Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Trinidad, a cidade que realmente parou no tempo.

Se Cuba caracteriza-se por parecer que parou no tempo, Trinidad é um lugar onde isso definitivamente fica comprovado. O tempo realmente não passou em Trinidad e tudo continua minuciosamente preservado. Conheça agora esta maravilhosa cidade cubana:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Cuba nós usamos a hastag #dmecemCuba


Trinidad – Cuba.

Trinidad_Cuba-16

Cuba.

Fundada em 1514 pelo conquistador espanhol Diego Velázquez, a impressão que se tem quando chega-se à Trinidad, é que estamos em pleno período colonial, seja pelas ruas feitas de pedras, pelas pequenas casas coloridas, ou pelos grandes casarões, construídos com o dinheiro do comércio de escravos e do cultivo de açúcar.

Trinidad fica na província de Sancti Spíritus, a cerca de 350 km ao oriente da capital cubana. No período de 1850 até 1950, Trinidad esteve praticamente isolada de Havana e da maioria das principais cidades cubanas, por este motivo, a cidade não possui construções mais modernas e mantém o cenário colonial.

Em 1965 Trinidad se tornou Monumento Nacional e no ano de 1988 foi declarada pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade. Este titulo da UNESCO, fez com que a quantidade de turistas que visitam a cidade tivesse um grande crescimento. Atualmente a cidade é uma das mais visitadas de Cuba e com as mudanças que estão acontecendo, Cuba ganhou mais holofotes e o número de turistas vem aumentando a cada ano.

Trinidad_Cuba-Calles

Ruas de Trinidad.

O que fazer em Trinidad.

A primeira coisa a fazer em Trinidad, é dar uma boa caminhada pelas ruas do centro histórico! Surpreenda-se com a beleza da pequena cidade que é considerada como uma das mais bonitas de Cuba!

Trinidad_Cuba-Interior

Aquele clima bucólico de Trinidad.

Trinidad_Cuba-Detalhes

Detalhes.

Trinidad_Cuba-Carros

Os carros de Cuba são um verdadeiro atrativo.

Centro Histórico de Trinidad.

Trinidad_Cuba-Plaza Mayor

Plaza Mayor.

No centro histórico inicie seu passeio pela Plaza Mayor. Esta praça está cercada de belas edificações e alguns dos principais atrativos da cidade estão por ali.

A Iglesia Parroquial de la Santíssima Trinidad é um destes atrativos.

Localizada no alto da praça, a igreja com fachada Neoclássica, foi reconstruída em 1892, no lugar de uma outra igreja que foi destruída por um ciclone.

No seu interior está o grande atrativo da igreja, uma estátua de madeira do século 18, feita na Espanha: o Señor de la Vera Cruz.

Aproveite os horários de missa pra poder entrar na igreja, porque normalmente ela fica fechada.

Trinidad_Cuba-Igreja_

Iglesia Parroquial de la Santíssima Trinidad, Palácio Brunet e ao fundo a Iglesya y Convento de San Francisco.

Ao seu lado esquerdo está o Palácio Brunet, que hoje abriga o Museo Romántico. O Palácio Brunet, foi a residência de uma das famílias mais ricas de Cuba no período colonial, os “condes de Brunet”. Teve a construção concluída em 1808 e hoje abriga relíquias das refinarias de açúcar e vários móveis e objetos das famílias ricas do período colonial.

Trinidad_Cuba-Palácio Brunet

Palácio Brunet (direita).

Também rodeiam a praça principal outras edificações importantes como a Casa de los Conspiradores, o Museo de Arquitetura Colonial, a Casa de Aldemán Ortiz e o Museo de Arqueologia Guamuhaya.

Trinidad_Cuba-Casa de los Conspiradores.

A sacada da Casa de los Conspiradores.

Não muito longe da Plaza Mayor está a Iglesya y Convento de San Francisco, construída em 1730. Esta é uma das mais emblemáticas edificações de Trinidad, sua torre é simbolo da cidade e figura em muitas fotos e cartões postais. Dá pra subir até o alto da torre, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Trinidad_Cuba-Iglesya y Convento de San Francisco.

