Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Publicidade:

Responda sinceramente, quais são as primeiras imagens que você imagina quando pensa na Rússia? Aposto que uma delas é aquela igreja linda, com cúpulas aceboladas coloridas! Certo? Aquela igreja é a Catedral de São Basílio e neste post você vai ficar sabendo mais sobre ela. Conheça agora a igreja mais bonita do mundo!

>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje para Rússia sem SEGURO VIAGEM. Faça um orçamento agora e garanta o melhor preço em seu seguro! Viaje tranquilo! 

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!

A Catedral de São Basílio (Собор Василия Блаженногo) é sem dúvida alguma, uma das construções mais belas e emblemáticas da Rússia.

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!

Foi construída entre 1555 e 1561, por ordem do Tzar Ivã, o Terrível, em comemoração as conquistas sobre os Mongóis nos Canatos de Kazan e Astrakhan.

Uma famosa lenda diz que Ivã, o terrível, ficou tão encantado com a beleza da nova catedral, que ordenou que os olhos de Postnik Yakovlev, o arquiteto responsável pela igreja, fossem furados para que ele nunca mais pudesse fazer algo igual, ou mais bonito.

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!

Esta lenda no entanto é provavelmente um mito pois Yakovlev também projetou as muralhas do Kremlin de Kazan e a Catedral da Anunciação de Kazan, nos anos de 1561 e 1562, logo após a conclusão da Catedral de São Basílio.

Catedral de Intercessão da Santíssima Theotokos sobre o fosso

A Catedral de São Basílio na verdade se chama Catedral de Intercessão da Santíssima Theotokos sobre o fosso (Собор Покрова пресвятой Богородицы, что на Рву).

Publicidade.

Seu nome remete ao fosso que rodeava as muralhas do Kremlin como parte do sistema de proteção da fortaleza. Hoje este fosso já não existe, mas o nome se manteve.

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!

A Catedral foi inicialmente construída com oito igrejas (ou capelas) que rodeavam a Igreja central, a Capela da Intercessão.

Cada uma das 8 capelas foram dedicadas a um dos santos relacionados às festas em vitórias do Tzar Ivã, nos combates em Kazan.

 

Catedral-São-Basilio_Moscou
Esquema das torres da Catedral de São Basílio.

As torres simbolizam chamas de uma fogueira em direção ao céu (aposto que você nunca imaginou isso!).

A igreja mais bonita do mundo - Moscou.
E não é linda esta “fogueira”???

Em 1588 o Tzar Fiodor Ivanovich ordenou que fosse construída uma nova capela, sobre a tumba de São Basílio, santo ao qual a Catedral é nomeada popularmente.

Na verdade só esta capelinha (a menor capela do complexo) que se chama São Basílio.

Detalhes das cúpulas da Catedral.
Detalhes das cúpulas da Catedral.

A Catedral foi considerada como a edificação mais alta de Moscou e isso durou até que o Tzar Boris Godunov ordenou a construção do Campanário de Ivã, que fica dentro do Kremlin e ficou pronto em 1600.

Por pouco a Catedral não foi destruída.

Ao longo dos anos a Catedral de São Basílio foi ameaçada várias vezes e correu riscos iminentes de destruição.

Vista Parcial da Praça Vermelha e da Catedral de São Basílio.
Vista Parcial da Praça Vermelha e da Catedral de São Basílio.

Além dos diversos incêndios pelos quais passou, a Catedral quase foi destruída por duas vezes.

A primeira vez foi quando os franceses comandados por Napoleão invadiram Moscou.

Logo tiveram que recuar e na fuga, com ordens de Napoleão, tentaram explodir a igreja, entretanto não obtiveram exito.

>>> HOSPEDAGEM EM MOSCOU: Encontre a melhor opção de HOSPEDAGEM em Moscou! Reserve agora e garanta a melhor opção. 

A segunda vez foi quando, após a revolução, os soviéticos pretendiam eliminar o símbolo de poder da igreja e ao mesmo tempo abrir mais espaço para exibir o poderio militar nos desfiles na Praça Vermelha.

Por muito pouco não colocaram a igreja a baixo. Por sorte, os soviéticos mudaram de ideia e transformaram a igreja em um museu. Uffa!

Se a Catedral sobreviveu, seus sinos não tiveram a mesma sorte. Em 1929, os soviéticos ordenaram que os sinos de bronze fossem derretidos para outros fins. Dos diversos sinos que a Catedral tinha, apenas um não foi derretido.

Patrimônio Mundial da UNESCO
Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em 1990 a Catedral tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO.

No início dos anos 90, a Catedral de São de Basílio voltou a ser usada para fins religiosos, embora continue pertencendo ao estado e também funcione como filial do Museu Histórico do Estado.

Em nossa primeira viagem para a Rússia não conseguimos visitar o interior da igreja, já que em todas as vezes que tentamos visitá-la, ela estava fechada.

>>> LEIA TAMBÉM: Como é visitar o Mausoléu de Lenin.

Na segunda vez que estivemos na Rússia um de nossos principais objetivos era visitar o interior da igreja, entretanto em nossa chegada à Moscou, assim como aconteceu na primeira viagem, a igreja também estava fechada. Mais uma vez estavam acontecendo eventos na Praça Vermelha.

Deixamos Moscou, visitamos algumas cidades do Anel de Ouro russo e depois de alguns dias voltamos à Moscou. Dessa vez finalmente conseguimos visitar o interior da igreja…

Nestas alturas do campeonato já havíamos visitado centenas de igrejas lindas pelo interior da Rússia e por isso ficamos receosos da visita nos decepcionar.

Vale a pena visitar o interior da Catedral de São Basílio?

Visitar o interior da Catedral de São Basílio não é tão barato, nós pagamos 700 rublos (em 2015 custava 250 rublos) por pessoa e confessamos que inicialmente nos arrependemos.

Interior da Catedral de São Basílio.
Interior da Catedral de São Basílio.

A primeira parte da visita é feita na parte onde funciona o museu. Depois de termos visitados as igrejas do Anel do Ouro, esta parte nos pareceu muuuuito simples e muito comum.

Embora tenha vários objetos interessantes expostos, incluindo uma sala muito bonita toda adornada e uma Iconóstase fantástica, este primeiro andar é meio decepcionante, não acompanha a beleza externa.

Catedral de São Basílio.
A parte mais bonita do primeiro piso.

>>> EXPERIÊNCIAS EM MOSCOU: Compre ingressos antecipados e passeios para as melhores atrações de Moscou. 

A visita começa a ficar mais interessante depois que a gente sobe a escadaria que leva ao segundo piso! Lá em cima estão as demais capelas, todas elas ao redor da Capela da Intercessão, a maior delas.

Interior da Catedral de São Basílio.
Interior de uma das igrejas do interior da Catedral de São Basílio.

Como as capelas são bem pequenas é difícil conseguir tirar fotos do ambiente completo. É preciso uma grande angular e um pouco de paciência para esperar esvaziar cada local.

No interior da Capela da Intercessão, com sorte, é possível encontrar integrantes de um coral masculino cantando por alguns minutos! Um verdadeiro espetáculo!

Ao redor da capela maior estão as demais capelas e prepare-se para visitá-las várias vezes. Isso mesmo, o interior desta parte superior da igreja parece um labirinto e você entra na mesma igreja várias vezes. Pelo menos nos entramos!

Catedral de São Basílio.
Corredores no interior da Catedral de São Basílio. Parece um labirinto.

Embora todas se pareçam iguais, cada uma tem um detalhe diferente! Vale a pena percorrer os corredores decorados, se perder no “labirinto” e ir descobrindo as peculiaridades das capelas.

