Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Passamos um dia na cidade de Holguin, em Cuba.

Passamos um dia em uma cidade cubana que pouca gente costuma conhecer. Fomos até a nem tão turística Holguin, quarta maior cidade de Cuba e capital da província de mesmo nome. Confira agora como foi a experiência:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Cuba nós usamos a hastag #DMECemCuba


Holguin 

Localizada no sudeste da ilha, Holguin é a capital da Província homônima, Holguin, uma das províncias mais populosas de Cuba. A Província de Holguin ficou famosa por ter encantado Cristóvão Colombo, que, segundo diz a lenda, quando chegou a região declarou ser “o mais belo país que os olhos humanos já viram” .

Holguin

Holguin – Cuba.

A cidade de Holguin foi fundada com o nome de San Isidoro de Holguín em 1545. É a quarta maior cidade de Cuba e tem o apelido de Cidade dos Parques, já que possui vários parques espalhados pela cidade.

Holguin - Cuba.

Holguin – Cuba.

Holguin fica a cerca de 70 km de Guadalavaca, uma das praias mais belas de Cuba e principal motivo de termos passado pela cidade! No final das contas, acabamos não conhecendo Guadalavaca e passamos o dia em Holguin.

Um dia na cidade de Holguin. 

Saímos de Santiago de Cuba com a intenção de conhecer a praia de Guadalavaca, que fica na Província de Holguin, a cerca de 70 km de sua capital. Como não conseguimos alugar um carro em Santiago de Cuba, pensamos em alugar em Holguin, cidade menor, que recebe menos turistas etc.

Holguin - Cuba.

Holguin – Cuba.

Chegamos em Holguin pela manhã, deixamos nossas mochilas no guarda-volumes da rodoviária e fomos até o centro tentar alugar um carro. Depois de 15 minutos de caminhada chegamos ao centro, lá achamos a loja que aluga carro e descobrimos que esta loja só abriria às 10h30. Como ainda eram 8h da matina, fomos conhecer um pouco da cidade!

Holguin - Cuba.

Holguin – Cuba.

Voltamos pra loja às 10h30 e ainda estava fechada, na verdade estava aberta, mas não tinha ninguém. O vizinho disse ” o rapaz foi ali e já volta”. Ficamos esperando até 11h30 até que o rapaz “já” voltasse. Quando ele chegou, nos comunicou que saiu porque não tinha mais carro disponível. Já fica a dica, se for pra Cuba alugue um carro com antecedência. Na primeira vez que estive no país dava pra alugar carro na hora numa boa, já na segunda vez (no caso esta vez de Holguin) não conseguimos de jeito nenhum. Já tínhamos tentado alugar o carro em Santiago e também não tínhamos conseguido. Com a ascensão turística à ilha, a frota de carros pra alugar não está sendo suficiente.

Táxi cubano - Ford 1948.

Táxi cubano – Ford 1948.

Pois bem, a estas alturas do campeonato já era meio dia e como pretendíamos alugar um carro e ir passar o dia em Guadalavaca, pra no dia seguinte seguir para outras praias, seguindo pra Havana, já tinha ficado meio tarde. Tentamos encontrar um jeito de chegar até Guadalavaca, mas só nos recomendaram táxi, que pra eles, os cubanos, sai 1 Cuc, no máximo 2 Cucs. Já pra turistas o valor aumenta pra 30/40/50 Cucs. Como as horas estavam passando e não arranjamos uma estratégia efetiva, acabamos mudando o plano. Passamos o dia em Holguin e de lá partimos pra Santa Clara. Saímos às 19h e chegamos lá pelas 4h da matina em Santa Clara!

O que fazer em Holguin 

Como ficamos na cidade, aproveitamos pra conhecê-la. Embora a cidade seja bem agradável, praticamente não recebe turistas e ao contrário de Havana, Trinidad, Santa Clara e Varaderos da vida,  onde podemos tropeçar nos turistas, em Holguin não vimos nenhum.

Centro de Holguin.

Centro de Holguin.

Ainda que não atraia muito turistas, a visita a cidade é bem interessante e nós gostamos bastante de ter conhecido, mesmo que não tenhamos conseguido ir a Guadalavaca, que era nosso objetivo!

A tranquila Holguin.

Pra você que está pensando em conhecer a cidade, listamos alguns dos principais pontos de interesse de Holguin

  • Plaza El Quijote

O primeiro lugar que nos chamou a atenção, isso logo que deixamos a rodoviária com destino ao centro da cidade, foi uma praça com enormes esculturas metálicas, referenciando o clássico literário Dom Quixote de la Mancha, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes. A Plaza El Quijote, foi a primeira praça que conhecemos na “cidade das praças”.

Plaza El Quijote

Plaza El Quijote.

  • Arquitetura

Pelo caminho já começamos a ver as construções em estilo neoclássico francês, assim como as construções de Cienfuegos. Muitas casas bem bonitinhas que continuam até o centro da cidade. No centro, as construções estão em melhores condições e muitas tem aspecto de restauração recente.

Belas casas em Holguin.

Belas casas em Holguin.

Quem nos conhece sabe que gostamos de caminhar sem rumo pelas cidades e descobrir Holguin desta forma foi um verdadeiro prazer! Em Cuba, independente de onde e em que horário, dá pra andar sem medo em qualquer lugar que seja. Caminhamos por todos os lados e conversamos com algumas pessoas, tomei até uns goles de Run com uns rapazes “buena onda”.

Casas coloridas em Holguin.

Casas coloridas em Holguin.

  • Parque Calixto Garcia

El Parque” como é chamado pelos moradores locais, é o coração da cidade. Tem uma estátua de Garcia no centro e ao seu redor estão alguns dos principais atrativos de Holguin, como o prédio do Museu Provincial de História – La Periquera,  o Centro de Arte, a Casa de La Trova e a Biblioteca Alex Urquiola.

Parque Calixto Garcia

Parque Calixto Garcia

Museu Provincial de História - La Periquera

Ao fundo o Museu Provincial de História – La Periquera


LEIA TAMBÉM: 

+ TRINIDAD, A CIDADE QUE REALMENTE PAROU NO TEMPO
+ CONHEÇA SANTIAGO DE CUBA, BERÇO DA REVOLUÇÃO CUBANA
+ CIENFUEGOS, A CIDADE FRANCESA DE CUBA


Casa de La Trova

Casa de La Trova de Holguin.

O que fazer em Holguin - Cuba.

Exposição em Museu de Holguin.

O que mais nos chamou atenção na praça foram os alunos que estavam tendo aula ao ar livre. Aliás, nós que chamamos a atenção deles. Em Cuba é bem comum você se deparar com turmas inteiras de estudantes tendo aulas fora das salas. Não perguntamos porque, mas imaginamos que seja devido ao calor.

Atrapalhando a aula na praça.

Atrapalhando a aula na praça.

Em Holguin, ao contrário de outras cidades turísticas, onde os alunos já estão habituados com a presença de turistas filmando e fotografando, os estudantes fizeram uma bagunça na aula, fazendo poses e dando muitas risadas. Tivemos que sair e dar uma volta, antes que os professores nos mandassem vazar dali porque estávamos atrapalhando a aula.

Aula em cuba.

Pose pra foto! Atrapalhando a aula parte 2.

  • Casa natal de Calixto Garcia

Localizada a cerca de 2 quadras do parque que leva o nome de seu antigo dono, a casa onde morou o General Calixto Garcia abriga um pequeno museu que conta a história deste que foi o responsável por retomar as cidades de Holguin, Bayamo e Las Tumas das mãos dos espanhóis.

  • Parque San José (Parque Cespedes)

Oficialmente chamado Parque Carlos Manuel de Céspedes, o parque possui uma estátua do fazendeiro cubano, que se tornou combatente, lutando contra os espanhóis. Cespedes, o “Pai da Patria”, como é chamado, libertou seus escravos, incentivando-os a unirem-se à luta anticolonialista. Na praça, além da estátua de Cespedes, está um monumento em homenagem aos heróis da Guerra da Independência. Também destaca-se a Iglesia San José, que teve suas torres utilizada pelos independentistas como posto de vigilância.

