Principais parques de Curitiba: conheça os top 10!

Publicidade:

Um dos principais atrativos de Curitiba são os parques e bosques espalhados por todos os lados. A cidade possui dezenas deles e alguns são muito famosos por suas belezas. Turistas de todas as partes do planeta visitam a cidade e ficam encantados com os parques e bosques curitibanos. Se você está pretendendo visitar Curitiba, neste post nós vamos contar um pouquinho sobre alguns dos principais parques de Curitiba! Confira!

Curitiba – Capital Ecológica

Curitiba é conhecida por ser uma das capitais mais verdes do Brasil e por muito tempo emplacou o titulo de capital ecológica.

Embora as coisas tenham mudado um pouquinho, ainda hoje a cidade chama a atenção pelas áreas verdes, que além de servirem como áreas de conservação do meio ambiente, são fundamentais na ajuda do controle de alagamentos na cidade.

De quebra estes espaços ainda se tornaram áreas de lazer e grandes atrativos turísticos.


>>> LEIA TAMBÉM:

+ Conheça os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba.
+
10 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
+ Linha Turismo – Conheça a cidade em um ônibus turístico. 


10 Principais parques de Curitiba.

Listamos pra você os 10 principais parques de Curitiba! Confira os parque e bosques que consideramos mais legais da cidade!

  • 1 – Parque Tanguá – o mais bonito!

Localizado em uma antiga pedreira, o Parque Tanguá é um grande exemplo de como a cidade de Curitiba conseguiu unir o útil ao agradável.

Publicidade.
top 10 parques de Curitiba-Parque Tanguá.
Principais parques de Curitiba: Parque Tanguá.

O parque foi feito em uma área que seria destinada a uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das industrias, mas por sorte se transformou em um dos parques mais belos e famosos da cidade.

Com a importante função de proteger e conservar a bacia do rio Barigui, que tem suas nascentes nas proximidades, o Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 e possui uma área de aproximadamente 235.000 m².

Principais Parques de Curitiba - Tanguá.
Fim de tarde visto a partir de um dos mirantes do Parque Tanguá. 

No parque destacam-se mirantes, jardins, cascatas artificiais, trilhas, uma caverna e o espelho d’água em sua fonte, que proporciona um lindo espetáculo junto ao belo pôr do sol, um dos mais bonitos da cidade.

Confira o vídeo que fizemos mostrando o Parque Tanguá:

> Para informações mais detalhadas, confira o post completo sobre o Parque Tanguá.

  • 2 – Parque Barigui – o mais curitibano!

Criado em 1972, o Parque Barigui é um dos primeiros parques da cidade e atualmente é o parque mais frequentado de Curitiba.

Nos finais de semana é ponto de encontro da juventude curitibana e recebe milhares de pessoas de todas as partes da cidade. Se Curitiba não tem praia, tem o parque Barigui!!!

parques mais importantes de curitiba-Barigui
Principais parques de Curitiba: Parque Barigui.

Durante a semana, o parque continua movimentado, mas a maioria dos frequentadores vão ao parque pra praticar esportes, principalmente corridas e caminhadas.

O Parque Barigui possui uma área de 1.400.000 m2 e abriga uma grande área verde. Esta área verde é formada por florestas primárias nativas e por florestas secundárias que servem como refúgios para diversos animais nativos ou migratórios.

O Parque Barigui, assim como o Parque Tanguá, também serve para proteger o leito do Rio Barigui e sua mata ciliar.

Neste caso, o rio também é o responsável pelo nome do parque, que tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso” – no caso a pinha da Araucária.

parques mais importantes de curitiba
Rio Barigui, cruzando o parque homônimo.

A represa que forma o grande e belo lago no centro do parque, além de servir como parque de diversão das capivaras, também ajuda a evitar os alagamentos nas partes mais baixas da cidade.

O Barigui possui pistas divididas para caminhada, corrida e Bike. São 5,2 km de extensão. Além disso, o parque também disponibiliza pista para patinação, pista de aeromodelismo, academia, equipamentos esportivos, canchas esportivas, trilhas, churrasqueiras e sanitários.

parques mais importantes de curitiba-2
Parque Barigui.

No Parque Barigui também existem 3 lanchonetes (Do Farol, Do Lago e Lanchonete Barigui), 1 restaurante (Restaurante Maggiore) e um bistrô.

E mais, é no Parque Barigui que está localizado o Museu do Automóvel de Curitiba, uma opção para os dias de chuva em Curitiba, que não são poucos…

Se você vai visitar Curitiba e quer encontrar mais curitibanos que turistas. O “Barigua” é o lugar!

Confira o vídeo que fizemos mostrando o Parque Barigui:

  • 3 – Passeio Público  – o mais antigo!

Inaugurado em 1886, o Passeio Público é o primeiro parque de Curitiba. Já foi o zoológico da cidade e também já foi chamado de Jardim Botânico.

parques mais importantes de curitiba-Passeio Público.
Principais parques de Curitiba: Passeio Público.

Com a inauguração do Zoológico de Curitiba, que está situado no Parque Municipal do Iguaçu, o Passeio Público deixou de ter grandes animais, mas ainda hoje abriga dezenas de espécies de animais menores.

O parque foi uma das únicas alternativas de lazer de Curitiba e me lembro bem de minha infância, quando minha mãe me levava ao parque.

Como era agradável ir ao passeio público, tirar foto nos cavalinhos de madeira, andar de pedalinho no lago, olhar os animais, morrer de medo das cobras e aranhas e de quebra tomar aquele delicioso sorvete “americano” que derretia em 2 segundos! Tudo era uma delicia!!!

Por falar nisso, não faz muito tempo que passamos no Passeio Público e o tiozinho que vende este sorvete ainda está lá, no mesmo lugar!

parques mais importantes de curitiba-Pedalinhos.
Pedalinhos do Passeio Público.

Hoje a cidade cresceu  e está repleta de parques, o passeio público já não é a única opção de lazer e como está localizado bem no centro, já não é tão seguro quanto antigamente, mesmo com uma base da policia militar e rondas frequentes é sempre bom ficar esperto.

O portão principal do parque é uma réplica do cemitério de animais de Paris (Le Cimetière Asnières).

parques mais importantes de curitiba-Passeio Público
Portão principal do Passei Público.

O Parque possui uma área de 69.285 m2 e além de pequenos animais, abriga árvores nativas e exóticas. O passeio público possui também play-ground, aquário, terrário, sanitários, ponte pênsil, posto da Polícia Militar, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário.

Recentemente a Prefeitura fez um excelente trabalho de revitalização do parque e o Passeio Público foi um dos mais belos atrativos de natal de Curitiba.

O trabalho de revitalização serviu para atrair novamente os curitibanos ao lendário parque! Muito bem prefeitura! Adoramos!

Confira o vídeo que fizemos no Passeio Público revitalizado: 

  • 4 – Parque Tinguí – o parque do Memorial Ucraniano.

Mais conhecido por abrigar o Memorial Ucraniano, o Parque Tingui é o terceiro parque criado com a intensão de proteger a bacia do rio Barigui.

Aliás, vale ressaltar que existe um projeto para criar um parque linear, que, além de ligar estes 3 parques (Tanguá, Tingui e Barigui), percorrerá cerca de 45 quilômetros atravessando 25 bairros de Curitiba. Se vai sair do papel não sei, mas que existe a ideia, existe… Vamos torcer!

parques mais importantes de curitiba-6
Principais parques de Curitiba: Memorial Ucraniano.

A origem do nome Parque Tinguí também é indígena. Seu nome homenageia o povo Tingui, povo originário de Curitiba que habitou a região antes da chegada dos invasores europeus.

parques mais importantes de curitiba-Parque Tingui
Cacique tindiquera – Homenagem o povo Tingui.

O parque possui 380 mil m² e tem como principal destaque o Memorial Ucraniano de Curitiba.

Neste memorial existe uma réplica de uma das primeiras igrejas ucranianas construídas no Paraná, a Igreja São Miguel da Serra do Tigre, que fica na cidade de Mallet.

No local também existe uma loja onde é possível encontrar objetos e artesanatos ucranianos para venda.

Além do Memorial Ucraniano o parque possui, lagos, trilhas e quadras de esportes.

parques mais importantes de curitiba-Parque Tingui.
Parque Tingui.

Neste parque recomendamos evitar lugares isolados e em dias de menos movimento todo cuidado é pouco.

Mas essa recomendação vale para todos os parques e todos os locais em qualquer lugar né?

Confira o vídeo que fizemos mostrando um pouco do Parque Tingui: 

Para informações mais detalhadas, confira o post completo sobre o Parque Tingui.

  • 5 – Parque do Passaúna – o mais afastado!

Localizado a cerca de 20 km do centro de Curitiba, o Parque Passaúna é um dos parques mais retirados da cidade.

top 10 parques de Curitiba-Passaúna.
Principais parques de Curitiba: Parque Passaúna.

Na verdade o Passaúna não é o mais afastado, já que o Parque Lagoa Azul fica a mais de 30 km do centro, mas como ainda não conhecemos o Parque Lagoa Azul e o Passaúna é um dos principais parques da cidade, vai ficar como o mais afastado sim. Pelo menos é o mais afastado entre os parques relacionados neste post! 🙂

O Parque está localizado no extremo oeste da cidade, quase na divisa com o município de Campo Largo. Foi criado para preservar a qualidade da água da represa do Rio Passaúna, responsável pelo abastecimento de água a parte da cidade de Curitiba.

Principais parques de Curitiba Parque Passaúna.
Parque Passaúna – Vista a partir do Mirante.

Com cerca de 6,5 milhões m² de área (metade tomada pelo lago) o Passaúna é um dos maiores parques de Curitiba.

O parque foi inaugurado em 1991 e é um dos preferidos pelos curitibanos, apesar da distância. Além de estar em uma região muito bonita, o parque permite a prática de alguns esportes aquáticos, como o Stand-up Paddle e caiaque.

Além do lago, destaca-se no parque o mirante que proporciona um belo visual da região.

  • 6 – Bosque do Papa – o mais abençoado!

Inaugurado em 1980 o Bosque do Papa tem este nome pois já recebeu a ilustre presença do Papa João Paulo II.

No bosque estão 7 casas típicas polonesas, entre elas a casa visitada pelo Papa. Nesta casa João Paulo celebrou uma missa e depois disso a casa virou uma capela.

A casa abriga a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa (Virgem Negra de Czestochowa), padroeira da Polônia.

top 10 parques de Curitiba-Bosque do Papa.
Principais parques de Curitiba: Bosque do Papa.

Além da casa visitada pelo Papa, as demais casas exibem objetos do cotidiano dos imigrantes poloneses, roupas típicas etc.

É interessante saber que as casas que estão ali são as mesmas casas construídas em colônias polonesas de Curitiba, inclusive quando você visita as colônias polonesas que ficam no entorno de Curitiba, como a Colônia Murici por exemplo, pode encontrar casas neste estilo.

O local possui possui 46 mil m² e além da área dedicada ao Memorial Polonês, também há um bosque que abriga mais de 30 araucárias, árvore símbolo da cidade de Curitiba e do Paraná.

O Bosque do Papa fica no Centro Cívico de Curitiba e tem saída para o famoso Museu do Olho, o MON.

top 10 parques de Curitiba-Bosque do Papa.
Paty na janela de uma das casinhas polonesas do Bosque do papa.
  • 7 – Bosque do Alemão – o da trilha do João e Maria.

Com 38.000 m² o Bosque do Alemão, também faz homenagem a uma das etnias que colonizaram o estado do Paraná. Desta vez os homenageados são os alemães.

Em uma de suas entradas, o bosque possui uma réplica da fachada de uma casa (Casa Milla) feita por imigrantes alemães no centro da cidade.

parques mais importantes de curitiba-Bosque do Alemão.
Principais parques de Curitiba: Bosque do Alemão.

Já do outro lado do parque está uma réplica de uma igreja presbiteriana, o Oratório de Bach.

parques mais importantes de curitiba-Bosque do Alemão
Oratório de Bach.

As duas construções originais foram feitas por imigrantes alemães na cidade de Curitiba. 

Além das construções típicas em cada uma das entradas, o Bosque do Alemão possui uma trilha onde ao longo do trajeto estão expostos através de painéis de azulejos temáticos, partes do conto de “João e Maria” dos irmãos Grimm.

Bosque do alemão trilha
A trilha de João e Maria liga os 2 extremos do bosque.

O ponto alto da trilha é a biblioteca infantil, chamada a “casa da bruxa“, onde “bruxas” e “fadas” contam histórias infantis teatralizadas.

Confira o vídeo que fizemos mostrando um pouco do Bosque Alemão:

  • 8 – Parque do Bacacheri – o quintal da múmia.

