Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça a imponente Praça Vermelha, em Moscou.

praça-vermelha_RUSSIA

A Praça Vermelha de Moscou é um dos maiores e mais imponentes cartões postais da Rússia. É impossível pensar na Rússia e não lembrar dos imponentes desfiles militares, ou da igreja colorida, marca registrada da praça. Para nós, conhecer esta praça foi a realização de um grande sonho e no post de hoje nós vamos contar um pouco de nossa experiência na famosa Praça Vermelha de Moscou. Confira:


 Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


Praça Vermelha
(Красная Площадь)

Localizada no coração de Moscou e de toda a Rússia, a Praça Vermelha é um dos lugares mais emblemáticos do maior país do mundo, a Rússia. Famosa por sua beleza marcante e pelos gigantescos e imponentes desfiles militares da antiga URSS, a Praça Vermelha é um dos primeiros lugares que os visitantes da cidade Moscou querem ver!

Praça Vermelha de Moscou - panoramica noturna

Praça Vermelha – Vista Panorâmica noturna.

Com mais de 23,000 m² de superfície, a Praça Vermelha divide o Kremlin de Moscou (Московский Кремль) do velho bairro de Kitai-Gorod (Китай-город).

Praça Vermelha de Moscou - Portão da Ressurreição

Portão da Ressurreição – Entrada principal da Praça Vermelha.

Sua história começou lá pelo fim do século XV, quando o Tzar Ivã III reestruturou o Kremlin e resolveu remover as  casas de madeira existentes no lado nordeste das muralhas do Kremlin. Neste local existiam muitos comércios populares e casas de madeira de famílias mais pobres. Frequentemente aconteciam incêndios na região e um deles destruiu o local por completo. Desde então o lugar passou a ser chamado de Pojar (пожар) que literalmente quer dizer algo como fogo, ou incêndio. Tipo: a Praça do fogo, ou lugar do incêndio.

Por prevenção aos frequentes incêndios, Ivã III mandou derrubar as casas de madeira daquela área, proibindo novas construções naquela região. Além de evitar incêndios o espaço vazio, sem construções, também permitia maior visibilidade a fim de evitar possíveis ataques inimigos.

O local ainda funcionou durante séculos como uma espécie de mercado ambulante.

Tempos mais tarde, Ivã IV (também conhecido como Ivã, o Terrível) mandou construir a belíssima Catedral de São Basílio. Logo o povão começou a chamar a igreja de Krasnaya, que no russo antigo também significava bonita. Assim, o local deixou de ser chamado de Pojar e tornou-se a Praça Bonita – “Krasnaya ploshchad. Com o tempo o idioma sofreu alterações e a palavra Krasnaya passou a significar somente vermelho, logo a “Krasnaya ploshchad” virou Praça Vermelha… E você pensando que se chamava assim por causa do comunismo né!? hehe!

Bom, se o nome da praça não tem origem no comunismo, aposto que sua fama tem, afinal de contas, não tem como lembrar da Praça Vermelha e não pensar nos imponentes desfiles militares dos tempos da União Soviética. Aliás, para que aqueles desfiles fossem feitos os soviéticos derrubaram boa parte da praça, incluindo a Catedral de Kazan. E mais, por muito pouco a Catedral de São Basílio também não foi destruída, por sorte Stalin não aceitou o projeto.

Da Praça Vermelha partem as principais ruas da cidade, que se transformam em auto-estradas e ligam todos os cantos do país! É até interessante pegar o Google Maps e chegar até a Praça Vermelha, desde lá vá diminuindo o mapa e observando a ramificação de ruas que a circundam em toda a cidade e também partem para todos os lados da Rússia.

Praça Vermelh de Moscou - mapa

Mapa – Praça Vermelha – Coração da Rússia.


 LEIA TAMBÉM:

+TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR O KREMLIN DE MOSCOU.
+CONHEÇA O METRÔ DE MOSCOU, O PALÁCIO DO POVO.
+VOCABULÁRIO BÁSICO DE RUSSO PARA VIAGENS.


Como foi visitar a Praça Vermelha.

Como era de se esperar a Praça Vermelha foi o primeiro lugar que visitamos quando chegamos em Moscou! Aliás, estamos mentindo! Na verdade foi o segundo, pois o primeiro foi o Kremlin de Izmailovo, que fica bem ao lado do hotel que ficamos! Quando vimos todo aquele colorido do Kremlin de Izmailovo, não poderíamos deixar de dar um pulo lá! Mas foi por acaso, pois nós queríamos mesmo era ver a tão famosa praça e logo o fizemos!