Parque San José (Parque Cespedes)

Iglesia San José, no Parque San José (Parque Cespedes).

  • Plaza de la Revolución 

A Plaza de la Revolución de Holguin, oficialmente chamada Plaza Mayor General Calixto García Íñiguez fica a cerca de 2,5 km do centro da cidade. Possui um grande monumento em homenagem aos heróis da independência cubana, o Mausoléu de Calixto Garcia e também um monumento à mãe de Garcia. A praça é o local onde acontecem as festas da cidade e as manifestações politicas, como a famosa comemoração do 1º de maio. Recentemente a Plaza de la Revolución recebeu a presença ilustre do Papa Francisco.

Plaza de la Revolución. Foto: Juan Pablo Carreras/Cubadebate.cu

  • Parque Peralta (Parque de Flores)

Oficialmente chamado Parque Julio Grave de Peralta, o Parque é conhecido por ser o antigo mercado das flores desde os tempos da colônia espanhola. Ainda hoje é possível encontrar vendedores de flores por lá. Como destaque temos a Catedral de San Isidoro, que é a principal igreja da cidade. Por falar em espanhóis, foi neste local que o espanhol García Holguín fundou a cidade.

Catedral de San Isidoro

Catedral de San Isidoro

Por ali também encontramos um centro de treinamento de boxe, onde por muito pouco não pudemos observar os jovens talentos do boxe cubano treinando. Quando chegamos tinha acabado de encerrar o horário de treinos.

Aluno de boxe - Cuba

Nosso amigo aprendiz de campeão, com o olho inchado fazendo gelo e a simpatia a milhão!

Por sorte, não muito longe dali conseguimos observar outro projeto, porém dedicado às meninas. No local várias garotinhas treinavam passos de danças, como Ballet.

Cena comum em Cuba - atividades culturais para crianças.

Cena comum em Cuba – atividades culturais para crianças.

  • El Bulevar 

O Bulevar (com esta grafia mesmo) é uma das principais ruas da cidade e liga os 3 parques centrais mais importantes: o Parque Peralta, o Parque Calixto Garcia e o Parque San Jose.  Nesta rua, que na verdade é um calçadão, estão vários restaurantes, bares, sorveterias e lojas. No meio do caminho ainda está uma simpática estátua de uma dama com um guarda chuva, que não lembramos o significado (se lembrar edito aqui)…

El Bulevar de Holguin.

El Bulevar de Holguin.

El Bulevar de Holguin.

El Bulevar de Holguin.

  • Museu de História Natural

Museu com acervo constituído por inúmeros animais empalhados, moluscos, insetos etc. O que de fato chama a atenção é a arquitetura do local. Bem ao lado deste museu está o Museu Vivo, dedicado a inúmeras espécies de peixes que constituem a fauna cubana.

Museu de História Natural ao lado do Museu Vivo.

Museu de História Natural ao lado do Museu Vivo.

  • Loma de la Cruz 

Localizada a cerca de 3 km do Parque Calixto Garcia, a Loma de la Cruz é o ponto mais alto da cidade com 275 metros de altura. Pra chegar ao cume é preciso encarar uma escada de 465 degraus, que ao seu final proporcionará uma linda vista panorâmica da cidade e região. No alto do morro, além da Cruz que dá nome ao morro, também existe um posto de guarda construído pelos espanhóis.

  • Mirador de Mayabe 

Meio longe do centro da cidade o Mirador de Mayabe é outro ponto de onde é possível observar a cidade do alto. Fica a 10 km do centro e tem como destaque um restaurante onde dizem ter um burro que toma cervejas. Além do burro bebedor, é possível conferir um visual deslumbrante dos campos de Holguin. Por lá também existem ringue de brigas de galo, infelizmente…

Isso ae viajantes! Espero que vocês tenham gostado deste post! Até a próxima!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Holguin – Cuba, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro em Cuba!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *