Vulcão Puna Pau, a fábrica de Pukaos.

Publicidade:

Os Pukaos são os adornos misteriosos que eram colocados sobre as cabeças dos Moais e neste post você vai ver onde eram confeccionados os Pukaos. Conheça Puna Pau, a fábrica de Pukaos da Ilha de Páscoa.

Puna Pau

Puna Pau é um pequeno vulcão, localizado bem próximo a Hanga Roa. Sua formação é constituída por uma rocha vulcânica vermelha (escória),  diferente dos demais vulcões da ilha. Esta rocha é mais fácil de ser talhada e foi utilizada para confecção dos Pukaos, que eram os adornos colocados sobre alguns Moais. Os Pukaos, segundo especialistas, simbolizavam o penteado dos habitantes da época (teoria mais aceita).

Puna Pau-5
Puna Pau, a fábrica de Pukaos.

Existem cerca de 100 Pukaos na ilha, cerca de 10% da quantidade de Moais. A Maioria dos Pukaos mede cerca de 2 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro, mas alguns chegam a ter 3 metros e podem pesar até 20 toneladas. Provavelmente os Pukaos maiores que estão em Puna Pau, estavam aguardando o termino dos Moais gigantes que estavam sendo talhados em Rano Raraku.

Puna Pau
Pukaos em Puna Pau.
Puna Pau-2
Pukaos em Puna Pau.

Puna Pau significa “Manancial seco”, o que leva a crer que em alguma época existiu água na cratera do vulcão, ou em seus arredores.

A visita a Puna Pau é bem rápida e não é tão contagiante como a visita a fábrica de Moais, o vulcão Rano Raraku, mas de qualquer forma, saber onde eram feitos os Pukaos é bem interessante. Vale dar uma subida ao cume do pequeno vulcão, e lá é possível ter uma vista panorâmica da ilha.

Puna Pau-4
Vista panorâmica a partir de Puna Pau. 

Ainda sobre os Pukaos, ninguém garante ao certo o que significavam, ou o que eram, mas a teoria mais aceita é que os Pukaos representavam os cabelos dos Moais, uma espécie de penteado em coque, como alguns Rapa Nuis utilizam os cabelos até hoje.

Há quem diga que os Pukaos eram uma espécie de cocar utilizados por guerreiros e nos Moais representavam as personalidades mais importantes.

Existe ainda uma teoria que diz que os Pukaos eram na verdade proteção para os raios que caiam nos Moais. Esta mesma teoria diz que os Moais eram uma espécie de para-raio da Ilha e para que os Moais não fossem danificados os Rapa Nuis colocavam os Pukaos como forma de proteção dos Moais.

Publicidade.
Puna Pau-9
Pukaos sobre os Moais do Ahu Nau Nau.

O que realmente eram, acho que nunca vamos saber com exatidão…

Uma curiosidade é que os Pukaos possuem uma espécie de encaixe na parte inferior, imagino que era pra encaixar na cabeça dos Moais. O que não consigo imaginar de forma alguma, é como eles faziam pra colocar aquelas peças gigantes e pesadas sobre as esculturas já que a teoria mais aceita diz que eram colocados através de rampas.

Puna Pau-8
Encaixe em baixo de um Pukao.

Como quase tudo na Ilha de Páscoa, você fica sem entender… E as teorias existentes definitivamente não convencem…

Artigo anteriorAhu Akivi e os 7 Moais exploradores de Rapa Nui.
Próximo artigoOutros atrativos pra ver na Ilha de Páscoa.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here