Praça Vermelh de Moscou-Sonho

Sonho Realizado em Moscou.

Quando chegamos na praça, para entrar tivemos que passar por uma revista que incluiu detectores de metal, revista na mochila e raio X. Tranquilo… Logo que entramos na região da praça não podíamos acreditar! Primeiro porque estávamos realizando um sonho e segundo porque a praça estava toda ocupada!!!

Pra nosso azar, estava acontecendo um festival de corrida de cavalos e não deu pra ver a praça em sua total formosidade!

Praça Vermelha de Moscou evento

Corrida de cavalos na Praça Vermelha.

Aliás tivemos azar nas 2 vezes em que estivemos em Moscou, nesta vez estava acontecendo este negócio de corrida de cavalos e na outra vez estava tendo a comemoração dos 1000 dias para a Copa do Mundo na Rússia. 

Praça Vermelha de Moscou (26) Praça Vermelha de Moscou Copa do Mundo na Rússia.

Vale ressaltar que ao longo do ano a praça recebe inúmeros eventos, entre eles shows, desfiles militares e comemorações de conquistas da Rússia e datas históricas.

Passada a decepção por ver a praça cheia de arquibancadas, barracas e uma pista de areia, começamos a contemplar a imensidão do lugar e observar seus detalhes! Tudo lindo e imponente! Sim, um verdadeiro sonho realizado!

Praça Vermelha de Moscou  - praça bonita.

A beleza das edificações da praça.

A Praça Vermelha foi o primeiro lugar que visitamos e também o lugar que mais voltamos! Quase todos os dias em que estivemos em Moscou demos uma passadinha por lá.

O que ver na Praça Vermelha de Moscou.

Muita gente confunde a Praça Vermelha com o Kremlin, ou pensa que tudo é a mesma coisa. Eu mesmo, antes de ir para a Rússia, pensava que a praça e o Kremlin eram o mesmo local. Mudei meu pensamento no dia que estava conversando sobre a viagem e descobri que o Kremlin é uma coisa e a praça era outra. Ainda me lembro que meu amigo falou que o legal mesmo era o Kremlin e que a Praça Vermelha não tinha nada, além da “Disneylândia” (Catedral de São Basílio)  lá em baixo… Claro que meu amigo exagerou e tirando o fato do Kremlin ser bonito, não concordo com mais nada. A Praça Vermelha é bonita e cheia de coisas pra ver, como vamos mostrar abaixo:

  • Catedral de São Basílio (Собор Василия Блаженногo).

A Catedral de São Basílio é um dos símbolos mais emblemáticos da Rússia. Não tem quem não a conheça. Com suas cúpulas aceboladas e coloridas a Catedral destaca-se pela impressionante beleza e realmente deixa os visitantes deslumbrados.

Praça Vermelha de Moscou -  Catedral de São Basílio

Catedral de São Basílio.

Construída entre os anos de 1555 e 1561, por ordem Ivã, o Terrível, a Catedral de São Basílio, que na verdade se chama Catedral de Intercessão da Santíssima Theotokos sobre o fosso (Собор Покрова пресвятой Богородицы, что на Рву) é um conjunto de várias capelas que circundam a igreja principal, a Igreja Da Interseção.

Praça Vermelh de Moscou-Catedral de São Basílio.

Catedral de São Basílio.

Nós ousamos dizer que a Catedral de São Basílio é a igreja mais bonita do mundo e fizemos um post completo falando mais sobre esta belíssima igreja. Leia aqui.

  • Mausoléu de Lenin (Мавзолей Ленина).

Outro atrativo importante e imperdível é o Mausoléu de Lenin. Localizado bem no centro da praça, aos pés das muralhas do Kremlin, o Mausoléu abriga o corpo embalsamado do líder da revolução russa, Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido com Lenin.

Praça Vermelha de Moscou - Mausoléu de Lenin

Mausoléu de Lenin

Independente de sua posição politica, você não deve deixar de visitar o túmulo do comunista mais famoso do mundo. Sabe-se lá até quando ele vai ficar por lá!  Então, enquanto ele ainda estiver lá, vale a pena visitá-lo e ver de perto o corpo de um dos personagens mais importantes da história russa e mundial, em todos os tempos.

Nós fizemos um post completo contando como foi nossa experiência visitando o Mausoléu de Lenin.

  • Necrópole da Muralha do Kremlin (Некрополь у Кремлёвской стены).

Junto ao Mausoléu de Lenin está a Necrópole da Muralha do Kremlin onde estão sepultados diversos personagens importantes da antiga União Soviética.

Praça Vermelha de Moscou - Necrópole da Muralha do Kremlin.

