Conheça o Parque Nacional Morrocoy

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

Saiba como economizar dinheiro pra uma próxima viagem.

Este post vai te dar uma ajudinha pra poupar dinheiro pra uma nova viagem, ou pelo menos um reforço financeiro pra uma viagem. Mais »

Conheça Prudentópolis - PR, a pequena Ucrânia,

O estado do Paraná é a maior colônia de ucranianos fora da Ucrânia e Prudentópolis foi o município brasileiro que mais recebeu imigrantes vindos da Ucrânia. Aproximadamente 80% da população atual de Prudentópolis tem descendência ucraniana. Mais »

Conheça o Museu da Inquisição de Lima.

O Museu mais visitado do Peru é responsável por abrigar a história de um dos mais horríveis capítulos da história da humanidade, a Santa Inquisição. Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

 

Museu da Inquisição de Lima, terrível lembrança de uma época sombria.

museu da inquisição

Se existe um museu que me impressionou muito, este museu está em Lima e se chama Museu da Inquisição. É um museu relativamente pequeno, porém cheio de história sobre um capítulo obscuro e muito interessante pelo qual passou a humanidade.

Este post faz parte da blogagem coletiva #MuseumWeek, da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagens.

A ação acontece nesta semana, pois vários museus do mundo estarão fazendo um tuitaço com a hastag #MuseumWeek. Muitos blogueiros do mundo inteiro (confira lista dos blogueiros participantes no final do post) estão compartilhando suas experiências e escrevendo sobre vários museus do mundo.

O DMEC está participando pela primeira vez dessa blogagem coletiva e vamos falar do Museu da Inquisição de Lima, no Peru.

O Museu da Inquisição de Lima

O Museu da Inquisição de Lima é o museu mais visitado do Peru e traz lembranças de um dos períodos mais assombrosos que a humanidade já viveu, quando a mais terrível instituição da igreja católica, teve uma filial criada na América do Sul.

Localizado em pleno centro histórico da capital do Peru, o Museu da Inquisição de Lima – El Museo del Congreso y de la Inquisición – é um dos museus mais concorridos de Lima.

Museu Lima

Museu da Inquisição de Lima. Foto: Itamar Japa.

O Museu está sediado em um edifício considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo um dos prédios mais antigos e mais históricos da cidade.

Museu da Inquisição de Lima-4

Foto: Itamar Japa.

O edifício abrigou o terrível Tribunal da Santa Inquisição de 1584 até 1820, quando deu lugar ao primeiro Congresso do Peru, tornando-se sede do Senado Nacional, que permaneceu  no edifício até 1939.

Com a mudança de endereço do Senado, o prédio foi ocupado pela Biblioteca Pública da câmara dos Deputados, que ficou por ali até 1943, quando finalmente, o edifício foi transformado no Museu da Inquisição de Lima.

O Museu conserva o mesmo ambiente do tempo em que ali funcionava o Tribunal da Inquisição e a visita é feita de maneira a lembrar o processo da Inquisição.

Também são expostas algumas coisas que remetem ao período em que o local foi o Senado do Peru, mas neste post, não vou falar sobre, quero focar no que mais me chamou a atenção, que foi o período da Inquisição.

O museu disponibiliza visitas guiadas gratuitas em vários idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e português). As visitas feitas em espanhol são frequentes e feitas durante o dia todo, já as feitas em outros idiomas são realizadas em horários restritos.

A visita ao Museu da Inquisição

A primeira sala a ser visitada é a Sala das Audiências, que funcionou no período da Inquisição como o lugar onde o cidadão era acusado por algum “crime” contra a fé e a ordem. Assim, o Inquisidor, junto do fiscal e do qualificador, decidiam se iniciavam o processo de inquisição ou negavam e arquivavam o processo. Se arquivado o cidadão ficava sujeito a novo julgamento perante novas denúncias ou novas provas.

Não deixe de observar o teto que é muito lindo, mas infelizmente esqueci de fotografar! Foi mals!

Museu da Inquisição de Lima-28

Tribunal da Inquisição. Foto: Itamar Japa.

