Museu da Inquisição de Lima, terrível lembrança de uma época sombria.

Publicidade:

Se existe um museu que me impressionou muito, este museu está em Lima e se chama Museu da Inquisição. É um museu relativamente pequeno, porém cheio de história sobre um capítulo obscuro e ao mesmo tempo muito interessante pelo qual passou a humanidade.

HOSPEDAGEM EM LIMA: Encontre a melhor opção de hospedagem em Lima. 

O Museu da Inquisição de Lima

O Museu da Inquisição de Lima é o museu mais visitado do Peru e traz lembranças de um dos períodos mais assombrosos que a humanidade já viveu, quando a mais terrível instituição da igreja católica teve uma filial criada na América do Sul.

Museu da Inquisição de Lima
Museu da Inquisição de Lima

Localizado em pleno centro histórico da capital do Peru, o Museu da Inquisição de Lima – El Museo del Congreso y de la Inquisición – é um dos museus mais concorridos de Lima.

Prédio Histórico

O Museu está sediado em um edifício considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo um dos prédios mais antigos e mais históricos da cidade.

Museu da Inquisição de Lima
Museu da Inquisição de Lima

O edifício abrigou o terrível Tribunal da Santa Inquisição de 1584 até 1820. Depois disso deu lugar ao primeiro Congresso do Peru, tornando-se sede do Senado Nacional, que permaneceu no edifício até 1939.

Com a mudança de endereço do Senado, o prédio foi ocupado pela Biblioteca Pública da câmara dos Deputados, que ficou por ali até 1943, quando finalmente, o edifício foi transformado no Museu da Inquisição de Lima.

Publicidade.

Acervo

O Museu conserva o mesmo ambiente dos tempos em que ali funcionava o Tribunal da Santa Inquisição. A visita ao local é feita de maneira a lembrar o processo da Inquisição.

Pintura da época da Inquisição.
Pintura da época da Inquisição.

Além das exposições sobre a Santa Inquisição, também são expostas algumas coisas que remetem ao período em que o local foi o Senado do Peru. Neste post entretanto, quero focar no que mais me chamou a atenção que foi justamente o período da Inquisição.

O museu disponibiliza visitas guiadas gratuitas em vários idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e português). As visitas feitas em espanhol são frequentes e feitas durante o dia todo, já as visitas em outros idiomas são realizadas em horários restritos.

A visita ao Museu da Inquisição

  • Sala das Audiências

A primeira sala a ser visitada é a Sala das Audiências, que funcionou no período da Inquisição como o lugar onde o cidadão era acusado por algum “crime” contra a fé e a ordem.

Sala das Audiências
Sala das Audiências

Neste local o inquisidor, junto do fiscal e do qualificador, decidiam se iniciavam o processo de inquisição, ou negavam e arquivavam o processo. Se arquivado o cidadão ficava sujeito a novo julgamento perante novas denúncias ou novas provas.

Não deixe de observar o teto que é muito lindo, mas infelizmente esqueci de fotografar! Desculpa aí!

As figuras sentadas representam um inquisidor, um qualificador e um fiscal, já os “meliantes” à frente são os acusados de heresia contra a fé e os bons costumes [sic]…

Museu da Inquisição

  • Câmara do segredo da Inquisição

A segunda passagem nos leva a Câmara do segredo da Inquisição, onde eram guardados os documentos e processos da Inquisição. Esta sala tinha acesso restrito e somente o inquisidor tinha acesso.

Câmara do segredo da Inquisição
Câmara do segredo da Inquisição
  • Sala dos Processos e Sala do Tribunal de Lima

Saindo da Câmara do segredo da Inquisição, passamos por 2 pequenas salas, a Sala dos Processos e a Sala do Tribunal de Lima. Ambas possuem informações sobre a história da Inquisição.

  • Sala Autos da Fé

A próxima sala, a Sala Autos da Fé, simboliza a cerimônia em que eram feitas as leituras das sentenças aos acusados.

A leitura acontecia em praça pública, perante a presença das autoridades e da população. Tudo era anunciado a população com um mês de antecedência.

Sala Autos da Fé
Sala Autos da Fé
  • Sala dos restos arqueológicos e Sala das celas secretas

Em seguida temos a Sala dos restos arqueológicos e a Sala das celas secretas.  Nesta última podemos observar os túneis originais que passam por baixo do salão principal, além disso, podemos ver onde os condenados ficavam detidos e incomunicáveis até o dia do “Auto da Fé”.

Em determinados casos o réu ficava preso na Sala do Cepo, em uma espécie de presilha para os pés, que imobilizava o acusado.

Sala do Cepo
Sala do Cepo
  • Sala das Sentenças

Ainda passamos pela Sala das Sentenças, que contém alguns dados sobre a quantidade de pessoas que foram julgadas, sentenciadas, torturadas e mortas pela Inquisição.