Localizado no norte da cidade, o Parque Bacacheri poderia nem estar relacionado nesta listagem, não fosse seu vizinho, o Museu Da Múmia.

O parque é legal pra quem mora na região, mas não tem nada que se destaque e se não fosse o museu ao lado, não valeria a pena sair de outras localidades da cidade para ir até o bairro do Bacacheri.

Mas o que é o Museu da Múmia? O Museu da Múmia na verdade é o Museu Egípcio e Rosa Cruz, conhecido como Museu da Múmia pois abriga a únicas múmia egípcia existente no Brasil.

O Museu Egípcio é um atrativo que vale a visita. Então, se você for até o Museu da Múmia não deixe de dar um pulo no Parque Bacacheri que fica praticamente atrás do museu.

  • 9 – Bosque Zaninelli (Unilivre) – o mais estudioso!

Inaugurado em 1992, com a ilustre presença de Jacques Cousteau, o Bosque Zaninelli é uma das obras remanescentes dos tempos de “Curitiba – capital ecológica”.

O que antes era uma das maiores pedreiras da cidade transformou-se em uma área verde com mais de  37.000 m2.

Unilivre-Bosque Zaninelli
Principais parques de Curitiba: Bosque Zaninelli.

É na antiga pedreira que está a Universidade Livre do Meio Ambiente, que destacou Curitiba como a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre meio ambiente e ecologia à população.

unilivre - Curitiba
Universidade Livre do Meio Ambiente.

Universidade Livre do Meio Ambiente é uma edificação de 874 m² construída com toras de eucaliptos (provenientes de reflorestamento) que com um projeto inovador e típico dos parque de Curitiba, levam o visitante a um mirante de mais de 25 metros.

parques Curitiba
Bosque Zaninelli – Unilivre.

As toras de madeira reflorestadas são na verdade antigos postes do sistema de iluminação pública da cidade. Estes postes foram utilizados em vários lugares além da Universidade Livre do Meio ambiente, como por exemplo no Parque Tanguá e Parque Tingui.

No alto do Mirante é possível ver toda a exuberância do bosque e também as salas de aulas da Unilivre.

Confira o vídeo que fizemos mostrando um pouco da UNILIVRE: 

  • 10 – Parque São Lourenço – com o mais novo atrativo da cidade

O Parque são Lourenço é um dos principais parques da cidade, sendo também um dos mais antigos. Foi inaugurado no ano de 1972 após o rompimento de uma represa existente na região. No local havia uma fábrica de adubos e uma fábrica de cola e ambas foram atingidas pela enchente.

Parque são Lourenço
Parque são Lourenço

A estrutura da fábrica de cola foi aproveitada no parque e ainda hoje a grande chaminé sobressai em meio às árvores do parque.

Embora o Parque São Lourenço seja um dos parques mais antigos da cidade o que se destaca na atualidade é o novo atrativo instalado no parque, o Memorial Paranista.

Memorial Paranista
Memorial Paranista

O mais novo atrativo de Curitiba foi inaugurado em meados de 2021 e em seu acervo abriga obras do artista paranaense João Turim, um dos idealizadores do Movimento Paranista, um movimento que surgiu lá por 1927 e tinha como propósito valorizar a identidade paranaense por meio de elementos que simbolizassem a singularidade do Paraná através da arte, música e arquitetura.

Além do Memorial Paranista e da chaminé da antiga fábrica o Parque São Lourenço possui pista de caminhada, ciclovia, pista para carrinho de rolimã (ou skate) e churrasqueiras.

Confira o vídeo que fizemos mostrando o Memorial Paranista e um pouco do Parque São Lourenço: 

  • Bônus: Jardim Botânico – O parque que não é um parque.

Quando enviamos um e-mail para a administração do Jardim Botânico solicitando informações para escrever um post sobre ele, recebemos as informações e um enfático comunicado esclarecendo que “o Jardim Botânico é uma unidade de conservação, diferente de um parque“.

Nem imaginávamos que o lugar que todo mundo acha que é um dos parques mais bonitos de Curitiba, na verdade não é um parque

Ainda bem, assim ficou mais fácil pra fazer nosso post falando sobre o Parque mais bonito de Curitiba. Imagina, decidir entre o Tanguá e o Jardim Botânico, seria muito difícil!

Jardim botânico de Curitiba.
Principais parques de Curitiba: Jardim Botânico.

Nós nem iríamos incluir o Jardim Botânico aqui nesta listagem, mas como 99% das pessoas que conhecemos (inclusive você que está lendo, não é verdade?) acham que o Jardim Botânico é um parque, não seria justo deixá-lo de fora né!?

Jardim botânico de Curitiba.
Fim de tarde no Jardim Botânico lotado.

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões postais da cidade, sendo também o ponto turístico mais visitado por turistas na cidade.

É famoso pelos jardins no estilo francês e principalmente pela sua emblemática estufa, inspirada em um antigo Palácio de cristal inglês.

Mas além da estufa, o Jardim Botânico tem outros atrativos que muita gente deixa de visitar por falta de informações. Vale a pena dar uma circulada pelo parque para ver os demais atrativos e o parque por outro ângulo.

Jardim botânico de Curitiba.
Jardim Botânico de Curitiba.

O Jardim Botânico de Curitiba possui lagos, pistas de exercícios, museu botânico, lanchonete e o interessante Jardim das Sensações.

Confira o vídeo que fizemos no Jardim Botânico mostrando um pouco mais: 

Para saber mais sobre o parque que não é parque, confira o post completo que fizemos sobre o Jardim Botânico.

E aí? Você concorda conosco? São ou não são os 10 principais parques de Curitiba!? Você tiraria algum da lista, ou incluiria outro que não citamos?ht


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro em Curitiba!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA: 

9 Lugares para conhecer em Curitiba em dias de Chuva.
Linha Turismo de Curitiba – Conhecendo Curitiba em ônibus turístico.


Gostou deste post sobre principais parques de Curitiba?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre os parques de Curitiba deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva organizada por um grupo de amigos blogueiros. O tema desta blogagem é #listatop10, então, como hoje (29/03) é aniversário de Curitiba, nada melhor que homenagear a cidade mostrando o que ela tem de melhor! 

Confira os blogs participantes:

  1. Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
  2. Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça
  3. Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
  4. Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
  5. Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
  6. Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis
  7. Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
  8. Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
  9. Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia
  10. Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo
  11. Uma Turista nas Nuvens – 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
  12. Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil
  13. Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
  14. Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando
  15. E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
  16. Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
  17. Imagina na Viagem – 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!
  18. Holandesando – 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrec
Artigo anteriorHotel Acaray – O melhor 5 estrelas de Ciudad del Este.
Próximo artigoVulcão Quilotoa: Vulcão incrível e sua maravilhosa lagoa esverdeada.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

30 COMENTÁRIOS

  1. Ita, concordo com vc: o Parque Tanguá é o mais bonito! Tanto que as duas vezes que fui, dei um jeitinho de passar por ele. Mas tbm acho lindo o Parque Tingui e apesar de dizerem que é perigoso, eu adorei caminhar pelo Passeio Pùblico (moraria facil facil ali perto, por causa do parque e da faculdade).

    • Que bom que gostou do Tanguá Juliana, nós adoramos e sempre estamos indo lá ver o pôr do sol (quando tem sol aqui né, rsrs). O passei público marcou minha infância, minha mãe sempre me levava lá, naquele tempo não tinha tanta opção. 🙂

  2. Os parques de Curitiba são tudo de bom! Quando estive na cidade pude conhecer vários dos parques que estão na sua lista e gostei muito!

    • Olá Leslie, sim é um ótimo espaço de lazer, sem dúvida. Mas pra quem mora na região. Não achamos que uma pessoa que more do outro lado da cidade arranje motivo pra ir até o Bacacheri apenas pra curtir o parque. Também não achamos que um turista que venha de outra cidade vá até o Parque Bacacheri, só pra ver o parque. Agora, ver o parque, depois (ou antes) de visitar o museu é um bom programa. Obrigado por nos enviar sua opinião, grande abraço!

  3. Segundo informam, Curitiba tem em torno de 35 espaços verdes assim (parques, bosques, jardins, praças e uma universidade) e mais uma meia dúzia na RM. Há tb uma imperdível Torre Panorâmica, variados museus, feirinhas gastronômicas itineirantes de rua, muita comida internacional, o 1° Hard Rock Café do Brasil, diversos teatros e espaços culturais e o 1° sistema BRT do País (1974), cujo modelo já pode ser visto em mais de 170 cidades dos 5 continentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here