As figuras sentadas representam um Inquisidor, um qualificador e o fiscal, já os “meliantes” a frente são os acusados de heresia contra a fé e os bons costumes [sic]…

Museu da Inquisição de Lima-27

Subversivo sendo julgado… Foto: Arquivo pessoal Itamar Japa.

A segunda passagem nos leva a Câmara do segredo da Inquisição, onde eram guardados os documentos e processos da Inquisição. Está sala tinha acesso restrito e somente o Inquisidor tinha acesso.

Museu da Inquisição de Lima-8

O Inquisidor. Foto: Itamar Japa.

Museu da Inquisição de Lima-9

Olha acho que esse cara aqui é herege, joga no fogo! Foto: Itamar Japa.

Saindo da Câmara do segredo da Inquisição, passamos por 2 pequenas salas, a Sala dos Processos e a Sala do Tribunal de Lima, ambas possuem informações sobre a história da Inquisição.

A próxima sala, a Sala Autos da Fé, simboliza a cerimônia em que eram feitas as leituras das sentenças aos acusados.

A leitura acontecia em praça pública, perante a presença das autoridades e da população, que era convidada para o acontecimento, com um mês de antecedência.

Museu da Inquisição de Lima-10

O réu vestido com o Sambenito, vestimenta dos “infiéis”. Foto: Itamar Japa.

Auto da fé

Pintura representado um dia de Auto da fé na Plaza Mayor de Lima. Foto: Itamar Japa.

Em seguida temos a Sala dos restos arqueológicos e a Sala das celas secretas onde podemos observar os tuneis originais que passam por baixo da sala e o lugar onde os condenados ficavam detidos e incomunicáveis, até o dia do Auto da Fé.

Em determinados casos o réu ficava preso na Sala do Cepo, em uma espécie de presilha para os pés, que imobilizava o acusado.

Museu da Inquisição de Lima-12

Réu no Cepo. Foto: Itamar Japa

Ainda passamos pela Sala das Sentenças, que contém alguns dados sobre a quantidade de pessoas que foram julgadas, sentenciadas, torturadas e mortas pela Inquisição, até que finalmente entramos na terrível Câmera de Torturas.

Esta sala fica o local onde os acusados eram torturados para que a Santa Inquisição tivesse as confissões de culpa dos réus e o clima nesse lugar é muito pesado, eu senti uma sensação horrível e fiquei todo arrepiado!

As seções de torturas eram feitas sempre com a presença de um médico e do Inquisidor, já que o torturado não deveria sangrar. Também existia um limite de tempo pra cada seção de tortura e 15 minutos era o máximo que um acusado poderia ser torturado.

Museu da Inquisição de Lima-15

A presença de um médico assegurava que o torturado não iria sangrar. Foto: Itamar Japa.

A Câmera de Torturas é o lugar mais impactante do Museu da Inquisição, foi nessa sala que foram feitas as torturas no período da Inquisição. O Espaço conta com alguns dos aparelhos e métodos utilizados nas seções de torturas.

Os principais métodos de tortura utilizados pela Inquisição do Vice-Reino do Peru são:

O castigo da água, consistia em colocar um pano na boca do torturado e depois jogar água em sua boca, produzindo assim uma sensação de afogamento.

Museu da Inquisição de Lima-17

Castigo da água. Foto: Itamar Japa.

Potro, uma espécie de cama de madeira, onde o torturado tinha seus membros esticados por cordas.

A Garrucha, consistia em amarrar o réu com os braços para trás e elevá-lo pelos braços, através de uma corda.

Museu da Inquisição de Lima-19

O carrasco, o médico e o torturado no Potro (aos fundos a Garrucha). Foto: Itamar Japa.

O Garrote, era utilizado pra sufocar os réus, através de uma corda no pescoço.

Ainda, dependendo da pena, o acusado era submetido a chicotadas e/ou a fogueira, ou forca.

Museu da Inquisição de Lima-16 Museu da Inquisição de Lima-14

Após a Câmara das Torturas, a próxima atração é um túnel que leva até algumas celas e calabouços.

Este é mais um lugar muito sinistro onde me arrepiei muito!

São trechos originais em um caminho subterrâneo que atravessa o interior do museu.

Museu da Inquisição de Lima-20

Túnel de acesso aos calabouços. Foto: Itamar Japa.