Necrópole da Muralha do Kremlin.

A Necrópole é dividida em 3 partes: uma parte principal, chamada de Túmulos Individuais, onde as sepulturas possuem bustos e estão enterrados lideres soviéticos, entre eles o famoso Iossif Stalin; uma segunda parte chamada Túmulos da Muralha, anexada ao muro do Kremlin, onde estão enterrados outros personagens importantes da Rússia, entre eles Yuri Gagarin; e uma terceira parte onde estão enterrados soldados comuns, muitos desconhecidos. Esta última parte representa todos os soldados que lutaram em diversos confrontos da antiga URSS.

Praça Vermelha de Moscou - Necrópole da Muralha do Kremlin

Necrópole da Muralha do Kremlin .

Quer saber mais sobre a Necrópole da Muralha do Kremlin acesse o post sobre o Mausoléu de Lenin, onde falamos mais sobre.

  • Catedral de Kazan (Собор Казанский).

Igreja de Nossa Senhora de Kazan, ou simplesmente Catedral de Kazan foi uma das construções destruídas pelos soviéticos. A que está lá hoje foi reconstruída e é uma cópia da igreja original que havia sido construída em 1625.

Praça Vermelha de Moscou - Catedral de Kazan

Catedral de Kazan.

No alto, acima da porta de entrada está a imagem de Nossa Senhora de Kazan, uma das mais adoradas da Rússia.

  • Shopping GUM (Государственный Универсальный Магазин).

O que já foi um mercado soviético nos tempos da URSS, hoje abriga um dos shoppings mais luxuosos do mundo, considerado por muitos como o Shopping mais caro do mundo.

Praça Vermelha de Moscou - Shopping GUM

Shopping GUM

O GUM, que significa Loja de Departamento Estatal, desde os tempos soviéticos, hoje abriga algumas das mais renomadas lojas e esbanja luxo. Ironicamente fica bem em frente ao Mausoléu de Lenin.

Praça Vermelha de Moscou - Shopping GUM.

O interior do luxuoso Shopping GUM.

Fizemos um post falando sobre o Shopping GUM. Se você quer saber mais sobre a história deste local, não deixe de ler.

  •  A Torre do Salvador (Спасская башня).

Praça Vermelh de Moscou- Torre do Salvador

Torre do Salvador.

A Torre do Salvador foi a principal entrada do Kremlin no período imperial. Ainda hoje é considerada a torre mais importante entre as 20 torres existentes nas muralhas do Kremlin.

Construída em 1491, tem este nome pois antigamente existia uma imagem do Cristo Salvador em sua entrada. Naquele tempo até o Tzar tinha que tirar o chapéu ao passar perante a imagem. Após a revolução Bolchevique a imagem foi apagada pelos soviéticos. Em 2010 foi recolocada.

Outra curiosidade interessante é que os sinos da Torre tocam o hino da Rússia.

Para saber mais sobre o Kremlin e sobre a muralha e torres do Kremlin acesse o post completo que fizemos sobre o belíssimo Kremlin de Moscou.

  • Lôbnoie Mêsto (Лобное место).

Em Russo Lônoie Mêsto significa algo como o Lugar de Execução, mas apesar do nome, o lugar não era muito utilizado pra matar as pessoas e sim para comunicados reais e anúncios de eventos públicos solenes, porém,  isso não quer dizer que não serviu para execuções. A execução mais famosa da história deste lugar aconteceu em 1698, quando diversos militares do exercito imperial organizaram um motim frustrado e acabaram todos mortos em praça pública.

  • Monumento a Minin e Pozharsky (Памятник Минину и Пожарскому).

Inaugurado em 1818 o Monumento a Minin e Pozharsky homenageia os príncipes Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que saíram da cidade de Nizhny Novgorod, de onde começaram a formar um exercito de pessoas originárias de toda a Rússia. Este exercito popular expulsou de Moscou o exército de Polacos/Lituanos que formavam a República das duas Nações, salvando a capital russa.

Praça Vermelha de Moscou - Monumento a Minin e Pozharsky

Monumento a Minin e Pozharsky.

  • Museu Estatal de História (Государственный Исторический музей)

Fundado em 1872 o Museu Estatal de História abriga um acervo de milhões de peças, que demostram a história russa desde os tempos pré históricos, passando pelo período imperial, pelo período soviético, até os tempos da Rússia contemporânea.

Praça Vermelha de Moscou - Museu Estatal de História

Museu Estatal de História

O prédio do museu é um dos mais emblemáticos da Rússia e antes de ser museu abrigou a Universidade Estatal de Moscou. Como curiosidade, o seu endereço é Praça Vermelha nº1.

