Trilha Sonora – Soda Stereo – Argentina

Publicidade:

Fala galera, o trilha Sonora de hoje foi feito pela Flávia do Blog Quarto de Viagem, um blog fantástico e com muitas matérias sobre o rock latino. E a Flávia trouxe pro DMEC nada mais nada menos que um dos maiores clássicos latinos, o Soda Stereo. Curte aí!!!

Soda Stereo no Trilha Sonora

O Itamar me convidou pra dar o meu pitaco aqui no trilha sonora e resolvi falar de nada mais nada menos que a soda-stereo-banda-argentina banda mais icônica da Argentina, na minha opinião, o Soda Stereo. O Soda é tipo o Paralamas argentino, aliás eles são bem amigos, já fizeram shows juntos e tudo.

A banda foi formada em 1982 pelo Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti, bem no auge da New wave, eles são considerados uma das bandas mais influentes do rock ibero-americano, foi importante pela difusão do rock latino nos anos 80 e 90, foram também o primeiro grupo a fazer sucesso em toda a América Latina inclusive nos Estados Unidos, sendo considerado por muitos como a primeira banda a passar as fronteiras argentinas e consolidar-se no cenário do rock ibero-americano.

Com 14 álbuns e um extenso currículo de concertos pela América Latina recebeu no ano de 2002 o prêmio “Leyenda” da MTV Latino pela trajetória musical.

Sucesso do disco “Ruido Blanco” interpretado no El Ultimo Concierto de 1997.

No final da década de 1990, o grupo resolveu separar-se por motivos pessoais e se dissolveram em 1997 com o icônico “El Ultimo Concierto”, com a clássica “De musica ligera” que você provavelmente já escutou a música “A sua maneira” na voz do Capital Inicial.

Depois de 10 anos, eles voltaram com a turnê do “Me Verás Volver”, e realizaram inúmeros shows pelo continente, dando alegria aos fanáticos por verem seus ídolos pela última vez. O Soda deixou um legado sem precedentes, pois foi uma das bandas pioneiras do rock ibero-americano, foi praticamente a primeira banda a realizar shows massivos tanto pelo rádio quanto pela TV.

Publicidade.

A popularidade da banda era imensa que eles eram citados por todas as revistas e meios de comunicação durante todo os anos 90.

Primeira música do disco “Siempre es hoy” com a clássica Karaoke.

Eu sou suspeita, pois o Soda Stereo é um dos meus preferidos e de muitos do rock argentino. Com 14 CD’s lançados, mais de 1500 shows por toda a América Latina é sem dúvida o ícone do rock em espanhol. Minhas músicas preferidas são Primavera Cero, La Cúpula, Persiana Americana, Juegos de Seducción e Ella Uso Mi Cabeza, os melhores CD’s, Canción Animal e Plugged Confort y Música Para Volar. O show é fantástico, indico as músicas, Cuando Pase el Temblor, Signos, Un Misil en Mi Placard e as minhas favoritas.

Infelizmente o único integrante a seguir carreira solo, Gustavo Cerati, sofreu um AVC enquanto fazia turnê na Venezuela, ficou em coma por 4 anos e morreu no ano de 2014. Apesar desta fatalidade, suas músicas continuam a tocar com frequência por toda a América latina, ouçam as ótimas “Karaokê” e “Cosas Imposibles”, bem como as do último trabalho como solista “Dejà Vu” e “Fuerza Natural”. O dito CD o consolidou como um dos maiores compositores e produtores da América Latina.

Foi o Soda que me abriu às portas ao rock em espanhol, que é bastante esquecido ou quase ignorado pela maioria dos brasileiros, pois muitos nem sequer conhecem o cenário do rock/pop/ska em espanhol, que chega a ser tão bom ou melhor que o rock brasileiro e inglês! Vários artistas brasileiros tiveram influências pela banda, incluindo aí os Paralamas, o Nenhum de Nós e alguns outros artistas! Escute a playlist no spotify:

Artigo anterior31ª Fenarreco – a Festa Nacional do Marreco.
Próximo artigoGetsemaní, o bairro de Cartagena preferido pelos baladeiros e mochileiros.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

6 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado pelo excelente artigo! Raro mesmo encontrar brasileiros que curtem rock latino… Uma pena! Minhas músicas preferidas do Soda são Primavera Cero e Persiana Americana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here