Iglesya y Convento de San Francisco.

Hoje o antigo convento abriga um Museu, o Museo de da Lucha Contra Bandidos. Este museu possui um acervo que conta um pouco da luta contra os bandidos contrarrevolucionários, daí a origem do nome. O museu também tem alguns veículos e barcos militares, além de partes do avião espião dos EUA, o U2 derrubado pelos cubanos.

Trinidad_Cuba-Iglesya y Convento de San Francisco.

Iglesya y Convento de San Francisco.

Outro edifício que possibilita uma visão panorâmica da cidade é o Palácio Cantero, uma outra mansão que pertenceu à famílias ricas da época. Além da torre que proporciona vista panorâmica de Trinidad, o casarão abriga um dos museus mais importantes da cidade, o Museo Histórico Municipal. 

Trinidad_Cuba-Palácio Cantero

Palácio Cantero.

Trinidad_Cuba-PalacioCantero

Vista a partir da Torre do Palácio Cantero.

No centro ainda acontece uma grande feira de artesanatos e este é o lugar ideal pra comprar aquela lembrancinha de Trinidad. Foi por esta feira que me perdi em Trinidad, na primeira vez que estive em Cuba.

Trinidad_Cuba-Feira de Artesanato de Trinidad.

Feira de Artesanato.

Fora do centro.

Não muito longe do coração da cidade estão algumas atrações interessantes como a Iglesia de Santa Ana, que fica junto a praça de mesmo nome. Esta parte da cidade ainda não é tãããooo turística e ainda é possível ter uma ideia superficial de como era a cidade antes do boom turístico.

Trinidad_Cuba - Iglesia de Santa Ana

Iglesia de Santa Ana – Trinidad – Cuba

Também vale a pena dar uma esticadinha até o Parque Cespedes (ou Plaza Carillo), onde está a Assembleia Municipal e o hotel mais chique da cidade, o Hotel Iberostar. Ao lado do Parque Cespedes, fica também uma loja oficial de Charutos. Pra quem quer comprar charutos legítimos (e com preços legítimos) é o lugar. Por ali também está um telepunto da Ectesa, a empresa de comunicações.

Trinidad_Cuba-Plaza Carillo.

Plaza Carillo.

Playa Ancón.

A Penynsula de Ancón fica a cerca de 13km do centro de Trinidad e recebe turistas desde 1980. Foi uma das primeiras praias de Cuba a serem equipadas para o turismo. É realmente muito bonita, com  cerca de 5km de areia branca e água azul turquesa.

Playa Ancón-Cuba

Playa Ancon – Trinidad – Cuba.

Quando estive lá pela primeira vez paguei 5 CUCs e fui levado por um Catamarã até um recife de corais pra fazer snorkel, ficamos lá uns 30 minutos e voltamos pra praia. Também existe uma escola de mergulho pra quem tiver interesse em mergulhar na região, que possui excelente ponto de mergulho, como o Cayo Blanco, que fica a cerca de 8 km da costa.

Playa Ancón-Trinidad

A beleza da Playa Ancon, em Trinidad.

Confira o post completo sobre a belíssima Playa Ancon.

Salto del Caburní.

O Salto del Caburní fica localizado a cerca de 4 km de Trinidad e é possível chegar lá caminhando ou a cavalo. Nós fomos a cavalo por uma trilha que passa por paisagens muito bonitas, como antigas plantações de café, penhascos e florestas.

Salto del Caburní-Cuba

Salto del Caburní

No caminho existe uma barraca, onde um guajiro (cubano do interior) oferece uma deliciosa xícara de café feito na hora (todo processo) e um legítimo tabaco criollo (um charuto colonial). De quebra um violeiro toca músicas cubanas.

Salto del Caburní-Café cubano na hora.

Música cubana enquanto os grãos de café são moídos.

O fim da trilha é a base da cachoeira e a água forma uma linda piscina natural com água verde esmeralda. A água fria e refrescante da piscina natural é um convite pra vários mergulhos! E eu aproveitei bastante!