Praça Vermelha de Moscou - Praça Vermelha nº1.

Praça Vermelha nº1.

  • Portão da Ressurreição ( Воскресенские ворота)

Assim como a Catedral de Kazan o Portão da Ressurreição, também foi derrubado pelos soviéticos para que os tanques do exército vermelho pudessem entrar na praça. O portal que ali está é uma réplica do original.

Praça Vermelha de Moscou - Portão da Ressurreição

Portão da Ressurreição.

Em seu centro existe uma pequena capela, onde alguns russos praticam sua fé, sem se importar com a muvuca de turistas curiosos.

Praça Vermelha de Moscou - Capela do Portal da Ressurreição.

Capela do Portal da Ressurreição.

Em frente ao Portão da Ressurreição está o Marco Zero da cidade. Quando estivemos lá nem sabíamos que era o marco zero, mas ficamos sabendo que se jogássemos uma moeda, teríamos boa sorte segundo a tradição russa, aliás, os russos tem este costume de jogar moeda em tudo que é coisa, principalmente em estátuas.

Praça Vermelha de Moscou - Marco Zero

Jogando aquela moeda da sorte.

Logo ficamos observando e vimos que algumas pessoas aproveitavam as moedas dos outros que caíam pra fora do circulo, pra jogar de novo, tipo se caiu pra fora não valeu, minha vez, valeu pela moeda, hehe…

Foi o que fizemos esperamos alguém jogar umas moedas pra fora e aproveitamos pra não gastar as nossas…

Sobre os olhares atentos dos catadores de moedas, pegamos algumas e arremessamos de costa em sentido ao local.

Assim como alguns russos pegam as moedas e jogam novamente, outros, mais espertinhos ficam ali só de olho e embolsam as moedas da sorte, na maior cara de pau… pelo menos pra eles temos certeza que as moedas vão dar sorte. Vimos isto em muitos lugares, os caras esperando a galera jogar moeda pra catar… Nos lugares que jogam muitas moedas vimos até uns guardinhas cuidando, pra ninguém pegar.

  • Edificio da Antiga Duma da cidade (Здание городской думы)

Ao lado do Portão da Ressurreição, do lado oposto ao Museu Estatal de História, está outro edifício vermelho grande e imponente. Este é o edifício que abrigou uma espécie de Câmara dos deputados até a Revolução Bolchevique.

Praça Vermelha de Moscou - Edificio da Antiga Duma da cidade

Edificio da Antiga Duma da cidade.

Como chegar a Praça Vermelha

A Praça Vermelha é o coração de Moscou e de toda a Rússia, tudo gira em torno dela e tudo liga a ela. A maneira mais fácil de chegar até ela de outras partes da cidade é através do eficiente Metrô de Moscou. Existem 3 linhas de metrô que dão acesso a praça.

Você poderá desembarcar nas estações: Okhotny Ryad (Охотный ряд) através do Metro da Linha 1/vermelha – Socolhnitcheskaia (Сокольническая) ; Teatralnaya (Театральная) através da Linha 2/verde – Zamoskvoretskaia (Замоскворецкая); Ploshchad Revolutsii (Площадь Революции) através da linha 3/azul – Arbatsko-Pokrovskaia (Арбатско-Покровская).


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

10 Respostas para Conheça a imponente Praça Vermelha, em Moscou.

  1. Camila Neves disse:

    Uau, eu não consigo nem explicar como fico sem palavras com as construções Russas. Incrível demais, adorei o post :)

  2. Ana Flores disse:

    Moscou é maravilhosa e a praça vermelha chega a nos deixar comovidos pela beleza. Avistar a Catedral de São Basílico foi uma das coisas mais lindas que vivi!

  3. rui batista disse:

    Acho que nunca vi um post tãoooo rico e completo sobre a Praça Vermelha :) Sem dúvida, um ícone Mundial. Muitos parabéns. Vai ser-me muito útil agora no Mundial de futebol quando tiver de apresentar a cidade :)))

  4. Rússia é mesmo um mundo à parte não é? Não fosse tão gelado e Moscovo seria uma cidade que gostaria de explorar muito bem!!! ;)

  5. Luiz Augusto Gonçalves Barroso disse:

    Gostei do “Como chegar à Praça Vermelha”. Aguardando um “COMO SAIR DA PRAÇA VERMELHA?” Minina: encontrei uns turcos e um grego em Moscou QUE NEM TE CONTOOOOO !!! E a malfadada voltinha à noite na Praça foi tudo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>