Após o túnel, ainda passamos por um espaço onde estão algumas peças e objetos originais, utilizados no período da Inquisição.

Museu da Inquisição de Lima-24 Museu da Inquisição de Lima-25

Finalmente chegamos ao último atrativo do museu, o Pátio Sevilhano, que é muito bonito e todo decorado com azulejos típicos das casas luxuosas da época, possui predominância verde, cor típica do Santo Ofício.

Museu da Inquisição de Lima-26

Pátio de Sevilla, final do passeio no Museu. Foto: Itamar Japa.

Museu da Inquisição de Lima-21

Figura simulando pessoa presa em um dos calabouços. Foto: Itamar Japa.

A visita guiada ao Museu da Inquisição dura cerca de 1 hora e é bem válida, eu a fiz uma vez e ao fim, pedi permissão para ficar no Museu mais um tempo, já que é um assunto que me interessou muito. Resultado, fiquei quase 4 horas dentro do museu e os seguranças já começavam a me olhar com olhares estranhos, devem ter pensado – que esse cara tanto faz aí?

Li tudo que tinha dentro do museu e procurei observar todos os detalhes, ainda, tenho que relatar a sensação sinistra que, como já mencionei antes, senti na câmara das torturas e no túnel frente aos calabouços… Aquilo é muito pesado mesmo, sem exagero, parece que tem alguém te observando o tempo todo, e não são os seguranças… Eu passei algum tempo sozinho lá na sala da tortura e também atravessei o túnel, vou falar com sinceridade passei bem rapidinho no túnel, porque é realmente sinistro!!!

Para maiores informações sobre a Inquisição e sobre o Museu da Inquisição do Peru, acesse o site oficial do Museu.

Lista de Blogs participantes na blogagem coletiva da RBBV #2016:

Geral

Blog: A Fragata Surprise
Cidade: Várias
Museus-Casa
Post: Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial
Link: http://www.fragatasurprise.com/2016/03/museus-casas.html

Blog: Despachadas
Cidade: Várias
Museus interativos
Post: 5 Museus Interativos ao redor do mundo
Link: http://despachadas.com/museumweek-museus-interativos

Blog: D&D Mundo Afora
Cidade: Várias
Museu: Museu do Mazzaropi, Museu do Forró Luiz Gonzaga, Museu do Barro, Dreamland – Museu de Cera, Mundo a Vapor, Museu Regional, Museu de Artes e Ofício, Museu da Vale e Museu Histórico do Exército
Post: http://www.dedmundoafora.com.br/2016/03/museum-week-9-museus-no-brasil-blogagem-coletiva-rbbv.html

Europa

Alemanha

Blog: Tá indo pra onde?
Cidade: Berlim
Museu: Ilha dos Museus
Post: http://www.taindopraonde.com.br/2016/03/blogagem-coletiva-museum-week-2016-ilha-museus-berlim-alemanha-museumsinsel.html

Blog: Viajoteca
Cidade: Berlim
Museu: 5 museus inusitados em Berlin
Post: https://viajoteca.com/museus-inusitados-em-berlin

Blog: Pelo Mundo Com Vc
Cidade: Berlim
Museu: Museu do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa
Post: http://www.pelomundo.com.vc/memorial-do-holocausto-em-berlim-e-o-museum-week-pelo-mundo/

Blog: Já Fomos
Cidade: Dachau
Museu: Visitando o Campo de Concentração em Dachau
Post: http://www.jafomos.com.br/campo-de-concentracao-dachau

Blog: Pequenos pelo Mundo
País: Alemanha
Museu: Museus de Automóveis na Alemanha
Post: http://www.pequenospelomundo.com.br/2016/03/os-5-melhores-museus-de-automoveis-da-alemanha

Blog: A Li na Alemanha
Cidade: Stuttgart
Museu: Museu Mercedes-Benz
Post: http://www.descobrindoalemanha.com/2016/03/mercedes-benz-museu-stuttgart.html

Bulgária

Blog: Escolho Viajar
Cidade: Sofia
Museu: Museu Nacional de História Militar
Post: http://www.escolhoviajar.com/museum-week-museu-nacional-de-historia-militar-de-sofia-bulgaria/

Espanha

Blog: Virando Gringa
Cidade: Playa Blanca, Canarias, Espanha
Museu: Museo Atlantico
Post: http://www.virandogringa.com.br/museu-fundo-mar-submerso-tributo-refugiados-europa-espanha/

Blog: Comendo Chucrute e Salsicha
Cidade: Sevilha
Museu: Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla
post: http://www.comendochucruteesalsicha.com.br/museu-de-artes-e-costumes-populares-de-sevilha/

Blog: Esto Es Madrid, Madrid
Cidade: Santillana del MarMuseu: Museo de Altamira
Post: http://www.estoesmadridmadrid.com/2016/03/28/museu-de-altamira/

Blog: Sol de Barcelona
Cidade: Barcelona
Post: http://www.soldebarcelona.es/museo-joan-miro/

França

Blog: Viagem LadoB
Cidade: Paris
Museu: Museé D’Orsay
Post: http://viagemladob.com/museu-dorsay-em-paris-o-que-ver/

Blog: A Path to Somewhere
Cidade: Paris
Museu: Centre Pompidou
Port: http://www.apathtosomewhere.com/centre-pompidou-paris/

Blog: Destinos por onde andei…
Cidade: Paris
Museu: Louvre
Post: http://www.destinosporondeandei.com.br/2016/03/louvre-o-museu-mais-visitado-do-mundo.html

Blog: Direto de Paris
Cidade: Meudon
Museu: Musée Rodin
Post: http://diretodeparis.com/o-outro-museu-rodin/

Blog: Apure Guria
Cidade: Paris
Museu: Louvre
Post: http://apureguria.com/europa/antigo-egito-no-museu-do-louvre/

Grécia

Blog: Viaje Sim!
Cidade: Ilha de Delos
Museu: Museu Arqueológico de Delos
Post: http://www.viajesim.com/2016/03/grecia-ciclades-delos-museu-arqueologico.html

Blog: Fourtrip
Cidade: Atenas
Museus de Atenas
Post: http://www.fourtrip.com.br/2016/03/museus-de-atenas.html

Holanda

Blog: Novo Caroneiro
Cidade: Amsterdã
Museu: Sexmuseum
Post: http://novocaroneiro.blogspot.com/2016/03/sexmuseumamsterda.html

Hungria

Blog: Juntando Mochilas
Cidade: Budapeste
Museu: Museu do Terror
Post: http://www.juntandomochilas.com/2016/03/Museu-do-terror-budapeste.html

Irlanda

Blog: The Life of isa
Cidade: Dublin
Museu: 4 museus gratuitos em Dublin
Link: http://www.thelifeofisa.com.br/2016/03/quatro-museus-gratuitos-em-dublin.html

Itália

Blog: Passeios na Toscana
Cidade: Florença
Museu: Palazzo Pitti
Link: http://passeiosnatoscana.com/2016/03/28/palazzo-pitti-tem-8-museus-que-vao-te-surpreender/

Blog: The Nat’s Corner
Cidade: Milão
Museu: Pinacoteca de Brera
Link: http://www.thenatscorner.com/2016/03/um-tour-pela-pinacoteca-de-brera.html

Blog: Vou pra Roma
Cidade: Roma
Museu: Museus do Vaticano
Post: http://www.voupraroma.com/museus-do-vaticano-dicas-praticas-para-visitar/

Blog: Roma Pra Você
Cidade: Roma
Museu: Galleria Borghese
post: http://www.romapravoce.com/a-galleria-borghese-e-a-suprema-contemplacao-da-beleza/

Blog: Grazie a Te
Cidade: Firenze
Museu: Corredor Vasariano
Post: http://grazieate.com.br/a-galeria-uffizi-e-o-corredor-vasariano/

Reino Unido

Blog : No Mundo da Paula
Cidade : Londres
Museu : Museum of London
Post: http://nomundodapaula.com/2016/03/museum-of-london.html

Blog: Vamos Viajar
Cidade: Londres
Museu: British Museum
Post: http://www.vamosviajarbrasil.com.br/2016/03/blogagem-coletiva-museum-week-2016.html

Blog: Segredos de Londres
Cidade: Londres
Museu: Victoria and Albert Museum
Link: http://www.segredosdelondres.com.br/victoria-and-albert-museum-londres/

República Tcheca

Blog: Trilhas e Cantos
Cidade: Praga
Museu do Comunismo
Link: http://www.trilhasecantos.com.br/museu-comunismo-praga

Rússia

Blog:Love and Travel
Cidade : São Petersburgo
Museu : Hermitage Museum
Post: Blogagem Coletiva #MuseumWeek 2016 – Museu Hermitage – Rússia
Link: http://www.loveandtravel.com.br/2016/03/blogagem-coletiva-museumweek-2016-museu-hermitage.html

Blog: Viajei Bonito
Cidade: São Petersburgo
Museu: Museu da Vodka
Post: http://viajeibonito.com.br/o-que-esperar-do-museu-da-vodka-em-sao-petersburgo/

Suíça

Blog: Carta sem Portador
Cidade: Martigny
Museu: http://www.cartasemportador.com/pt/fondation-gianadda-em-martigny-um-museu-cinco-colecoes/

Turquia

Blog: Viagem a Dois
Cidade: Istambul
Museu: Palácio Topkapi
Post:  http://www.viagemadois.com/2016/03/palacio-topkapi-istambul.html

 

América do Sul

Brasil

Blog: Coisos on the go
Cidade: Brumadinho/MG
Museu: Inhotim
Post: https://coisosonthego.com/museu-inhotim-arte-natureza

Blog: E aí, Férias!
Cidade: Petrópolis/RJ
Museu: Imperial
Post: http://www.eaiferias.com/2016/03/petropolis-museu-imperial.html

Blog: Outro blog
Cidade: Rio de Janeiro, RJ
Museu: Museu do Amanhã
Post: http://www.outroblog.com/2016/03/museu-do-amanha-rio-de-janeiro-brasil-museum-week.html

Blog: #KariDesbrava
Cidade: Rio de Janeiro
Museu: Museu Nacional de Belas Artes
Post: http://karidesbrava.com.br/2016/03/28/conhecendo-o-museu-de-belas-artes/

Blog: O Melhor Mês do Ano
Cidade: São Paulo
Museu: Museu do Futebol
Post: http://www.omelhormesdoano.com/museu-do-futebol-sao-paulo/

Blog: Cantinho de Ná
Cidade: Recife
Museu: Museu do Frevo
Post: http://cantinhodena.com.br/paco-do-frevo-espaco-exclusivo-dedicado-ao-ritmo-pernambucano/

Blog: De Cá Pra Lá
Cidade: São Paulo
Museu: Museu Palácio dos Bandeirantes.
Post: http://decaprala.com/museu-de-arte-moderna/

Blog: Viagens que Sonhamos
Cidade: Porto Alegre
Museu: Fundação Iberê Camargo
Post: http://www.viagensquesonhamos.com.br/2016/03/ibere-camargo-museu-em-porto-alegre.html

Blog: Nativos do Mundo
Cidade: Rio de Janeiro
Museu: Museu da República
Post: www.nativosdomundo.com.br/2016/03/museu-da-republica-rio-de-janeiro.html

Blog: Atravessar Fronteiras
Cidade: Brasília
Museu: CCBB – DF
Post: http://www.atravessarfronteiras.com.br/2016/03/ccbb-brasilia-uniao-entre-cultura-e-bem-estar/

Blog: Embarque neste blog
Cidade: São Paulo
Museu: Museu Casa Guilherme de Almeida
Post: http://www.embarquenesteblog.com.br/2016/03/museum-week-casa-guilherme-almeida.html

Blog: Vida de Turista
Cidade: Porto Alegre – RS
Museu: Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
Post: http://www.vidadeturista.com/atracoes/museu-de-ciencias-e-tecnologia-da-puc-rs.html

Blog: Mel a Mil pelo Mundo
Cidade: Porto Alegre – RS
Museu: Museu Julio de Castilhos
Post: http://www.melamilpelomundo.com/2016/03/museu-julio-de-castilhos.html

Blog: Devaneios de Biela
Cidade: Curitiba-PR
Museu: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)
Post: http://www.devaneiosdebiela.com.br/2016/03/curitiba-museu-olho-oscar-niemeyer.html

Blog: Tirando Férias
Cidade: São Paulo – SP
Museu: Museu de Zoologia da USP
Post: http://tirandoferias.com/2016/03/28/museu-de-zoologia-da-usp/

Blog: Viagem em Detalhes
Cidade: São Paulo
Museu: Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência
Post: http://www.viagememdetalhes.com.br/destinos/brasil/sao-paulo/museu-catavento-otimo-programa-com-criancas-em-sp/

Blog: Vaneza com Z
Museu: 3 museus gratuitos de Salvador ( MAB, Solar Ferrão e Palácio Rio Branco)
Post: http://vanezacomz.blogspot.com.br/2015/03/3-museus-gratuitos-em-salvador-que.html

Blog: Estrangeira
Cidade:Alcântara
Museu: Museu Histórico de Alcântara
Post: http://estrangeira.com.br/museu-historico-alcantara-maranhao/

Chile

Blog: Gastando Sola Mundo Afora
Cidade: Santiago
Museu: Museo Chileno de Arte Precolombino
Post: http://www.abaretiba.blog.br/2016/03/museo-chileno-de-arte-precolombino.html

Peru

Blog: De Mochila e Caneca
Cidade:Lima
Museu: Museu da Inquisição
Post: http://www.demochilaecaneca.com.br/museu-da-inquisicao-de-lima/

 

América do Norte

Estados Unidos

Blog: Família Viagem
Cidade: Atlanta, Georgia (EUA)
Museu: Fernbank Museum of Natural History
Post: http://www.familiaviagem.com.br/2016/03/28/o-que-fazer-em-atlanta-fernbank-museum-of-natural-history/

Blog: Janela para o Mundo
Cidade: Memphis, Tennessee (EUA)
Museu: Graceland
Post: http://www.janelaparaomundo.com/2016/03/28/graceland-a-casa-do-elvis/

Blog: RenataPereira.tv
Cidade: Austin, Texas
Museum: Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA, com foco para o Lyndon Johnson Presidential Library and Museum
Post: http://renatapereira.tv/PT/item/bibliotecas-presidenciais-eua-lyndon-johnson/

Blog: Aquele Lugar
Cidade: Washington D.C.
Museu: Museu do Ar e Espaço
Post: http://www.aquelelugar.com.br/museu-do-ar-e-espaco-washington/

Blog: Fica Dica Viagens
Cidade: Miami
Museu: Vizcaya Museum
Post:  http://ficadicaviagens.com.br/viscaya-museum.html

Blog: Casal Califórnia
Cidade: San Diego
Museu: Museus no Balboa Park
Post: http://www.casalcalifornia.com.br/san-diego-museus-no-balboa-park

Blog: Malas e Panelas
Cidade: Los Angeles
Museu: The Broad Museum
Post: http://malasepanelas.com/los-angeles-the-broad-museum

Blog: Felipe, o pequeno viajante
Cidade: Anchorage, Alaska
Museu: Museu de Anchorage, Alaska
Post: http://www.felipeopequenoviajante.com/2016/03/museu-de-anchorage-no-alaska-estados-unidos.html

México

Blog: Viagem de Fuga
Cidade: Cidade do México
Museu: Museu Frida Kahlo
Post: http://www.viagemdefuga.com.br/2015/12/museu-da-frida-kahlo-la-casa-azul.html

Blog: Uzi Por Aí
Cidade: Cidade do México
Museu: Museu Soumaya
Post: http://www.uziporai.com.br/2016/03/mexico-ciudad-de-mexico-df-museu-soumaya

Blog: Eu sou à toa
Cidade: Cidade do México
Museus: Casa-museu de Frida Kahlo e Casa-estúdio de Diego Rivera
Post: http://eusouatoa.com/museus-de-frida-kahlo-e-diego-rivera

Asia

China

Blog: Like Wanderlust
Cidade: Xi’an
Museu: Museu Qin e os Guerreiros de Terracota
Post: http://likewanderlust.com/2016/03/28/museum-week-guerreiros-de-terracota/

Vietnã

Blog: Brazuka
Cidade: Cidade de Ho Chi Minh
Museu: Museu da Guerra (War Remnants Museum)
Post: http://brazuka.net/2016/03/28/museu-da-guerra-na-cidade-de-ho-chi-minh-no-vietna/

Japão

Blog: A Aventura Começa
Cidade: Inuyama
Museu: Meijimura
Post: http://aaventuracomeca.com/2016/03/29/blogagem-coletiva-rbbv-museum-week-meijimura/

Oceania

Australia

Blog: Coordenadas do mundo
Cidade: Sydney
Museu: Museu de Arte Contemporânea
Post: http://www.coordenadasdomundo.com/2016/03/visita-ao-museu-de-arte-conteporanea-em.html

34 Respostas para Museu da Inquisição de Lima, terrível lembrança de uma época sombria.

  1. Nini Ferrari disse:

    Já vi museus com esse tema em diversos lugares, mas nunca tive coragem de visitar… é muita maldade… hehehe… Mas por outro lado, acho super interessante conhecer melhor a história, um dia eu crio coragem!!

  2. Gisele Rocha disse:

    Eu gostei de ler, mas quando fui a Lima não quis visitar. Sou muito sensitiva e quando entro em senzala, presídio ou lugares afins começo a me arrepiar toda, fico transtornada. Ouro Preto, por exemplo, me deixa bamba, embora seja uma cidade mto charmosa.

  3. Nossa, só pelas fotos parece um clima muuuuito pesado! Deu vontade de visitar, mas eu sou sensível, já sei que vou sair de lá meio mal. hehe ótimo post!

  4. Realmente, você consegui passar a sensação sinistra… me senti lá! Eu também fiquei bem em dúvida se entrava ou não no Museu da Inquisição em Cartagena e acabei pulando. É uma barbárie da história que chocará sempre!

    • Itamar Japa disse:

      kkk, o de Cartagena é bem mais suce, talvez por ser mais aberto e também prq não fiquei sózinho lá dentro, não senti o drama… Mas este de Lima é muito pesado, ou no dia que eu fui tinha alguma alma penada ali turistando…

  5. Que lugar sinistro! Eu adoro museus, mas nunca fui a muitos =/
    É vendo lugares assim que eu começo a ver o quanto nós reclamos de barriga cheia em alguns momentos. Antigamente era tudo tão mais difícil e cruel…

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

  6. Super impactante. Acho que com as figuras de cera o tornam mais real ainda. Muito bom saber um pouco mais da historia.

  7. É um dos meus preferidos em Lima, ótima escolha!

  8. Dana disse:

    Nossa, achei bem realista e impactante. Fiquei curiosa para conhecer!

  9. Eu gosto desse tipo de museu. Acho que nos dá um choque de realidade e nos mostra do que a humanidade é capaz.
    Bem interessante!

  10. Fui pra Lima ano passado, mas nem fiquei sabendo sobre esse museu! Sem problemas, pq tenho certeza que ainda volto ao Peru para conhecer mil outras coisas interessantes!

  11. Luis Felipe disse:

    Bela opção pra aproveitar em Lima. Impressionante ver ate onde a cegueira humana chega. Museu importante pra que essa história não seja esquecida e repetida.

  12. É o tipo de museu angustiante, mas necessário. :/ Ótimo post!

  13. william haddad disse:

    e apesar de tantos exemplos …religiosos continuam a ceifar a vida das pessoas por não seguirem seus dogmas e crenças …creio que não seja a religião ser ruim mas AS PESSOAS QUE SE FAZEM VALER de seus poderes eclesiásticos para reprimirem os fiéis…

  14. Lais Cerullo disse:

    Não sei se tenho coragem de visitar esse museu. É importante ter museus assim para os erros do passado não serem repetidos. Ótimo post!

  15. Cynara Vianna disse:

    Museus que mostram fatos históricos por esse ângulo geram polêmicas, pessoas preferem não conhecer, mas eu sou do time que prefere ir pra ter noção real do que o ser humano é capaz de fazer :(.

  16. Carolina disse:

    Bem realista, né?
    Algo pra se lembrar e não repetir a Inquisição!
    Ótimo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>