Trinidad_Cuba-SaltodelCaburni

Mergulhando na Piscina natural do Salto del Caburni.

Nós pagamos 15 CUCs por pessoa (incluindo a entrada do parque). O guia nos leva até a cachoeira e fica esperando um tempo (não estipulado) pra retornar pra cidade.

Confira o post completo sobre o Salto del Caburni.

Vale de los Ingenios.

Outro passeio interessantíssimo pra fazer em Trinidad é uma visita ao Valle de los Ingenios que fica a cerca 10km do centro da cidade. Esta região, juntamente do centro histórico de Trinidad, recebe o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO.

Infelizmente em nenhuma das minhas visitas a cidade eu visitei esta região… Ta aí um motivo pra uma 3ª visita né!


LEIA TAMBÉM:

+ VISITANDO O SALTO DEL CABURNÍ
+ CONHEÇA A PLAYA ANCON
+ O DIA EM QUE ME PERDI EM TRINIDAD


Como chegar em Trinidad.

Assim como nas demais cidades, a maneira mais prática de chegar em Trinidad é através dos ônibus da empresa Via Azul. Estes ônibus partem das principais cidades de Cuba.

Trinidad_Cuba-Terminal de onibus

Cubanos em busca de hospedes.

Ao chegar à rodoviária com o ônibus da Via Azul, você é abordado por dezenas de pessoas que ficam esperando os passageiros que chegam de outras cidades. Estas pessoas querem oferecer casas pra alugar pros turistas que chegam. Também os proprietários das casas que já tiveram reservas querem garantir que ninguém roube seu turista, com propostas mais baratas.

Táxis também são uma alternativa pra chegar em Trinidad. Existem táxis privados e táxis coletivos, tipo lotação, as famosas “Maquinas“. Normalmente estes táxis coletivos partem de lugares que ficam ao lado dos terminais da Via Azul, o preço costuma ser o mesmo.

Muitas vezes, dependendo de onde você esteja hospedado, os anfitriões podem oferecer táxis, que costumam ser mais baratos que os ônibus da Via Azul.

Onde se hospedar em Trinidad.

Na primeira vez que estive na cidade, eu já tinha uma casa pré reservada e segui direto pra esta casa. Infelizmente não lembro o local que fiquei na primeira vez, porque acabei perdendo o cartãozinho da casa, então não posso dar recomendações. Mas lembro que paguei 15 CUCs.

2 anos depois quando retornei, resolvi arriscar e não reservei a casa. Como já conhecia a cidade e com tantas opções, pensei que seria fácil conseguir uma casa boa e um bom desconto. Dito e feito, a Paty e eu ficamos em uma casa onde o proprietário alugava 2 quartos grandes por 15 CUCs, o quarto. Neste dia dividimos a casa com um casal de italianos que estavam no outro quarto.

Ficamos na Casa do Sr Rolando – Calle Orelly #102 Fone: 8-6438-13 Também pagamos 15 CUCs, a diferença é que desta vez eu estava com a Paty e na outra vez estava sozinho! O preço é o mesmo se você estiver só, ou acompanhado.

Cheguei no meio da tarde, me acomodei e sai pra dar uma primeira geral na cidade. Fui conhecer a feirinha que tem na cidade (a casa que fiquei era bem na rua da feira) e perambular sem rumo.

Onde comer em Trinidad.

Sendo uma das cidades mais turísticas de Cuba, Trinidad possui muitas opções para comer. Nas 2 viagens, como bom mochileiros sempre procurei lugares mais baratos.

Na minha primeira visita, antecipei a saída de Trinidad em um dia, pois peguei uma “carona” com um amigo cubano. Quando estávamos deixando Trinidad, passamos em um restaurante onde só tinham cubanos,  paguei 10 CUPs (pesos cubanos) em um prato de macarrão e um copo de suco de goiaba natural. Uma refeição muito simples, sem nada luxuoso, mas convenhamos que pelo preço, é tudo que um mochileiro quer e precisa. Convertendo o valor, na época seria mais ou menos 25 centavos de reais.

