir o antigo Calvário do Santuário, que ficava justamente no local onde foi construída a nova igreja.

Santuário de Santa Paulina-Acesso ao Calvário.

Calvário.

É neste local que na Sexta-Feira Santa, milhares de peregrinos percorrem a via Sacra até o alto da colina.

  • Colina da Benção

Inaugurada em 2012, a Colina da Benção fica na mesma colina do Calvário, alguns metros abaixo da Cruz do Calvário. O destaque fica com uma enorme estátua de Santa Paulina que com a mão direita levantada abençoa o local.

Santuário de Santa Paulina-Colina da Benção

Colina da Benção.

  • Poço da Samaritana e Trilha Mariana

O Poço da Samaritana marca o início da Trilha Mariana, uma trilha de cerca de 80 metros em meio a mata, à margem de um pequeno córrego. A trilha leva o visitante até uma pequena Gruta onde estão as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Bernadete. Do Poço da Samaritana também é possível chegar até a Colina da Benção e o Calvário.

Santuário de Santa Paulina-8

Paty no Poço da Samaritana e Trilha Mariana.

  • Ermida Santa Paulina

Inaugurada em 19 de maio de 2002, exatamente no dia em que Santa Paulina foi canonizada, a Ermida Santa Paulina é um belo espaço, onde o visitante poderá descansar e sentir o clima de paz do Santuário, ao som de uma pequena cascata que corre no interior da edificação. A Ermida Santa Paulina, assim como o Santuário, possui a forma de mãos em oração.

Santuário de Santa Paulina-43

Ermida Santa Paulina.

  • Museu da Seda

O Museu da Seda é uma réplica da fábrica que Santa Paulina e suas companheiras construíram e trabalharam durante muitos anos. Esta fábrica era uma das formas de angariar fundos para sustentar a Congregação e o fez por aproximadamente 20 anos.

  • Praça Santa Paulina

A Praça Santa paulina, também chamada de Praça de Glorificação, é um belo espaço cheio de pequenos chafarizes e fontes e algumas edificações como a Capela da Canonização e a Casa das Graças. Não deixe de reparar no lago que fica ali próximo e nos peixes que ficam dentro das fontes.

Santuário de Santa Paulina-Praça Santa Paulina

Praça Santa Paulina.

  • Memorial da Casa Paterna de Santa Paulina 

Erguido em 1965 para comemorar o centenário do nascimento da Santa Paulina, o monumento com a imagem da Virgem de Lourdes e o busto de bronze de Santa Paulina estão localizados exatamente no local onde a Santa residiu com seus familiares, até sair de casa para cuidar da mulher com câncer.

Além de todos os itens citados e mais alguns existentes no complexo religioso, a região possui alguns lugares particulares onde o visitante poderá encontrar lagos com pedalinhos, cinema 6D, restaurantes e muitas lojas, quase uma Ciudad del Este miniatura, rs.

Santuário de Santa Paulina-compras

Muitas lojas com inúmeras opções de compras.

E claro, se for ao Santuário de Santa Paulina, não deixe de comprar os produtos coloniais, como queijos, salames, linguiças e vinhos, aliás a região tem várias vinícolas, algumas permitem visitações.

Santuário de Santa Paulina-Vinho Nova Trento

Todo mundo quer garantir seu vinhozinho.

E mais, a poucos quilômetros dali está o centro de Nova Trento e também o Santuário Nossa Senhora do Bom Jesus. Vale a pena dar uma esticadinha pra conhecê-los.

Onde comer no Santuário de Santa Paulina

Existem inúmeros restaurantes próximos ao Santuário, com as mais variadas opções de preços. A maioria dos restaurantes são bem populares, com sistema de buffet livre, com preços bem acessíveis (R$15, 20 por pessoa).

O Santuário possui um restaurante próprio, com preço similar aos demais. Nós nunca comemos no restaurante do Santuário, pois nos dias em estivemos lá (domingos) sempre tinha bastante fila. Sempre comemos em um restaurante muito bom que tem do lado esquerdo do Santuário (olhamos no Google e parece se chamar Casa d’Italia), baratinho, popular, com comida boa e bem caprichada.

Na última vez em que estivemos em Nova Trento, optamos em dar uma variada e comemos em um restaurante que fica praticamente em frente a este (olhamos no Google e parece se chamar Del Vigolo), onde o buffet fica na parte superior – entre estes 2, preferimos o Casa d’Italia.

Na próxima vez que formos a Nova Trento almoçaremos no restaurante do Santuário pra contar pra vocês!

Onde se hospedar em Nova Trento

Assim como no caso do restaurante, o Santuário também possui seu próprio hotel e você poderá se hospedar no Hotel do Santuário (reserve através de nosso link, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda).

Caso não queira se hospedar no Hotel do Santuário, você poderá encontrar outras opções através do Booking.com.

Santa Paulina, a primeira Santa brasileira.

Santuário de Santa Paulina-Santa Paulina.

Santa Paulina.

Nascida na cidade de Vígolo Vattaro, região de Trentino Alto Ádige, no norte da Itália, Madre Paulina emigrou para o Brasil junto com seus pais no ano de 1875, antes de completar 10 anos.

Passou sua adolescência cuidando da família (sua mãe faleceu 2 anos após a chegada no Brasil) e sendo paroquiana engajada na vida pastoral e social da igreja local.

Aos 25 anos, deixou sua família para cuidar de uma senhora em fase terminal e logo fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Sua vida religiosa foi dedicada a caridade. Madre Paulina se dedicou a cuidar de pessoas doentes, pobres e órfãos.

Em 1903, foi eleita Madre superiora e neste mesmo ano mudou-se para São Paulo para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no bairro Ipiranga.

A congregação cresce e Madre Paulina, já com mais idade, passa a viver na Sede Geral da Congregação, onde falece aos 76 anos de idade, por complicações causadas pela Diabete.

Madre paulina é beatificada em 1991, pelo Papa João Paulo II e em 2002 o vaticano canoniza Madre Paulina, que desde então é chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Embora Santa Paulina tenha nascido na Itália (em um território que na época pertencia a Áustria) foi no Brasil que ela trabalhou, sofreu, lutou e, principalmente, se santificou. Há quem diga que Santa Paulina é uma Santa Ítalo-brasileira, o que parece mais correto, já que ela nasceu na Itália. De qualquer forma, não há o que contestar. Santa Paulina é a primeira santa do Brasil.

Santuário de Santa Paulina-Velário

Santuário de Santa Paulina.

O Santuário é um local de fé, mas também é uma bela opção de passeio. Mesmo que a pessoa não seja tão religiosa, mais especificamente falando católica, o local é bem agradável para um passeio. Acima de tudo é importante respeitar as religiões e crenças de cada um.

Como chegar ao Santuário de Santa Paulina

O Santuário de Santa Paulina fica localizado na cidade de Nova Trento, a a cerca de 80 km de Florianópolis.

Em Carro: 

As duas maneiras mais fáceis de chegar ao Santuário em automóvel próprio são através da cidade de Brusque, utilizando a rodovia SC 486, acesso por Itajaí (via BR-101); e através da SC 411, através das cidades de Joáia e São João Batista, acesso por Tijucas (via BR-101). Este segundo trecho é um pouco menos sinuoso.

Em ônibus:  

Empresa Santa Terezinha Transporte e Turismo Ltda: interliga Nova Trento aos municípios de Major Gercino, Blumenau, Angelina, Brusque, Tijucas, Canelinha, São João Batista e Gaspar.

Empresa Reunidas – interliga Nova Trento aos municípios de Major Gercino, Blumenau, Angelina, Brusque, Tijucas, Canelinha, São João Batista, Gaspar, Florianópolis e Biguaçu.

Os aeroportos mais próximos são o de Navegantes (75 km) e Florianópolis (80 km). Você pode alugar um carro em ambas as cidades, através da Rentcars, assim você ainda ajuda nosso blog com uma pequena comissão (e não paga a mais por isso).

SERVIÇO:

Santuário de Santa Paulina

Endereço: Rua Madre Paulina, 3988 – Vígolo, Nova Trento – SC

Valores por pessoa
Entrada Gratuita.

No local existem restaurantes, estacionamentos, lojas etc.

Horário de funcionamento

Horário de visitação

  • Diariamente, das 7h às 18h

Horários de Missas

  • Segundas-feiras: às 10h
  • Terça-feira a Sábado:  às 10h e  15h
  • Domingos: às 8h, 10h, 14h e 16h
  • 3° Domingo do mês: 6h (missa transmitida TV Aparecida e TV Evangelizar), 8h, 10h, 14h e às 16h

Mais informações:  Acesse o site oficial do Santuário: http://santuariosantapaulina.org.br/ Tel: (48) 3267-3030

Queremos deixar aqui nosso agradecimento especial ao senhor José Maria, que nos atendeu no Santuário, com muita simpatia e cordialidade. Sr. José Maria nos contou um pouco da história de Santa Paulina, assim como do Santuário de Santa Paulina. Além disso fez questão de nos entregar bastante material sobre o Santuário, sobre Nova Trento e sobre a região.

Santuário de Santa Paulina-49

Sr. José Maria – Sabe tudo sobre o Santuário.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Nova Trento, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro em Santa Catarina!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar, você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

16 Respostas para Conheça o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento – SC.

  1. Confesso que não conhecia, pois não sou muito religiosa, mas adorei explorar no post de vocês! A arquitetura do santuário é incrível, me surpreendeu, e todo o espaço ao redor também.

  2. Taís disse:

    Eu não fazia ideia da existêcia desse lugar, justamente por tb não ser lá religosa.
    Achei bem interessante o tanto de coisas que tem pra fazer por lá 🙂

  3. Luiza Cardoso disse:

    Que santuário lindo! Arquitetura muito bonita e espaços externos charmosos! ♥
    Nunca tinha ouvido falar nele e não fazia ideia de que ele é o segundo mais visitado do Brasil. Mas adorei saber! Conheço pouco de Santa Catarina, mas quando eu for para as bandas de Nova Trento vou querer conhecer esse Santuário! 🙂

  4. Que interessante, não sabia que Madre Paulina tinha um santuário dedicado a ela. E quantas coisas para se fazer por lá, o brasileiro é um povo de muita fé e nunca abandona a devoção aos seus santos milagrosos.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Gisele. Sim, o brasileiro é um povo de muita fé! Percebe-se quando a gente vê o tanto de gente que vai até o Santuário, por exemplo. Sempre é bom ter fé em suas crenças né? Um abraço!

  5. Impressionada com a beleza do santuário e a diversidade de lugares pra visitar nele, apesar de não ser religiosa, aprecio bastante visitar locais religiosos e ainda mais quando têm uma arquitetura tão bonita quanto o Santuário de Santa Paulina. Parabéns o post ficou bem completo e as fotos estão lindas.

  6. Laura Ramos disse:

    Amei as fotos muito lindas, adorei seu post continue assim com esses belos artigos e atualizados gostei bastante do blog.

  7. Waldir João Alves disse:

    Lindo demais muito linda é um passeio muito bom é muito fácil chegar até lá. Vá pois é espetacular todos os locais. Estive aí no dia 05 de novembro 2018 vou voltar lá com certeza.

  8. Cristina Oliveira disse:

    Parabéns pelo seu artigo sobre o Santuário Santa Paulina, ele ficou completo com belas fotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *