Visitando a Casa do Che Guevara em Havana.

Publicidade:

A história de Cuba não pode ser contada sem que seja mencionada a figura do argentino Ernesto Guevara. Aliás, El Che é mais referenciado em Cuba que o próprio Fidel. Neste post nós vamos mostrar a primeira casa do Che Guevara em Havana.

Conheça a primeira Casa do Che Guevara em Havana.

Che Guevara é um dos maiores responsáveis pelo êxito dos revolucionários barbudos comandados por Fidel Castro. Logo depois de conquistar a importante cidade de Santa Clara (em breve post), Che recebeu ordens de Fidel pra que seguisse pra capital e conquistasse Havana, começando pelo conjunto militar de La Cabaña.

Casa del che
A primeira Casa do Che Guevara em Havana.

2 dias antes da chegada das tropas de Che Guevara, o ditador Fungencio Batista e o alto comando militar fugiram para os EUA. Entre os que fugiram estava o comandante do exercito de Batista, Roberto Fernández Miranda.

Quando Che chegou em Havana, se alojou pela primeira vez na cidade e foi justamente na casa de Fernández Miranda que Che Guevara dormiu na primeira noite em Havana. E foi nesta casa que Che montou parte de seu quartel general e morou (junto a outros integrantes de seu pelotão) de janeiro até março de 1959.

Foi desta casa que foram decididos alguns dos assuntos mais importantes da revolução cubana, entre eles a lei da reforma agrária.

Como sofria de asma, Che mudou-se para Habana del Leste e a casa ficou fechada até 1970, quando tornou-se Faculdade de Geodésia e Cartografia da escola de artilharia.

Desde 2006 a casa foi inaugurada como Centro Cultural Casa del Che en La Cabaña e funciona como museu e centro cultural.

Publicidade.
casa-del-che-8
Os charutos preferidos de Che Guevara – Montecristo.

 VEJA TAMBÉM:

– ONDE SE HOSPEDAR EM HAVANA – HOTEL OU CASA DE CUBANO? VEDADO, CENTRO HABANA OU HABANA VIEJA?
– PLAYAS DEL ESTE – PARAÍSO CARIBENHO A 20 MINUTOS DE HAVANA.


 Visitando a Casa do Che Guevara em Havana

Nossa visita a Casa do Che aconteceu meio por acaso e na verdade nós nem sequer sabíamos de sua existência.

Estávamos caminhando por Havana, na altura da Igreja Ortodoxa Russa, quando vimos os cubanos embarcando em pequenas balsas, de imediato nos dirigimos ao local e embarcamos também, sem saber pra onde a barca ia… na verdade sabíamos que ia para Casa Blanca (ou Regla), mas não sabíamos o que tinha lá. Como gostamos de perambular pelas cidades e como Cuba é totalmente segura fomos ver o que tinha em Casa Blanca.

casa-del-che-21
Balsa com destino a Casa Blanca.

Chegando lá demos uma volta por Casa Blanca, vimos a antiga estação de trem que liga Havana à Matanzas e logo percebemos algumas placas indicando “Cristo de Havana”.

casa-del-che-Casa Blanca
Casa Blanca

Logo subimos a pequena trilha e chegamos até a estátua do Cristo de Havana. Vale mencionar que a partir da base do cristo é possível ter uma linda vista panorâmica de Havana e do Porto de Havana.

casa-del-che-15
Cristo de Havana visto a partir da sacada da Casa del Che.

Logo em frente da estátua do Cristo, está uma pequena casa amarela onde um letreiro com a assinatura do Che chama a atenção. De imediato fomos lá conferir e descobrimos que se tratava do Museu Casa del Che.

O Museu é composto por objetos pessoais de Che Guevara, assim como móveis originais da casa, fotos históricas e informações de Che, da Casa e da Revolução Cubana.

casa-del-che-14

casa-del-che-10 casa-del-che-12
Objetos pessoais de Che Guevara.

Dentre todos os objetos do museu destaca-se a urna em que foram transportados da Bolívia para Havana os restos mortais de Che.

casa-del-che-9
Urna utilizada para transportas os restos mortais de Che.

É possível visitar o antigo quarto de Che Guevara e também seu escritório.

casa-del-che-4
Escritório de Che Guevara.
casa-del-che-7
Quarto de Che Guevara.

No local existe uma mini biblioteca (sala de leitura), uma sala de xadrez, um  pequeno café e uma loja que vende souvenirs de Cuba e claro do ícone da revolução, o “Comandante Che Guevara”.

Da sacada do piso superior da casa também é possível ter um belo visual da cidade de Havana.

casa-del-che-Havana
Vista de Havana a partir da sacada da Casa do Che.

Um detalhe importante é que o museu Casa del Che, faz parte do Parque Histórico Militar Morro Cabaña, então uma boa sugestão é visitar a Casa del Che associando a visita à Fortaleza San Carlos de La Cabaña e a Fortaleza Castillo del Morro.

Também vale ressaltar que se você deseja economizar, a balsa é uma excelente alternativa, nós pagamos 25 centavos de pesos cubanos em 2 pessoas, por trecho.

Serviço:

Valores por pessoa (estrangeiros)
Entrada inteira: 6 CUC
Meia entrada R$ 3,00
– Estudantes (mediante apresentação de carteirinha)
– Crianças (até 6 anos)
– Idosos (acima de 60 anos)

Horário de funcionamento
Segunda a Domingo das 9h às 18h


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Em Cuba ainda não é possível reservar hotéis através do Booking.com. Mas se você for viajar para outro lugar, não deixe de reservar através do blog! Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Artigo anteriorOnde se hospedar em Havana? Casa Particular ou hotel? Vedado, Habana Vieja ou Centro Habana?
Próximo artigoComo tirar o visto de Turista de Cuba (Tarjeta del Turista).
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

24 COMENTÁRIOS

  1. É caminhando sem rumo certo mesmo que encontramos as coisas mais interessantes das viagens, também faço isso e muito. E é assim que a gente conhece melhor cada destino, descobrindo além dos pontos turísticos tradicionais. Adorei o post e o tema.

  2. acho até que já tinha comentado, nós passamos na frente da casa do Che, mas escutei de uma das pessoas que estavam na nossa casa que o local não era tudo isso e que não mostrava tanto assim a vida dele, que nem fomos até lá, uma pena! Pelo jeito perdemos muito, principalmente a parte histórica! Seus posts sobre Cuba estão espetaculares, parabéns 😀

  3. Que bacana essa visita na casa desse revolucionário que é tão idolatrado por milhares de pessoas, mas por um outro lado, odiado por muitos. Com certeza um passeio que acho que faria se fosse a Cuba, não sou fã dele rs, mas gostei do filme “Mochileiros”, acho que ele era até uma boa pessoa antes de ser alienado por Fidel rs. Adorei ler este relato e as fotos lindas 🙂 Beijos

    • Hehe, realmente é uma pessoa bem polêmica, mas independente da sua posição politica, vale a pena visitar o lugar pelo conhecimento histórico. rsrsr.

      Eu ainda não vi este filme “Mochileiros”, vou procurá-lo, obrigado pela dica. Um filme muito legal dele (que não tem nada a ver com ideologia, politica, nem nada) é o “Diário de Motocicleta” sou apaixonado por este filme. 😉

  4. Que legal, adoro visitar casas-museu, ainda mais com tanta história!
    Tenho uma história parecida em Cuba, pois visitei a casa do escritor Hemingway!
    Acho que estas explorações fazem nossa viagens ainda mais ricas! Belo post!

  5. Que legal, adoro visitar casas-museu, ainda mais com tanta história!
    Tenho uma história parecida em Cuba, pois visitei a casa do escritor Hemingway!
    Acho que estas explorações fazem nossa viagens ainda mais ricas! Belo post!

  6. O Che Guevara, juntamente com Fidel Castro, foram dois líderes, onde transformou Cuba em um país comunista. dois ditadores ferrenho, onde fuzilaram muita gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here