Até tem um esquema pra seguir uma rota dentro da igreja, mas a gente não fez o esquema certo e nos perdemos já no inicio, pra falar a verdade só fomos lembrar do esquema quando já estávamos na metade do passeio.

Nós fizemos um vídeo mostrando um pouco do interior da Catedral de São Basílio, confira:

A Estátua em frente à Igreja.

A estátua de bronze que fica à frente da Catedral foi erguida em honra ao açougueiro Kuzma Minin e ao príncipe Dmitry Pojarsky, que organizaram um exército de voluntários e conseguiram expulsar os poloneses, durante as invasões polonesas de 1612.

Minin e Poxarsky - Salvaram a Rússia na invasão polonesa.
Minin e Pojarsky – Salvaram a Rússia na invasão polonesa.

A estátua foi erguida em 1818 e originalmente ficava no meio da Praça Vermelha. Foi colocada no local atual pelos soviéticos.

A Catedral  de São Basílio fica em plena Praça Vermelha, em frente à Torre do Salvador (Спасская башня), uma das mais importantes do Kremlin.

Fala sério? É ou não é a igreja mais bonita do mundo? Nós achamos!

SERVIÇO:

Ingresso: A entrada para adultos custa 1000 rublos – cerca de R$66,00 (atualizado em 04/2022).

Você pode comprar o ingresso no local, porém vai provavelmente vai enfrentar uma pequena fila. Também é possível comprar através do site oficial.

>>> TOUR GUIADO: Contrate aqui um Tour Guiado pela Catedral de São Basílio em português. 

Horários:  No inverno: das 11h às 17h. No verão: das 10h às 19h (podendo variar)
Catedral de São Basílio: 


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu Seguro Viagem com nossa parceira Real Seguro. Você encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Get Your Guide e Civitatis

CARRO: Alugue um carro. Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A RÚSSIA

10 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou. 
10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.


O post de hoje faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada por vários blogueiros de viagens, com temática sobre PATRIMÔNIOS DA UNESCO.


A Catedral de São Basílico, o Kremlin de Moscou e a Praça Vermelha,  fazem parte do Patrimônio da UNESCO, desde 1990.

patrimoniosunesco

Confira os blogs que fazem parte desta Blogagem Coletiva:

– Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres
– Lolepocket – Explorando o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
– Foco no Mundo – Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil
– Destinos por onde andei… – Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO
– Mariana Viaja – Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da UNESCO
– Pegadas na Estrada – 15 Parques Nacionais Patrimônios da UNESCO que você precisa conhecer
– Viagens que Sonhamos – Pampulha
-Viagens Invisíveis – Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
– Mineiros na Estrada – O que ver e fazer em Machu Picchu
– Mochilão Barato – Missões Jesuítas no Paraguai
– Asas pra que te quero – Castelos da Inglaterra: a história sombria da Torre de Londres
– Vaneza com Z – Patrimônios na Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
– Trilhas e Cantos – Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
– Projeto 101 Países – Persépolis: a joia preciosa do Irã
– Volto Logo – Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina
– Atravessar Fronteiras – Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade
– Uma Senhora Viagem – Olinda, Linda cidade, Lindo patrimônio
– Cantinho de Ná – Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor
– Viviendo en el México Mágico – México e a UNESCO!
– Devaneios de Biela –  Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
– Ligado em Viagem – Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
– Por aí com os Pires – Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu
– Apure Guria! – 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
– E aí, Férias! – Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
– Virando Gringa – Cidade Proibida – Patrimônio Mundial da Humanidade na China
– Tá indo pra onde? – Patrimônios da UNESCO na Alemanha
– Na dúvida, embarque – Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
– Destino Mundo Afora – Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos

Artigo anteriorTudo que você precisa saber para visitar o Kremlin de Moscou.
Próximo artigoTrilha Sonora – KINO – Rússia
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

47 COMENTÁRIOS

  1. Linda, linda, linda!!!! Gente, preciso conhecer essa maravilha. Sim, é a mais bonita que vi (nem que tenha sido através de fotos).
    Enquanto você está sonhando com o Irã, eu estou sonhando com a Rússia!!! Hahaha
    Para um futuro próximo, queremos conhecer Moscou, São Petesburgo, Volgogrado e Yakutski!
    Bjs

    • Haha! Verdade Gabi! Estamos intercalando sonhos, kkk!

      Você vai gostar da Rússia… Quero voltar também, ver a região do anel de ouro, que dizem ser bem bonita… 🙂
      Quanto ao Irão, estou sonhando ainda! rsrsr 😉

  2. Realmente vocês têm razão, parece mesmo a igreja mais linda do mundo, adorei a escolha. Eu também nunca tinha pensado que as torres parecem labaredas de uma fogueira, que fascinante. O vídeo com os cantores também é especial.

  3. Sabe aqueles lugares que parecem que saíram de um livro de contos infantis? Essa Catedral.
    A gente olha e chega a pensar que tem docinhos esperando pela gente lá dentro. rs.

    Desejando fortemente que essa história do Tzar seja lenda. Quanta maldade! 🙁

    Ótimo post! Adorei!

  4. Visitei a Catedral de São Basílio em julho do ano passado, depois de ter passado 1 semana em San Petersburgo (que tem coisas ma-ra-vi-lho-sas) e feito excursão de um dia para Nijni Novgorod (uma das cidades mais antigas da Rússia).
    Conto isto, pois mesmo assim, quando entrei na Catedral fui surpreendida pela sua beleza, singularidade, multiplicidade de detalhes e pelo labirinto que são as diversas partes da construção.
    Pra completar o passeio, e mergulhar na Rússia medieval, sugiro visitar a Casa dos Boiardos, que fica bem pertinho (menos de 5 minutos a pé).

    • Demais Jana, que bom que mesmo depois de ter visto tanta coisa (prq em São Petersburgo tem muita coisa linda também) você tenha ficado surpresa com a Catedral de São Basílio… e obrigado pela dica, a Casa dos Boiardos tbm ficará pra próxima viagem… Não fomos lá. 🙁

  5. Esse negócio de Blogagem coletiva deixa a gente doidinha pois ao final a lista de desejos só aumenta. Depois que mostrei ao meu marido ele já decidiu que a próxima viagem inclui Rússia, Irã, Grécia com certeza. Mas como ainda não terminei de ler os posts,fora os lugares que temos que voltar.Muito bom o post de vcs.

  6. Moscou é um dos meus sonhos de consumo! Quero muito visitar essa cidade que parece ser incrível. E essa Catedral faz parte do meu imaginário também. Belo post!

  7. Sou apaixonada por Moscou, e a Catedral de São Basílio é um dos lugares mais lindos que já vi na vida. Me parece uma igreja de jujuba e marshmallow. Por dentro ela também me surpreendeu, eu não imaginava que ela fosse um labirinto lá dentro. E a vista da Praça Vermelha dali de dentro também é incrível. Excelente dica!!!

  8. Oi Itamar! A Catedral de São Basílio é um sonho. Parece um doce de tão bonitinha que é. Muito bom saber sobre a história dela. Eu sempre gostei da catedral, mas nunca tinha parado para procurar e ler as informações relativas a ela. Que bom que seu post está completo e dá uma noção bem boa, mesmo vocês não tendo entrado. Que pena, né? Adorei o link para a visita virtual. Esses recursos são excelentes atualmente!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

  9. Olá! Estamos atualmente em 2022 e gostaria de lhes atualizar o preço da entrada para a São Basílio. Atualmente o ingresso custa 1.000 rublos. Bem caro, mas ainda assim é visita obrigatória. Sei que a situação atual não permite visitas à Rússia, mas como moro aqui quis compartilhar essa informação. Parabéns pelo blog

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here