Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Como é visitar o Mausoléu de Lenin, em Moscou.

Você já imaginou visitar o corpo de uma pessoa que morreu há quase 100 anos? Na Rússia isto é possível! Um dos maiores atrativos da cidade é o Mausoléu de Lenin, onde está o corpo de Vladimir Lenin, o líder da revolução de  1917. Independente de sua posição politica, é um atrativo imperdível!!! Saiba mais:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


 Mausoléu de Lenin

O Mausoléu de Lenin (Мавзолей Ленина) está localizado no coração da capital russa, em plena Praça Vermelha,  junto às muralhas do imponente Kremlin de Moscou.

Mausoleu de Lenin_-2

Mausoléu de Lenin

É um dos atrativos mais disputados da cidade e pra ver o corpo do líder e fundador da URSS, é preciso entrar na fila, que costuma ser bem grande. Mas apesar da fila ser gigantesca, o tempo de espera não é muito grande, pois a visita ao Mausoléu é muito rápida e bem rotativa.

Mausoleu de Lenin_

Fila para entrar no Mausoléu de Lenin.

Além da fila, você terá que passar por uma rigorosa inspeção de segurança, passando por detectores de metais e ficando o tempo todo sob os olhares atentos de guardas, principalmente no interior do Mausoléu!

Não é permitido entrar com comida, bolsas e mochilas grandes e dentro do Mausoléu de Lenin é extremamente proibido tirar fotos! Aliás dentro do Mausoléu, além de tirar fotos, você não pode falar alto, não pode parar (é preciso seguir em fila indiana), não pode usar boné/chapéus e nem fazer movimentos bruscos. Qualquer ato que não siga as regras, será advertido por um dos vários guardas que cuidam do local.

Mausoleu de Lenin_-11

Entrada do Mausoléu de Lenin.

Li em muitos sites que era proibido entrar com câmeras e celulares, mas nós entramos sem nenhum problema. Também li em um site russo, que os guardas podem e estão autorizados a ver as câmeras e celulares em caso de dúvida, ou seja, se eles desconfiarem que você tirou fotos, eles podem olhar seu equipamento e você terá que apagar na frente deles! Fica a dica… Se não pode, não pode e pronto! (e isso vale pra vários outros locais, não só na Rússia!).

Lenin fica ao centro do Mausoléu, em um sarcófago de vidro a prova de balas, instalado em 1973. Dentro do salão a luminosidade é bem baixa, com uma única luz refletindo o corpo de Lenin e algumas luzes de baixa intensidade nos cantos.

Mausoleu de Lenin

Lenin. Foto: rus-ekskurs.net

O corpo de Lenin é preservado através de uma técnica secreta, que desperta dúvidas em quem visita o Mausoléu.O corpo se mantém intacto! Existem rumores de que o corpo é na verdade um boneco de cera… Claro que essa teoria é negada pelo Kremlin.


 LEIA TAMBÉM:

+CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO, A IGREJA MAIS BONITA DO MUNDO.
+CONHEÇA O METRÔ DE MOSCOU, O PALÁCIO DO POVO.
+VOCABULÁRIO BÁSICO DE RUSSO PARA VIAGENS.


 A construção do Mausoléu de Lenin.

O primeiro Mausoléu de Lenin foi construído em madeira, em  janeiro de 1924, poucos dias após sua morte, após o governo decidir embalsamar Lenin devido ao forte clamor popular. O primeiro Mausoléu foi substituído pelo atual depois que os lideres soviéticos decidiram perpetuar o corpo do líder revolucionário.

Construído e decorado com  mármore, labradorite, pórfiro e granito, a edificação tem as inscrições Lenin (ЛЕНИМ)* em Quartzo. * A letra “L” em russo tem duas grafias.

Durante a 2ª Guerra Mundial, o corpo de Lenin foi retirado do Mausóleo e escondido em uma cidade da Sibéria. Com o fim da guerra, o corpo retornou ao lugar que está até hoje.

Após o fim da URSS, o governo e a igreja tentaram retirar o corpo de Lenin do Mausoléu, com intensão de enterrá-lo em um cemitério, mas como a população e vários setores se posicionaram contra, os governantes desistiram da ideia.

Necrópole da Muralha do Kremlin

Mausoleu de Lenin_-7

Tumulo de Iossif Stalin.

Atrás do Mausoléu de Lenin, fica a Necrópole da Muralha do Kremlin (Некрополь у Кремлёвской стены). Neste local estão enterrados alguns dos personagens mais importantes da URSS.

São dezenas de túmulos de personagens importantes na história da URSS, como políticos, militares, escritores, cosmonautas, cientistas e outros personagens influentes.

Na Necrópole da Muralha do Kremlin existem 3 classes distintas de túmulos:

Nos túmulos com bustos, chamados de túmulos individuais (Отдельные могилы), estão alguns lideres políticos da URSS, entre eles Leonid Brejnev (Леонид Брежнев), Konstantin Chernenko (Константин Черненко) Iossif Stalin (Иосиф Сталин).

Por falar em Stalin, ele também foi embalsamado e ficou junto ao corpo de Lenin durante 2 anos, mas o partido Comunista decidiu por enterrá-lo nas muralhas do Kremlin. Mesmo assim, um detalhe interessante é que o Túmulo de Stalin sempre tem mais flores que os demais… Aliás, já mencionei isso em outro post, mas é interessante ver que muitos russos ainda deixam flores em monumentos e estátuas de personagens soviéticos espalhados por toda Rússia.

Mausoleu de Lenin_-10

Eu e o camarada Iossif Stalin. :p

Nas muralhas estão as cinzas de outros personagens importantes, em sua grande maioria são personagens que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento e nome da URSS. Entre eles estão os Cosmonautas Yuri Gagarin (Юрий Гагарин) e Vladimir Komarov (Владимир Комаров), além dos escritores  Máximo Gorki (Максим Горький) e John Reed (escritor estadunidense que escreveu o famoso livro: Dez dias que abalaram o mundo). Esta parte da Necrópole é chamada também de túmulos da muralha. (стены могилы).

Mausoleu de Lenin_-5

Nos chamados túmulos coletivos, ou valas comuns (Братские могилы) estão enterrados centenas de soldados desconhecidos que combateram em diversas guerras e confrontos. Dentre eles estão alguns soldados que foram identificados. Como forma de homenagem a estes soldados, seus nomes se transformaram em nomes de ruas e de praças em Moscou e em outras cidades.

Mausoleu de Lenin_-12

Paty e os túmulos coletivos.

Vladimir Lenin

Vladimir Ilyitch Ulianov (Владимир Ильич Ульянов), ou simplesmente Vladmir Lenin (Владимир Ленин), nasceu em Simbirsk, na Rússia, em 1870.  Com 17 anos começou a se interessar por política, já que seu irmão mais velho integrava um grupo revolucionário que lutava contra o Império Russo e acabou sendo condenado à morte em 1887.

Lenin formou-se em direito e também viveu na Suíça. Quando retornou foi preso e enviado para a Siberia. Tempos depois participou da fracassada revolução de 1905, tendo que fugir e viver fora da Rússia por mais 5 anos. Em 1917 retornou a Rússia e liderou a Revolução Bolchevique, que culminou na criação da URSS. No mesmo ano da criação da URSS, Lenin contraiu uma doença, vindo a falecer em 21 de janeiro de 1924. Desde então seu corpo esta exposto neste Mausoléu.

Visitar o Mausoléu do Lenin é obrigatório pra quem visita Moscou, seja pela importância histórica mundial, ou pela curiosidade sobre o embalsamento que dura quase 100 anos. É uma visita rápida, intrigante e gratuita! Não deixe passar, pois sabe-se lá até quando o corpo dele ficará exposto.

O Mausoléu de Lenin fica em plena Praça Vermelha, junto a muralha do Kremlin, quase ao lado da Torre do Salvador. O acesso é feito através de uma entrada que fica ao lado do Museu Histórico do Estado, próximo à entrada dos Jardins de Alexandre.

SERVIÇO:

Ingresso: A entrada é gratuita.

Horários:  Aberto diariamente das 10:00 às 13:00 horas – Com exceção das Segundas e Sextas-feiras (fechado). 


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

4 Respostas para Como é visitar o Mausoléu de Lenin, em Moscou.

  1. Sidnei Castilho disse:

    Grande Líder !!!!

  2. Paulo Roberto disse:

    Fui á Rússia em 2015,fiquei lá por 9 dias inteiros e esta foi a viagem mais emocionante da minha vida!Me emociono só de lembrar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *