Trilha Sonora – Calle 13 – Latinoamérica – Porto Rico

Publicidade:

 já se passou um mês desde que publicamos o primeiro post da nova seção TRILHA SONORA. Pra quem ainda não sabe do que se trata, todo dia 1º de cada mês, vai rolar uma canção aqui no DMEC. As bandas e músicas escolhidas, são relacionadas às nossas viagens, ou são bandas legais que conhecemos por aí.

E nessa segunda edição do Trilha Sonora, escolhi a banda Calle 13, que conheci em uma viagem pro Peru em 2010. Quando vi o clipe da música “Calma Pueblo” na Tv, pensei comigo carajo que banda foda! Desde então virei muito fan.

Escolhi a canção Latinoamérica, porque considero esta música como um dos maiores clássicos da música latina, embora seja uma canção relativamente nova (gravada em 2011). Eu sou muito apaixonado pela cultura e pelo continente Latino Americano e me emocionei diversas vezes escutando este, que é um dos maiores sucessos da banda Calle 13. A canção Latinoamérica teve participação de importantes artistas do cenário musical latino, participaram da canção a colombiana Sonia Bazanta Vides, mais conhecida como, Totó la Momposina, a peruana Susana Baca e a brasileira Maria Rita.

Calle 13

Calle 13 é um trio porto-riquenho (inicialmente uma dupla), formado na cidade de Trujillo Alto, exatamente na rua que dá nome ao grupo a Calle 13.

Calle 13 en Venezuela
Calle 13. Foto: Libertinus Yomango

Formado em 2004 pelos meio-irmãos  René Pérez (El Residente) e Eduardo Cabra (El Visitante) – e desde 2007 pela irmã mais nova,  Ileana Cabra. A dupla começou tocando Reggaeton, mas logo mudou de estilo ganhando identidade própria com uma combinação variada de estilos musicais. O Calle 13 é famoso por suas letras ácidas e recheadas de criticas socioculturais, com bastante engajamento em questões politicas referentes a América Latina.

A banda possui 5 discos gravados Calle 13 (2005), Residente o Visitante (2007), Los de atrás vienen conmigo (2008), Entren los que quieran (2010) e Multi Viral (2014). Atentem-se ao Entren los que quieran que é um dos meus preferidos.

A banda começou a ganhar notoriedade, quando a dupla lançou na internet a canção “Querido FBI“, 30 horas após o assassinato (por agentes do FBI) do líder revolucionário porto-riquenho pró independência, Filiberto Ojeda Rios.

A sequencia da carreira dos porto-riquenhos ganhou fama a cada albúm novo e venho a explodir com o lançamento do álbum Entren los que quieran, onde diversos hits do disco emplacaram primeiros lugares de muitas listas.

Publicidade.
GRAMMY
Colecionadores de Grammy Latino. Foto: Divulgação.

O Calle 13 tornou-se colecionador de Grammys Latinos (20 conquistas), Grammys (3 conquistas) e outras premiações e embora seja uma das bandas mais famosas da América Latina, no Brasil não são muitas pessoas que os conhecem.

Fiquei com bastante dúvida quanto a música do Calle 13 que deveria ser postada no Trilha Sonora de hoje, mas na disputa entre “La vuelta al mundo” e “Latinoamérica” (as duas que me deixaram em dúvida), tenho que escolher a canção que consegue arrancar lágrimas dos meus olhos (sem exageros)!

Calle 13 – Latinoamérica:

Mais sobre o Calle 13: aqui

Espero que tenham curtido esta segunda edição do Trilha Sonora e não esqueçam de mandar suas sugestões.

Artigo anteriorParque Nacional Morrocoy, um paraíso no caribe da Venezuela.
Próximo artigoTeotihuacan – A cidade dos Deuses e das pirâmides gigantes.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here