  • Câmara de Torturas

Logo depois finalmente entramos na terrível Câmara de Torturas. Esta sala fica o local onde os acusados eram torturados para que a Santa Inquisição obtivesse as confissões de culpa dos réus.

Câmara de Torturas - Museu da Inquisição de Lima.
Câmara de Torturas

O clima nesse lugar é muito pesado, eu senti uma sensação horrível e fiquei todo arrepiado! É inexplicável, mas é como se alguém estivesse junto com você o tempo todo, realmente sinistro.

As seções de torturas eram feitas sempre com a presença de um médico e do Inquisidor, já que o torturado não deveria sangrar. Também existia um limite de tempo pra cada seção de tortura e 15 minutos era o máximo que um acusado poderia ser torturado.

Torturas - Museu da Inquisição.
Torturas – Museu da Inquisição.

A Câmera de Torturas é o lugar mais impactante do Museu da Inquisição, foi nessa sala que foram feitas as torturas no período da Inquisição. O Espaço conta com alguns dos aparelhos e métodos utilizados nas seções de torturas.

Métodos de Tortura:

Os principais métodos de tortura utilizados pela Inquisição do Vice-Reino do Peru são:

O castigo da água, consistia em colocar um pano na boca do torturado e depois jogar água em sua boca, produzindo assim uma sensação de afogamento.

Castigo da água.
Castigo da água.

Potro, uma espécie de cama de madeira, onde o torturado tinha seus membros esticados por cordas.

A Garrucha, consistia em amarrar o réu com os braços para trás e elevá-lo pelos braços, através de uma corda.

O carrasco, o médico e o torturado no Potro (aos fundos a Garrucha).
O carrasco, o médico e o torturado no Potro (aos fundos a Garrucha).

O Garrote, era utilizado pra sufocar os réus, através de uma corda no pescoço.

Garrote - Museu da Inquisição.
Garrote

Ainda, dependendo da pena, o acusado era submetido a chicotadas e/ou a fogueira, ou forca.

 Após a Câmara das Torturas, a próxima atração é um túnel que leva até algumas celas e calabouços.

  • Túnel, celas e calabouços

Este é mais um lugar muito sinistro onde me arrepiei muito! São trechos originais em um caminho subterrâneo que atravessa o interior do museu.

É meio escuro e gelado. Bem assustador, sem dúvida.

Túnel - Museu da Inquisição.
Túnel.

Após o túnel, ainda passamos por um espaço onde estão algumas peças e objetos originais, utilizados no período da Inquisição.

Objetos de torturas.
Objetos utilizados em torturas. 
  • Pátio Sevilhano

Finalmente chegamos ao último atrativo do museu, o Pátio Sevilhano, que é muito bonito e todo decorado com azulejos típicos das casas luxuosas da época, possui predominância verde, cor típica do Santo Ofício.

Pátio Sevilhano
Pátio Sevilhano

Dia inteiro no museu

A visita guiada ao Museu da Inquisição dura cerca de 1 hora e é bem válida, eu a fiz uma vez e ao fim, pedi permissão para ficar no Museu mais um tempo, já que é um assunto que me interessou muito. Resultado, fiquei quase 4 horas dentro do museu e os seguranças já começavam a me olhar com olhares estranhos, devem ter pensado – que esse cara tanto faz aí?

Li tudo que tinha dentro do museu e procurei observar todos os detalhes, ainda, tenho que relatar a sensação sinistra que, como já mencionei antes, senti na câmara das torturas e no túnel frente aos calabouços…

Museu da Inquisição.
Museu da Inquisição.

Aquilo é muito pesado mesmo, sem exagero, parece que tem alguém te observando o tempo todo, e não são os seguranças… Eu passei algum tempo sozinho lá na sala da tortura e também atravessei o túnel, vou falar com sinceridade passei bem rapidinho no túnel, porque é realmente sinistro!!!

Para mais informações sobre a Inquisição e sobre o Museu da Inquisição do Peru, acesse o site oficial.


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Reserve sua hospedagem em Lima através do BOOKING.COM.
Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog!
Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Não viaje sem seguro! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira REAL SEGUROVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores segurado do mercado.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da CIVITATIS e GET YOUR GUIDE.

CARRO: Alugue um carro para explorar o Peru! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RENTCARS.COM. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o Museu da Inquisição de Lima?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. @Melevaviajar em todas as redes.

Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer o Museu da Inquisição deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PERU:

+ Lima – Parque de la Reserva e o Circuito Mágico Del Agua.
+ Centro Histórico de Lima e os principais atrativos.
+ Saiba o que fazer em Lima, a capital do Peru.
+ Valle Sagrado de los Incas – um dos passeios mais bonitos do Peru.


Este post faz parte da blogagem coletiva #MuseumWeek, da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagens.

A ação acontece nesta semana, pois vários museus do mundo estarão fazendo um tuitaço com a hastag #MuseumWeek. Muitos blogueiros do mundo inteiro (confira lista dos blogueiros participantes no final do post) estão compartilhando suas experiências e escrevendo sobre vários museus do mundo.
Museu da InquisiçãoO blog está participando pela primeira vez dessa blogagem coletiva e vamos falar do Museu da Inquisição de Lima, no Peru.


Lista de Blogs participantes na blogagem coletiva da RBBV #2016:

Europa 

Alemanha

Blog: Tá indo pra onde?
Post: Ilha dos Museus

Blog: Viajoteca
Post: 5 museus inusitados em Berlin

Blog: Pelo Mundo Com Vc
Post: Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Blog: Já Fomos
Post: Visitando o Campo de Concentração em Dachau

Espanha

Blog: Comendo Chucrute e Salsicha
Post: Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla

Blog: Esto Es Madrid, Madrid
Post: Museu de Altamira

Blog: Sol de Barcelona
Post: Museo Joan Miro 

França

Blog: Viagem LadoB
Post: Museé D’Orsay

Blog: Destinos por onde andei…
Post: Louvre

Blog: Apure Guria
Post: Louvre

Grécia

Blog: Viaje Sim!
Post: Museu Arqueológico de Delos

Hungria

Blog: Juntando Mochilas
Post: Museu do Terror

Itália

Blog: Vou pra Roma
Post: Museus do Vaticano

Blog: Grazie a Te
Post: Corredor Vasariano

Reino Unido

Blog: Segredos de Londres
Museu: Victoria and Albert Museum

Rússia

Blog:Love and Travel
Post : Hermitage Museum

Blog: Viajei Bonito
Museu: Museu da Vodka

América do Sul

Brasil

Blog: D&D Mundo Afora
Post: 9 museus no Brasil

Blog: Coisos on the go
Post: Inhotim

Blog: Outro blog
Post: Museu do Amanhã

Blog: O Melhor Mês do Ano
Post: Museu do Futebolkar

Blog: Cantinho de Ná
Post: Museu do Frevo

Blog: De Cá Pra Lá
Post: Museu Palácio dos Bandeirantes.

Blog: Viagens que Sonhamos
Post: Fundação Iberê Camargo

Blog: Atravessar Fronteiras
Post: CCBB – DF

Blog: Vida de Turista
Post: Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS

Blog: Mel a Mil pelo Mundo
Post: Museu Julio de Castilhos

Blog: Devaneios de Biela
Post: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

Blog: Viagem em Detalhes
Post: Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência

Chile

Blog: Gastando Sola Mundo Afora
Post: Museo Chileno de Arte Precolombino

América do Norte

Estados Unidos

Blog: Aquele Lugar
Post: Museu do Ar e Espaço

Blog: Fica Dica Viagens
Post: Vizcaya Museum

Blog: Malas e Panelas
Museu: The Broad Museum

Blog: Felipe, o pequeno viajante
Museu: Museu de Anchorage, Alaska

Asia

China

Blog: Like Wanderlust
Museu: Museu Qin e os Guerreiros de Terracota

Artigo anteriorO Dia que ajudamos a reflorestar o Vulcão Poike na Ilha de Páscoa
Próximo artigoNo aniversário de 323 anos, Curitiba recebe uma bela homenagem fotográfica.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

39 COMENTÁRIOS

  1. Já vi museus com esse tema em diversos lugares, mas nunca tive coragem de visitar… é muita maldade… hehehe… Mas por outro lado, acho super interessante conhecer melhor a história, um dia eu crio coragem!!

  2. Eu gostei de ler, mas quando fui a Lima não quis visitar. Sou muito sensitiva e quando entro em senzala, presídio ou lugares afins começo a me arrepiar toda, fico transtornada. Ouro Preto, por exemplo, me deixa bamba, embora seja uma cidade mto charmosa.

    • kkk, o de Cartagena é bem mais suce, talvez por ser mais aberto e também prq não fiquei sózinho lá dentro, não senti o drama… Mas este de Lima é muito pesado, ou no dia que eu fui tinha alguma alma penada ali turistando…

  3. Que lugar sinistro! Eu adoro museus, mas nunca fui a muitos =/
    É vendo lugares assim que eu começo a ver o quanto nós reclamos de barriga cheia em alguns momentos. Antigamente era tudo tão mais difícil e cruel…

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

  4. e apesar de tantos exemplos …religiosos continuam a ceifar a vida das pessoas por não seguirem seus dogmas e crenças …creio que não seja a religião ser ruim mas AS PESSOAS QUE SE FAZEM VALER de seus poderes eclesiásticos para reprimirem os fiéis…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here