Já na segunda vez, comemos em um lugar mais em conta, chamado Paraito, acabamos comendo diversas vezes por lá… A comida é bem simples e o preço é excelente. Paraito – Calle José Marti #181 Fone: 992347

Trinidad_Cuba-2

Espaguete com “Jamón e Queso”… 25.000 Cups ( R$3,30) – tá ótimo!

Também comemos na própria casa que ficamos. Uma deliciosa comida caseira, com camarões e tudo. Pagamos 7 CUCs por pessoa. Em Cuba é muito comum isso, você pode comer na própria casa dos anfitriões, a maioria cobra um valor que costuma ser um pouco mais barato que nos paladares de rua, mas alguns não cobram e servem como cortesia.

A noite agitada de Trinidad.

Trinidad é bastante agitada durante a noite e pra curtir a noite,  a cidade possuem algumas boas opções como a Casa de la Trova, a Casa de la Musica, as Ruinas del Teatro Brunete, a Disco Ayala, ou La Cueva (que fica dentro de uma caverna) e a famosa La Bodeguita Del Médio (filial do bar de Havana).

Trinidad_Cuba-LaBodeguitadelMedio

La Bodeguita del Medio – Trinidad… Nem tão concorrida como a matriz em Havana.

Também existem diversos bares com terraços, onde além de apreciar música, comida e drinks típicos, é possível curtir o pôr do sol, que costuma ser deslumbrante! Nós estivemos no El Criollo, muito legal!

Trinidad_Cuba-Musica Cubana

Jovens músicos dando um verdadeiro show!

Trinidad_Cuba-por do sol

Fim de tarde em Trinidad.

A mudança.

Estive 2 vezes em Cuba (2012 e 2014) e em ambas fiz questão de incluir a cidade de Trinidad no roteiro! Da primeira vez pra segunda, percebi bastante mudanças, principalmente no centro histórico, que foi todo pintado e a maioria dos principais atrativos foram reformados. Confira um exemplo nas fotos abaixo:

Trinidad_Cuba-old

Primeira viagem – 2012.

Trinidad_Cuba-Igreja

Segunda viagem – 2014.

Outra mudança bem intensa que percebi, foi que na primeira visita, o coração do centro histórico era cheio de residências, mas na segunda vez, a maioria destas casas foram transformadas em comércio, os chamados “negócios privados”. Todo mundo quer tirar vantagem do turismo e aproveitando a permissão do governo, montam seu próprio negócio no comodo da frente ou na casa toda!

Um grande hotel está sendo construído bem no centro histórico e surgiram vários restaurantes, lanchonetes, lojas –  chiques de mais pros padrões cubanos…

Os preços também aumentaram um pouco, mas ainda é possível encontrar coisas baratas em regiões mais afastadas do centro.

Ah!!! Uma coisa que mudou, mas já faz mais tempo, são os nomes das ruas então fique esperto porque as ruas tem 2 nomes, um novo e um antigo… a maioria dos moradores sabem os 2 nomes, mas isso pode te confundir no uso de mapas, guias e indicações.

Queremos ter a oportunidade de retornar mais uma vez, mas sinceramente esperamos que as inevitáveis mudanças não acabem com a magia que fazem de Trinidad uma cidade tão especial! Que o tempo em Trinidad continue sem passar!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Trinidad, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!



Share

4 Respostas para Trinidad, a cidade que realmente parou no tempo.

  1. sumaia Freire disse:

    Muito bom!Ajuda muito quem deseja conhecer Cuba!Valeu!

  2. Samantha Duran disse:

    Olá!! Estou indo pra Cuba em Abril e sozinha rs, vou dar uma passada por Trinidad e gostei muito do relato de vocês, tem ajudado bastante!!
    Gostaria de saber como vocês organizaram o passeio até Salto del Caburní. Foi tudo combinado com o host ou vocês mesmos contrataram o guia e os cavalos?
    Estava procurando excursão para o Parque pelas agências de viagem, mas achei mais caro (cerca de 31 euros).

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *